sábado, 26 de novembro de 2011

Casamento Comunitário realiza sonhos de 87 casais


principal

Neste sábado


Os preparativos para a festa de casamento na casa da família De Paula, no Pilarzinho, já estão prontos. Motivo para comemorar a família tem de sobra. Cinco dos De Paula se unirão oficialmente neste sábado (26), no casamento civil comunitário realizado pelo programa Justiça no Bairro, uma parceria da Prefeitura de Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS) e Sesc.

Ao todo, 87 casais vão oficializar o casamento neste sábado. A cerimônia será às 18 horas, no Ginásio de Esportes Santa Rita, no Tatuquara. A união dos casais será oficializada pela desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa Justiça no Bairro.

A história dos De Paula começa com Ivonete Pereira de Paula, 43, e Arno Walter Hoffmann; eles se conhecem desde a infância, e segundo Arno, não podiam se cruzar pelas ruas do bairro que saía briga. Ele conta que ela jogava pedras no seu cavalo de estimação. No fundo, “coisa de gente apaixonada que faz de tudo pra chamar atenção”, afirma Ivonete, sorridente.
O casal está junto há 26 anos, tem 3 filhas, mas até hoje não sobrava dinheiro no final do mês na casa sustentada por Arno, que é pedreiro, e de Ivonete, que é doméstica, para que a união fosse legalizada. “Decidimos pelo casamento comunitário porque é de graça. Se fosse de outra maneira teríamos que economizar por algum tempo”, afirma Arno.
A filha do casal, Dayane de Paula Hoffmann (26), que é dona de casa, vai se casar com o gerente de faturamento Luiz Roberto Kopcinski (31). Eles estão juntos graças à armação de alguns tios que quiseram que os dois se conhecessem e os convidaram para uma janta. No cardápio, buchada. Por coincidência, um prato que eles gostam muito.
Pois é, a tal buchada rendeu muitas louças na cozinha. “Eu o convidei para ir lavar louça comigo, a gente se beijou e desde então estamos juntos. Já são 5 anos e agora, enfim, vamos poder oficializar”, afirma Dayane, enquanto segura com força a mão do futuro marido.
Dayane, aliás, foi a primeira a receber o convite de seus pais para se unirem no casamento comunitário. A partir daí, convidou os outros três casais e procurou a FAS para inscrever o pessoal. “Eram as últimas vagas, dei um jeito de encaixar toda a família”, conta.
Silviana Artigas de Paula (31), que é irmã de Ivonete, se casará com o vigilante Ernani Hanig (32). Eles estão juntos desde o carnaval de 1997, quando nos embalos de um baile na Sociedade Primavera, no Pilarzinho, trocaram os primeiros olhares. Ele se ofereceu para amarrar o cadarço do sapato dela - e a encantou.
Já são 14 anos juntos. Em 2008, casaram-se no religioso, mas segundo Ernani “o certo é casar no civil antes da igreja, mas infelizmente não pudemos. Agora com o casamento comunitário, promovido pela Prefeitura, vamos realizar esse sonho”.
O outro irmão de Ivonete, Délcio Pereira de Paula (34), é vigilante e se casará com a dona de casa Andressa Moreira Levandoski (31). Eles estão juntos há 3 anos. Ela o “fisgou pela barriga” - prepara com carinho a comida do futuro marido todos os dias, ele diz que ela faz um empadão como ninguém.
Conheceram-se como vendedores numa loja de sapatos e foi amor à primeira vista: entre tênis e salto alto trocaram o telefone. Hoje, criam os 3 filhos do primeiro casamento de Andressa numa casa quase pronta – “só falta a parte externa, estou ansiosa para casar e ver tudo arrumado”, afirma.
Para o casamento, Andressa fez questão de comprar um vestido florido – “Decidi que queria uma roupa com flores. E ainda tem o buquê, vai ser lindo”, conta. Os 87 buquês das noivas são oferecidos pelo Sesc.
Para a beleza das noivas, alunos voluntários do Liceu de Ofícios Bairro Novo farão a maquiagem e manicure. O penteado ficará por conta do Senac.
“Eu acho muito bacana a Prefeitura organizar e oferecer ajuda na arrumação das mulheres. Essas coisas são caras, eles darão tudo”, afirma Luiz Roberto, noivo de Dayane.
Ismael Pereira de Paula (40), também irmão de Ivonete, Délcio e Silviana, ficou tímido e preferiu ficar em casa com a futura esposa Adriana de Fátima Custódio (35). Mas segundo seus irmãos, não faltará o grande churrasco que farão para comemorar a união matrimonial de tantos membros da família.
Já está quase tudo pronto para festa depois do casamento. Segundo Arno, “o que faltar os amigos vão trazendo. Mas com toda certeza teremos um dia muito bonito com casamento, cervejinha, churrasco e que durará até as 6 da manhã de domingo”.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prefeito Ducci anuncia linha de crédito especial para pequeno empreendedor

