sábado, 12 de maio de 2012

Mais 16 km de asfalto novo em oito bairros de Curitiba


Pavimentação

Também estamos comemorando estas obras que chegam nos nossos bairros Hauer, Boqueirão e Alto Boqueirão, mais uma conquista da nossa luta e de todos aqueles que compartilham os nossos esforços. 

principal



Equipes de pavimentação da Prefeitura estão asfaltando nesta semana mais de 16 quilômetros de ruas em oito bairros de Curitiba. São diferentes tipos de pavimentação, que envolvem deste a recuperação do pavimento até a substituição de saibro por asfalto definitivo. As obras acontecem no Alto Boqueirão, Bairro Alto, Boqueirão, CIC, Hauer, Rebouças, Parolin, Pilarzinho e São João. Elas fazem parte do programa Asfalto Novo, que vai atender 950 ruas, pavimentando 597 quilômetros.
O prefeito Luciano Ducci explica que o programa Asfalto Novo está renovando a malha viária de Curitiba. “Com a operação Asfalto Novo, a Prefeitura pretende atingir um índice recorde de pavimentação neste ano, fazendo 597 quilômetros e atendendo 950 ruas da cidade”, disse o prefeito Luciano Ducci.
O programa vai trabalhar na implantação de ruas de saibro; recuperação de ruas com asfalto definitivo; transformação pela recicladora de antipó em asfalto definitivo, atendendo o transporte coletivo; e a recuperação de ruas de antipó velho.
São 13 frentes de trabalho, executando serviços diferentes conforme o tipo de pavimento e região. Uma das ações é no Conjunto Tiradentes, no Alto Boqueirão, que será totalmente recuperado, substituindo 4.700 metros de antipó por asfalto definitivo. Da mesma forma como foi feito no Conjunto Eucaliptos, as máquinas vão recuperar a base da rua que vai ganhar serão recuperados 17 ruas, atendendo trechos de áreas residenciais e comerciais.
Nas ruas Westphalen e Alferes Poli, que cruzam Rebouças e Parolin, as equipes estão retirando o asfalto danificado e colocando uma nova camada, que dará mais durabilidade para os pavimentos. Com isto, será beneficiado o transporte coletivo, ganhando mais agilidade e conforto.
Para o mecânico Marcelo Henrique, a recuperação da rua Alferes Poli vai trazer mais segurança. “Aqui passa muito ônibus e veículo pesado, que acabavam fazendo alguns buracos. Com esta obra, a rua está ficando muito boa”, disse.

Na região do Hauer e Boqueirão, as máquinas recicladoras estão recuperando as ruas de antipó e transformando e asfalto definitivo. As recicladoras trituram o pavimento antigo formando uma base de brita que é misturada ao cimento transformado em concreto. Logo em seguida, máquinas entram na rua colocando uma capa de asfalto.
Uma das ruas atendidas é a Maestro Carlos Frank, no Boqueirão, onde estão sendo recuperados 1.100 metros. “Agora a rua vai ficar boa para a gente ir e vir de bicicleta. Estou feliz que toda a região está ganhando asfalto novo. Isto valoriza o bairro”, disse o aposentado Giovani Cortes Bem.

Asfalto Novo em oito bairros:
Rua São Domingos – 750 metros – Pilarzinho
Rua Rio Japurá – 1.200 metros - Bairro Alto 
Rua Maestro Carlos Frank – 1.100 metros – Boqueirão
Rua Januário Alves de Souza – 1.000 metros – Hauer
Rua Augusto Dias Paredes – 1.000m – Boqueirão
Avenida Vicente Michelotto – 3.100 metros – CIC
Rua Justo Manfron – 2.200 metros - São João
Rua João Soares Barcellos – 650 metros – Hauer
Rua Desembargador Westphalen – 700 metros – Rebouças/Parolin
Rua Alferes Poli – 712 metros – Rebouças/Parolin
Rua Arthur Martins Franco 2.350 metros - CIC
Rua Anne Frank – 1.500 metros – Hauer
Conjunto Tiradentes – 17 ruas – 4.700 metros – Alto Boqueirão

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Prefeitura abre licitação para mais quatro grandes obras viárias


principal



A Prefeitura de Curitiba publicou nesta quinta-feira (10) os editais de licitação para execução de mais quatro grandes obras viárias do programa de Renovação Urbana. O programa financiado pelo Governo do Estado tem investimento de R$ 19,2 milhões. No pacote estão as revitalizações da Avenida Salgado Filho, das ruas Enette Dubard, Raul Pompéia e Carlos Klemtz. No total serão mais 7 quilômetros de pavimentação.
Entre as obras estão recuperação, melhoria e ampliação de todo pavimento das ruas e avenidas, drenagem, novas ciclovias, construção de calçadas, implantação de iluminação especial, paisagismo e outros benefícios. Todas as vias objetos das licitações terão o mesmo padrão do Anel Viário Central.

