sábado, 14 de abril de 2012

Parque Barigui receberá o FIFA Fan Fest durante a Cop


principal
Quando for dado o pontapé inicial da Copa do Mundo da FIFA  no Brasil em 2014, a empolgação não estará limitada apenas aos estádios. A FIFA e o COL trabalharam junto com as doze Sedes no Brasil no planejamento da programação do FIFA Fan Fest, que será realizado em locações simbólicas de todo o país.
Um importante marco no planejamento foi atingido nesta sexta-feira, com a confirmação das doze locações do FIFA Fan Fest por parte das Sedes. Em Curitiba, o Parque Barigui foi escolhido o local para receber o FIFA Fan Fest.
“O FIFA Fan Fest representa a parte mais emocionante do futebol e da Copa do Mundo da FIFA: milhares de torcedores reunidos para assistir a uma partida e comemorar juntos,” disse Ronaldo, membro do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local.
“O FIFA Fan Fest reúne pessoas de todas as classes sociais. Como brasileiros, nós sempre tivemos o hábito de torcer por nossa seleção em grandes festivais populares, em todo o país. Por isso, tenho certeza que será o melhor FIFA Fan Fest de todos os tempos”.
Thierry Weil, diretor de marketing da FIFA, juntou-se a Ronaldo, dizendo: “O FIFA Fan Fest proporciona à FIFA e ao COL uma plataforma para fortalecer a experiência dos torcedores na Copa do Mundo da FIFA, atraindo para o evento milhões de torcedores fora dos estádios. Nós estamos muito satisfeitos com o entusiasmo mostrado pelas Sedes até agora e estamos ansiosos para realizar, juntos, esse evento espetacular em 2014”. 
O FIFA Fan Fest tornou-se pela primeira vez parte do programa oficial da Copa do Mundo da FIFA na Alemanha em 2006, seguindo o enorme sucesso dos eventos públicos de transmissão não oficiais realizados na Coreia, durante a edição de 2002 do evento símbolo do futebol.
O enorme sucesso da programação do FIFA Fan Fest na Alemanha levou à criação do conceito, desenvolvido posteriormente para a Copa do Mundo da FIFA 2010, quando não apenas as Sedes sul-africanas, mas também seis locações internacionais sediaram o evento, que recebeu mais de seis milhões de fãs do futebol durante 31 dias.
As locações do FIFA Fan Fest nas doze Sedes de 2014 serão as seguintes:
01. Belo Horizonte – Praça da Estação;
02. Brasília – Esplanada dos Ministérios;
03. Cuiabá – Parque de Exposições;
04. Curitiba – Parque Barigui;
05. Fortaleza – Praia de Iracema (Aterrão);
06. Manaus – Memorial Encontro das Águas;
07. Natal – Praia do Forte;
08. Porto Alegre – Largo Glênio Peres;
09. Recife – Marco Zero;
10. Rio de Janeiro – Praia de Copacabana;
11. Salvador – Jardim de Alah;
12. São Paulo – Vale do Anhangabaú;

terça-feira, 10 de abril de 2012

Orçamento 2013: População participa dos debates a partir desta terça


Os moradores das nove regionais de Curitiba poderão fazer sugestões para o Orçamento Municipal de 2013. A partir de hoje serão feitas consultas públicas e debates sobre a proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2013. Nas consultas, os cidadãos vão poder sugerir obras e ações da Prefeitura para serem incluídos no orçamento do próximo ano.
Nesta terça-feira, os debates serão feitos nas administrações regionais do Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista. Amanhã, dia 11, será a vez dos moradores das regionais Cajuru, CIC e Portão. O encerramento das consultas públicas sobre a LDO será na quinta, dia 12, nas administrações regionais Santa Felicidade, Matriz e Bairro Novo.
As consultas públicas serão sempre das 19h às 21h, para que todos os moradores e comerciantes possam participar. "Essa é uma oportunidade de a Prefeitura ouvir a opinião do cidadão, saber o que ele acha mais importante para o município investir. Com a participação dos moradores conseguimos definir um orçamento melhor para a cidade", afirma o prefeito Luciano Ducci.
Além das consultas públicas nas administrações regionais, a população também poderá fazer sugestões para a LDO pelo telefone 156 e pelo portal da Prefeitura de Curitiba. Clique aqui e dê a sua sugestão.
Depois de serem realizadas todas as consultas públicas, as secretarias de Planejamento e Finanças irão tabular os dados e as sugestões da população. No mês de maio será realizada uma audiência pública para apresentar a proposta pronta da LDO para a população.
No ano passado, a Prefeitura recebeu 15.400 sugestões para a elaboração da LDO 2012. No segundo semestre serão realizadas as consultas públicas para a definição da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2013. Na LOA será detalhado como será o investimento da cidade para o próximo ano.
Locais e datas das consultas públicas - Os debates serão das 19h às 21h
Dia 10Pinheirinho, Rua da Cidadania Pinheirinho - Rua Winston Churchill, 2033
Boqueirão, Rua da Cidadania do Boqueirão - Terminal do Carmo
Boa Vista, Rua da Cidadania Boa Vista - Av. Paraná, 3600, Boa Vista
Dia 11
Cajuru, Escola Municipal Omar Sabbag - Rua Pedro Bochino, 140 – Vila Oficinas
CIC, Administração Regional da CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460, CIC
Portão, Rua da Cidadania Portão - Rua Carlos Klemz, 1700, Fazendinha
Dia 12
Santa Felicidade, Rua da Cidadania Santa Felicidade - Via Vêneto s/nº
Matriz, Rua da Cidadania Matriz - Praça Rui Barbosa, s/n
Bairro Novo, Rua da Cidadania Bairro Novo - Rua Tijucas do Sul, 1700, Sítio Cercado

