sábado, 18 de fevereiro de 2012

Prefeitura asfalta Marechal Floriano durante o Carnaval


Obras da Copa


principal

A Prefeitura de Curitiba conclui neste feriado de carnaval a pavimentação da avenida Marechal Floriano Peixoto, entre a Linha Verde e o terminal do Carmo. As obras fazem parte da revitalização da avenida, que integra o pacote de melhorias previstas para a Copa do Mundo de 2014. 

As equipes vão trabalhar na pavimentação da avenida para concluir 800 metros de asfalto novo entre a Linha Verde e a passarela do Hauer. A Secretaria Municipal de Obras Públicas está recuperando 3.486 metros das seis pistas e duas faixas de estacionamentos da avenida Marechal Floriano, no trecho entre a Linha Verde e a rua Waldemar Loureiro de Campos. Ao todo, os dois lados da avenida somam mais de 7 quilômetros.

Com a recuperação da Marechal Floriano, o pavimento está ganhando uma camada especial de asfalto, com 7 centímetros de espessura para suportar o tráfego de veículos na região. A nova superfície de asfalto vai ampliar a vida útil do pavimento, dando mais de 10 anos de durabilidade.

Ciclofaixa – Após a conclusão do asfalto, as equipes começarão a implantar as ciclofaixas. A pintura da pista e a colocação dos tachões, para separar a pista de veículos da pista de bicicleta, começam depois do feriado de carnaval. 

As ciclofaixas terão quase quatro quilômetros de extensão, entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo. Elas vão se interligar com as ciclovias da Linha Verde e também com a da rua Aluizio Finzetto.  Outra interligação será com as pistas da rua Waldemar Loureiro de campos, que dará acesso as novas cilcovias da rua Eduardo Pinto da Rocha. 

Calçadas - Outra mudança na avenida Marechal Floriano é as novas calçadas de blocos de concretos (paver), que terão desenhos em tons de cinza e preto. As calçadas são antiderrapantes, com guias rebaixadas, melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência e idosos.

Iluminação pública - A Marechal Floriano também ganhou um sistema diferenciado de iluminação pública. Postes especiais melhoraram a luminosidade em calçadas e na ciclofaixa. Os novos postes refletem 100% da iluminação para o chão, o que melhora na definição de cores e objetos. 

Feitos com luminárias de alto rendimento, a iluminação é feita com lâmpadas de vapor metálico, que garante melhor visibilidade e permite e prática esportiva noturna, como caminhadas e corridas..

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Saiba o que vai funcionar neste Carnaval


Serviços Municipais

 

principal
Alguns serviços da Prefeitura, que funcionam no fim de semana, terão horários diferenciados durante o Carnaval. Os serviços municipais retomam o funcionamento normal às 14 horas da quarta-feira de Cinzas, dia 22.

Confira o que abre e fecha neste Carnaval
Repartições públicas municipais – Fechadas de sábado (18) até terça-feira (21). Reabrem na quarta-feira (22), às 14h. O funcionamento inclui as Ruas da Cidadania, que ficarão fechadas na segunda (20) e na terça-feira (21), abrindo normalmente na quarta-feira (22), às 14h.

ABASTECIMENTO
As feiras livres funcionarão normalmente no sábado e domingo (18 e 19). Na segunda-feira (20), não funcionam. Na terça-feira (21) o funcionamento será facultativo e na quarta-feira (22) todas terão atendimento normal.
As feiras noturnas não funcionarão de sábado a terça-feira (18, 19, 20 e 21) e voltam normalmente na quarta-feira (22). As feiras gastronômicas abrirão normalmente no sábado (18). De domingo (19) até quarta-feira (22) não haverá funcionamento.
As feiras orgânicas funcionam normalmente no sábado (18). No domingo (19) e segunda-feira (20) não haverá funcionamento. Na terça-feira (21) o atendimento é facultativo e na quarta-feira (22) todas funcionam normalmente.
O Mercado Municipal abrirá normalmente no fim de semana de Carnaval. Fica fechado na segunda (20) , terça-feira (21) e quarta-feira (22).
Armazéns da Família funcionam normalmente no sábado. Voltam na quarta-feira (22), após as 14h. Os Sacolões da Família funcionam no sábado e na quarta-feira. O Varejão Capão da Imbuía e Capão Raso funcionam normalmente no sábado e domingo.
Os restaurantes populares ficam fechados de sábado a terça-feira e voltam normalmente na quarta-feira. O programa Câmbio Verde fica fechado de sábado a quarta-feira e o Família Curitibana só volta a funcionar na quarta-feira (22).
Mercado Central - Praça Rui Barbosa – Na segunda-feira (20) estará aberto das 9h às 19h. Fecha na terça-feira (21). Na quarta-feira de Cinzas (22) funcionará das 9h às 18h
 
