sábado, 28 de janeiro de 2012

Calendário de eventos estimula turismo o ano inteiro


Curitiba o ano todo


principal
Para impulsionar o setor turístico, o Instituto Municipal de Turismo lançará neste ano a campanha promocional “Curta Curitiba o Ano Inteiro”. A divulgação do calendário de eventos culturais e esportivos da cidade é uma das ações da campanha, criada para estimular a visitação durante todo o ano e diminuir sazonalidade na ocupação hoteleira.
"O calendário de eventos, que também se chamará Curta Curitiba o Ano Inteiro, facilitará a vida de quem quer acompanhar de perto a programação oficial da cidade, que é bastante ampla", diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. 
 
Com o calendário, as agências de turismo poderão se programar para vender pacotes. "E os turistas que vêm à cidade para negócios vão querer ficar mais dias na cidade para assistir aos eventos culturais e esportivos", explica Juliana.
 
O calendário oficial tem cerca de 40 eventos, entre eles grandes geradores de fluxo turístico, como o Festival de Curitiba, a Oficina de Música e a Casa Cor. 
 
No ano passado, o evento que mais atraiu turistas à Curitiba foi a programação de Natal. Cerca de 75 mil turistas vieram à cidade para acompanhar as atrações da época, como a Galeria de Luz, que iluminou o calçadão da rua XV de Novembro, no Centro.  
Segundo estimativas do Instituto Municipal de Turismo, Curitiba recebe anualmente cerca de 3,7 milhões de visitantes.
CURTA CURITIBA O ANO INTEIRO - CALENDÁRIO DE 2012
Janeiro
De 8 a 28 - 30ª Oficina de Música
De 30 de janeiro a 27 de fevereiro - pré-carnaval do bloco Garibaldis e Sacys
Fevereiro
De 17 a 20 - Festival Psycho Carnival  
Dia 18 - Desfile das Escolas de Samba
Março 
De 2 a 3 - 18º Salão Paranaense de Turismo
Dia 11 - 11ª Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher 
De 27 de março a 8 de abril - Festival de Curitiba
Data a confirmar - programação e passeio ciclístico do aniversário de Curitiba,  Emporio Batel Soho e Country Festival
Abril
De 24 de março a 7 de abril - Feira Especial de Páscoa
Dia 6 - Paixão de Cristo
Data a confirmar - Hana Matsuri - Nikkei Brasil 
 
Maio
Dias 18 e 19 - Lupaluna Fest 2012 
De 29 de maio a 4 de junho - Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba
Data a confirmar - Mia Cara Curitiba, Festival Infantil de Corridas de Rua, Brasil Sabor
Junho 
De 1 de junho a 11 de julho - 19ª Casa Cor Paraná 2012
De 9 de junho a 8 de julho - Feira Especial de Inverno
Data a confirmar - Imin Matsuri – Festival da Imigração Japonesa de Curitiba e  10º Festival Internacional de Hip hop
Julho 
De 6 a 8 - 30ª Festa do Frango, Polenta e Vinho
De 14 a 28 - 19º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos do Paraná 
Dia 22 - WTCC - Campeonato Mundial Categoria Turismo 
Data a confirmar - Emporio Batel Soho
Agosto
De 3 a 12 - Feiarte - 33ª Feira Internacional de Artesanato
Setembro  
De 22 de setembro a 12 de outubro - Feira Especial da Primavera e da Criança
 
Outubro
De 8 a 21 - Restaurant Week
 
Novembro
Dia 18 - Maratona Caixa de Curitiba
De 1 de novembro a 2 de dezembro - Bar em Bar 
Data a confirmar - 7ª  Vento Sul  Bienal De Curitiba, "Além Da Crise" Bienal Internacional De Arte Contemporânea, 15º Parada LGBT, Gibicom 2012, Corrente Cultural, Virada Cultural e Emporio Batel Soho
Dezembro
Data a confirmar - programação de Natal

