sábado, 2 de junho de 2012

Renata Melão faz show no Domingo Onze e Meia




principal

A cantora Renata Melão apresenta neste domingo (3), às 11h30, no Conservatório de MPB de Curitiba, o show “Para o pranto secar”. O espetáculo, que integra o programa Domingo Onze e Meia, conta com a participação dos músicos Guilherme Franco (piano), Beto Piccoli (violão, guitarra e cavaquinho), Bruno Karam (contrabaixo), Luis Bourscheidt (bateria) e Marcus Pereira (percussão).

Para essa apresentação, Renata Melão preparou um repertório que reúne composições de Paulinho Moska, Luiz Tatit, Paulinho da Viola, Dona Ivone Lara, Maysa, Ivan Lins, Zé Renato, Paulo César Pinheiro,  Teresa Cristina e Ceumar, além de novos nomes da música curitibana – Estrela Ruiz, Doriane Conceição, Marcelo Pereira e Silvio de Tarso.
A artista - Renata Melão é curitibana e graduada em Licenciatura em Música pela Faculdade de Artes do Paraná.
Começou a cantar aos oito anos de idade, primeiramente no Coro Cabeludo, com Cristina Lemos, e em seguida no Coral Brasileirinho, dirigido por Milton Karam, do qual fez parte durante seis anos e com o qual gravou um CD e uma faixa com Toquinho. Depois, integrou outros grupos vocais – Nós em Voz, Poca Boca, Pano pra Manga, Quarteto Fino Trato e, atualmente, faz parte do Grupo Bayaka, de música étnica.
De 2000 a 2008, Renata foi cantora de outros grupos de música brasileira, samba e choro, como a banda Contratempo, o grupo Rosa Flô e a banda Caxangá. Participou de diversas edições da Oficina de Música de Curitiba, do Festival de Inverno da UFPR, de festivais de música em outras cidades e workshops, estudando canto, técnica vocal, teoria musical, regência, percussão, violão e teatro. Realizou cursos regulares nessas áreas, muitos deles no Conservatório de MPB de Curitiba.
Há alguns anos começou a estudar o canto na linguagem do choro, tendo aulas com Amélia Rabello, em duas edições do Festival Nacional de Choro, em São Paulo. Outro estudo importante é o de Fisiologia da Voz, com Sira da Silva, desde 2007. Seu primeiro show solo, “Uma Só Voz”, estreou em 2007, no Teatro do Paiol. Em 2009, estreou seu segundo projeto, chamado “Quando o dia clareou – Renata Melão canta Paulinho da Viola”, no SESC da Esquina.
Serviço: 
Domingo Onze e Meia – Show “Para o prato secar”, de Renata Melão.
Local: Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico)
Data e horário: 3 de junho de 2012 (domingo), às 11h30
Entrada franca.
Informações para a imprensa: (41) 9123-0333 e 9629 0837

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Procuradores de todo o país debatem legislação municipal em Curitiba


principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Procuradores das maiores cidades do país abriram ontem (31), em Curitiba, o 43º Fórum Nacional de Procuradores Gerais das Capitais Brasileiras para tratar de inovações na legislação e projetos de êxito nos municípios.

O evento foi aberto pela procuradora-geral de Curitiba, Claudine Camargo Bettes. “Nossa cidade é considerada referência porque sempre inovou na sua legislação urbana. Aqui todos apresentam suas práticas para unir forças em torno de discussões judiciais que tenham repercussão nos municípios.”

O procurador-geral adjunto de Campo Grande, Marcelino Pereira dos Santos, frisou que o fórum é fundamental para conhecer as medidas que tiveram sucesso dentro da administração pública, tanto na melhoria como na qualidade do atendimento.
“A capital paranaense é vista como exemplo para as demais capitais por ser bem organizada, desenvolvida além de ser a única que conseguiu ser premiada na área de recuperação de crédito. Tudo isso é, com certeza, resultado da sua boa administração”, disse Santos.

