sábado, 25 de fevereiro de 2012

Informática e inglês de graça neste fim de semana


Comunidade Escola



principal

Os cursos de informática e idiomas (inglês e espanhol) do Comunidade Escola começarão neste fim de semana. Os cursos são gratuitos e, por enquanto, ofertados aos sábados e domingos nas escolas Otto Bracarense Costa (CIC), Olivio Soares Sabóia (CIC), Donatilla Caron dos Anjos (Uberaba), Maria Neide Betiatto (Umbará), Miracy de Araújo (Sítio Cercado). Na escola Pró- Morar Barigui (CIC) haverá aulas durante a semana, a partir de segunda-feira (27).
Para participar, basta procurar a escola que oferece o curso no fim de semana (lista abaixo). Podem participar interessados a partir de 14 anos de idade. Os cursos de informática estão divididos em Informática Básica e Internet e E-mail. Os de idiomas, em Inglês Básico e Espanhol Intermediário.
A dona de casa Tânia Mara de Oliveira fez curso de Informática Básica no ano passado na Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Mockell, no Pinheirinho.
“Eu não tinha computador em casa e precisava me aperfeiçoar. Acho ótimo o curso ser gratuito, pois ele auxilia principalmente o pessoal jovem que busca emprego. Às vezes, eles não têm condições de pagar um curso”, avaliou Tânia.
No ano passado, Rute Soares Seabra Baia, professora de inglês e português de uma escola estadual, fez curso de Inglês no Comunidade Escola da Escola Municipal Maria Ienkot Zeglin, no Tatuquara. “É bom estar em contato com o idioma. Como eu não tinha dinheiro para pagar um curso, fiz aulas no Comunidade Escola”, disse ela.
Relação dos Cursos
Inglês básico
Escolas: Otto Bracarense Costa (CIC). Telefone 3314 5055. Irati (Cajuru). Telefone: 3226 3632
Início: sábado (25)
Carga horária: 44 horas
Período: manhã
Inglês básicoEscolas: Olivio Soares Sabóia (CIC). Telefone: 3245 8066. Donatilla Caron dos Anjos (Uberaba). Telefone: 3296 4147
Início: sábado (25)
Carga horária: 44 horas
Período: manhã
Espanhol intermediário e inglês básico
Escola: Pró- Morar Barigui (CIC). Telefone: 3245 0304
Início: segunda-feira (27)
Carga horária: 44 horas
Período: noite - segunda e quarta-feira
Informática básica
Escolas: Maria Neide Betiatto (Umbará). Telefone 3348 6633. Miracy de Araújo (Sítio Cercado). Telefone 3564 5467. 
Início: sábado (25)
Carga horária: 12 horas
Período: manhã ou tarde
Internet e e-mailEscola: Otto Bracarense Costa (CIC). Telefone 3314 5055 
Início: domingo (26)
Carga horária: 9 horas
Período: tarde

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Ciclofaixa da Marechal será implantada na próxima semana


Obras da Copa

principal
A Prefeitura de Curitiba começa na semana que vem as obras da ciclofaixa da Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo. As equipes de obras concluem até a próxima terça-feira, 28, a pintura das marcações onde serão colocadas as faixas de sinalização e o tachões que irão delimitar a ciclofaixa, num trecho de quase quatro quilômetros de extensão.

“A pintura da ciclofaixa depende das condições do clima. Se não chover, as equipes começam a pintura, que é uma das últimas etapas para concluir a revitalização da Marechal Floriano”, disse o secretário de Obras Públicas, Mario Tookuni.

As ciclofaixas terão quase quatro quilômetros de extensão, entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo. Elas vão se interligar com as ciclovias da Linha Verde e também com a da rua Aluizio Finzetto.

Outra interligação será com as pistas da rua Waldemar Loureiro de campos, que dará acesso as novas ciclovias da rua Eduardo Pinto da Rocha.

Pavimentação – No fim de semana, as equipes de trabalho concluíram a pavimentação da Marechal entre a Linha Verde e a passarela do Hauer. A Secretaria Municipal de Obras Públicas recuperou 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamentos da avenida, desde a Linha Verde até a rua Waldemar Loureiro de Campos.

Ao todo, os dois lados da avenida somam mais de 7 quilômetros.

