sábado, 19 de maio de 2012

Vila Pantanal recebe R$ 17 milhões em melhorias


Urbanização


principal
A Prefeitura e o Governo do Estado estão investindo no local cerca de R$ 17 milhões em construção de casas, pavimentação de todas as ruas e sistema de saneamento de esgoto e de água.

"Damos continuidade a uma grande mudança na Vila Pantanal, que antes não tinha equipamentos comunitários. A transformação começou com a criação de Unidade de Saúde, escola e creche municipais e agora haverá mais benfeitorias", disse o prefeito.

Neste período, a Prefeitura entregou o Centro Municipal de Educação Infantil Pantanal, Escola Municipal Arnaldo Alves Cruz e a Unidade de Saúde Pantanal. "Agora, Prefeitura e Governo do Estado voltam a somar esforços para trazer qualidade de vida aos moradores da vila", afirmou Luciano Ducci.

A transformação da Vila Pantanal foi acompanhada por Rosa Cristina da Costa Diniz, que mora no local há 21 anos. Quando chegou, não havia luz e água encanada. "Hoje temos creche, escolas, posto de saúde com dois médicos maravilhosos só para nós", disse Rosa. "Mudou a realidade dessa gente e dos meus filhos que moram aqui".

Mudança - A Vila Pantanal foi uma ocupação que surgiu em meados da década de 80 em terrenos da Rede Ferroviária Federal e de particulares em uma área de preservação ambiental do rio Iguaçu. Em função das restrições para uso habitacional, quase não tinha infraestrutura e os moradores sofriam com alagamentos.

Esta etapa da urbanização da Vila Pantanal beneficiará 768 famílias. Delas 336 serão reassentadas e 432 atendidas com obras de urbanização e melhoria habitacional.

O projeto prevê, entre outros fatores, a construção de 336 casas e sobrados para ressentamento das famílias que vivem em locais impróprios e infraestrutura para as que vão permanecer onde moram. 

Outra melhoria na região é a construção de rede de esgoto que vai atender, em primeira etapa, 285 residências, evitando o despejo de dejetos no rio Iguaçu.  Nas obras de saneamento e de pavimentação serão investidos 2,4 milhões.

"Até o final de 2013 planejamentos pavimentar todas as ruas dessa região", disse o prefeito. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, e pelo administrador da Regional Boqueirão, Emilio Trautwein.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Agentes Comunitários completam 13 anos de atenção à saúde


PACS



principal
O Programa Agentes Comunitários de Saúde (Pacs) está completando 13 anos de implantação em Curitiba. O aniversário foi comemorado ontem (17), Dia Municipal do Agente Comunitário, com a abertura da primeira etapa do 2º Ciclo do Conhecimento do Pacs – a série de palestras de educação continuada que, desde o ano passado, é oferecida pelo Instituto Pro-Cidadania (IPCC) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde.
Curitiba tem 1.160 agentes comunitários em atividade, dos quais 513 com mais de dez anos de trabalho no Pacs. "Os Agentes Comunitários de Saúde têm importante papel no cuidado com a população curitibana. É trabalho importante que contribui diretamente para bons resultados como a redução da mortalidade infantil à menor taxa da história da cidade – 8,6 óbitos a cada mil recém-nascidos - e também menor entre as capitais brasileiras", disse o prefeito Luciano Ducci. 

O prefeito também destacou como ação importante dos agentes a cobertura vacinal infantil superior a 90% e a inexistência de casos locais de dengue, apesar de a doença ainda ser epidemia no País.  “Grande parte desses resultados se deve ao esforço solidário dos agentes comunitários, que percorrem a nossa cidade levando informação útil à saúde, à qualidade de vida e ao bem estar dos cidadãos.”
Quem é ele - O agente comunitário de saúde é o profissional que percorre diariamente determinadas áreas dos bairros sob sua responsabilidade para tarefas relacionadas à melhoria dos indicadores de saúde. 

Entre elas, estão desde lembrar a mãe que acaba de ter seu bebê sobre a data da primeira consulta médica; acompanhar o desenvolvimento de recém-nascidos de risco e a recuperação de idosos, até a divulgação informações de interesse comum - como campanhas de vacinação e de controle do dengue. 

Para isso, é necessário que sejam aprovados em concurso público e morem nos mesmos bairros onde pretendem trabalhar. “É uma coisa que fazemos contentes, com o coração, para melhorar mesmo a vida das pessoas que precisam de nós”, disse a presidente da associação da categoria, Ana Maria Inácio Lúcio.