Shopping Popular - horário será definido na quarta-feira, após reunião entre a Urbs e os comerciantes.

EDUCAÇÃO
Escolas e creches municipais - Ficarão fechadas durante o feriado. As aulas voltam na quinta-feira (22). O programa Comunidade Escola não funcionará.

 

MEIO AMBIENTE
Limpeza pública – Será normal durante o feriado.
 
Zoológico – Abrirá todos os dias do feriado, de sábado (18) a quarta (22), das 9 às 17h, inclusive na segunda-feira (20), em caráter excepcional. 
 
Museu de História Natural - Abrirá todos os dias do feriado, de sábado (18) a quarta (22), das 9 às 17h, inclusive na segunda-feira (20), em caráter excepcional. 
 
Passeio Público - Abrirá todos os dias do feriado, de sábado (18) a quarta (22), das 9 às 17h, inclusive na segunda-feira (20), em caráter excepcional.
Museu Botânico - Fechará no sábado (18) e no domingo (19). Abrirá na tarde de quarta-feira, a partir das 14 horas.

SAÚDEUnidades básicas de saúde fechadas de sábado (18) até terça-feira (21). Reabrem na quarta-feira (22), às 14h.
Os Centros de Urgências Médicas funcionarão normalmente todos os dias, 24 horas, nos seguintes endereços:
• Centro de Urgências Médicas Sítio Cercado – Rua Levy Buquera, 158 – fone 3378-6405; 
• Centro de Urgências Médicas Boa Vista – Avenida Paraná, 3654 – fone: 32511013
• Centro de Urgências Médicas Boqueirão – Rua Professora Maria Assumpção, 2.590 - fone 3277-3701;
• Centro de Urgências Médicas Pinheirinho – Rua Leon Nicolas, esquina com a Avenida Winston Churchill, ao lado da Rua da Cidadania;
• Centro de Urgências Médicas Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão – fone 3314-5121;
• Centro de Urgências Médicas Campo Comprido – Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495 – fone 3285-1896.
• Centro de Urgências Médicas CIC – Rua Senador Accioly Filho, 3370 – fone 3314-5098.
• Centro de Urgências Médicas Cajuru - Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esq. Ceilão – fone 3261-4026.

TRANSPORTE
Sábado e domingo de Carnaval (18 e 19) atendimento normal. Na segunda-feira (20), os ônibus cumprem horários de sábado; na terça, dia 21, os ônibus atendem com tabela de domingo e, na quarta-feira de Cinzas (22), o atendimento será feito nos horários normais.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Escolas municipais ganham 100 novos computadores


Prêmio Prefeito Inovador

principal


  •  

  •  
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Estudantes de 30 escolas municipais contarão com novos equipamentos de informática para aprender ainda mais. Eles poderão utilizar os computadores do Prêmio Prefeito Inovador entregues à Prefeitura ontem, 15, em cerimônia na Escola Municipal Lapa, no Boqueirão. 
Curitiba venceu o prêmio por investir na informatização da administração pública e em projetos voltados para a inclusão digital. "A inovação é a marca dos curitibanos. Este prêmio nacional mostra que a cidade se mantém nesta rota, sempre aliando a busca da qualidade de vida para a população com ações e projetos inovadores, ancorados por uma gestão moderna e eficiente”, disse o prefeito Luciano Ducci, que recebeu o troféu do prêmio em 9 de novembro do ano passado, em São Paulo.

A entrega dos computadores na escola Lapa teve a participação dos secretários municipais Carlos Homero Giacomini, do Planejamento e Gestão, e Liliane Sabbag, da Educação. Os equipamentos foram doados pelos organizadores da premiação: Movimento Brasil Competitivo (MBC), Microsoft, Intel do Brasil e Symnetics. 