principal
O prefeito Luciano Ducci anunciou na noite da quarta-feira (23), durante a formatura de 1.600 alunos do programa Bom Negócio, uma linha de crédito especial para pequenos empreendedores, a juros menores e sem burocracia, em uma parceria com o governo do Estado. O financiamento estará disponível a partir de fevereiro de 2012.
"A partir de fevereiro do ano que vem, o pequeno empreendedores poderá solicitar o financiamento nas Ruas da Cidadania, com toda facilidade, e com esse novo crédito ampliar seu negócio, investir em marketing, modernizar a atividade", afirmou o prefeito.
Luciano Ducci parabenizou os formandos do Bom Negócio, lembrando que por anda na cidade encontra comerciantes e pequenos empresários capacitados pelo programa. "Todos crescendo, ampliando seu negócio, gerando renda e emprego", disse. "E quero continuar encontrando vocês nos bairros, me contando histórias de sucesso".
A formatura reuniu 2.800 pessoas, no Restaurante Madalosso. O prefeito Luciano Ducci lembrou as primeiras capacitações do Bom Negócio, em 2005, e mostrou como o programa cresceu, formando até agora 12 mil empreendedores.
"Temos a certeza de que esse programa vem melhorando a vida de muitasfamílias e gerando emprego por toda a cidade", disse o prefeito. "Agora, por convênio com o governo do Estado, o governador Beto Richa levará o programa ao Paraná inteiro", acrescentou.
O orador da turma de formandos, o pequeno empreendedor Emerson Figueira Novaes, agradeceu a Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento, que coordena o Bom Negócio pela oportunidade de participar do programa e de mudar de vida, a partir dos conhecimentos adquiridos nas capacitações.
"Temos as ferramentas para nos aperfeiçoarmos profissionalmente, fornecidas pela Prefeitura. Agora não podemos parar por aqui, por nosso grande desafio vem agora, que é colocar em prática o que aprendemos, começando uma nova etapa em nossa vidas", afirmou Emerson.
Sheila Rosana Santos, uma das formandas, tem um ateliê de costura, que funcionava na informalidade. "Com o Bom Negócio, aprendi muito. O programa me deu um gás, uma energia nova para mudar o curso do meu negócio, tudo isso em um mês. É uma experiência que vou levar para a vida toda", contou. "A Prefeitura e a Agência Curitiba estão de parabéns por esse trabalho.
Participaram da formatura do Bom Negócio o secretário estadual da Fazenda, Luiz Carlos Hauly e o presidente da Agência de Fomento do Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho. Também o presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo, o presidente do Grupo Spei, Ailton Dorl, o presidente da Faciap, Ardisson Ackel, o gerente regional Centro-Sul do Sebrae, José Castelo Campos, instituições parceiras do programa.
Estavam presentes também os vereadores João do Suco, líder do governo na Câmara Municipal, Jair Cesar, Serginho do Posto, Professor Galdino, Tico Kuzma e Juliano Borghetti e os administradores das Regionais Boa Vista, Janaína Gehr, do Pinheirinho, Fernando Janz, da Matriz, Luiz Hayakawa, do Portão, Gilberto Bedin, do Cajuru, Maria Izabel de Paula, da CIC, José Dirceu de Matos, e de Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl.
Resultados - O Bom Negócio oferece cursos de capacitação gratuitos a micro e pequenos empreendedores, formais ou não, que recebem conhecimentos teóricos e práticos em cinco módulos - Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
"O Bom Negócio é um dos grandes programas de sucesso da Prefeitura. O programa leva a empreendedores conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros", diz o prefeito Luciano Ducci.
Em 6 anos de atividades, as capacitações do Bom Negócio em todas as Regionais da Prefeitura já certificaram 12 mil empreendedores. "O Bom Negócio é uma estratégia para o desenvolvimento econômico local da cidade", diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo. A Agência coordena o programa.
O programa tem a duração de 23 dias e as aulas são ministradas no período noturno (19 às 22hs), nos bairros e prioritariamente em escolas municipais. A divulgação é efetuada de “porta em porta”, onde os divulgadores visitam os estabelecimentos comerciais e convidam a comunidade para participar do Programa. Mais de 87 mil estabelecimentos já foram visitados.
O programa é gratuito, mas os participantes são incentivados a doar alimentos no momento da inscrição. Até outubro de 2011, o Bom Negócio arrecadou 103,4 toneladas de alimentos que foram doadas a 491 instituições escolhidas pelos próprios empreendedores, sempre na região onde moram.
O Bom Negócio também incentiva o associativismo. Desde abril de 2005, o programa ajudou na formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. Pesquisas mostram que o programa tem 93% de satisfação dos participantes.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Curitiba pronta para receber 82 mil turistas no Natal