“A forte parceria que temos com o Governo do Estado vai, mais uma vez, beneficiar vários bairros e a cidade em geral, pois estas obras trarão mais fluidez, segurança, estimular a circulação de pedestres, além de deixar Curitiba mais bonita”, afirma o prefeito Luciano Ducci.
No dia 13 de junho, serão feitas as entregas dos envelopes de propostas de preço e de habilitação para as licitações das ruas Raul Pompéia, Carlos Klemtz e Enette Dubard e da Avenida Senador Salgado Filho. As empresas interessadas em participar das concorrências podem adquirir os editais na Secretaria de Obras, na rua Emílio de Menezes, 450 ou pelo site www.curitiba.pr.gov.br.
Cajuru/Boqueirão - Na Avenida Salgado Filho, a obra vai desafogar uma área onde há uma forte concentração comercial e interligações de ruas, que ligam bairros das regionais Cajuru e Boqueirão. Será feita a recuperação de 2.700 metros, entre as ruas Capitão João Ribas de Oliveira e Rodolfo Bernardelli. A avenida serve como opção de tráfego para o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, além de uma ligação alternativa entre os municípios de Curitiba e de São José dos Pinhais.
Ao longo do trecho, a avenida terá duas faixas de circulação por sentido, com pontos de alargamento que oferecerão condições de implantar recuos para estacionamento. Paralelas as calçadas, duas faixas de ciclovia, uma por sentido, seguirá ao traçado da rua.
CIC/Portão - A Rua Raul Pompéia, entre a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e o Rio Barigui, terá todo seu pavimento, de 1,9 quilômetros, totalmente recuperado. Esta rua é uma das mais importantes da CIC, uma das principais ligações com os bairros Novo Mundo e Fazendinha, passando pela rua Carlos Klemtz, e formando um binário de com as ruas Vereador Elias Karam e a Pablo Picaso.
Neste trecho, há um comércio forte e vários conjuntos habitacionais, com grande circulação de carros e ônibus que vem do Terminal Fazendinha. Por causa do grande fluxo de veículos, acontecem pequenos congestionamentos nos horários de pico. No trecho projetado para obras circulam sete linhas de ônibus.
O projeto contempla três trechos de vias que vão articular melhor o trânsito na região do Terminal Fazendinha, Rua da Cidadania do Portão e outros equipamentos públicos ali existentes. O trecho de 1.200 metros abrange mais duas ruas além da Carlos Klemtz, a Pablo Picasso e Elias Karan.
Tatuquara - Na Rua Enette Dubard, no trecho entre a Rua Desembargador Ernani de Abreu e a Rua Doutor Cesar Pernetta, será revitalizada numa extensão de 1.200 metros. Ela é uma importante via de ligação no bairro Tatuquara, alternativa de tráfego entre o Eixo de Integração e os novos adensamentos localizados na região sul da cidade. Esta rua tem forte concentração comercial e também será importante ligação com a futura
No trecho programado para receber as obras da Prefeitura circulam as linhas de ônibus Santa Rita/CIC e Santa Rita/Pinheirinho, que transportam aproximadamente 19 mil passageiros por dia. A obra beneficiará diretamente o comércio local.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Curitiba é referência para o Brasil em ações antidrogas


Prevenção

Curitiba é modelo não apenas para municípios vizinhos, mas também para outras cidades do Brasil em ações de prevenção às drogas. Nesta semana, a Secretaria Antidrogas de Curitiba realiza a quarta edição do curso de Atualização em Prevenção ao Uso e Abuso de Substâncias Psicoativas, que conta com a participação de secretários e servidores dos municípios de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana, e também de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