Com a recuperação da Marechal Floriano, o pavimento ganhou uma camada especial de asfalto, com 7 centímetros de espessura para suportar o tráfego de veículos na região. A nova superfície de asfalto vai ampliar a vida útil do pavimento, dando mais de 10 anos de durabilidade.

Calçadas e iluminação - Outra mudança na avenida Marechal Floriano são as novas calçadas de blocos de concreto (paver), com desenhos em tons de cinza e preto. As calçadas são antiderrapantes, com guias rebaixadas que garantem a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

A Marechal Floriano também ganhou um sistema diferenciado de iluminação pública. Postes especiais melhoraram a luminosidade em calçadas e na ciclofaixa.

Os novos postes refletem 100% da iluminação para o chão, o que melhora na definição de cores e objetos. Feitos com luminárias de alto rendimento, a iluminação é feita com lâmpadas de vapor metálico, que garante melhor visibilidade e permite e prática esportiva noturna, como caminhadas e corridas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Curitiba concorre entre as 7 Melhores Cidades do Mundo


Vote Curitiba

principal












Curitiba é uma das concorrentes na eleição das 7 Melhores Cidades do Mundo. O ranking é elaborado pela Fundação New7Wonders, que, em 2011, promoveu a eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo. A primeira fase do concurso vai até 7 de março e a votação é aberta a todos pelo endereço:      

www.new7wonders.com/form/nominate/en
"Esperamos que todos os moradores da cidade participem da eleição e votem para que mais uma vez Curitiba se destaque em todo o mundo", diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.
"Será mais um título importante para a nossa cidade, que é referência em qualidade de vida e já é conhecida mundialmente pelas soluções urbanísticas e pelos avanços sociais", diz Luciano Ducci.
Para promover a cidade, a Prefeitura e o Instituto Municipal de Turismo lançarão uma campanha, que será divulgada no mobiliário urbano da cidade. A campanha tem apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Por enquanto, Curitiba faz parte de uma lista de 1.200 cidades de 220 países que se inscreveram para concorrer ao prêmio. Até dezembro, serão selecionadas 14 finalistas que concorrerão na eleição das 7 Melhores Cidades do Mundo.
Como votar - no endereço http://www.new7wonders.com/form/nominate/en aparecerá uma listagem das cidades concorrentes por ordem alfabética. Basta selecionar a letra “C” e escolher Curitiba e outras seis cidades. Para concluir, é preciso digitar o e-mail e, por fim, enviar o voto.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Beto Richa e Ducci: Curitiba terá fórum global de planejamento urbano


Sustentabilidade


principal
O prefeito Luciano Ducci, o governador Beto Richa, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior e o diretor do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez abrem, no próximo dia 1º de março, no Salão de Atos do Parque Barigui, o 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano.
Durante dois dias, o fórum vai tratar dos desafios e as tendências mundiais do planejamento urbano, com a participação palestrantes do Brasil, França, Escócia, Colômbia e Espanha. Entre desenvolvimento social, sustentabilidade, mobilidade urbana e planejamento.

"Em Curitiba, temos um trabalho permanente pela sustentabilidade urbana e ambiental. A realização deste importante encontro fortalece a busca por soluções inovadoras, criativas, financeiramente viáveis e, essencialmente, que envolvam a população no crescimento ordenado das cidades", afirma o prefeito Luciano Ducci.
O encontro tem como público alvo os gestores públicos, engenheiros, arquitetos, professores, estudantes e profissionais que atuam na área do planejamento urbano. A inscrição para os dois dias de curso é R$ 500. No valor está incluído o certificado do curso, material didático, almoço e coffee-break.