principalO setor turístico deverá ter movimento 12% maior durante a programação do Natal. A estimativa do Instituto Municipal de Turismo é que 82 mil visitantes - 9 mil a mais que em 2010 - venham à cidade para ver os espetáculos da época, especialmente a Galeria de Luz, que será acesa pela Prefeitura na rua XV de Novembro, a partir do dia 1.
"É uma época marcante, que gera fluxo de turistas à cidade”, diz o prefeito Luciano Ducci. "Por isso, programamos cada vez mais atrações para surpreender os visitantes e também os moradores, que neste ano têm motivos para comemorar e para ter orgulho de Curitiba".
Os 82 mil turistas esperados deverão deixar na cidade cerca de R$ 79 milhões, um crescimento de 11,2% em relação ao Natal de 2010, que movimentou R$ 71 milhões.
A maioria dos visitantes que vem à cidade por causa da programação de Natal é do interior do Estado (35%), seguido por moradores de São Paulo (20%) e de Santa Catarina (16%).
Atrações - a partir da primeira semana de dezembro, turistas e moradores da cidade verão a Galeria de Luz, que iluminará parte do calçadão da rua 15 de Novembro, no Centro.
A galeria, criada pelo grupo italiano Studio Festi, será acesa no dia 1 de dezembro, às 20h, e é formada por uma sucessão de arcos, em perspectiva, feitos com milhares de pequenas lâmpadas coloridas.
A Galeria será acesa com um emocionante espetáculo chamado Desfile de Luz. Bailarinos e malabaristas passarão por baixo dos arcos luminosos e, em meio ao público, apresentarão várias coreografias com o tema fogo. Além da quinta-feira (1) de abertura do evento, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (2), às 21h30, e no sábado (3), às 21h30.
Nas demais semanas, até 23 de dezembro, as apresentações serão de terça a quinta-feira, às 20h15, e às sextas-feiras, às 21h30. Nos dias em que não houver espetáculo, a Galeria de Luz também será acesa e terá uma sonorização especial.
Mais destaques - Além da Galeria de Luz, os curitibanos e visitantes poderão acompanhar o tradicional espetáculo do Palácio Avenida, que começará na sexta-feira (25). Nas janelas do Palácio Avenida, haverá apresentação do coral do HSBC, formado por 160 crianças de instituições sociais.
Outra atração é o Natal de Neve, espetáculo de som e luzes no Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques. A praça será transformada em uma romântica paisagem para relembrar o dia em que nevou em Curitiba, em 1975.
A Fábrica de Brinquedos do Papai Noel funcionará de 2 a 23 de dezembro na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.
O circuito de Natal na região da rua XV de Novembro ficará completo com as feiras especiais, que ocupam as praças Osório e Santos Andrade, com enfeites natalinos e gastronomia típica de vários países, até 23 de novembro.
No Batel, a dica é admirar a Árvore Encantada do Hotel Radisson, a partir de 2 de dezembro. A árvore será iluminada por mais de 50 mil lâmpadas. No local, um coral de crianças e adolescentes interpretará canções natalinas.
A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.