O trabalho do agente se desenvolve ao longo de 40 horas semanais em 109 unidades de saúde. No trabalho o agente estabelece  vínculos com as pessoas residentes nas áreas sob sua responsabilidade.
Outro desdobramento importante dessa atividade é o repasse, às unidades de saúde, das informações coletadas no trabalho em cada área. Elas ajudam a compor o banco de dados da Secretaria Municipal da Saúde e também o Sistema de Informações em Atenção Básica (Siab), do Ministério da Saúde.

Por causa da importância do seu papel no perfil de saúde da população, os agentes comunitários têm direito a adicional de insalubridade, vale-alimentação e equipamentos adequados ao exercício da atividade (como calçados especiais, coletes, bonés, protetor solar e agasalhos). 

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Curitiba ganha nova área de proteção ambiental no Pilarzinho


Meio Ambiente




principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura

Foi oficializada ontem (16) a criação da RPPNM (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal) Bosque das Corujas, localizada no Pilarzinho.
A área foi adquirida em 1975 pelo arquiteto Osvaldo Navaro Alves, que mora há 32 anos no local. A casa está inserida num bosque de 5.400m2 coberto de floresta nativa conservada. Esta é a quinta RPPNM da cidade. Juntas, elas somam 34 mil m2.
“O objetivo é estimular outros proprietários de áreas verdes a transformarem suas propriedades em RPPNMs e assim permitir a conservação destas áreas para que as futuras gerações tenham acesso a elas”, disse o prefeito Luciano Ducci. Ele assinou o decreto de criação da RPPNM e entregou a Navarro um certificado de reconhecimento.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que as principais vantagens ao proprietário de uma RPPNM é a redução ou até mesmo isenção do IPTU e a possibilidade de comercializar o potencial construtivo da área. Há aproximadamente mil áreas em Curitiba com potencial para se transformarem em RPPNM
A secretária informou ainda que não há exigência de área mínima para que uma propriedade se torne uma reserva, mas ela deve ter no mínimo 60% de cobertura florestal. “Cada nova RPPNMs significa um benefício para toda a sociedade”, comentou Marilza.
Bioproteção - O diretor-executivo da SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), Clóvis Borges, elogiou a iniciativa municipal e o esforço que tem sido feito para que as áreas verdes particulares sejam preservadas. “Curitiba avança na proteção da biodiversidade quando reconhece e dá apoio ao proprietário que quer manter sua área conservada”.
Também participaram da solenidade de oficialização da nova RPPNM o secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, e os vereadores Julieta Reis, Professor Galdino e Valdenir Soares, além de proprietários de outras RPPNMs e representantes do Ministério Público, OAB e SPVS.
RPPNMs - Curitiba tem hoje quatro RPPNMs consolidadas e 28 em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigüi, e tem oito mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar.
O objetivo principal da RPPNM é proteger a fauna e a flora de uma propriedade com mais de 70% da área coberta de vegetação nativa. São áreas com restrições legais para corte de vegetação ou para construção. Os lotes são considerados de grande valor ambiental.
Reservas - Para transformar uma propriedade em reserva particular, a solicitação deve ser feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O imóvel continua sendo do proprietário, mas o mecanismo traz inúmeras vantagens, como: direito à isenção do valor do terreno de bosque no cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); possibilidade de transferência de 100% do potencial construtivo (aquilo que deixará de construir para conservar) para outras áreas da cidade que não tenham restrições ambientais e possibilidade de negociar o potencial construtivo com o mercado da construção civil.
As quatro RPPNMs já existentes em Curitiba estão localizadas nos bairros Santa Felicidade, Campo Comprido, Santo Inácio e Bacacheri. Juntas, elas possuem cerca de 34 mil metros quadrados de área verde.
No total, Curitiba possui mais de 77 milhões de metros quadrados de vegetação nativa de porte arbóreo, entre bosques públicos e em áreas particulares.
A Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal é um dos mecanismos que contribui para que a cidade seja um exemplo em ações ambientais e de sustentabilidade. A manutenção de um bosque nativo ajuda a conservar e recuperar a biodiversidade e melhora a qualidade de vida dos moradores.
O Bosque das Corujas, onde está instalada a quinta RPPNM de Curitiba, é um importante remanescente florestal de Floresta com Araucária em ambiente urbano, onde é possível encontrar um elevado número de espécies de aves silvestres como o pavó, araponga, tucano-de-bico-verde, os sanhaçus, o saí-azul e espécies típicas da Floresta com Araucária, como a corujinha-do-mato e os jacus. È possível visualizar inúmeras plantas como as orquídeas, bromélias e cactos-de-árvore.
Ainda é possível encontrar espécies frutíferas que alimentam os animais da região, como as aroeiras (Schinus terebinthifolia), canjaranas (Cabralea canjerana), caingás (Myrcia hatschbachii), pimenteiras (Capsicodendron dinisii) e, principalmente, a canela-sassafrás (Ocotea odorifera), que é uma espécie nacionalmente ameaçada de extinção.