“Através do treinamento temos o objetivo de dar suporte aos municípios e cidades conveniadas, para que possam conduzir os programas da mesma maneira que Curitiba. Desta maneira terão o mesmo sucesso e, quem sabe, até mais”, comenta o secretário Antidrogas de Curitiba, Hamilton Klein. “A intenção é difundir a experiência de Curitiba”, complementa.
Durante a capacitação que teve início nesta segunda-feira (7) e se encerra na sexta-feira (11), com prova escrita, a equipe da SAM e voluntários de diversas áreas, como psiquiatria e psicologia, destacam diversos temas relacionados à prevenção. Os assuntos vão desde os conceitos e formas de abordagem e noções básicas em dependência, até a classificação das drogas e os projetos e áreas de atuação da Secretaria Antidrogas de Curitiba.
“Quando falamos em prevenção a drogas, a cidade de Curitiba é uma unidade polo, não só para a Região Metropolitana, mas também na esfera nacional”, destaca o diretor Antidrogas, da Secretaria de Defesa Social de Fazenda Rio Grande, Douglas Guedes, que participa da capacitação junto com outros cinco servidores que atuam nos programas de prevenção.
“A qualidade do curso é excelente”, elogia o secretário Antidrogas e Defesa Social de Uberlândia (MG). “Através dessa capacitação iremos criar as equipes para começar a disseminar o trabalho de prevenção. A orientação da Secretaria Antidrogas de Curitiba está sendo fundamental, uma vez que possui uma vasta experiência no assunto”, complementa. “Sabemos que os resultados virão a longo e médio prazo”.
Módulos - Além da parte teórica, a capacitação inclui visitas técnicas a Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC), comunidade terapêutica CEIFAR e ao Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS/AD Centro Vida. Clique Aqui e confira a programação completa do 4º Curso de Atualização em Prevenção ao uso e Abuso de Substâncias Psicoativas da Secretaria Antidrogas de Cuririba. Clique aqui para saber mais detalhes do curso.
Exportando Ideias – Pelo projeto Exportando Idéias, a Secretaria Antidrogas de Curitiba auxilia a implantação de ações de prevenção em outros municípios. Atualmente sete municípios da RMC são conveniados: Fazenda Rio Grande, Paranaguá, Pontal do Paraná, Colombo, Araucária, Agudos do Sul e Campo Magro. No ano passado, a SAM firmou convênio também com o Estado do Paraná. Já o termo de cooperação técnica com a cidade de Uberlândia (MG) encontra-se em estágio avançado e deve ser assinado dentro de poucos dias.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Estado e Prefeitura assinam convênios de R$ 12,9 milhões para obras de habitação


Parceria


principal
  • miniatura
O governador Beto Richa e o prefeito Luciano Ducci assinaram ontem (8) convênios que formalizam a parceria entre estado e município na área habitacional e preveem repasse de R$ 12,9 milhões para construção de 899 casas e execução de melhorias habitacionais em 343 unidades. Além disso, foram definidos investimentos de R$ 947 mil em saneamento em empreendimentos de moradia destinados à faixa de interesse social. No total, serão beneficiadas com os convênios 8.949 famílias.
 
“As obras vão atender a faixa mais carente da população, que é justamente quem mais precisa de moradia. Os recursos serão destinados ao atendimento de moradores de áreas de risco e também famílias inscritas no programa habitacional da Prefeitura. Os recursos destes convênios vão possibilitar à Prefeitura continuar avançando nas políticas sociais”, disse Luciano Ducci.

Para o governador Beto Richa, a atuação conjunta com o município na área habitacional corrige uma lacuna criada em governos anteriores. “Agora, em parceria, podemos trabalhar para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa da ação do poder público”, falou.

A assinatura dos convênios ocorreu no Salão de Atos do Parque Barigui, com a presença de representantes e moradores das áreas beneficiadas com as obras que serão realizadas com os recursos do governo estadual.

Participaram da solenidade os presidentes da Cohab, Ibson Campos, e da Cohapar, Mounir Chaowiche, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa e a presidente da Fundação da Ação Social, Marry Ducci. 

Cooperação - Foram assinados quatro documentos que formalizam a parceria entre o estado e a prefeitura para atuação habitacional no município de Curitiba. O primeiro deles é um termo de cooperação entre os dois entes federativos, com participação da Cohab e da Cohapar, para execução de unidades habitacionais destinadas ao reassentamento de famílias de áreas de risco.

Em função deste termo, foi firmado um convênio de repasse de recursos, no valor de R$ 12 milhões, destinado à conclusão de obras de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento. Serão construídas 899 unidades habitacionais nos empreendimentos Moradias Faxinal, Maringá, Pantanal, União Ferroviária, Parolin, Sítio VI, Pinhão e Cambará.

As unidades irão atender moradores das Vilas Higienópolis I, II e III e Paraíso, da bacia do rio Atuba; Três Pinheiros e Nori, na região norte da cidade; Pantanal, no Alto Boqueirão; União Ferroviária e Icaraí, no bolsão Audi, no Uberaba; Parolin, na bacia do rio Belém; Gramados, na bacia do ribeirão dos Padilha e Unidos do Umbará.