Bom Negócio forma mais 1.600 empreendedores


principal
Na noite desta quarta-feira (23) Curitiba premia 1600 novos empreendedores com a entrega, pelo prefeito Luciano Ducci, de certificados de conclusão de cursos aos alunos do programa Bom Negócio. O evento de formarura será no Restaurante Madalosso.
"O Bom Negócio é um dos grandes programas de sucesso da Prefeitura. O programa leva a empreendedores conhecimentos e qualificação, o que tem proporcionado resultados importantes para o desenvolvimento da cidade, com a geração de empregos e aumento da renda da população nos bairros", diz o prefeito Luciano Ducci.
O sucesso do Bom Negócio deu a Luciano Ducci o prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo Sebrae. O prêmio foi entregue no início deste mês, durante a Convenção da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em Foz do Iguaçu. Na convenção, Luciano Ducci e o governador Beto Richa assinaram um termo de cooperação pelo qual o governo do Estado lança o Bom Negócio Paraná.
 
Em 6 anos de atividades, as capacitações do Bom Negócio em todas as Regionais da Prefeitura já certificaram 12 mil empreendedores. "O Bom Negócio é uma estratégia para o desenvolvimento econômico local da cidade", diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gilberto Camargo. A Agência coordena o programa.
O Bom Negócio oferece cursos de capacitação gratuitos a micro e pequenos empreendedores, formais ou não, que recebem conhecimentos teóricos e práticos em cinco módulos - Gestão de Negócios, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas e Gestão Estratégica.
O programa tem a duração de 23 dias e as aulas são ministradas no período noturno (19 às 22hs), nos bairros e prioritariamente em escolas municipais. A divulgação é efetuada de “porta em porta”, onde os divulgadores visitam os estabelecimentos comerciais e convidam a comunidade para participar do Programa. Mais de 87 mil estabelecimentos já foram visitados.
O programa é gratuito, mas os participantes são incentivados a doar alimentos no momento da inscrição. Até outubro de 2011, o Bom Negócio arrecadou 103,4 toneladas de alimentos que foram doadas a 491 instituições escolhidas pelos próprios empreendedores, sempre na região onde moram.
O Bom Negócio também incentiva o associativismo. Desde abril de 2005, o programa ajudou na formação de 347 redes de negócios, formando 14 associações comerciais de bairros. Pesquisas mostram que o programa tem 93% de satisfação dos participantes.
SAIBA MAIS
O Programa Bom Negócio iniciou em Abril de 2005, no Jardim Gabineto, Xaxim e Bairro Alto, onde foram certificados, na oportunidade, 82 empreendedores. Até o momento já percorreu 396 microrregiões da cidade de Curitiba em 65 bairros, certificando 12.171 empreendedores.
Em 2009, o Bom Negócio foi implantado na cidade de Araucária, por intermédio de uma parceria entre os municípios, e já qualificou mais 503 empreendedores. Somente em 2011 esteve em 41 bairros e capacitou 1.602 empreendedores.
Resultados:
1. Mais de 12 mil empreendedores certificados em Curitiba;
2. 396 microrregiões atendidas em 65 bairros da cidade
3. Mais de 500 empreendedores certificados em Araucária;
4. 35% dos participantes (1/3 daqueles que foram certificados) apresentaram aumento significativo de faturamento;
5. 56% investiram em seus negócios, após a participação no Programa – investimentos em infra-estrutura, aquisição de máquinas e equipamentos, investimento em TI e em capacitação de pessoal;
6. Mais de 3500 empregos diretos gerados nas empresas participantes do Programa;
7. 14 associações comerciais de bairro foram criadas com estímulo do programa.
 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fernanda Richa participa de evento no Rio Grande do Sul