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pessoa com deficiência: Comissão estuda ampliação do transporte especial


principal
A recém-criada Comissão para a Ampliação do Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) fez a primeira reunião de trabalho nesta quarta-feira (25). Participaram representantes da Vice-Governadoria do Estado e das secretarias municipal e estadual da Educação.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz, que coordena a comissão, apresentou na reunião os principais tópicos que serão estudados pelo grupo.
Foi tratada na reunião a ampliação do transporte especial e a implantação de novas unidades de escolas especiais nas áreas de expansão de Curitiba.
"Curitiba é modelo em transporte para o Brasil, não poderia ser diferente no atendimento a pessoas com deficiência, principalmente a crianças em idade escolar”, disse Irajá.
O Sites atende 2.429 alunos, matriculados em 36 escolas. Deste total de alunos, 1.111 se deslocam via terminal, enquanto outros 1.318 usam as chamadas linhas diretas do Sites, seguindo diretamente do bairro à escola.
Atualmente o Sites está integrado ao terminal Ângelo Antonio Dalegrave, que serve exclusivamente o transporte escolar especial. São 21 linhas que passam pelo terminal e outras 30 que fazem o percurso direto até as escolas.
A comissão para ampliação do Sites estudará a criação de mais um terminal exclusivo para aumentar a capacidade de atendimento às pessoas com deficiência de Curitiba.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Luciano Ducci destaca parcerias com Governo do Estado



principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
O prefeito Luciano Ducci participou nesta quarta-feira (25) da reabertura do Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, que foi revitalizada. Luciano Ducci ressaltou a importância da ocasião para a história do Paraná e a continuidade das parcerias entre a Prefeitura e o Governo do Estado. O governador Beto Richa abriu a solenidade no Centro Cívico.
"Os curitibanos estavam ansiosos por esse momento", disse o prefeito. "Este é um espaço democrático de toda a população e onde daremos continuidade às parcerias que têm melhorado a vida dos curitibanos e dos paranaenses", afirmou, ao lado da presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci.
 
O governador Beto Richa destacou o avanço de Curitiba na erradicação da pobreza. Nos últimos seis anos, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, a cidade reduziu a pobreza em 60%. "Temos que comemorar, pois uma administração não se justifica se não diminuir as desigualdades sociais", afirmou.
 
Richa também afirmou que pediu a realização de uma cerimônia sem pompas para marcar a reabertura do Palácio Iguaçu. "A inauguração com festividades aconteceu há dois anos e a única coisa que pedi para hoje é que eu pudesse entrar no Palácio com simplicidade e com economia para os cofres públicos", disse. 
 
"É uma alegria reabrir o Palácio para todos os paranaenses na condição de governador. Eu me lembro com emoção das vezes que estive aqui ainda criança ao lado do meu pai, José Richa".
 
Depois da solenidade, o governador Beto Richa assinou o primeiro ato no Palácio Iguaçu, o decreto para a nomeação de 9.516 professores concursados para as escolas públicas estaduais.
 
Convidados - Deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais e prefeitos de municípios do interior do Estado acompanharam a abertura. Com a conclusão das obras serão instalados no prédio os gabinetes do governador e do vice-governador, Flávio Arns, a Casa Civil, a Casa Militar e parte da Secretaria de Comunicação Social. 
 
O Palácio Iguaçu foi construído durante a gestão de Bento Munhoz da Rocha Neto (1951/1955) e inaugurado pelo então presidente João Café Filho, no dia 19 de dezembro de 1954, nas comemorações do primeiro centenário da emancipação política do Paraná.
 Caetano Munhoz da Rocha Neto, filho de Bento Munhoz da Rocha Neto, acompanhou a solenidade ao lado da esposa, Gilda. "É sempre uma emoção voltar a este lugar, símbolo da democracia", disse Caetano. O ex-prefeito de Curitiba Ivo Arzua, um dos engenheiros que trabalhou na construção do prédio, também participou.
Obras - As obras de recuperação do Palácio Iguaçu foram realizadas em duas etapas, a primeira no governo passado, com aporte de R$ 23 milhões, para reformas e revitalização dos salões e peças artísticas. Na segunda etapa, promovida pela atual gestão, foram investidos mais R$ 9 milhões em obras de acabamento.
Em 2011, foram executados serviços de alvenaria, instalação da rede elétrica e hidráulica, além da colocação de divisórias e lustres. Na parte externa do edifício foram recuperados os acessos viários, o estacionamento e a jardinagem. Por fim, o governo estadual mobiliou todas as salas e departamentos do Palácio Iguaçu, com mesas, cadeiras e computadores.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Passe escolar: Urbs inicia cadastro dia 30, nas Regionais


