sábado, 3 de março de 2012

Curitiba vai receber 10 UPS's, 75 módulos policiais, um novo batalhão da PM e 7 novas delegacias



principal





O plano de ações para segurança de Curitiba inclui além da implantação de 10 Unidades do Paraná Seguro, a instalação de 75 módulos policiais móveis, a criação de um batalhão da Polícia Militar e de sete novas delegacias da Polícia Civil. A UPS que será instalada na Vila Audi/União será a primeira. A região do Uberaba vai receber mais uma unidade. Já está pronto o mapa das regiões com maiores problemas de segurança e que vão receber as outras unidades.
Os detalhes da implantação das unidades do Paraná Seguro e de outras ações na área de segurança começaram a ser definidos ainda em setembro do ano passado, durante reunião entre o prefeito Luciano Ducci (PSB), o secretário estadual de Segurança, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, e os comandantes das forças de segurança do Estado e da capital.
O prefeito Luciano Ducci participou de todas as etapas da elaboração da proposta, garantindo que a Guarda Municipal tenha ação complementar no policiamento e que sejam intensificados serviços públicos como roçadas em praças e parques e iluminação pública nas áreas onde são mais necessários. A prefeitura vai reforçar também o atendimento da área social.
Ações – Até o final do ano, todas as regiões vão receber também módulos policiais. Na Vila Audi/União serão dois módulos móveis e, posteriormente, serão construídos módulos fixos. Toda Curitiba vai receber mais de 75 módulos – na média de um módulo por bairro de Curitiba. Os módulos terão viatura com GPS e computador, duas motos e quatro policiais militares.
A Polícia Militar vai implantar ainda um batalhão na Cidade Industrial. Será 23º batalhão numa região com cerca de 160 mil habitantes. O batalhão será ativado no primeiro semestre deste ano e o efetivo será formado com a contratação dos policiais militares aprovados em concursos já realizados.
A Polícia Civil vai instalar ainda mais sete delegacias cidadãs, com um novo conceito de atendimento ao público e de preenchimento de boletins de ocorrência. Outra medida serão as melhorias no atendimento 190 em Curitiba, previstas para os próximos meses.
A Guarda Municipal reforçou ainda nesta semana a frota de veículos. São dez automóveis Gol zero quilômetro, três Fiat Doblo e 30 motos 300 cilindradas. Todos os veículos contam com rádio-comunicação.
O prefeito Luciano Ducci adianta que Curitiba e o Paraná estão “vivendo um novo tempo na segurança pública”. “Há muitos anos a população de Curitiba aguarda por esta revolução. O governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba trabalham juntos neste projeto que garante a presença permanente da polícia nos bairros e o reforço de serviços públicos e ações sociais para o bem estar dos moradores de toda capital”. 

sexta-feira, 2 de março de 2012

Curitiba terá 10 Unidades do Paraná Seguro


Segurança

principal

Curitiba recebe a partir desta quinta-feira (1º) a primeira Unidade do Paraná Seguro no Estado. 450 homens da Polícia Civil e Polícia Militar e mais 115 agentes da Guarda Municipal de Curitiba ocuparam a região da Vila Audi/União, no Uberaba, deflagrando a implantação da unidade que além da segurança, terá ainda ações de assistência social, além de outros serviços públicos.
Ainda este ano serão implantadas mais 10 unidades em Curitiba. “Este dia 1º de março é decisivo para marcar o início de uma grande revolução que vamos fazer na área da segurança pública no Paraná”, afirmou o governador Beto Richa.
˜Estamos trabalhando de forma conjunta e articulada, governo do Estado e prefeitura, no enfrentamento da violência e da criminalidade para garantir a segurança e o bem-estar da família curitibana”, disse o prefeito Luciano Ducci. 

Nas próximas semanas, as ações vão se desdobrar em policiamento comunitário e no fortalecimento de dos serviços públicos na região. “As UPS extrapolam o âmbito das ações policiais e tem um forte caráter social”, adiantou Ducci.