A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participa nesta quinta-feira (24), em Canoas (RS), do encontro de gestores de assistência social. Ela representará o Paraná no encontro promovido pelo Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (Congemas).
O evento reunirá representantes municipais e estaduais da região Sul do país para debater questões relacionadas à implementação do plano Brasil Sem Miséria, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além do debate sobre a pactuação do plano, os participantes também discutirão os caminhos intersetoriais para a consolidação do Suas (Sistema Único de Assistência Social).
O encontro em Canoas, promovido pelo Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), integra as mobilizações preparatórias ao evento nacional do colegiado, previsto para março de 2012. Em novembro já foram realizados encontros regionais no Centro-Oeste e Nordeste. No Sul, o evento é realizado pelos colegiados estaduais dos Gestores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Em 2010, Fernanda Richa deixou a presidência do Colegiado de Gestores Municipais, entidade responsável pela instância de formulação e pactuação da política de assistência social no âmbito estadual. No período que presidiu o Congemas, Fernanda passou a promover reuniões descentralizadas, com o objetivo de disseminar informações, conhecer as necessidades e experiências de cada região e assim, sanar as dúvidas dos gestores, bem como estimular o debate e fortalecer a execução e implantação das políticas de assistência social em todo o estado.
“Quando assumimos, descentralizamos a gestão, fomos até os municípios e sentimos as necessidades das cidades. Ampliamos o Congemas e espero que ele tenha cada vez mais força”, disse Fernanda Richa, que presidiu a entidade de 2005 a 2010.