"O objetivo principal do encontro é discutir o que há de mais novo em termos de planejamento urbano, e como isso pode ser aplicado nas cidades. Serão feitas palestras e apresentados exemplos práticos do que deu certo na área de planejamento urbano", explicou Carlos Homero Giacomini, presidente do Imap.
As inscrições para o encontro ainda estão abertas e podem ser feitas pelo site do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) – www.imap.org.br.
Acesse aqui a programação completa das palestras. O 2º Encontro Internacional de Curitiba em Planejamento Urbano é promovido pela Prefeitura de Curitiba com o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Hortas comunitárias trazem o sabor do campo para a cidade


Alimentação



principal



  • miniatura
  • miniatura
O programa de Hortas Comunitárias, oferecido pela Prefeitura de Curitiba, é sucesso para o abastecimento dos bairros da cidade. Além de tornar mais saudável a mesa de milhares de famílias, resgata a cultura de agricultores que vieram do interior e encontram na capital um espaço para cultivar os seus produtos. Hoje, são 250 hectares, distribuídos em 1300 hortas.
Para ter o apoio da Secretaria Municipal do Abastecimento, basta organizar um grupo de pessoas, fazer o cadastro das famílias e entrar em contato com o setor de Agricultura Urbana. A partir daí, a Prefeitura oferece o suporte de técnicos agrícolas e agrônomos para treinamentos de cultivo e manutenção de hortas, assistência técnica e fornecimento de insumos, - como mudas, sementes e adubo.
As hortas são feitas em áreas de vazios urbanos, terrenos baldios, quintais, escolas, entidades beneficentes e terrenos sob linhas de transmissão de energia de alta tensão; como é o caso da Horta Comunitária das Moradias Paraná, no Tatuquara. Lá, há cerca de 6 anos, amigos e vizinhos viam diariamente um terreno ocupado por torres de transmissão da Eletrosul, se tornar depósito de lixo e reduto para usuários de drogas. Os moradores se uniram, entraram em contato com a Secretaria do Abastecimento, e conseguiram a autorização junto à Prefeitura e a empresa de energia para a utilização do terreno.
Famílias – Hoje são 400 famílias beneficiadas no bairro. Cada uma ganha um pedaço de terra e tem a obrigação de cuidar do seu cultivo. “Família que não cuida do seu terreno perde o direito ao espaço. Temos fila de espera com mais de 20 famílias querendo seu cantinho para plantar, não dá pra descuidar”, afirma a coordenadora da horta e presidente da Associação de Moradores Moradias Paraná, Eudenice do Santos Silva (46).
A dona de casa Eudenice, é prova da ajuda terapêutica que a horta oferece aos participantes. Ela conta que sofria de depressão antes de ter sua área de cultivo, - “eu sofria até começar a cuidar da horta, tomava remédios para me tratar. Sou da roça, vim de Cascavel e sentia falta da terra. Hoje, coordeno as famílias e vejo muitas pessoas melhorarem de vida graças à plantação.”
Pedro Lúcio dos Santos (57), que veio para Curitiba em 1976 e se tornou metalúrgico, diz que nunca imaginou “que teria um pedaço de terra na capital. Eu via Curitiba na televisão e achava que era tudo concreto. Graças à horta posso voltar às minhas origens e me sinto realizado”.
Seu Pedro, como é conhecido, adquiriu seu espaço há quase um ano e é notório seu esforço: sua área é das mais bonitas, repleta de alface, abobrinha, beterraba e couve-flor. “Quando sobram produtos eu distribuo para amigos e vizinhos ou dou para meu sobrinho vender e ajudar no sustento da família dele”, conta. “É bom chegar em casa e ver que minha mulher preparou os vários produtos que eu mesmo cultivei. A mesa fica colorida”, completa.
Benedito Marcondes (48), que mora com a mãe a irmã nas Moradias Paraná, afirma que graças à horta, sua família pode ter uma alimentação mais saudável. “Se não fosse a minha área de plantio seria difícil ter verduras todos os dias na mesa. Tem produtos que são caros e ficam difíceis de comprarmos. O almoço e a janta de casa, hoje, são repletos de alimentos que só fazem bem para a saúde.”

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Calendário de vacinas deve ser respeitado por adultos e crianças

(Compartilhando com site Gazeta do Povo)

Manter o esquema de imunização em dia é benéfico para a pessoa e ajuda a proteger a comunidade das doenças


25/12/2011 | 00:00 | FERNANDA TRISOTTO

Crianças, adolescentes e adultos brasileiros têm um esquema básico de imunização que deve ser mantido em dia. As vacinas são importantes para garantir a saúde não apenas de quem recebe o medicamento, mas também dacomunidade em que esta pessoa está inserida. Todas as vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão disponíveis gratuitamente na rede pública, mas também há a opção de fazer a prevenção em clínicas particulares, onde alguns medicamentos apresentam diferenças.
“A gente precisa entender que, hoje, a vacina atinge da criança até o idoso. Todos esses grupos têm de estar preocupados em manter a vacinação em dia”, alerta a enfermeira sanitarista Lúcia Helena Bisetto, que faz parte do programa estadual de imunizações.