O governador Beto Richa afirmou que ação da UPS vai devolver à comunidade uma região que era dominada pela criminalidade e pelo tráfico de drogas. “Vamos devolvê-la aos cidadãos. Vamos transformar o cenário de regiões com esse perfil, levar políticas públicas do município e do governo estadual e garantir presença permanente da polícia.”

A operação policial foi à campo cumprir 34 mandados de prisão de acusados de envolvimento em homicídios e tráfico de drogas e abrir caminho para implantação da UPS. A região do Uberaba terá duas bases de UPS.

Módulos
 - O comandante geral da Polícia Militar, coronel Roberson Bondaruk, informou que serão dois módulos móveis na região e, posteriormente, construídos módulos fixos. “Vamos manter a presença policial intensiva na região por mais 15 dias e, depois, será iniciado as visitas domiciliares com policiais treinados em policiamento comunitário”, disse.

Na ação, policiais tomaram as vilas Audi, União, Ferroviária, Jardim Primavera, Centenário e Icaraí, áreas que apresenta elevado índice de homicídios e crimes relacionados ao tráfico. Os policiais cercaram as entradas e saídas das vilas, com suporte de viaturas, helicópteros e cães farejadores. Foram presos três acusados de tráfico de drogas e estelionato.

O secretário de Segurança Pública do Paraná, Reinaldo de Almeida Cesar Sobrinho, disse que uma grande operação de inteligência policial, iniciada em setembro de 2011, forneceu os subsídios para os pedidos de prisão, a partir da identificação de pontos de venda e consumo de drogas. A primeira parte da operação foi realizada em novembro e dezembro passados, com a prisão de 12 procurados por homicídio, além de lideranças do tráfico na região.

“A partir de agora as UPS começam a se tornar realidade em Curitiba, que terá dez unidades instaladas ainda em 2012. O processo seguirá na região metropolitana e nas maiores cidades do estado”, afirmou Almeida Cesar. “Também vamos iniciar a implantação de módulos policiais móveis em todos os bairros da capital, para o policiamento comunitário, e das novas delegacias cidadãs”, disse.

Guarda Municipal - Cento e quinze homens da Guarda Municipal de Curitiba participam da implantação da primeira UPS. O secretário da Defesa Social de Curitiba, Nazir Chain, explicou que várias outras secretarias estão envolvidas na ação conjunta. “Como exemplo, a de Obras Públicas, atuando na melhoria da iluminação, a de Esporte, Lazer e Juventude, a Antidrogas, a da Educação, do Meio Ambiente e a Fundação de Ação Social, entre outras”, disse.
 “A partir de 8 de março, com a implantação da unidade fixa da UPS, a Guarda Municipal continuará reforçando o patrulhamento na área, com rondas diárias”, completou Chain.

Na ação de hoje – que durante a manhã realizou 2.700 abordagens pessoais e 1351 vistorias em veículos – a Guarda Municipal atuou fazendo o cerco da área, colaborando nas vistorias e abordagens e garantindo a segurança da operação.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Imagens da Curitiba antiga na Casa Romário Martins


Exposição




principal
Imagens de Curitiba nas décadas de 1920 e 1930 integram a exposição “João Baptista Groff – Caçador de Imagens”, que será aberta hoje, na Casa Romário Martins. 

As fotografias de João Baptista Groff (1897-1970) fazem parte do acervo da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba e constituem um dos principais registros da história da cidade. 

Quem visitar a exposição poderá se transportar ao passado e reviver cenas do cotidiano nas ruas e praças centrais da Curitiba do século passado. 

Poderá conhecer, por exemplo, como eram as ruas XV de Novembro, Barão do Rio Branco, José Bonifácio, e as praças Tiradentes e Osório, quando as pessoas caminhavam com tranquilidade, mesmo dividindo espaço com carroças, bondes e os modernos veículos da época. A seleção de obras privilegia as imagens que refletem a paisagem urbana e os sinais de modernidade que começam a tomar conta de Curitiba. 