Barigui vira centro de debate de políticas ambientais para América Latina


principal
O Salão de Atos do Parque Barigui é o centro das discussões sobre o meio ambiente da América Latina. Desde segunda-feira (21) até esta quarta-feira (23), o local recebe o encontro da Rede de Autoridades Ambientes para a América Latina e Caribe. O presidente da Rede é o prefeito Luciano Ducci.
“Curitiba é nesta semana o centro de debates em torno da sustentabilidade ambiental, tema de grande relevância que estará em discussão na Rio + 20, no ano que vem. Temos aqui uma excelente oportunidade de trocar experiências sobre a relevância de ações ambientais urbanas”, disse o prefeito Luciano Ducci.
O prefeito curitibano foi eleito presidente da Rede de Autoridades para Gestão Ambiental em Cidades da América Latina e Caribe, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, realizada na  Cidade do México, em novembro do ano passado.
Na abertura do evento, o professor, escritor e construtor de São Paulo Augusto de Franco fez palestra sobre o papel das redes na construção de sociedades sustentáveis. A programação do seminário segue durante toda esta terça-feira (22) e será finalizada na quarta. (Veja a programação completa abaixo).
Participam do encontro gestores ligados à administração pública de cidades como Bogotá (Colômbia), Cidade do México, Quito (Equador), San José (Costa Rica), Buenos Aires e Santa Fé (Argentina), Santiago (Chile), entre outras. Gestores de cidades da Região Metropolitana de Curitiba também participam do evento.
Sociedades sustentáveis - A pauta principal do seminário é sobre "O papel das redes na construção de sociedades sustentáveis”. Também são discutidos temas prévios para a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) Rio +20, que acontecerá em 2012 e celebra os 20 anos da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, que aconteceu no Rio em 1992. "No encerramento das atividades será feito um documento da Rede para ser apresentado na Rio +20", explicou a secretaria municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.
Martha Perdomo, representante da Rede de Autoridades para Gestão Ambiental em Cidades da América Latina e Caribe de Bogotá, Colômbia, explicou que a Rede existe há 10 anos e esse seminário é realizado uma vez por ano. "Aqui vamos fazer um balanço desses 10 anos e uma prévia do que será discutido na Rio +20. Curitiba é um exemplo para toda a América Latina como planejamento urbano e sustentabilidade ambiental", explicou.
Programação:
22/11/2011 - Terça Feira
8h30 às 10h
 - Palestra – Fábio Feldmann
Mudanças Climáticas: Programas e soluções
10h15 às 11h45 - Programas e soluções - “Mudanças Climáticas”
Apresentações de experiências
  Cidade do México
  Cidade de Quito
11h45 às 12h30 - Trabalhos em grupos - “ Fóruns locais de mudanças climáticas”
Temática básica do diálogo:
- Perda da biodiversidade
- REDAALC – Articulação dos fóruns de mudanças climáticas
- Planos de vulnerabilidade e medidas mitigatórias.
14h30 às 16h - Programas e soluções – “ Biodiversidade Urbana”
Apresentações de experiências
Cidade de Bogotá e Cidade de Curitiba
16h30 às 17h30 - Trabalhos em grupos – Educação Ambiental e os indicadores para a conservação da biodiversidade urbana”.
- Educação Ambiental para a conservação da biodiversidade urbana
- Bioindicadores
- Áreas protegidas
18h30 às 19h – Plenária de encerramento com apresentações das propostas do encontro
23/11/2011 Quarta Feira
8h30 às 12h - Assembléia da Rede de Autoridades Ambientais para a América Latina e Caribe

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Agenda de eventos esportivos da semana


Esporte e Lazer



Programação organizada pela 
Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba 
para o período de 
 