A enfermeira ressalta que é importante manter o calendário de vacinação em dia. “Antigamente, falava-se muito na idade em que a vacina deveria ser tomada e muitas pessoas achavam que, se não fizessem a imunização naquele período, não poderiam mais fazê-la, o que não é verdade. Mesmo em casos em que a vacinação está atrasada, independentemente de quando a primeira dose foi aplicada, a pessoa vai dar continuidade ao tratamento e nunca reiniciá-lo”, explica.
A médica Heloisa Giamberardino, coordenadora do Centro de Vacinas do Hospital Pequeno Príncipe, reforça que, em situação de atraso, é possível fazer um esquema acelerado de vacinação. Na opinião da médica, apesar de o Brasil ter um bom esquema de imunização, há vacinas que não constam no calendário público e deveriam ser aplicadas. Entre os medicamentos, ela cita a imunização contra a Hepatite A, a varicela e a vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, que é sexualmente transmissível e está relacionado a casos de câncer, especialmente de colo de útero.
Imunização para viajar
Algumas vacinas são recomendadas especialmente para pessoas que estão com viagens marcadas, como a que protege da febre amarela, doença endêmica em partes do país.
Além disso, para viagens ao exterior, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa as restrições sanitárias do país de destino e também faz recomendações de imunização, como é o caso da vacina contra o sarampo, que teve um surto na Europa neste ano.
“É preciso esquecer esse tabu que não se pode fazer mais de uma vacina no mesmo dia. Se a pessoa vai viajar, vai estar exposta ao risco e deve fazer a vacina. O ideal é organizar o esquema vacinal com pelo menos 45 dias de antecedência”, explica Heloisa. O corpo humano demora até 20 dias para produzir os anticorpos e efetivamente proteger contra a doença, por isso é importante planejar o esquema de imunização para não adoecer.
Lucia ainda explica que as vacinas virais – feitas com o vírus atenuado, como de varicela, sarampo e rubéola – devem ser tomadas no mesmo dia ou com intervalo de 30 dias entre cada uma. Já as outras vacinas, feitas com as cepas do vírus desativadas, não têm uma recomendação específica, podendo ser aplicadas juntas ou separadamente, sem intervalo definido


IdadeVacinaDoseDoenças evitadas
Ao nascerBCG-IDÚnicaFormas graves de tuberculose (principalmente nas formas miliar meningea)
Hepatite B1ª doseHepatite B
1 mêsHepatite B2ª doseHepatite B
2 mesesTetravalente (DTP + Hib)1ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B
Oral Poliomielite (VOP)Poliomielite ou paralisia infantil
Oral de Rotavírus humano (VORH)Diarréia por rotavírus
Pneumocócica 10 (conjugada)Pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
3 mesesMeningocócica C (conjugada)1ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C
4 mesesTetravalente (DTP + Hib)2ª doseDifteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B
Oral Poliomielite (VOP)Poliomielite ou paralisia infantil
Oral de Rotavírus humano (VORH)Diarréia por rotavírus
Pneumocócica 10 (conjugada)Pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
5 mesesMeningocócica C (conjugada)2ª doseDoença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C
6 mesesHepatite B3ª doseHepatite B
Oral Poliomielite (VOP)Poliomielite ou paralisia infantil
Tetravalente (DTP + Hib)Difteria, tétano, coqueluche, meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B
Pneumocócica 10 (conjugada)Pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
9 mesesFebre AmarelaDose inicialFebre amarela
12 mesesTríplice Viral (SCR)1ª doseSarampo, caxumba e rubéola
Pneumocócica 10 (conjugada)ReforçoPneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo
15 mesesTríplice Bacteriana (DTP)1º reforçoDifteria, tétano e coqueluche
Oral Poliomielite (VOP)ReforçoPoliomielite ou paralisia infantil
Meningocócica C (conjugada)Doença invasiva causada por Neisseria meningitidis do sorogrupo C