segunda-feira, 11 de junho de 2012

Consultas ao dentista podem ser agendadas pelo portal do ICS


Saúde do servidor

Os avanços tecnológicos a serviço dos servidores. O serviço de odontologia para os beneficiários do ICS é um diferencial do plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, aposentados, pensionistas e dependentes.


principal
Servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba que precisarem de atendimento odontológico do Instituto Curitiba de Saúde podem agendar a primeira consulta pelo site do ICS (www.ics.curitiba.org.br). O agendamento é o primeiro passo para quem quer fazer uma avaliação da saúde da boca para dar início ao tratamento. 

O serviço de odontologia para os beneficiários do ICS é um diferencial do plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, aposentados, pensionistas e dependentes. No ICS, os beneficiários têm duas coberturas – o plano médico-hospitalar e o plano odontológico – contribuindo uma só vez. Em geral, os planos de saúde oferecem planos odontológicos separados dos planos médico-hospitalares, o que exige que os beneficiários que queiram ter as duas coberturas contribuam para dois planos distintos. 

“Além do serviço odontológico garantir uma ampla cobertura em procedimentos, o ICS conta com uma estrutura física adequada, com profissionais qualificados e disponibiliza materiais e equipamentos  modernos e de qualidade”, garante a coordenadora do serviço de odontologia, Vera Lúcia Cardoso de Souza.

Como usar o serviço – O atendimento odontológico começa com a consulta inicial de avaliação, que é feita pela equipe de triagem do Instituto, formada por uma equipe de odontólogos especializados nesse tipo de atividade. Para marcar a consulta pelo site, basta o beneficiário clicar em odontologia e seguir as etapas, conforme as mensagens do sistema informatizado.

O agendamento pode ser feito também pelo teleatendimento (3330.6100) ou pelos totens disponíveis no hall de entrada do Centro de Saúde do ICS. Pelo site, por telefone ou utilizando os totens, o agendamento deve ser feito das 7h às 19h, nos dias úteis. Os atendimentos no Centro de Saúde do ICS acontecem das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. 

A educadora Sonia Josiane de Andrade Costa, beneficiária do ICS, conta que o marido, Richard Fernando Costa, usa muito o serviço de odontologia do ICS, mesmo tendo outro plano de saúde. “Ele gosta muito, sempre elogia o serviço. Ele prefere o do ICS. Estou vindo agora depois das melhorias que aconteceram e já gostei. As profissionais da sala de acolhimento são muito atenciosas, até agora notei que o atendimento ficou bem agilizado”, afirma.

Novidades – A sala do acolhimento dos pacientes é uma das novidades do serviço de odontologia. O ambiente foi montado especialmente para realizar o atendimento dos pacientes que precisam de algum tipo de apoio ou auxílio para no serviço odontológico. Lá, todas as situações são resolvidas por profissionais da área (dentista e auxiliar de saúde bucal), capacitados para resolver todas as questões na área da odontologia. A sala funciona no piso térreo do Centro de Saúde, número 194. 

“Com essas mudanças o serviço que eu achava bom, ficou muito melhor. Sou muito bem atendido aqui e consigo finalizar meu tratamento com muita facilidade. É a primeira vez que estou recebendo atendimento nessa nova sala de acolhimento e a primeira impressão já foi muito boa. Gostei muito”, disse o beneficiário do ICS, Noel Gonçalves.

Fidelidade – Os usuários do ICS podem escolher o cirurgião-dentista da sua preferência. Neste caso, o paciente deve informar na avaliação da triagem o profissional com quem quer fazer o tratamento. “Eu gosto muito do serviço da odontologia do ICS, uso com frequência e indico para meus colegas. O tratamento é sempre com o mesmo dentista que você começou. Eu acho isso muito importante”, elogia a educadora Ana Luiza de Souza Santos.

A recomendação da equipe de odontologia do ICS é para que os usuários avisem sempre que não puderem comparecer à consulta. “Avisados a tempo,  evitamos que o profissional fique ocioso  e damos oportunidade  para que outro beneficiário marque sua  consulta”, explica a coordenadora do serviço de odontologia. A cirurgiã-dentista Vera Lúcia de Souza lembra ainda que o ICS oferece uma grande rede de credenciados, que estão instalados em diversas regiões da cidade.