Temas - O evento reunirá até sábado 21 profissionais de vários estados. A legislação criada para promover o desenvolvimento urbano da Linha Verde está entre um dos principais temas de discussão no fórum.

O modelo da Operação Consorciada, que vai permitir que Curitiba emita títulos de potencial construtivo na Bolsa de Valores, vai mostrar a nova visão de gestão urbana de Curitiba.
Também estão na pauta de discussão a gestão urbana, a formação de fundação estatal na área de saúde, legislação eleitoral, código florestal e previdência.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura autoriza obras do Viaduto Estaiado e Trincheira Guabirotuba


Quarta-feira às 14h30


principal
O prefeito Luciano Ducci assinará nesta quarta-feira (30), às 14h30, a ordem de serviço para o início das obras do Viaduto Estaiado, da Trincheira da rua Guabirotuba que fazem parte da renovação viária da avenida das Torres (Comendador Franco). 

A assinatura será no Salão Brasil da Prefeitura Municipal. As obras que serão tocadas pelo consócio J.Malucelli/C.R Almeida, vencedor da licitação, fazem parte do projeto Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, do PAC da Copa. 

“A Avenida das Torres é a principal ligação viária entre Curitiba e o Aeroporto Internacional Afonso Pena em São José dos Pinhais, além de ser um cruzamento estratégico entre vários bairros da cidade. São obras que  trarão benefícios significativos tanto para a mobilidade como para a paisagem urbana”, afirma Luciano Ducci.

O Viaduto Estaiado passará por cima da avenida das Torres, no cruzamento com a rua Coronel Francisco H. dos Santos e a trincheira na rua Guabirotuba formará o binário com a Chile, que tem a trincheira já pronta e fazendo a ligação entre o Botânico e o Água Verde. 

Ao longo do corredor que liga o Aeroporto à Rodoferroviária serão feitas obras de pavimentação, calçamento, iluminação e ciclovia em trechos da avenida das Torres.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Grupo de dança italiana faz hoje estreia nacional gratuita no Guaira



principal
Nesta terça-feira (29) os curitibanos terão a oportunidade de ver a estreia nacional do espetáculo Paracasoscia, da companhia italiana de dança Botega. O espetáculo começará às 21h, no Teatro Guaira, com entrada gratuita, e faz parte da programação do evento Mia Cara Curitiba, que celebra a cultura italiana.

Após Curitiba, a turnê tera continuidade com apresentações em Porto Alegre, em 30 de maio, no Theatro São Pedro; e em Belo Horizonte, em 2 de junho, no Teatro do Sesc Palladium. Todas as apresentações terão entrada franca.
O grupo - o Botega veio ao Brasil por meio da parceria do festival Palco Itália 2012 e do Mia Cara Curitiba. Os dois eventos fazem parte da comemoração do Momento Itália-Brasil.

O grupo de destaque internacional nasceu em 1995 de um projeto do coreógrafo Enzo Celli. Na companhia, sediada em Roma, coexistem formas gestuais e experiências diversas, que transitam pelos universos do hip hop, dança contemporânea, teatro, acrobacia e artes circenses.

Do encontro de estilos, Celli criou uma linguagem original que caracteriza as produções da companhia.
O grupo é reconhecido pela crítica e foi grande destaque em festivais e eventos internacionais.

MiaCara Curitiba - até 10 de junho a capital paranaense faz uma homenagem à Itália no evento Mia Cara Curitiba.
Uma realização do Consulado Geral da Itália, Prefeitura Municipal de Curitiba e Instituto Municipal de Turismo, o evento oferece atrações culturais, gastronômicas, esportivas e sociais. O objetivo é estreitar os laços comuns entre esses dois países.