Atendimento aos estudantes a partir de segunda -feira 


principal
A Urbs iniciará na segunda-feira (30) o atendimento descentralizado a estudantes interessados em obter o passe escolar, que dá desconto de 50% na tarifa do transporte coletivo.
Até o dia 31 de março os estudantes poderão fazer o cadastramento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade e na sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
O atendimento pode ser agendado pela internet, com preenchimento do cadastro, agilizando o atendimento. Para isso basta acesso o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) procurando por Passe Escolar, onde estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.
O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em unidades de ensino regular fundamental, médio e superior residentes em Curitiba, que morem a mais de 1.200 metros da escola.
A renda da família deve ser de até três salários mínimos no caso de um filho; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.
Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia, exclusivamente no transporte coletivo urbano.
Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, contados da data da última aquisição.
O cadastro é feito com preenchimento de formulário fornecido pela Urbs que pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais e, no caso de menor de idade, por pais ou responsáveis.
Documentação exigida
Para o cadastramento, deve ser apresentada declaração de matrícula original da escola onde o aluno estuda, contendo o grau e a série de ensino. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.
São exigidos também CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável. É preciso apresentar os documentos originais e entregar uma cópia dos mesmos.
Também é necessário levar comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água) e comprovantes de rendimento familiar atualizado.
O rendimento pode ser comprovado com carteira de trabalho, contracheque ou declaração do empregador com firma reconhecida em que conste a remuneração.
No caso de autônomos, uma declaração assinada pelo aluno ou responsável, com duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. A declaração deve conter a remuneração total.
Deve ser apresentada carteira de trabalho comprovando que não há registro de trabalho. No caso de pensão, é preciso apresentar também documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.
Se necessário, a Urbs poderá solicitar para análise da renda familiar, a declaração de imposto de renda dos pais ou responsável legal do aluno beneficiado, ou dele próprio quando for o caso.
Números
De janeiro a dezembro de 2011, a Urbs renovou 12.281 cadastros e aprovou 7.416 cadastros novos,  totalizando 19.696 estudantes beneficiados.
Por faixa salarial, foram expedidos passes escolares para 17.405 alunos de famílias com até um salário mínimo; 1.946 alunos de famílias com renda até quatro salários mínimos e 346 com renda até cinco salários mínimos.
Serviço
Passe Escolar
Atendimento descentralizado -  de 31 de janeiro a 31 de março atendimento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade, além da sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela internet: www.urbs.curitiba.pr.gov.br,clicando em Passe Escolar.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marcello Richa anuncia o PASE, esporte para jovens