22 a 28 de novembro 

Evento: Olimpíadas Escolares - Handebol
Data: até 01/12
Horário: diversos
Local: diversos
Responsável: Bruno Boschilia – Departamento de Esporte
Evento: Pique Nique da 3ª Idade
Data: 22/11 - terça
Largada: 14h 
Local: Parque Bacacheri 
Endereço: Rua Paulo Naldony, s/nº - Bacacheri
Responsável: Eduardo Galeb – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Pedala Curitiba
Data: 22/11 - terça
Largada: 20h15min 
Local: Praça Garibaldi
Endereço: Rua Doutor Keller’s – s/nº
Responsável: Sergio Carvalho – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Brincadeira Tem Hora
Data: 23/11 – quarta-feira
Horário: 9h às 11h
Local:  Resgate Social
Endereço:  Rua Conselheiro Laurindo, n° 973
Responsável: Darlan – NRELJ Matriz
Evento: Brincadeira Tem Hora para Família Curitibana
Data: 26/11 – sábado
Horário: 14h às 17h
Local:  Praça Plínio Tourinho
Endereço: Rua Engenheiro Rebouças s/n – Jardim Botânico
Responsável: Diniz - NRELJ Matriz
Evento: Brincando na Rua XV
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h 
Local: Rua XV 
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 10 - Centro
Responsável: Débora Pedroso – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Jovem Curitibano
Data: 26/11 - sábado
Horário: 11h 
Local: Rua da Cidadania do Carmo
Endereço: Av. Marechal Floriano Peixoto, s/nº - Boqueirão
Responsável: Katia Antonio – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Copa Trieste
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h às 13h
Local: Trieste Stadium
Endereço: Rua Francisco Zardo, 790 – Santa Felicidade
Responsável: Bruno Boschilia – Departamento de Esporte
Evento: Torneio de Associações 
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h às 12h
Local: Praça Carlos Raul Elder
Endereço: Entre as Ruas Dr. José de Almeida Pimpão s/n e David Tows – Sítio Cercado
Responsável: Veridiana – NRELJ Bairro Novo
Evento: Torneio Futsal Feminino
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h às 12h 
Local: Colégio Inês Vicente Borocs
Endereço:  Ruas Ignes de L. Gomes de Macedo, s/nº - Fundos com a Rua David Tows – Sítio Cercado
Responsável: Veridiana: NRELJ Bairro Novo
Evento: Torneio de Volei 
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h às 12h 
Local: Praça Carlos Raul Elder
Endereço: Entre as Ruas Dr. José de Almeida Pimpão s/n e David Tows – Sítio Cercado
Responsável: Veridiana: - NRELJ Bairro Novo
Evento: Programa Esporte e Lazer Comunitário 
Data: 26/11 - sábado
Horário: 9h às 12h 
Local: Praça Carlos Raul Elder
Endereço:  Entre as Ruas Dr. José de Almeida Pimpão s/n e David Tows – Sítio Cercado
Responsável: Veridiana - NRELJ Bairro Novo
Evento: Campeonato Paranaense de Futebol de Pelada 
Data: 26/11 - sábado
Horário: 14h
Local: CEL Peladeiro
Endereço: Rua Antônio Moreira Lopes, s/n - Cajuru
Responsável: Nelson Bientinez – Departamento de Esporte
Evento: PASE Respeito Basquete 96/97/98
Data: 26/11 - sábado
Horário: 8h
Local: CEL RC do Boa Vista
Endereço: Av. Paraná, 3600 – Boa Vista
Responsável: Claudio Weiss – Departamento de Esporte
Evento: Família Curitibana 
Data: 26/11 - sábado
Horário: 14h às 17h 
Local: Associação de Moradores Butiatuvinha.  
Endereço: Rua Jornalista Renato Ribas, 22.
Responsável: Monica Hayashi - NRELJ Santa Felicidade
Evento: Brincadeira tem hora – Família Curitibana
Data: 26/11 - sábado  
Horário: 13h -17h 
Local:   CRAS Laguna
Endereço: Rua Jovenilson Américo de Oliveira, Quadra 11 Lote 20      
Responsável: Mauro - NRELJ Pinheirinho
Evento: Festival de Ginástica Artística 
Data: 26/11 - sábado
Horário: a partir das 9h
Local: Quadra da Rua da Cidadania da Fazendinha
Endereço: Rua Carlos Klemtz, 1700 (ao lado do terminal)                  
Responsável: Sandra de Lima – NRELJ Portão
Evento: Brincadeira Tem Hora  Família Curitibana
Data: 26/11 - sábado
Horário: 14h às 17h
Local:  Cancha da Vila Nápolis
Endereço: Rua José Benedito Cotolengo, esquina com Paulino Teixeira de Freitas 
Responsável: Sandra de Lima – NRELJ Portão
Evento: Jovem Curitibano
Data: 26/11 - sábado   
Horário: 11h às 18h
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão – Praça do Carmo  
Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430
Responsável: Ivo Piovesan – NRELJ Boqueirão
Evento: Brincadeira Tem Hora – Família Curitibana
Data: 26/11 - Sábado
Horário: 14h
Local: CRAS Ouro Verde
Endereço: Rua Davi Augusto de Moraes,163 ( ao lado do armazém da família do Uberaba)
Responsável: Vanessa Navarro  – NRELJ Cajuru
Evento: Final Campeonato de futebol – Vila Camargo
Data: 27/11 - Domingo
Horário: 14h
Local: Campo Vila Camargo
Endereço: R Luiz França, s/n
Responsável: Marli – NRELJ Cajuru
Evento: CicloFaixa de Lazer
Data: 27/11 - domingo
Horário: 8h às 16h  
Local: Rua XV de Novembro/Rua Mariano Torres/Av. Marechal Deodoro/ Rua Emiliano Perneta/Rua Visconde de Nacar/Rua Andre de Barros
Responsável: Adilson Bassan – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Recreação nas Arcadas
Data: 27/11 - domingo
Horário: 9h 
Local: Praça João Cândido
Endereço: Rua Jaime Reis, s/nº - Alto São Francisco
Responsável: Débora Pedroso – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Jovem Curitibano
Data: 2711 - domingo
Horário: 14h 
Local: Parque Cambuí
Endereço: Rua Carlos Klemtz, s/nº - Fazendinha
Responsável: Katia Antonio – Departamento de Lazer e Atividade Física
Evento: Festival de Karatê - Comunidade Escola
Data: 27/11 - Domingo
Horário: 9h30min às 12h
Local: Praça Oswaldo Cruz
Endereço: Rua Brigadeiro Franco – s/nº - Centro
Responsável: Cleonice Minaif – Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social
Evento: Torneio Futebol de Campo Associações
Data: 27/11 - domingo
Horário: 9h às 18h
Local: Campo do Fortaleza.  
Endereço: R. Adari Fernando Visinoni;
Responsável: Monica Hayashi.- NRELJ Santa Felicidade
Evento: Campeonato Infantil de Corridas
Data: 27/11 - domingo
Horário: 9h
Local: Centro Politécnico - UFPR
Endereço: Rua Cel. Francisco Heráclito dos Santos, 210 – Jardim das Américas
Responsável: Luiz Batista – Departamento de Esporte
Evento: Copa Juventude de Futsal
Data: 28/11 - segunda
Horário: 19h
Local: Rua da Cidadania Santa Felicidade  
Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Responsável: Monica Hayashi - NRELJ Santa Felicidade
 