quarta-feira, 16 de maio de 2012



Curitiba apresenta calendário de eventos a agentes de viagem


Curta Curitiba o Ano Inteiro



principal
O calendário de eventos Curta Curitiba o Ano Inteiro será apresentado no estande do Instituto Municipal de Turismo no Workshow MGM, na quinta-feira (17), no Centro de Eventos Fiep. O calendário foi criado para atrair visitantes para a programação de eventos da cidade visando promover o turismo durante todo o ano.

"O workshow é apoiado pelo Instituto Municipal de Turismo e uma excelente oportunidade para apresentarmos novidades aos agentes de viagem", diz a presidente do Instituto, Juliana Vosnika. Com o calendário, as agências podem se programar para vender pacotes. "E os turistas que vêm à cidade para negócios vão querer ficar mais dias na cidade para assistir aos eventos culturais e esportivos", explica Juliana.

O calendário oficial tem cerca de 40 eventos, entre eles grandes gerados de fluxo turístico, como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e a Casa Cor. No ano passado, o evento que mais atraiu turistas à Curitiba foi a programação de Natal. Cerca de 75 mil turistas vieram à cidade para acompanhar as atrações da época, como a Galeria de Luz, que iluminou o calçadão da rua XV de Novembro, no Centro.  

Divulgação - O Workshow MGM é realizado pela MGM Operadora de Turismo, de Curitiba, e é uma oportunidade para o fortalecimento institucional dos destinos turísticos e para os agentes de viagens acompanharem as novidades no mercado turístico. Em 2011, o evento teve a participação de 2,5 mil pessoas.

Na oportunidade, o Instituto Municipal de Turismo divulgará Curitiba aos agentes de viagem dos principais mercados emissivos: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espiríto Santo. "Com a divulgação também visamos aumentar o fluxo, a taxa de permanência e o gasto médio do turista na cidade, comercializando pacotes para Curitiba junto às agências", diz Juliana.

CURTA CURITIBA O ANO INTEIRO
Janeiro
Oficina de Música
Pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacys
FevereiroFestival Psycho Carnival  
Desfile das Escolas de Samba
Quadra Cultural
Festa da Uva
Março 
Salão Paranaense de Turismo
Aniversário Cidade de Curitiba
Festival de Curitiba
Emporio Batel Soho 
Country Festival
Abril
Feira Especial de Páscoa
Paixão de Cristo
Stock Car
Hana Matsuri - Nikkei Brasil 
Bienal Internacional de Dança
 
Maio

Lupaluna 
Festival Internacional de Cinema de Curitiba
Mia Cara Curitiba
Brasil Sabor
Junho 
Casa Cor Paraná 
Feira Especial de Inverno
Imin Matsuri – Festival da Imigração Japonesa de Curitiba 
Meia Maratona de Inverno
Julho 
Festival de Hip Hop
Festa do Frango, Polenta e Vinho
Festival Espetacular de Teatro de Bonecos do Paraná 
Expocristo
WTCC - Campeonato Mundial Categoria Turismo 
Agosto
Feiarte - 33ª Feira Internacional de Artesanato
Setembro  
Haru Matsuri
Festa da Luz
Feira Especial da Primavera e da Criança 
Outubro
Restaurant Week
Encontro de Ferreomodelismo
Semana da França
Gibicon
Stock Car
 
Novembro
Parada LGBT
Maratona de Curitiba
Feira de Natal
Virada Cultural
De Bar em Bar
 
Dezembro
Curitiba Capital do Natal
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Vagas para a Copa Talento Curitibano até amanhã