Groff foi um dos primeiros fotógrafos profissionais do Paraná. Desde cedo se interessou pela arte do cinema e da fotografia, que começavam a se popularizar. Ganhou sua primeira máquina fotográfica na adolescência, presente do padrinho, que o aconselhou a captar todas as imagens possíveis de sua cidade. 

As fotografias eram confeccionadas em cartões postais, que Groff vendia em sua própria loja de artigos do gênero, aberta ainda na juventude, aos dezenove anos. Não demorou muito e Groff começou a trabalhar como repórter fotográfico em jornais curitibanos.

Internacional - O reconhecimento internacional não demorou. Em 1927 chegou a ser premiado no Salão de Fotografia de Paris. Nessa época, já trabalhava paralelamente em outra área, o cinema. 

Essa, aliás, foi uma característica marcante de Groff – a de transitar por várias atividades. De personalidade irrequieta e versátil, manifestada em sua extensa produção, foi comerciante, fotógrafo, cineasta, pintor e editor. Na exposição, serão exibidos também trechos de alguns filmes realizados por ele. 
Serviço: Exposição “João Baptista Groff – Caçador de Imagens”
Local: Casa Romário Martins – Largo da Ordem, 30 – Setor Histórico
Data: de 1º de março a 1º de novembro de 2012. 
Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h. 
Entrada franca.

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Técnicos internacionais conhecem gestão ambiental de Curitiba