Serão cem novos computadores da linha Classmate PC equipados com processadores Intel® Atom, para utilizar como ferramenta para projetos de informática nas escolas municipais.

"Computadores são janelas para o conhecimento e novas experiências", disse o representante da Microsoft, Celso Ricardo Lara. O presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano, também fez a entrega. 

A secretaria municipal da Educação, Liliane Sabbag, destacou o trabalho das equipes de profissionais para implantar laboratórios em todas as 181 escolas municipais de Curitiba. Ela também lembrou que os laboratórios ficam à disposição da população nos fins de semana para as atividades do programa Comunidade Escola. 

"Outro grande avanço é que estamos trabalhando para que todas as salas de aulas sejam conectadas a banda de larga", disse Liliane. A secretaria também irá comprar 20 mil notebooks para serem usados nas escolas. 

Curitiba - Com laboratórios de informática instalados em todas as escolas municipais, a Prefeitura de Curitiba implantou programas como o “Digitando o Futuro”, que disponibiliza a estrutura das escolas para promoção de atividade educacionais nos finais de semana e férias.

Responsável por abrigar uma das maiores redes de bibliotecas do país, com 180 unidades em funcionamento, Curitiba implantou em 44 destas o projeto “Farol do Saber”. Os espaços de leitura guardam um acervo de mais de sete mil livros e 10 computadores, com acesso gratuito à internet.

A cidade, que possui 1,8 milhões de habitantes, está à frente também em outros setores. Com o uso de softwares, criou o sistema eletrônico de saúde, que permite o agendamento de consultas e exames, além da visualização de prontuário eletrônico médico e odontológico em todas as unidades de saúde do município.

Do mesmo modo, tem usado a ferramentas de tecnologia de informação para a captura de informações georreferenciadas do município, permitindo maior controle do crescimento da cidade.

Premiação - A proposta do Prêmio Prefeito Inovador é incentivar a ampliação de programas que democratizam o acesso às tecnologias da informação e a inserção de novos agentes nos projetos já iniciados pela prefeitura. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do prêmio, especialmente quando reconhecemos boas iniciativas em áreas diferentes, mas visivelmente complementares para a boa prestação de serviços à população, como no caso de Curitiba”, disse Camarano.

“O investimento em tecnologia da informação é fator fundamental para a melhoria da gestão e estamos certos de que a via mais segura para promover a transparência e dar novos rumos às gestões municipais“, completa.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Luciano Ducci: Curitiba terá feirão de empregos da construção civil


Trabalho

principal
Curitiba receberá o Mega Feirão do Emprego para a construção civil no dia 21 de abril. O Sinduscon-PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná) vai promover o Mega Feirão, no Cietep-PR, com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

O vice-presidente do Sinduscon-PR, José Eugenio Gizzi, convidou o prefeito Luciano Ducci para participar da abertura do evento. "O setor da construção civil gera muitas vagas de emprego em Curitiba e serão oferecidas muitas ofertas de emprego neste evento", disse o prefeito Luciano Ducci.

"Além das oportunidades de emprego, o Mega Feirão também oferecerá cursos de capacitação para os trabalhadores do setor da construção civil", disse José Eugenio Gizzi. Os diretores do Sinduscon-PR João Guido de Castro Campêlo e Waldemar Trotta Junior também participaram da reunião com o prefeito

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Marcello Richa: Juventude tem Comitê de Políticas Públicas


Cidadania

principal

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, assinou ontem (13) o Decreto Municipal n.º 186/2012, que designa membros para compor o Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude de Curitiba. O evento aconteceu na Prefeitura de Curitiba e contou com a participação de todos os membros indicados para participar do comitê.