A dona de casa Aurora Horst, moradora da Vila Parolin há 43 anos, será uma das pessoas beneficiadas com os recursos do convênio com a Cohapar. Ela vive em ponto de adensamento excessivo na ocupação e será reassentada em uma das novas moradias. “Estou esperando com ansiedade a casa nova. Hoje eu moro em condições muito precárias e tenho certeza de que a minha vida vai melhorar após a mudança”, disse.

A auxiliar de serviços gerais, Conceição Borges, também comemorou a assinatura dos convênios, porque eles significam para ela uma nova condição de vida. Ela mora com o marido e dois filhos na Vila Três Pinheiros, uma ocupação do bairro de Santa Felicidade. Ali, as casas foram construídas em área de topografia acidentada e o risco é de erosão e desmoronamento. “Minha casa é muito ruim e não vejo a hora de mudar”, falou.

Melhorias - O segundo convênio prevê um aporte de recursos de R$ 995 mil para obras de melhorias habitacionais em 343 moradias nas vilas Beira Rio, Savana, Lorena, Primavera, Ferrovila Guaíra, Bolsão Audi União, Terra Santa e Torres, além de unidades nos Moradias Irati e Monteiro Lobato.

Do total de benefícios do convênio, 113 são relativos a melhorias como revestimento, pintura interna e externa, consertos em telhados, forros e portões e outros 230 atenderão casas que são muito precárias e serão substituídas por novas unidades.

A parceria também estabelece a isenção de ICMS e a concessão de benefícios da Copel e Sanepar para implantação das redes de água, esgoto e energia elétrica em empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida, inseridos no programa habitacional do município.

Serão alcançadas pela medida 6.028 unidades habitacionais, nos seguintes Residenciais: Parque Iguaçu I, II e III, Araçá, Ipê, Novo Bairro I, II, III, IV e V, no Ganchinho; Pávia, Broni e Pádova, no Campo de Santana; Aroeira I, II, III, IV, V e VI, Imbuia I, II, III, IV e V, Cedro, Paineiras e Pinheiros, no Santa Cândida, e Mozart, no Tatuquara.

Gás social - Por fim, também foi assinado termo de Cooperação para operação do “Programa de Incentivo ao Uso do Gás Natural Social”, que tem por objetivo apoiar a implantação de uma fonte de energia mais econômica, segura e menos poluente nos conjuntos de habitação popular. O acordo envolve também a Compagás e possibilitará o desenvolvimento de estudos, com a participação da Cohab e da Cohapar, para extensão futura da rede de gás natural da concessionária até os empreendimentos do programa habitacional do município.

A primeira rede de gás natural na periferia da cidade deverá atender os moradores dos Residenciais Parque Iguaçu I, II e III, que estão em construção no bairro do Ganchinho e serão entregues até o final deste ano

terça-feira, 8 de maio de 2012

400 alunos da rede municipal têm aulas de educação ambiental


Horto é Amigo



principal
  • miniatura
  • miniatura
Neste ano, 400 estudantes de escolas municipais de Curitiba vão aprender práticas da educação ambiental no projeto Horto é Amigo da Escola. Nesta segunda-feira (7) foi a vez dos alunos da Unidade de Ensino Integral (UEI) da Escola Municipal Omar Sabbag, no Cajuru participaram pela primeira vez das atividades.

No projeto, feita em horário de contraturno, 30 estudantes do 5º ao 7º ano aprenderam a produzir mudas de plantas nativas, que posteriormente serão utilizadas no paisagismo da escola. Para começar, eles depositaram terra em um fundo de garrafa pet, colocaram as mudas e regaram. Em seguida, a parte de cima da garrafa é fechada e em 20 dias as raízes crescerão.

"Estou curioso para ver se vai dar certo mesmo, depois que a raiz crescer quero replantar esta muda no jardim da escola", disse Leonardo Martins, de 13 anos, estudante do 6º ano da escola Omar Sabbag. "Fiquei com medo só na hora de regar a planta, não pode por muita água".
Mariane Sthefani Santos, de 10 anos, estudante do 5º ano, não teve dúvidas. "É bem fácil e legal, aprendi muitas coisas diferentes hoje", disse a garota.

Para deixar a atividade ainda mais divertida e consistente, uma réplica do Jardim das Sensações, atração do Jardim Botânico, foi montada na escola. Como no espaço original, as crianças precisaram percorrer o jardim de olhos vendados para reconhecer as espécies de plantas pelo tato e olfato.