Esporte


A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude abriu  na segunda-feira (14) - e vai até amanhã - as inscrições para a Copa Talento Curitibano 2012, categorias A (15 a 17 anos) e B (13 a 15 anos). Participarão da competição equipes dos Centros de Esporte e Lazer que desenvolvem a 2º fase do sistema esportivo Curitiba Olímpica e equipes de colégios que obtiveram o melhor ranking municipal em suas modalidades esportivas em 2011.
“A Copa Talento Curitibano se junta a diversas outras ações desenvolvidas pela Prefeitura, como as Olimpíadas Escolares e os Jogos Femininos, que por meio do esporte estimulam a prática de atividades físicas e disseminam valores éticos e olímpicos que contribuem na formação cidadã de nossos jovens”, disse o prefeito Luciano Ducci.
A competição contará com cinco modalidades esportivas (basquetebol; futebol; futsal; voleibol e handebol). A expectativa é que aproximadamente 1.300 atletas participem do torneio.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de maio no site da Prefeitura de Curitiba por meio do link http://jogos.curitiba.pr.gov.br/frminscricoesevento.aspx. No portal selecione o evento Copa Talento Curitibano.
Poderão ser inscritos para a Copa Talento Curitibano crianças e adolescentes de ambos os sexos que estejam inscritos e freqüentem as atividades desenvolvidas nos Centros de Esporte e Lazer ou que estejam regularmente matriculados em entidades de ensino fundamental e médio das redes municipal, estadual, federal e particular do município de Curitiba.
Instituições de ensino classificadas para a final estadual dos Jogos Escolares do Paraná 2012 em determinada modalidade possui vaga garantida na Copa Talento Curitibano. As equipes das instituições de ensino melhores ranqueadas nas Olimpíadas Escolares da Grande Curitiba 2011 serão convidadas participar das competições de acordo com o número de vagas remanescentes.
Documentos – Antes do início dos jogos, é obrigatória a apresentação de, no mínimo, um dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG); Carteira de Identidade Civil ou Militar; Carteira Profissional ou de Trabalho. Alunos dos Centros de Esporte e Lazer deverão apresentar a carteirinha de identificação expedida pelo Núcleo Regional da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.
Para mais informações sobre os documentos e procedimentos necessários para a inscrição e participação das equipes na Copa Talento Curitibano, clique aqui  ou ligue para o telefone (41) 3350-3708.
No dia 18 de maio, no Centro de Referência Qualidade de Vida e Movimento, acontecerá o Congresso Técnico da Copa Talento Curitibano, onde serão repassados aos técnicos e representantes das equipes orientações a respeito do regulamento e será definida a tabela e locais dos jogos, que acontecerão de 28 de maio a 29 de junho.
Serviço:
Copa Talento Curitibano
Inscrições:  
Categorias A e B, de 14 a 16 de maio. Link:http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/equipe-smel-secretaria-municipal-do-esporte-lazer-e-juventude/110/17 - esporte/programas > inscrições > efetua os cadastros > efetua a inscrição > imprime os relatórios.
Informações: (41) 3350-3708
 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Inscrições para casamento coletivo terminam nesta terça


principal

Até esta terça-feira (15) estão abertas as inscrições para o casamento coletivo civil que será realizado daqui a um mês na regional do Boqueirão. As inscrições devem ser feitas nos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade.
A grande cerimônia será no dia 16 de junho, no Boqueirão, numa ação conjunta do programa Justiça no Bairro, Prefeitura de Curitiba, Fundação de Ação Social e SESC - Serviço Social do Comércio.
O casamento será realizado pela desembargadora Joeci Machado Camargo, concretizando a união de vários casais. O Sesc fará a reunião preparatória com os noivos antes da cerimônia.
As inscrições são gratuitas e os interessados devem fazê-las nas unidades do CRAS mais próximas das suas residências. Para a inscrição é necessária a apresentação da carteira de identidade, CPF, comprovante de renda de até dois salários mínimos e comprovante de endereço. As inscrições são limitadas.
Serviço
Para a inscrição confira a relação de endereços dos CRAS – Centro de Referência da Assistência Social:
CRAS - Unidade de Atendimento - AbaetéRua João Kânia, s/nº (esq. Rua São Jerônimo da Serra, 39) - Santa Cândida

CRAS - Unidade de Atendimento - AutódromoRua Leonardo Gelinski, 735 – Cajuru

CRAS - Unidade de Atendimento - CentralRua Lupionópolis, 718 - Sítio Cercado

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Acrópole
Rua Antonio Moreira Lopes, 328 – Cajuru