Serviço
Paracasoscia, da Compagnia BotegaDia: terça-feira (29), às 21 horas
Local: Teatro Guaira (rua Conselheiro Laurindo, s/n, Centro)
Entrada franca

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Skatistas agitam o Velódromo com habilidade nas manobras



principal



Aconteceu neste final de semana, sábado (26), no Velódromo, o primeiro campeonato profissional de mini ramp Curitiba Skate Jam, promovido pela Rede Independência de Comunicação (RIC) em parceria com a Prefeitura. Mais de 40 skatistas participaram da competição e promoveram um espetáculo de manobras radicais e habilidade em uma pista de 12m x 14m construída especialmente para o evento.
“A realização do Skate Jam mostra a capacidade de Curitiba em receber grandes eventos esportivos, oferecendo uma ótima opção de lazer para as famílias, incentivando a prática do skate em nossa cidade e proporcionando uma grande competição para os atletas profissionais”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, que prestigiou o evento.
Grandes nomes do skate nacional, como Carlos “Piolho” de Andrade, bicampeão mundial de skate no estilo street; o especialista em mini ramp Allan Mesquita, e Rodil Jr., o “Ferrugem”, 12 vezes campeão brasileiro de skate profissional, bicampeão mundial e campeão dos X-Games participaram da competição, que distribuiu R$ 35 mil em premiação e aconteceu durante toda a tarde.
“A cidade só tem a ganhar com a realização de um grande evento esportivo como esse”, disse Rodil Jr, o Ferrugem. “Temos atletas do Brasil e de outros países que vieram prestigiar e participar do Curitiba Skate Jam, oferecendo um grande espetáculo para o público e fortalecendo a prática do skate na cidade”. 
O skatista Vitor César Simão, atleta beneficiário da Lei Municipal do Incentivo ao Esporte há 5 anos, também destacou o fortalecimento do skate em Curitiba. “A realização do Skate Jam, com parceria da iniciativa privada e poderes públicos, mostra que skate está voltando a ter destaque na cidade. Tomara que a realização de eventos como esse nunca pare, pois apresenta e incentiva a prática do esporte para os jovens e é uma competição muito legal para os atletas profissionais participarem”.
Cerca de 500 pessoas assistiram a competição nas arquibancadas que foram construídas ao redor da pista e puderam ver de perto toda a habilidade e talento dos skatistas. “O que eles fazem é incrível. Está sendo muito divertido assistir o campeonato e torço para que façam mais eventos de skate como este”, disse Shayene Nagano, de 28 anos, que foi assistir à competição com a família e amigas.
Murilo Oliva, 55 anos, gostou muito da estrutura e organização do evento e destacou a parceria entre poderes públicos e iniciativa privada. “Acho que o caminho é este. As autoridades e empresários devem estar sempre prontos para atuar em conjunto, especialmente em relação ao esporte, que é muito atraente para os jovens, e oferecer campeonatos e eventos como este, bem organizado, divertido para o público e estimulante para quem pratica skate”.
A primeira edição do Curitiba Skate Jam também teve um caráter social. O preço dos ingressos foi a doação de agasalhos, que serão destinados à campanha do agasalho Espalhe Calor 2012, promovido pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar)

domingo, 27 de maio de 2012

Prefeitura e ciclistas definem 15 novos endereços de paraciclos


Bicicletas




principal




O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba definiu nesta semana, em conjunto com representantes da Associação dos Ciclistas do Alto Iguaçu, 15 novos locais que terão estacionamentos para bicicletas (paraciclos) na cidade.

“Com mais essa etapa atingiremos praticamente todos os pontos de interesse apontados pelos ciclistas na área central como sendo importantes de se ter paraciclos. Os equipamentos também servem para destacar a bicicleta como meio de transporte, especialmente no Centro da cidade” diz o presidente do Ippuc, Cléver Almeida. Em março foram instalados oito conjuntos de paraciclos na área central e prédios públicos, com capacidade para até 80 bicicletas.

O modelo dos paraciclos públicos adotados pelo município, desenvolvido pelo setor de Mobiliário Urbano do Ippuc, atende às necessidades dos ciclistas, tanto que eles pediram a substituição de modelos antigos em alguns locais como no Museu Oscar Niemeyer e Bosque João Paulo II.

A principal característica dos paraciclos é prender as bicicletas pelo quadro e não apenas pelas rodas como em alguns modelos antigos. A definição do modelo também passou pela aprovação dos ciclistas. 