“A criação do Comitê irá potencializar os projetos e ações destinadas à juventude, desenvolvidas por todos os órgãos municipais, buscando atender os principais anseios dos jovens e estimular sua participação como agentes da construção e transformação da sociedade”, disse Marcello Richa.
O Comitê Intergestor de Políticas Públicas de Juventude terá como principal função assessorar os órgãos da administração pública municipal, oferecendo suporte à elaboração, efetivação, planejamento e criação de diretrizes que visem o cumprimento integral das ações e políticas públicas de juventude.
O secretário Marcello Richa presidirá o Comitê, que será composto por 17 membros: um presidente; um secretário executivo e 15 representantes de órgãos municipais que atuam diretamente com a criação e execução de políticas públicas de juventude.
Também participaram do evento os secretários municipais do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur; da Antidrogas, Hamilton Klein; dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz e os vereadores Serginho do Posto e Felipe Braga Côrtes.
Saiba quem são membros do Conselho Intergestor de Políticas Públicas de Juventude de Curitiba:
Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude
- Marcello Richa (Presidente)
- Joari Stahlschmidt (Secretário Executivo)
- Leandro Nunes Meller (Titular - SMELJ)
- Edson Lau Filho (Suplente – SMELJ)
Secretaria Municipal da Educação - Tatiana Gonçalves Petry (titular)
- Luciano Martins de Oliveira (suplente)
Secretaria Municipal da Saúde- Luciana Elisabete Savaris (titular)
- Célia Pinheiro Benevides Gadelha Leite (suplente)
Fundação de Ação Social - Maria Vanderléia Garcia Santos (titular)
- Eloá Cecy Barroso Serpa (suplente)

Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A
- Samira Khelini Haiduk (titular)
- Christine Jakobi (suplente)
Fundação Cultural de Curitiba- Roberto Alves dos Santos (titular)
- Vivonéia Rodrigues Nunes (suplente)
Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego- Jennifer Fiorenzani Fernandes Rodrigues (titular)
- Joni Correia (suplente)
Secretaria Municipal Extraordinária de Relações com a Comunidade- Marcos Aurélio Bonato (titular)
- Newton Zanon (suplente)

Secretaria Municipal do Abastecimento - Maria Prado Leite (titular)
- Izabel Cristina Chinasso (suplente)
Secretaria do Governo Municipal - Rita de Cássia R. Cavatorta (titular)
- Cilmara Rosa Batista (suplente)
Urbanização de Curitiba S/A- Ismael Bagatin França (titular)
- Luiz Aurélio Virtuoso (suplente)
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Samira El Ghoz Leme (titular)
- Jean Brasil (suplente)
Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência- Ricardo Antonio Bemergi Turini (titular)
- Patrícia Stratmann (suplente)
Secretaria Antidrogas Municipal - Rosane Ferrante Neumann (titular)
- Angelita Izabel da Silva (suplente)
Instituto Municipal de Turismo- Luiza Naome Suguimati (titular)
- José Carlos Moletta (suplente)

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Marcello Richa: Juventude do PSDB e ITV no Nordeste


Liderança Nacional

Marcello Richa unindo a Juventude
do PDSB em todo país

O presidente nacional da Juventude do PSDB, Marcello Richa, se reuniu neste final de semana, em Fortaleza, Ceará, com o presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Tasso Jereissati. No encontro, o ITV – órgão de estudos e formação política do PSDB – reafirmou parceria na preparação de candidatos jovens que vão concorrer cargos nas eleições deste ano.

“A juventude do PSDB tem como um dos seus objetivos aproximar o partido das bases e apresentar novos quadros políticos para a sociedade brasileira. Esperamos lançar mais de 400 candidatos de todo o país aos cargos de vereança, prefeito e vice-prefeito”, afirmou Richa, que também esteve reunido com os presidentes estaduais da juventude tucana da região Nordeste do país.

Curitiba vai investir R$ 48 milhões na modernização dos terminais


Transporte

 

principal
Curitiba vai investir, em cinco anos, R$ 48,8 milhões na modernização, implantação de sistemas de monitoramento e manutenção dos 21 terminais de transporte urbano e também no terminal do Guadalupe, que atende linhas metropolitanas. 
 
O edital de licitação para contratação de empresa especializada está disponível no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) e pode ser baixado gratuitamente por qualquer interessado. Até a segunda semana de fevereiro, 72 interessados baixaram o edital. 

A iniciativa faz parte do processo de melhoria e modernização do sistema de transporte coletivo que inclui desde a licitação da operação do transporte coletivo, feita em 2010, à implantação do sistema Expresso Ligeirão, passando pelo novo padrão de biarticulado, agora com 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros.
 