Missão estrangeira



principal
  • miniatura

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, fez uma palestra sobre Gestão Ambiental para autoridades, gestores públicos, representantes acadêmicos e empresários de 12 países da América Latina e África, que participam da Missão Técnica Internacional de Capacitação, promovida pelo IIDEL – Instituto Internacional para Desenvolvimento Local, que acontece de ontem até esta quarta-feira (29) em Curitiba.
“Este encontro reafirma que Curitiba é referência em sustentabilidade”, afirmou Marilza. Ela comentou que o intercâmbio é enriquecedor para todos”. “As cidades têm demandas parecidas e as experiências bem sucedidas num lugar podem ser aplicadas em outro”, disse. Na plateia haviam 57 representantes de 11 países, além dos brasileiros.
“Eu decidi participar para entender melhor os grandes avanços de Curitiba, principalmente nas áreas de transporte urbano e meio ambiente”, explicou o cooperativista Carlos Castro, da delegação da Costa Rica.
O arquiteto colombiano Jorge Bittar, da Universidade Francisco de Paula Santander, ficou convencido de que as cidades têm ainda muito para fazer em seus planejamentos urbanos e sociais. “Em especial, o que me chamou a atenção em Curitiba foi a educação ambiental aplicada nas escolas”, disse.
Para o vereador boliviano da cidade de Cobija, Gabriel Antonio Parada, o que mais lhe chamou a atenção foi a preocupação local com a preservação da natureza. “Temos lições práticas em Curitiba da integração do verde com a paisagem urbana. Isso me faz admirar muito a cidade”, disse.
A mesma constatação fez o africano Agostinho Pedro Antonio, assessor da Presidência da República de Angola. “Esta é a minha terceira vez em Curitiba. A cidade me interessa muito do ponto de vista do planejamento urbano e do meio ambiente, principalmente”, explicou.
Ele informou que pretende levar lições de Curitiba para o seu país, como a implantação de mais áreas verdes, por exemplo. “É incrível a maneira com que Curitiba lida com o meio ambiente. Sinto falta disso nas grandes cidades de Angola”, disse o assessor.
O organizador do evento e diretor do IIDEL no Paraná, Eliel Rosa, explicou que Curitiba é a única cidade a sediar duas edições anuais do evento porque continua sendo referência em planejamento urbano. “Ações curitibanas estão replicadas em vários locais do mundo, como o projeto Câmbio Verde que está no Panamá”, explicou Eliel.
Também participaram da Missão Técnica, como palestrantes, as secretárias municipais da educação, Liliane Sabbag, e da Saúde, Eliane Chomatas.
Gestão Ambiental - A secretária do Meio Ambiente detalhou o Programa BioCicade, que tem como objetivo promover o controle e a proteção da biodiversidade no ambiente urbano. “A política ambiental do município vem sendo consolidada mediante ações de proteção, recuperação, controle, monitoramento, educação ambiental e implantação de áreas de conservação e lazer, de forma a manter e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, explicou Marilza.
Entre outros resultados dessa política está a constatação recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que Curitiba tem a melhor qualidade do ar entre as cidades de grande porte do Brasil. “Para manter a qualidade do ar, temos investido em ações educativas, de monitoramento e de preservação”. Em Curitiba, o projeto de arborização viária conta com cerca de 300 mil árvores nas ruas.
Marilza destacou o fato de que em 2011 houve uma alteração do índice de áreas verdes por habitante de 51,5 metros quadrados para 64,5 metros quadrados por pessoa, devido ao refinamento da tecnologia de aferição. “A manutenção desse índice é garantida pelo número de Unidades de Conservação e Lazer (UCs) na cidade distribuídos nos 21 parques, 15 bosques, 1 Jardim Botânico, 1 Bosque de Preservação, 4 Reservas Particulares do Patrimônio natural municipal (RPPNM) e 1.016 áreas de lazer (praças, jardinetes, largos, núcleos ambientais, eixos de animação e jardins ambientais)”, disse.
Com relação à despoluição das bacias hidrográficas do município são realizadas ações de fiscalização, educação ambiental, realocação das famílias em áreas de risco, recuperação das áreas de preservação permanente ao longo dos rios e implantação de parques lineares, a exemplo do projeto Viva Barigui, iniciado em 2007. Para 2012 está prevista a criação de mais dois parques, na Vila Rigoni, Fazendinha, e na Rua Bernardo Meyer, na CIC, ao longo do rio, que irão compor o Parque Linear do Barigui. O objetivo é termos um parque linear com 45 quilômetros de extensão, disse Marilza.
Resíduos Sólidos - Outro aspecto que tem feito de Curitiba uma referência é a gestão de resíduos sólidos. A SMMA disponibiliza em 100% do território urbano as coletas: domiciliar e seletiva. Além dessas, a de resíduos tóxicos e de resíduo vegetal. Para a população ambiental e socialmente vulnerável o programa Câmbio Verde, troca de resíduos recicláveis por produtos hortifruti de estação, ampliou neste ano três pontos e está disponível atualmente em 95 locais na cidade.
Em 2011, o índice de reciclagem, relação do lixo reciclável sobre total do lixo coletado, foi de 22,1%. Esse resultado deve-se também ao trabalho dos catadores de materiais recicláveis responsáveis pela maior parte da coleta desses materiais. Em função da situação de risco que os coletores de material reciclável estão expostos foram criados os parques de reciclagem. É o projeto Ecocidadão, que propiciou que a vida de centenas de catadores mudasse para melhor.
Na palestra, a secretária ainda apresentou o plano de encerramento do aterro de Curitiba que conta com um rigoroso monitoramento do espaço. “Depois de um ano constatou-se o retorno da biodiversidade na área que está sendo monitorada pelos pesquisadores do Museu de História Natural. Entre as espécies de plantas, aves e mamíferos encontraram até mesmo animais ameaçados de extinção”. Outra boa novidade no antigo aterro é a alta eficiência do sistema de tratamento de chorume, que está conseguindo eliminar 90% dos poluentes resultantes da decomposição do lixo. 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Site do Sebrae traz diagnóstico para orientar empreendedores


Copa do Mundo



principal
      
O Sebrae-PR tem um hotsite –www.sebrae2014.com.br – para orientar empresários e empreendedores sobre as ações, programas e oportunidades de negócios para a Copa do Mundo de 2014. O site já conta com mais de duas mil pequenas empresas cadastradas. 