Novos pontos - Na área central o Ippuc definiu a instalação de paraciclos nas ruas Trajanos Reis com Treze de Maio, Terminal do Guadalupe, no cruzamento das avenidas Marechal Deodoro com Marechal Floriano, Marechal Deodoro entre a Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa, Biblioteca Pública do Paraná e Mercado Municipal. 

Na Biblioteca Pública será instalado um conjunto de 10 arcos, com capacidade para 20 bicicletas. “Em cada arco podem ser estacionadas duas bicicletas”, explica a arquiteta Ana Cristina Gomes.

As praças Rui Barbosa, Carlos Gomes, Ouvidor Pardinho e Santos Andrade também estão na lista para receber os novos equipamentos. As duas primeiras são praticamente terminais de ônibus, e assim importantes para facilitar a integração entre bicicleta e transporte coletivo. 

Na Rui Barbosa serão dois conjuntos de cinco paraciclos. O mesmo acontecerá na Santos Andrade, onde um dos conjuntos ficará em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná e o outro em frente ao Teatro Guaíra. Perto dali a Prefeitura já instalou um conjunto de cinco paraciclos, na praça do Estudante.

O Passeio Público terá também dois conjuntos de paraciclos, um em cada entrada. No parque Barigui serão 15 arcos de paraciclos, sendo cinco em frente ao Bistrô e 10 no Salão de Atos. Entre o Shopping Estação e a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) também será contemplado.

Estudos - Segundo a arquiteta do Ippuc, Ana Cristina, faltam alguns ajustes nos projetos para que eles possam ser encaminhados à Secretaria Municipal de Obras Públicas preparar o orçamento e a licitação das obras. Alguns desses detalhes foram acertados com os ciclistas na reunião realizada na quinta-feira passada.
Uma das observações é a de aumentar as laterais do piso do equipamento quando o paraciclo for instalado em área gramada. Na avenida Marechal Deodoro o piso será de bloco de cimento intertravado para seguir o padrão da calçada, nos demais lugares será de cimento vermelho conforme o modelo que já vem sendo adotado.

O Ippuc avaliará ainda a possibilidade de instalar paraciclos entre as ruas Trajano Reis, Inácio Lustosa e Paula Gomes, praça do Redentor (Gaúcho), no Jardim Ambiental entre as ruas Schiller e Itupava e na Praça João Cândido, perto das Ruínas do São Francisco. “São lugares que ainda não passaram por avaliação, então ainda serão estudados”, diz Ana Cristina.

Saiba onde estarão os novos paraciclos
Rua Trajano Reis com Treze de maio (5 arcos)
Terminal Guadalupe (5 arcos entre as estações-tubo)
Cruzamento das av. Marechal Floriano e Av. Marechal Deodoro (5 arcos) 
Av. Marechal Deodoro, entre Barão do Rio Branco e Travessa da Lapa (5 arcos)
Biblioteca Pública do Paraná (10 arcos na rua Ébano Pereira)
Mercado Municipal (5 arcos na Rua da Paz)
Praça Rui Barbosa (dois conjuntos de 5 arcos)
Praça Ouvidor Pardinho (5 arcos)
Praça Carlos Gomes (5 arcos)
Praça Santos Andrade (2 conjuntos de 5 arcos) perto da UFPR e do Teatro Guaíra
Passeio Público (2 conjunto de 5 arcos nas entradas)
Parque Barigui (5 arcos perto do Bistrô e 10 arcos no salão de Atos)
Bosque João Paulo II (substituição do antigo, 5 arcos)
Museu Oscar Niemeyer (2 conjuntos de 5 arcos, um em cada estacionamento) 
Av. Marechal Floriano (5 arcos, entre o UTFPR e Estação Shopping)
Outros pontos que serão avaliados
Rua Trajano Reis entre Inácio Lustosa e Paula Gomes
Jardim Ambiental entre a Schiller e Itupava
Praça João Cândido (Largo da Ordem)
Praça do Redentor (Gaúcho)