Tecnologia - Também fazem parte deste processo projetos já em teste com implantação prevista para este ano, como TV a bordo nos ônibus, câmeras de monitoramento nos ônibus, estações tubo e terminais, e instalação de GPS e outros equipamentos e softwares de comunicação em tempo real do motorista do ônibus com a central de operações do transporte da Urbs.

No projeto de melhorias nos terminais está prevista, por exemplo, a instalação das câmeras de monitoramento, com centrais de acompanhamento de imagens nos próprios terminais, garantindo maior segurança aos usuários. 

Estão previstas ainda reforma dos sanitários, recuperação das estruturas em alvenaria, recuperação das pistas de rolamento, recuperação das plataformas, substituição e complementação da comunicação visual, melhorias na sinalização horizontal e vertical, na acessibilidade, no sistema elétrico, adequações nas coberturas, nos jardins, nos gradis, no sistema anti-incêndio, nas guaritas, na infra-estrutura da tecnologia da informação, utilizando materiais de primeira qualidade. 

Recursos próprios - A licitação (001/2012), na modalidade concorrência, do tipo menor preço, tem como objeto seleção e contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de apoio à administração, manutenção civil, elétrica e hidráulica, execução de reformas, revitalizações e adequações, bem como implantação, manutenção e operação de sistema de monitoramento nos terminais urbanos do Município de Curitiba.  O investimento será feito com recursos próprios da Urbs.

O objetivo é garantir a qualidade dos serviços prestados nestes equipamentos urbanos e aos usuários do Sistema de Transporte Coletivo Urbano e também proporcinar mais segurança a estes usuários através da utilização de sistema de monitoramento nestes locais, salientando que este sistema estará integrado ao Centro de Controle Operacional – CCO da URBS.

Licitação  - Os documentos de habilitação e preço serão recebidos às 9h do dia 27 de fevereiro próximo, na sede da Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, na avenida Presidente Affonso Camargo, 330, Bloco Central, Estação Rodoferroviária de Curitiba. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (41) 3320-3329 e fax (41) 3320-3330.

Para acompanhar a licitação e baixar documentos pela internet basta entrar no site da Urbs clicando em “Licitações”, fazendo o cadastramento para ter acesso à documentação do processo.
A reforma e manutenção dos 22 terminais previstos na licitação vão beneficiar diretamente mais de 1 milhão de pessoas que passam por dia, em média, nestes equipamentos. O custo da obra e dos serviços de modernização e manutenção não entra na planilha de cálculo da operação do transporte, não tendo portanto, qualquer impacto sobre a tarifa.

O projeto de melhoria envolve, além do Guadalupe, os terminais de transporte Boa Vista, Cabral, Portão, Capão Raso, Pinheirinho, CIC, Fazendinha, Caiuá, Hauer, Carmo, Boqueirão, Sítio Cercado, Capão da Imbuia, Oficinas, Centenário, Bairro Alto, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Santa Felicidade,  Barreirinha e Santa Cândida.

Além das melhorias previstas nesta licitação, os terminais Santa Cândida e Pinheirinho vão passar também por outras obras. No caso do Terminal Pinheirinho será licitada a troca da cobertura, resolvendo de uma vez por todas problemas registrados em dias de chuva. 

O terminal Santa Cândida será totalmente reformado e ampliado para receber o Ligeirão Norte e novas integrações com a Região Metropolitana. A obra já está licitada e a previsão é que esteja pronta até meados do ano. A licitação aberta agora prevê implantação de monitoramento eletrônico e manutenção do terminal Santa Cândida.

Conheça a Rede Integrada de Transporte 

A Rede Integrada de Transporte (RIT) conta com 21 terminais urbanos e nove metropolitanos. A Rede transporta, por mês, em média, 26 milhões de passageiros atendendo 94% da demanda por transporte em Curitiba e 74% da demanda por transporte coletivo na Região Metropolitana. No ano passado foram em torno de 670 milhões de passageiros transportados.

A Rede tem 355 linhas, cerca de oito mil pontos de parada de ônibus, 364 estações tubo, além dos 30 terminais. A frota operante, de 1.915 ônibus, percorre por dia quase 500 mil quilômetros (o suficiente para dez voltas à terra, que tem 48 mil quilômetros). No total, são 21 mil viagens e 45 mil horários monitorados.  