O empresário cadastrado tem acesso gratuito ao Manual da Fifa; à agenda de cursos e eventos; aos links relacionados ao mundial de futebol; aos investimentos públicos que serão realizados em Curitiba e região metropolitana em razão de jogos; a um mapa com oportunidades para micro e pequenas empresas localizadas nas cidades-sede; e aos alertas setoriais de inteligência competitiva.

“Os alertas setoriais de inteligência competitiva são análises e recomendações feitas por uma equipe de consultores do Sebrae, com base no cruzamento de informações que têm impacto sobre a realização do evento”, explica Aldo Cesar Carvalho, consultor do Sebrae no Paraná.

Carvalho conta que os alertas trazem informações dos setores que serão impactados pelo Mundial, como construção civil, tecnologia da informação e da comunicação, vestuário, agronegócio, turismo e artesanato e comércio varejista e serviços.

“O Programa Sebrae 2014 vai atender à demanda de preparação das micro e pequenas empresas para o Mundial por meio de soluções, como consultorias e projetos de inovação e acesso a mercados, entre outras”, reforça José Gava Neto, gerente de Programas Estaduais do Sebrae no estado.

O Mapa de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas 12 Cidades-Sede da Copa do Mundo de 2014, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas, aponta 554 oportunidades de negócios para pequenos empreendimentos em Curitiba e entorno. A relação de oportunidades foi extraída de uma lista de atividades nas quais as empresas de pequeno porte podem empreender com grande chance de sucesso. Os segmentos incluem compras governamentais e negócios feitos diretamente com o mercado.

Levantamento - No Paraná, o levantamento abrange construção civil, tecnologia da informação e comunicação, vestuário, agronegócio, turismo, comércio varejista.Alguns exemplos de negócios para micro e pequenas empresas são as agências de viagens, fornecedores de uniformes, empresas de terraplenagem, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas. 

Assim como comércio de reparação e manutenção de equipamentos de comunicação, empresas de internet e infraestrutura de TI, produção de artesanato, design de produtos e embalagens, fornecedores de material e mobiliário de escritório, entre outras.

“A proposta do Sebrae no Paraná é que a Copa impulsione as micro e pequenas empresas a melhorarem de patamar e a manterem-se competitivas sempre,  e não apenas em grandes eventos como a Copa. A ideia é que o evento deixe um legado de desenvolvimento, tornando os pequenos negócios ainda mais competitivos”, destaca Gava Neto.

Carvalho espera ainda que o aumento no fluxo de turistas no país cause impacto positivo no consumo interno e na economia, pois deve gerar entrada significativa de divisas, que serão captadas pelos segmentos da hotelaria, transporte, comunicações, cultura, lazer e comércio varejista. “A previsão é que o país receba aproximadamente 800 mil turistas em decorrência da Copa de 2014. “Esse e outros fatores devem aquecer ainda mais a economia nacional”, ressalta.

De acordo com estudo da Ernst & Young e da FGV sobre os impactos socioeconômicos da Copa, somente com infraestrutura e organização o Mundial irá exigir investimentos de R$ 22,46 bilhões. Além disso, a competição deverá injetar, adicionalmente, R$ 112,79 bilhões na economia brasileira, com a produção em cadeia de efeitos indiretos e induzidos. 

No total, o país movimentará R$ 142,39 bilhões adicionais no período 2010-2014, gerando 3,63 milhões de empregos por ano e R$ 63,48 bilhões de renda para a população. 

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ruas do Boqueirão e Capão Raso passam a ter mão única


Sentido único


Duas ruas próximas a escolas, nos bairros Boqueirão e Capão Raso, terão seus sentidos alterados a partir de hoje, segunda-feira, dia 27. As mudanças vão acontecer a partir das 15 horas e o trânsito terá orientação dos agentes da Secretaria Municipal de Trânsito. 


A rua O Brasil para Cristo, no Boqueirão, no trecho entre a José Hauer e Doutor Simão Kossobudski, terá sentido único de circulação da José Hauer para a Doutor Simão. A outra alteração de trânsito será na rua Valentim Deda, no Capão Raso.

