sexta-feira, 6 de julho de 2012

Prefeitura abre Centro da Juventude no Boqueirão e Clube da Gente na CIC


Novas piscinas aquecidas



A Prefeitura de Curitiba entrega nesta sexta-feira (6) dois importantes equipamentos de esporte, lazer e saúde à comunidade dos bairros de duas regionais da cidade. Pela manhã, às 9 horas, será aberto à população do Boqueirão o Centro da Juventude Eucaliptos. À tarde, às 14 horas, será entregue o Clube da Gente CIC.
No Boqueirão, o Centro da Juventude tem área construída de 2,8 mil m² e capacidade de atendimento para cinco mil participantes/mês. Foram investidos 5 milhões na construção do equipamento que tem piscina semi-olímpica; pista de skate; ginásio poliesportivo coberto, anfiteatro, academia ao ar livre, campo de futebol, salas multiuso e ginásio coberto.
O complexo aquático do Clube da Gente CIC tem área de 2, 8 mil m². São 517 metros quadrados de piscinas, construídos com investimentos de R$ 4,7 milhões. São duas piscinas aquecidas para o desenvolvimento das atividades, uma semi-olímpica, com 25 metros de comprimento, oito raias e 1,3 metro de profundidade, e outra com 10 metros por 10 metros e 1,1 metro de profundidade, para hidroginástica, hidroterapia e aprendizagem infantil.  
Além das atividades aquáticas, a unidade também oferecerá salas de ginástica, de musculação e multiuso, onde serão desenvolvidas atividades físicas orientadas por profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
Serviço
Centro da Juventude Eucaliptos
Data: sexta-feira (5), às 9h
Local: Rua Pastor Antonio Polito, 2.200, esquina com a rua Raul Poitevin – Alto Boqueirão
Clube da Gente CICData: sexta-feira (5), às 14h
Local: Rua Durval Leopoldo Landal esquina com Rua Marcos Antonio Malucelli, s/nº - CIC.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Escolas municipais terão 20 mil computadores portáteis

Inclusão Digital


Os estudantes das escolas municipais de Curitiba receberão 20 mil computadores portáteis (netbooks) para aprenderem mais. A ação é parte do programa Conexão Escola, que será lançado nesta quinta-feira (5), às 15h30.

"O Conexão Escola promove a inclusão digital nas nossas escolas por meio da compra de computadores novos, com conteúdos pedagógicos destinados ao desenvolvimento da aprendizagem", explica a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Até agosto, 183 escolas da rede municipal de ensino receberão de um a cinco kits com 40 netbooks, conforme o número de turmas. A ação é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e, no Ministério da Educação, ganhou o nome de Programa Um Computador por Aluno (Prouca).

A Prefeitura de Curitiba investiu em infraestrutura para a implantação de novo link de internet via fibra ótica, rede wireless (conexão sem fio) nas escolas e aquisição de armários especiais para armazenamento e recarga dos netbooks.

Além da disponibilização de equipamentos, também é prioridade formação para os profissionais trabalharem com o uso das tecnologias no processo educacional. Para isso, a Prefeitura adquiriu o sistema educacional interativo Aprimora, uma combinação de atividades multimídia, avaliações online e sugestões de encaminhamento para o professor.
O Aprimora possibilita a realização do diagnóstico individual do nível de aprendizagem dos estudantes de acordo com as habilidades elencadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica e Prova Brasil.
A Secretaria da Educação também irá acompanhar todas as fases de implementação do Conexão Escola e oferecer formação continuada para os profissionais. O programa de formação já foi iniciado na Escola Municipal Rachel Mader.
Netbook– O netbook possui configuração exclusiva e requisitos funcionais próprios para atendimento ao Conexão Escola, com tela de cristal líquido de sete polegadas, bateria com autonomia mínima de três horas e peso de até 1,5 kg. Possui um gigabyte de memória RAM e armazenamento de oito gigabytes. Também é equipado para acesso à rede sem fio e conexão à internet.

Tem desenho exclusivo para garantir segurança aos estudantes e também maior resistência a impactos e quedas. Os softwares e aplicativos embarcados nos equipamentos são software livre.

terça-feira, 3 de julho de 2012

União cede área para a regularização da Vila Pantanal





principal


A cessão do município de uma área de 53,2 mil metros quadrados de propriedade da União no bairro do Alto Boqueirão possibilitará à Prefeitura regularizar 212 famílias que moram na Vila Pantanal. O termo de cessão foi assinado nesta segunda-feira (2), com a presença do responsável pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU) em Curitiba, Dinarte Vaz, do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ibson Campos, e lideranças comunitárias.

“Com este documento, estamos solucionando um impasse que perdurava há mais de 20 anos, quando as primeiras famílias entraram na Vila Pantanal. Desde então, elas aguardavam a legalização da área. Agora, isso será possível para este grupo de moradores”, disse Campos.

Para o superintende da SUP, a cessão é mais um exemplo da parceria bem sucedida entre os governos federal e municipal. "Um acordo semelhante a este foi firmada na área da Vila Audi e, agora, está beneficiando famílias da Vila Pantanal. Medidas como estas são importantes porque atendem a parcela mais carente da população", falou Vaz.