"São 15 espécies de plantas trazidas do Horto Municipal especialmente para a atividade", explicou o diretor do Departamento de produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente e responsável pelo projeto, José Roberto Roloff. 

Ainda neste semestre, as crianças da escola Omar Sabbag farão uma visita ao Horto Municipal, terceira etapa do projeto. "Temos muitas escolas interessadas em participar do projeto, no ano que vem precisaremos ampliá-lo", disse Roloff.

Horto amigo - O projeto Horto é Amigo da Escola, uma parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação, passará por dez escolas em 2012. Recentemente, um grupo de 20 professores participou no Horto Municipal de um curso de capacitação. 

A iniciativa faz parte do projeto BioCidades, que tem como objetivo principal detectar plantas nativas com potencial ornamental e traze-las ao paisagismo das unidades de conservação. Dez espécies contempladas foram incluídas no projeto Horto é Amigo da Escola. Entre elas: Begônia, Verbena, Wedélia, Periquito e Semânia.

Produção de mudas, passo a passo:
Para quem quiser fazer em casa, o diretor do Departamento de Produção Vegetal da SMMA, José Roberto Roloff ensina o passo a passo da produção de mudas. Acompanhe:
1) Uma garrafa pet de dois litros, vazia e higienizada, deve ser cortada ao meio;
2) Na parte de baixo, coloca-se 800 ml de terra ou substrato (feito a partir de cascas de arroz, de árvore, turfa, fibra de coco, húmus de minhoca e composto orgânico, entre outros materiais), onde se a muda será depositada;
3) A planta deve ser regada com 200 ml de água;
4) Em seguida, a garrafa é fechada com a parte de cima e colada com fita crepe;
5) Após ser devidamente etiquetada com o nome da espécie e data do plantio, a muda deve ficar ali no mínimo 20 dias, até que as raízes cresçam e se aprofundem. Na garrafa será criado o microclima ideal, pois as gotinhas formadas com a própria respiração e transpiração da planta servirão para mantê-la úmida;
6) Depois de 20 dias, a muda está pronta para ser replantada num jardim ou vaso.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Governador e Prefeito instalam UPS Parolin nesta segunda-feira


O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci instalam nesta segunda-feira (7), às 10h30, no bairro Parolin, a segunda Unidade Paraná Seguro do Estado.

No lançamento da UPS Parolin, na esquina das ruas Francisco Parolin com Brigadeiro Franco, a comunidade do bairro e região poderá contar com uma feira de serviços públicos com atendimentos nas áreas da segurança, saúde, antidrogas, abastecimento, esporte, lazer e juventude, meio ambiente, finanças, urbanismo e assistência social, através da FAS.
A oferta de serviços públicos do Governo do Estado e da Prefeitura é integrada à ação de segurança da UPS para a melhoria da qualidade de vida da população do Parolin.
Serviço
Instalação da UPS do ParolinData: 7 de maio, segunda-feira
Horário: 10h30
Local: esquina das ruas Francisco Parolin com Brigadeiro Franco – Parolin.

domingo, 6 de maio de 2012

Prefeitura autoriza licitação de R$ 24 milhões para obras e projetos de combate a cheias


Aviso de pauta



O prefeito Luciano Ducci autoriza nesta segunda-feira (7), às 14h30, no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, a abertura de edital de licitação para obras de drenagem em 22 quilômetros no rio Barigui e de projetos de prevenção de cheias nas bacias dos rios Atuba, Barigui, Belém e Ribeirão dos Padilhas. São obras vão atender 600 mil pessoas em Curitiba.
Na bacia do Barigui serão investidos R$ 18 milhões em obras de melhorias da vazão do rio, entre a Rua Dionira Moleta Klemtz, no Fazendinha, e a foz do Barigui, no limite com Fazenda Rio Grande. Dentro deste pacote, está previsto também a contratação de empresa para executar programas ambientais ao longo deste trecho de rio.
Além da obra no rio Barigui, a Prefeitura vai licitar mais R$ 6 milhões para a contratação de 28 projetos de prevenção das cheias nas bacias dos rios Atuba, Barigui, Belém e dos Padilhas. As obras vão atender mais 200 mil pessoas que vivem nessas regiões.  Os investimentos para a execução da limpeza do Barigui e dos projetos virão do Ministério das Cidades, por meio do PAC 2.

Serviço
Autorização das licitações para obras
e projetos de combate às cheiasValor: R$ 24 milhões 
Data: 7 de maio de 2012
Horário: 14h30
Local: Salão Brasil – Palácio 29 de Março
Endereço: Avenida Cândido de Abreu, 817