Crianças e adolescentes de 6 a 17 anos podem se inscrever para participar das atividades esportivas desenvolvidas pelo Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE), coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer. As atividades são desenvolvidas nos 24 Centros de Esporte e Lazer localizados nas nove regionais administrativas da Prefeitura.
“O PASE é uma oportunidade gratuita para os jovens praticarem os esportes que gostam perto de suas casas. A programação das atividades visa desenvolver as habilidades pessoais, físicas e sociais dos participantes, estimulando o companheirismo e a disseminação de valores éticos e cidadãos”, disse o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Atualmente o PASE oferece atividades nas modalidades de atletismo; basquete; futebol de areia; futebol de campo; futsal; handebol, vôlei e tênis, a grande novidade deste ano, em todas as regionais administrativas. Alguns Centros de Esporte e Lazer oferecem atividades diferenciadas, como skate, escalada, ginástica artística, badminton e natação.
“Buscamos expandir o número de modalidades para contemplar um público maior e não ficar restrito aos mesmos esportes. Para este ano conseguimos levar o tênis de campo para todas as nove regionais e fortalecemos as atividades de skate e badminton”, disse o diretor de Incentivo aoEsporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr.
A inscrição para participar das atividades do PASE pode ser feita no Centro de Esporte e Lazer mais próximo de sua residência. Para realizar a inscrição é necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou o RG dos pais e da criança/adolescente; apresentar comprovante de matrícula do jovem na escola e preencher a ficha de inscrição.
Crianças e adolescentes que se destacam nas atividades sistemáticas desenvolvidas no PASE podem ser encaminhadas para treinos específicos para aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é criar oportunidades para que elas possam desenvolver suas habilidades em níveis mais competitivos até alcançarem o esporte de rendimento.
Para complementar as aulas sistemáticas e estimular a participação dos jovens, o PASE também promove os Jogos da Cidade, competição esportiva entre os alunos das nove regionais administrativas. Para este ano, cada regional receberá um uniforme para participar da competição, que acontece em três etapas ao longo do ano: PASE Respeito; PASE Amizade e PASE Excelência.
Comunidade Escola - Este ano também serão desenvolvidas atividades do PASE nos finais de semana, em escolas conveniadas ao programa Comunidade Escola. O objetivo é despertar o interesse das crianças e adolescentes a prática esportiva desde cedo, bem como oferecer para a comunidade uma opção de atividade física no final de semana.
“O Comunidade Escola expande ainda mais o alcance das ações dentro da comunidade, facilitando o acesso da população e permitindo a exploração de diversos esportes em espaços alternativos adaptados”, disse Marcello Richa.
Outra novidade para 2012 é a parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude e a Secretaria Municipal de Educação para a realização do PASE Educação. A ação irá promover atividades esportivas continuadas em período de contraturno nas quartas-feiras, no dia de permanência dos professores de educação física nas unidades de ensino. Ainda serão definidas as escolas que começarão o projeto piloto do PASE Educação.
PASE Entidades – Criado para fortalecer e contribui na estruturação dos serviços ofertados por entidades sociais desenvolvam atividades esportivas para crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos, o PASE Entidades faz o repasse de materiais esportivos e promove torneios e festivais esportivos que visam a integração e convívio social dos participantes do programa.
Em 2011, o PASE atendeu a cerca de 7.234 crianças e adolescentes com atividades esportivas e torneios desenvolvidos nos 24 Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura e entidades conveniadas com o programa. Em 2011 a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude intensificou os esforço de divulgação do PASE, que resultou na adesão de mais 26 entidades, totalizando 40 entidades conveniadas no programa.
Mais informações sobre o Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE) podem ser obtidas no departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude por meio do telefone 3350-3760.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Beto Richa faz balanço das ações do primeiro ano de governo





O governador Beto Richa concedeu neste  mes uma série de entrevistas para emissoras estaduais de televisão e rádio para falar sobre ações realizadas no primeiro ano de gestão e projetos para 2012. Um dos principais temas abordados pela imprensa foi a segurança pública, que segundo as pesquisas é a maior preocupação dos paranaenses.

Ao avaliar a situação, Richa disse que a falta de investimentos nos últimos anos gerou índices de violência muito altos. Para alterar o quadro, o governador lembrou o lançamento do programa Paraná Seguro, que prevê a contratação de 10.200 policiais civis e militares e bombeiros, a instalação de módulos policiais, 95 delegacias e aquisição de viaturas equipadas com tecnologia embarcada.
No ano passado, Richa autorizou a contratação de 2.695 policiais civis e militares e 500 bombeiros. Para 2012, o orçamento da segurança vai totalizar R$ 2,1 bilhões. “Estamos investindo fortemente em inteligência, em pessoal e equipamentos. Os números mostram que já houve redução nos índices de criminalidade”, afirmou.

Ainda na área de segurança, Richa reafirmou que neste ano serão instaladas as primeiras Unidades do Paraná Seguro (UPS), para atacar os pontos mais críticos na Região Metropolitana de Curitiba e outros grandes centros urbanos. “Vamos liberar esses territórios do crime e entregar de volta às pessoas de bem”, disse.

Richa também ratificou a prioridade que será dada para as áreas de saúde e educação neste ano. “Na saúde, vamos cumprir as exigências da emenda 29 sem precisar aumentar os impostos”, disse o governador. O orçamento da área foi acrescido em R$ 340 milhões para 2012. “Contratamos mais de mil profissionais de saúde no ano passado e iniciamos a estruturação de hospitais. Nosso propósito é prestar serviços de qualidade aos paranaenses”.