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Alto BoqueirãoRua Wilson Dacheux Pereira, s/nº - Alto Boqueirão

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ArroioRua José Rodrigues Pinheiros, 2729 - Cidade Industrial

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social AtubaRua João Batista Scucato,120 – Atuba

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Aurora FormosaRua Visconde do Serro Frio, 758 - Novo

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Bairro NovoRua Tijucas do Sul, 1691 - Sítio Cercado
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social BariguiRua Senador Accioly Filho, 3300 - Cidade Industrial
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Bom MeninoRua Luciano Hella, 329 - Campina da Siqueira
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social BoqueirãoRua Josepha Deren Destefani, 30 - Boqueirão
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ButiatuvinhaAvenida Manoel Ribas, 8450 – Butiatuvinha

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Cachoeira
Rua Rolando Salin Zappa Mansur, 444 - Cachoeira
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social CaximbaRua Delegado Bruno de Almeida, 8031 - Caximba
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Dom Bosco
Rua Julio Pereira Sobrinho, s/nº - Campo de Santana
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social GuaíraRua Eugenio José de Souza, 2034 - Guaíra
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social IguaçuRua Doutor Ivan Jorge Curi, 195 – Cajuru

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social IguapeRua Carlos Essenfelder, 3541 - Boqueirão
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Jardim GabinetoRod. do Café - Pista Lateral, 4200 - Orleans
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social LagunaRua Jovenilson Américo de Oliveira, 1.510 - Tatuquara
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Madre TerezaRua Guaçui, 6001 - Ganchinho
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Monteiro LobatoRua Jornalista Emilio Zola Florenzano, 300 - Tatuquara

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Nossa Senhora da LuzRua Davi Xavier da Silva, s/n - Cidade Industrial
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ParolinRua Francisco Parolin, 881 – Parolin
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social PilarzinhoRua Guy de Maupassant, 177 - Pilarzinho
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social PompéiaRua Heitor Ferreira, 125 - Tatuquara
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Regional CajuruRua Miguel Caluf, 2130 - Cajuru
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Regional Portão
Rua Carlos Klemtz, 1700 - Fazendinha
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Rio BonitoRua Ewerton Leinig Saporski, 139 - Campo de Santana
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Rua da Cidadania Boa VistaAvenida Paraná, 3600 - Bacacheri
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Rua da Cidadania MatrizPraça Rui Barbosa, 101 - Centro
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Rua da Cidadania PinheirinhoAvenida Winston Churchill, 2033 - Capão Raso
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Rua da Cidadania Santa Felicidade
Rua Santa Bertila Boscardin, 213 - Santa Felicidade
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social SambaquiRua Hussein Ibrahim Omayri, 490 - Sítio Cercado
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Santa RitaRua Carlos Munhoz da Rocha, 629 - Tatuquara
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social São José do Passaúna
Rua Piraí do Sul, 386 - Augusta
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Uberaba
Rua Augusto David de Moraes, 160 - Uberaba
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Umbará
Rua Deputado Pinheiro Junior, 1650 - Umbará
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social União Ferroviária
Rua Antonio Tortato, 100 - Uberaba
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vila Hauer
Rua Oliveira Viana, 1804 - Boqueirão
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vila Sandra
Rua Maria Homan Wisniewski, 717 - Cidade Industrial
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vila São PedroRua 1º de Maio, 1214 - Xaxim
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vila TorresRua Aquelino Orestes Baglioli, 120 - Prado Velho
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Vila VerdeRua Emilio Romani, 2637 - Cidade Industrial
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social Xapinhal
Rua Francisco José Lobo, 416 - Sítio Cercado
CRAS - Centro de Referência de Assistência Social YasminRua Cid José dos Santos, 215 - Uberaba
CRAS - Unidade de Atendimento - Clube da GenteRua Marcolina Caetana Chaves, 150 - Sítio Cercado
CRAS - Unidade de Atendimento - Rua da Cidadania Bairro NovoRua Tijucas do Sul, 1700 - Sítio Cercado
CRAS - Unidade de Atendimento - Terra SantaRua Francisco Jose Bozza, s/n - Tatuquara
CRAS - Unidade de Atendimento - Vila Verde
Rua Ney Pacheco, 643 - Cidade Industrial
Para outras informações sobre as inscrições e documentos necessários, ligar para 3276.1564 (Regional Boqueirão)
Para orientações, ligar para 3329.9999 (SESC)