Avanços - O sistema de transporte coletivo de Curitiba vem registrando avanços significativos. A partir de 2005, por exemplo, acessibilidade e GPS passaram a ser exigência da Urbs para renovação da frota.  Só nos três últimos anos, os curitibanos passaram a contar com uma série de avanços no sistema. Confira:

Linha Verde Sul – Sexto eixo de transporte, ampliou o sistema de canaletas exclusivas de 71 para 82 quilômetros. Com um projeto voltado à redução de impacto do trãnsito e do transporte sobre o meio ambiente, a Linha Verde foi o primeiro eixo da cidade a permitir a ultrapassagem dos ônibus na canaleta, abrindo caminho para mais uma inovação, o Sistema Expresso Ligeirão.

Ligeirão – Depois da Linha Verde, em 2009, o Ligeirão chegou ao Eixo Boqueirão, reduzindo o tempo de deslocamento entre o terminal e o centro em 15 minutos. A implantação exigiu o desalinhamento das estações tubo (que deixaram de ficar uma em frente à outra) e a criação de áreas de ultrapassagem. O mesmo será feito agora nas canaletas que ligam o terminal Santa Cândida à Praça do Japão; e os terminais Centenário e Campo Comprido, com implantação dos ligeirões Norte e Leste/Oeste.

Novo ônibus – Depois do sistema Ligeirão veio o novo ônibus, no ano passado. Em cor diferenciada (azul), facilitando a identificação pelo usuário, o Ligeirão tem 28 metros de comprimento, capacidade para 250 passageiros e tecnologia avançada garantindo maior conforto e segurança para passageiros e motoristas.

Novo Expresso – Também no ano passado, o novo ônibus - agora na cor vermelho ferrari - passou a ser o padrão de biarticulado em Curitiba. Ele já está circulando no eixo Leste/Oeste (Centenário/Campo Comprido) e a partir de agora, passa a ser o modelo nas renovações de frota. 

Integração temporal – Resultado do programa de melhoria tecnológica, esta integração, feita com cartão, com tempo e local determinado (no caso as estações Santa Quitéria e São Pedro) beneficia passageiros que não eram atendidos pela Rede Integrada. Agora eles podem desembarcar de uma linha não integrada e embarcar numa estação tubo podendo a partir dali, fazer qualquer roteiro, em qualquer tempo sem pagar nova passagem.

Frota nova 
– A idade média da frota curitibana é de 4,6 anos. De 2005 para cá, 1,8 mil ônibus zero quilômetro entraram na frota. Mais modernos, com motor Euro III que faz queima de combustível com menos emissão de poluentes.

Cartão Transporte
 – A modernização tecnológica permitiu a implantação, em 2010, do sistema que permite a carga automática do cartão transporte no próprio validador que destrava a catraca. Com  isso, o usuário não precisou mais procurar por carregadores antes instalados nos terminais e alvo constante da ação de vândalos. 

Inter 2 -  Mais da metade (40) da frota de 70 ônibus da linha Inter 2 passaram a ser articulados, ampliando em 20% a capacidade da linha. As 28 estações do Inter 2 foram reformadas e ampliadas em 50% ganhando mais uma porta, agilizando o processo de embarque e desembarque.

Licitação – Feita em 2010, foi a primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba. O edital, considerado um dos melhores do país estabeleceu novos parâmetros de qualidade, incluindo a satisfação do usuário, como critério de avaliação do serviço.

Biocombustível - Iniciado em 2009, o projeto tornou Curitiba na única cidade de que se tem notícia, a dispor de uma frota em operação regular, movida exclusivamente com biocombustível, sem adição de óleo mineral, como diesel. Hoje são 30 ônibus e a expectativa é de 140 ônibus até o fim deste ano.

Hibribus – Testado em 2010, teve sua compra anunciada no ano passado, devendo entrar em operação até o início do ano que vem. Movido a biocombustível e eletricidade (bateria) representa uma economia de combustível de 54,68% na média km/l em relação a um ônibus comum.  A projeção anual é que a utilização de 30 hibribus, prevista, signifique uma redução de 32 toneladas na emissão de monóxido de carbono; 473 kg de óxido de nitrogênio; e 11,2 kg de material particulado.