EDUCAÇÃO – Sobre os investimentos em educação e a equiparação salarial de professores, Richa ressaltou que o cumprimento do compromisso com o magistério está assegurado e elogiou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador e secretário Flávio Arns: “É um especialista nesta área e já percorreu todas as regiões do estado, promovendo encontros e reuniões com professores e comunidade para estabelecer o planejamento de ações”.

Richa lembrou que, em 2011, um dos grandes avanços do governo na educação foi a regularização da situação dos 35 mil professores que participaram do curso da Vizivali e há mais de oito anos aguardavam reconhecimento do diploma. “Também anunciamos R$ 126 milhões para ampliação, reforma e revitalização de muitas escolas estaduais, que estavam em situação bastante caótica. E queremos professores participando de cursos de aprimoramento e reciclagem, para que possam garantir um ensino de excelência para todos os alunos”, afirmou.

Outro avanço conquistado na área da educação foi o aumento dos recursos para o transporte escolar repassado às prefeituras, que passou de R$ 27 milhões para R$ 58 milhões. O governo também pagou avanços como promoções e progressões para professores, que estavam parados há três anos. “O primeiro ano foi para regularizar essas ações. Agora, com novo orçamento, teremos investimentos mais intensos”, disse Richa, lembrando que a área social terá total atenção do Estado.
I
NDUSTRIALIZAÇÃO – Outro tema debatido com jornalistas foi o retorno do processo de industrialização do Estado, que em um ano já atraiu R$ 9 bilhões em investimentos, que deverão gerar 50 mil empregos diretos e indiretos. Richa destacou que a criação do programa de incentivos Paraná Competitivo foi fundamental para a atração de empresas.

“É um instrumento inovador”, disse.
“Somado a isso, houve uma mudança de postura no governo”, reforçou o governador. Segundo ele, o diálogo, o respeito, a transparência, investimentos públicos em infraestrutura e geração de energia têm possibilitado os novos investimentos. “Estamos negociando com grupos nacionais e estrangeiros investimentos que chegam a R$ 15 bilhões”, disse Richa.

Ele também citou que a liberação de licenças para construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas vai estimular as economias de diversos municípios. “As obras vão gerar emprego em regiões carentes e mais energia para o Paraná. Muitas empresas estão confiando no novo governo, na segurança jurídica, neste ambiente favorável para negócios”, afirmou o governador.
I
NFRAESTRUTURA – Richa falou que os projetos de infraestrutura também passam pelo investimento público e pelo fortalecimento das empresas estatais. “A Copel e a Sanepar estão valorizadas e fortalecidas. As ações da Sanepar em bolsa se valorizaram em cerca de 60% no ano. É uma resposta do mercado ao novo modelo de gestão”, disse Richa.
Na infraestrutura, Richa disse que autorizou no final do ano passado a programa de obras de melhorias na malha rodoviária estadual que chegam a R$ 700 milhões. “Também retomamos a modernização dos portos paranaenses. Paranaguá e Antonina bateram recorde de movimentação em 2011”, destacou.

O governador também falou sobre o retorno do diálogo com as concessionárias de rodovias para acelerar obras previstas em contratos. Citou três exemplos de que o melhor caminho é a negociação: a duplicação na BR 277, no trecho Matelândia a Medianeira; a nova pista da mesma estrada em Campo Largo, para desafogar o tráfego na área urbana do município; e a construção do contorno de Mandaguari. “Esta obra de R$ 90 milhões não foi feita antes porque o Estado não cumpriu com a sua parte, que era investir R$ 5 milhões para desapropriar 47 imóveis”, esclareceu.

Richa lembrou que no ano passado autorizou uma obra de mais de R$ 100 milhões em Londrina, para a duplicação de aproximadamente 17 quilômetros da PR-445 que passa dentro do município. “Em valor, é uma das maiores obras que a cidade já recebeu”, explicou, ressaltando que está prevista a duplicação do trecho da PR-323, entre Maringá e Paiçandu. “Posteriormente vamos implantar terceiras faixas e acostamentos no trecho desta estrada que vai até a Umuarama”.