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Drenagem: Prefeitura retira lixo de canais no Alto Boqueirão



principal





A Prefeitura de Curitiba carregou nesta segunda-feira (9) dois caminhões de lixo retirado dos canais extravassores do rio Iguaçu, no Alto Boqueirão, onde houve transbordamento por causa das chuvas fortes de domingo (8).
Uma escavadeira hidráulica e mais de 10 homens estão trabalhando no local para retirar os entulhos que bloquearam a vazão do córrego, alagando casas da região da Vila Nova. As equipes retiraram dos canais pneus velhos, móveis quebrados e muito lixo doméstico.
“O lixo acumulado acabou contribuindo para o alagamento na região, além da forte chuva que caiu na cidade”, avalia o secretário municipal de Obras Públicas. Segundo o Simepar, choveu em duas horas o equivalente a um terço da chuva prevista para o mês de abril.
O trabalho de limpeza de rio vai continuar nesta terça-feira (10), quando equipes farão uma operação pente-fino retirando papéis, garrafas plásticas e sacos de lixo que estão nas margens dos canais.
Para o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem, Augusto Meyer Neto, a população pode ajudar evitar alagamentos na cidade ao jogar o lixo em local adequado. “Curitiba tem um sistema de coleta de lixo domiciliar que atende toda a cidade. Por isto, o mais adequado é usar este sistema, pois o lixo na rua ou no no rio provoca dano ambiental, além de entupir galerias pluviais e rios”, afirma

Olimpíadas Escolares: Curitiba bate recorde de inscrições


principal



O número de inscrições para as Olimpíadas Escolares de Curitiba bateu recorde neste ano. No total, 2.800 atletas de 79 escolas irão participar da competição, nas categorias A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), um aumento de 127% em relação a 2011. As olimpíadas acontecerão de 20 de abril a 24 de maio.
“Contamos com um número recorde de atletas e escolas inscritas para participar das Olimpíadas Escolares neste ano. É uma satisfação perceber o crescimento desta competição, que contribui para o desenvolvimento integral dos jovens e auxilia o trabalho desenvolvido nas escolas, bem como estimula a prática de atividades físicas e saudáveis”, diz o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
A quantidade de escolas inscritas para a competição também apresentou um grande aumento, com a adesão de 29 novas instituições de ensino em relação ao ano passado, com destaque para as 27 escolas particulares que inscreveram seus atletas e equipes.
“Incentivamos a participação de nossos alunos nas Olimpíadas Escolares, pois é uma competição muito bem organizada que abrange diversas modalidades esportivas", diz o coordenador do projeto Dom Olímpico do Colégio Dom Bosco, Danilo Schier da Cruz.
Danilo afirma também que a prática do esporte é de fundamental importância para o desenvolvimento dos jovens, pois é uma atividade que exige dedicação, concentração e disciplina e que agrega valores cidadãos e éticos que eles levarão por toda sua vida.
As Olimpíadas Escolares de Curitiba acontecerão de 20 de abril a 24 de maio e valerão vagas para o Macro Regional dos 59º Jogos Escolares do Paraná. A competição contará com oito modalidades esportivas: basquetebol; futebol de salão; handebol; voleibol; vôlei de praia; atletismo, bem como as novidades do xadrez e tênis de mesa. As modalidades serão divididas em categorias masculinas e femininas.
Promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Estadual do Esporte, as Olimpíadas Escolares de Curitiba também contarão com os jogos da Categoria C (10 a 12 anos), que abrirá inscrições de 13 a 15 de maio, com as competições sendo realizadas de 28 de maio a 29 de junho.