Ela terá sentido único de circulação da rua Fátima Bark até a Francisco Camargo Pinto. O sentido único será no horário das 7h às 18h dos dias úteis. As mudanças são para aumentar a segurança das crianças que frequentam as escolas das regiões. Além da orientação por agentes de trânsito, será feita sinalização complementar alertando os motoristas sobre as áreas escolares.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Fanfarra é atividade de contraturno em 30 escolas



"A cada ano aumenta o interesse das escolas em receber essa atividade", lembra a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. A primeira fanfarra da rede foi criada em 2005 a partir de um trabalho voluntário do instrutor regente Isaías Pereira da Silva, na Escola Municipal Wenceslau Braz. O sucesso foi grande e em 2008 dez escolas já faziam parte do projeto, nos nove Núcleos Regionais de Educação.

As aulas para meninos e meninas do ensino fundamental acontecem no período de contraturno. Eles aprendem práticas musicais, domínio das técnicas básicas de prática interpretativa, leitura musical, treinamento rítmico e melódico. Também são ensinadas noções de instrumentação e orquestração, harmonia e domínio técnico instrumental.

A Prefeitura fornece os instrumentos musicais e os uniformes e contrata o maestro. O projeto tem 52 instrutores regentes credenciados.A coordenadora do projeto, Marizon Vieira da Rocha, conta que vestir o uniforme da fanfarra eleva a autoestima dos estudantes. "Representar a escola nas apresentações e concursos é motivo de orgulho para todos eles", diz Marizon. "Além disso, nas aulas os estudantes desenvolvem ritmo e a responsabilidade, porque têm que cuidar dos instrumentos".

Sucesso - A fanfarra do CEI Bela Vista do Paraíso é um dos grupos que representam com destaque a rede municipal de ensino de Curitiba. Em 2011, estiveram no Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas, nas cidades de União da Vitória (PR) e Porto União (SC). Sob o comando do maestro Lourival Ferreira, conquistaram cinco troféus em categorias distintas.
Em setembro do ano passado, o sucesso se repetiu e a fanfarra conquistou o título de Campeã

Paranaense de Fanfarras de Percussão e Lira e de Campeã de Mor – Voz de Comando do Campeonato Paranaense, disputado em Carambeí (PR).

Encontro - para promover a troca de experiências entre os participantes das fanfarras, a Secretaria Municipal da Educação organiza anualmente o Encontro de Fanfarras das Escolas Municipais de Curitiba. No evento, as crianças têm a oportunidade de apresentar a música e os movimentos coreográficos aprendidos durante as aulas.

A reunião é uma importante experiência cultural e pedagógica. As famílias também participam assistindo às apresentações.
As escolas municipais interessadas em oferecer a atividade devem enviar um ofício para a secretaria Municipal da Educaçãopedindo a inclusão no projeto.

Escolas com FanfarrasRegional Bairro Novo Miracy Rodrigues de Araújo
CEI José Cavallin
Carlos Drummond de Andrade
Regional Boa Vista CEI Doutel de Andrade
CEI Bela Vista do Paraíso
CEI Augusto Cesar Sandino

Regional Boqueirão
Wenceslau Braz
Leonor Castellano
Maestro Bento Mossurunga
CEI Erico Veríssimo

Regional Cajuru CEI Ritta Anna de Cássia
Durival Britto e Silva
CEI Eva da Silva
Michel Khury
Regional Matriz Mirazinha Braga
Vila Torres
Regional CIC Mansur Guérios
CAIC Cândido Portinari
Poeta João Cabral de Melo Neto
Pró-morar Barigui
Dom Bosco
Regional Portão CEI Professora Nair de Macedo
Papa João XXIII
Maria Clara Brandão Tesseroli
Regional Pinheirinho Maringá
CEI Antonio Pietruza
Jornalista Claudio Abramo
Regional Santa Felicidade
Jardim Santo Inácio
Foz do Iguaçu
CEI Ulisses Falcão Vieira