Os 53,4 mil metros quadrados cedidos ao município estão distribuídos em quatro terrenos que pertenciam à Rede Ferroviária Federal e foram transferidos para a SPU em 2008, quando a estatal foi extinta. Eles fazem parte de uma área total de 180 mil metros quadrados, que formam a Vila Pantanal, ocupação de meados dos anos 80 que está em processo de urbanização e regularização pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba.

Reassentamento - De acordo com o presidente da Cohab, os terrenos cedidos ao município estão sendo utilizados para construção de casas destinadas ao reassentamento de famílias que estavam em condição precária na Vila, morando em locais sujeitos a enchentes e alagamentos. Parte destas famílias já foi reassentada em 163 unidades concluídas e entregues. Outras 49 serão transferidas posteriormente para casas que estão iniciando obras.

As 212 famílias fazem parte de um contingente de 768 que moram na ocupação.  Deste total, 334 famílias que enfrentam situação de risco serão reassentadas e as restantes serão atendidas com melhoria habitacional e de infraestrutura. "A Vila Pantanal está mudando para melhor a cada dia. Antes, nós não tínhamos nada e, agora, temos escola, creche, unidade de saúde, ônibus e comércio. A legalização dos lotes era o que estava faltando e isso também será possível", disse o presidente da Associação de Moradores da área, Manoel Rodrigues.

As obras que estão em andamento no local significam um investimento de R$ 14,6 milhões, envolvendo recursos do município e governo do estado, além de financiamentos contratados junto ao Fonplata – organismo financeiro que atua na América do Sul, nos países que formam a bacia do rio da Prata – e ao programa PróMoradia, que utiliza verbas do FGTS e é gerenciado pela Caixa Econômica Federal.

A Vila Pantanal está localizada ao lado do pátio de manobras da ALL, empresa que após a extinção da Rede Ferroviária Federal recebeu concessão do governo para operar a malha ferroviária do sul do país. Os trilhos do pátio criaram uma barreira física na área, que tem também algumas restrições de ordem ambiental para intervenção, já que está próxima à faixa de preservação do rio Iguaçu.

Por isso, o projeto de urbanização da Vila teve que observar alguns condicionantes. A urbanização alcança apenas a parte da área que não tem restrições ambientais e está sendo feito o remanejamento de parte das famílias na própria Vila, para liberar as áreas de proteção. Os 54,3 mil metros quadrados cedidos pela União fazem parte da local destinado para reassentamento.

O projeto de urbanização da Vila Pantanal vai dar uma nova cara à área, que era, até cinco anos atrás, uma das ocupações mais precárias da cidade, sem qualquer infraestrutura. Antes de iniciar a atuação habitacional, a Vila recebeu equipamentos do município, como escola, creche e unidade de saúde. Agora, paralelamente às obras de urbanização, a área também está recebendo rede de coleta e tratamento de esgoto da Sanepar e pavimentação nas ruas.

domingo, 1 de julho de 2012

Visconde de Guarapuava terá ciclovia no canteiro central



principal
A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o governo do Estado e a Copel, vai ampliar a malha cicloviária da cidade em mais 3,5 quilômetros com a implantação de pista exclusiva para bicicletas no canteiro central da Avenida Visconde de Guarapuava.
A nova ciclovia fará conexão nas duas pontas com os ramais cicloviários das avenidas Mariano Torres e Sete de Setembro. O novo ramal é importante ligação que passa por bairros e o centro comercial da cidade facilitando os deslocamentos de quem segue ao trabalho de bicicleta.
“Com a ajuda do governo do estado vamos retirar os postes do meio do canteiro da Visconde e entregar essa faixa à cidade como uma canaleta exclusiva para os ciclistas circularem com total segurança, além de melhorar a paisagem urbana com a eliminação da fiação aérea”, destacou o prefeito Luciano Ducci.
A proposta do prefeito de Curitiba foi apresentada ao governador Beto Richa, que aprovou a ampliação da rede subterrânea de energia elétrica em Curitiba e uma delas será na avenida Visconde de Guarapuava.
O projeto de implantação da ciclovia e de renovação urbana da Visconde de Guarapuava foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Duas faixas - Serão duas faixas de circulação por sentido. A ciclovia ficará segregada das pistas de carros por meio uma faixa de canteiro. O Ippuc também fechará as áreas de transposição de pista no meio do canteiro para deixar o fluxo dos ciclistas direto. Paraciclos serão colocados em alguns pontos da ciclovia.
“Essa será uma ciclovia emblemática, bem no meio de uma das mais movimentadas avenidas da cidade e no coração da área central, mostrando a importância do ciclista na mobilidade urbana da cidade”, afirma o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida.
Rede subterrânea - Na rede subterrânea da avenida o governo investirá quase 13,8 milhões, a Copel outros R$ 4 milhões e a Prefeitura ficará responsável pelos custos de renovação urbana. Além da ciclovia, a Prefeitura fará ainda novas calçadas dos dois lados da avenida. 
A obra completa na Visconde será de cinco quilômetros, desde a rua Ubaldino do Amaral, no Alto da XV até a rua Castro Alves, via rápida que cruza a Sete de Setembro no Seminário em direção ao Pinheirinho.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas será, junto com a Copel, responsável pelo projeto da nova iluminação da avenida. As obras na Visconde de Guarapuava estão previstas para 2013.