Os casos de maior complexidade, que exigem o acompanhamento de especialistas, como endodontia, periodontia, cirurgia buco-maxilofacial, são encaminhados para profissionais da rede contratada do ICS, após a primeira consulta de avaliação. A equipe do Centro de Saúde identifica a necessidade e encaminha para os profissionais contratados para esse tipo de prestação de serviços.

Já nos casos de emergência, os usuários contam com o atendimento ininterrupto da Uniodonto, que funciona na rua Silveira Peixoto, perto da Praça do Japão, no Batel. A novidade desse novo credenciamento é a garantia do atendimento emergencial, pelo ICS, em outros municípios onde a clínica tem filiais - Campo Mourão, Cascavel, São Mateus do Sul, Paranaguá e Guarapuava. 

O plano de saúde do ICS adota o sistema de co-participação, em que o plano de saúde prevê a cobrança de um fator moderador equivalente a 30% do valor dos procedimentos ambulatoriais. Essa cobrança é realizada apenas sobre os procedimentos realizados na rede contratada, ou seja, fora do serviço de odontologia do Centro de Saúde. A co-participação é fundamental para a manutenção dos valores das mensalidades no patamar atual. O ICS cobre os 70% restantes. 

Prevenção – Além do atendimento eletivo (com consulta marcada antes) e das emergências, o serviço de odontologia do ICS promove medidas de prevenção com grupos como as gestantes e os pacientes que tenham diabetes e hipertensão. Bebês são atendidos na Clínica do Bebê, que funciona há quase 10 anos e promove o acompanhamento dos bebês toda quarta-feira, em três turnos.

Para João Roloff, que está sendo acompanhado pela equipe de cirurgiões-dentistas do ICS, o atendimento é formidável. "Vim fazer só um checkup, mas estou muito satisfeito com esta forma de atendimento. Devido à atenção e orientações que recebi dos profissionais dentistas, meus dentes estão em perfeito estado. Tenho 70 anos e estou sendo elogiado. Isso graças ao acompanhamento e a facilidade de agendamento”, defende.

domingo, 10 de junho de 2012

Qualidade do ar em Curitiba ficará ainda melhor


Reforço no monitoramento



A qualidade do ar em Curitiba, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) é a melhor entre as cidades de grande porte do Brasil, ficará ainda melhor. Um convênio assinado nn Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Estado e o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) irá melhorar o monitoramento e, consequentemente, a qualidade do ar.

“Isso mostra a preocupação ambiental que o município tem”, disse o prefeito Luciano Ducci. Ele citou como exemplos ações recentes que confirmam essa preocupação, como a implantação do Ligeirão movido à biodiesel, que reduz em 40% a emissão de poluentes. “Lançaremos na Rio +20 o ônibus híbrido, que reduzirá em 80% a emissão de poluentes”, citou.
A parceria prevê a cooperação técnica, científica e de formação de recursos humanos entre as instituições na área do monitoramento da qualidade do ar. Atualmente o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) é responsável pela Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar de Curitiba e Região Metropolitana, composta por treze estações, das quais cinco localizam-se em Curitiba.
“Hoje repassamos o monitoramento a Curitiba. Isso tornará o acesso às informações sobre a qualidade do ar mais fácil, permitindo um controle maior”, explicou o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.
Na assinatura do convênio, o prefeito Luciano Ducci falou ainda dos três novos parques da cidade que terão as obras iniciadas em breve: o da Vista Alegre das Mercês, Fazendinha e CIC; do índice de área verde, de 64,5 metros quadrados por habitante, um dos maiores do país, e das RPPNMs, reservas particulares preservadas.
Monitoramento do Ar - O convênio assinado propõe que as instituições participantes somem esforços, recursos, conhecimentos, dados, informações, experiências e informações e qualquer outra atividade de interesse comum na gestão da qualidade do ar.
Na prática, nos próximos 12 meses, Curitiba irá operar e manter a Estação Santa Cândida, que monitora a qualidade do ar na área norte da cidade. Com o acesso facilitado e mais rápido, os resultados do monitoramento das estações de Curitiba poderão ser utilizados no planejamento e acompanhamento das políticas públicas de proteção da qualidade do ar.
Segundo pesquisa OMS divulgada em outubro de 2011, Curitiba tem a melhor qualidade do ar entre as cidades de grande porte do Brasil. A pesquisa avaliou os resultados da qualidade do ar 1.100 cidades, incluindo capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes, de 91 países.
 Participaram do evento o secretário de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jonel Iurk; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, o presidente do Lactec, Omar Sabbag Filho,entre outras autoridades estaduais, secretários municipais e administradores regionais.