O governador pontuou que 2011 foi um ano de ajustes e que agora vai cobrar ainda mais resultados da equipe. “Fechamos o ano com economia de R$ 76 milhões no custeio da máquina, reorganizamos as finanças, retomamos o planejamento estratégico e agora vamos implantar novos programas do plano de governo”, disse ele.

DIÁLOGO – Nas entrevistas concedidas, Richa também foi questionado sobre a relação que mantém com o governo federal. “Tenho tido êxito no contato direto e pessoal com a presidente Dilma Rousseff e com os ministros”, afirmou o governador. Esta boa parceria, de acordo com ele, tem permitido colocar em andamento diversos projetos, em especial nas áreas de justiça e habitação.

O governador disse que também mantém uma boa relação com o funcionalismo público e que é sensível às demandas por aumentos salariais, avanços de carreira e gratificações. “As pressões são legítimas e sempre irão existir. As coisas vão se resolver com diálogo”, declarou.

Richa citou o exemplo dos policiais que estão sobrecarregados pela falta de estrutura e pedem a regulamentação da emenda à Constituição do Estado que concede subsídios à classe. “Nós vamos avançar até onde nosso passo alcançar. Tenho que ser responsável, para não comprometer as finanças do estado”, afirmou. “Peço um pouco mais de paciência aos policiais, porque no nosso governo eles serão respeitados e valorizados”.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Produtos de qualidade, baratos e na porta de casa

principal
Compras na porta de casa para famílias que mais precisam. Arroz, feijão, farinha e açúcar são alguns dos produtos que chegam sobre quatro rodas nas vilas de Curitiba no ônibus do Mercadão da Família.

São mais de 80 produtos, com preços até 30% mais baratos que dos mercados convencionais, para famílias com renda máxima de R$ 1.395,00 cadastradas pela Secretaria Municipal do Abastecimento.

O ônibus foi doado pela URBS e adaptado para se tornar um mercado itinerante. Ele transita duas vezes ao mês, por 22 pontos em toda a Curitiba levando alimentos e produtos higiene e limpeza.
Para ter direito à compra é simples. A família tem que comprovar renda e fazer uma carteirinha nas sedes do abastecimento de qualquer uma das nove administrações regionais.
“A carteirinha também permite que compras sejam feitas na rede de 32 Armazéns da Família da cidade”, afirma Daniel Vicente Bastos, gerente de vendas do Departamento de Abastecimento Social da Prefeitura.

Na porta - Para a zeladora aposentada, Ana Rosa da Silva Vieira (71), a vantagem, além dos preços mais baixos, é não ter que carregar sacolas pesadas por longas distâncias. “Se o ônibus não viesse até a esquina da minha casa, teria que andar bastante até o mercado mais próximo e não tenho mais idade para isto”, afirma.
A chilena Lídia Del Carme Ribeiro (69), que mora em Curitiba há 40 anos, parabeniza a Prefeitura de Curitiba pela iniciativa, - “no país que eu nasci isto não acontece. Eu amo Curitiba pelo carinho que ela cuida das famílias. Graças ao ônibus eu posso encher a dispensa, pois os produtos são muito mais baratos do que nos supermercados comuns”, conta.

O carinho com os clientes é notório entre os funcionários que cuidam do ônibus; um motorista, um caixa e uma coordenadora. O motorista Matias da Luz Pereira, se emociona ao falar sobre seu trabalho, - “é gratificante ver as pessoas sendo ajudadas. Como lidamos com um público geralmente da terceira idade, que não tem mais condições de caminhar até o local de compra, sempre que posso os ajudo a subir no ônibus e carregar suas sacolas.”
Dona Milta Moraes Batista da Silva (66) leva sempre um dos seus cinco netos para ajudar nas compras. Para ela, a qualidade dos produtos é o que vale a pena, - “apesar dos produtos serem mais baratos, eles não têm qualidade inferior. Aqui compro arroz, feijão, macarrão com a mesma qualidade dos mercados mais caros. Meus netos sempre vêm me ajudar, o que é bom, pois desde cedo eles aprendem o valor das coisas.”