INFORMAÇÕES
Bairro Novo – 3564-5853 
Boa Vista – 3313-5644 
Boqueirão – 3313-5524 
Cajuru – 3361-2330 
CIC – 3212-1559 
Matriz – 3321-2707 
Pinheirinho – 3313-5428 
Portão – 3350-3980 
Santa Felicidade – 3374-5004 
Departamento de Esporte – 3350-3711 
Departamento de Lazer – 3350-3717 
Depto. de Incentivo ao Esporte e Promoção Social – 3350-3760 
 

Museu do Holocausto


Prefeito pede respeito e tolerância entre as pessoas



principalO prefeito Luciano Ducci pediu respeito ao próximo e tolerância no discurso de inauguração do primeiro Museu do Holocausto do Brasil, que aconteceu no final de semana passado (20) em Curitiba. Falando para lideranças judaicas, políticos e religiosos, o prefeito disse que o mundo não pode esquecer as atrocidades que aconteceram na 2ª Guerra Mundial. “Aqui, estará a maior lição de que a atrocidade do homem contra o homem jamais deve ser repetida, em tempo algum”, disse o prefeito. O governador Beto Richa participou do evento.

Para o prefeito, o Museu do Holocausto é mais uma contribuição valiosa da comunidade israelita para Curitiba. Após o discurso, o prefeito e o jovem Raphael Isfer Czerny acenderam uma das seis velas, que homenageavam os seis milhões de judeus mortos na 2º Guerra Mundial.

O novo espaço, idealizado pelo empresário Miguel Krigsner, traz parte das tragédias do período nazista e também massacres que aconteceram após a 2ª Guerra Mundial. “Este é um espaço para combater a intolerância religiosa, étnica e sexual. É um lugar para lembrar que somos todos iguais, em especial no Brasil, onde somos todos brasileiros”, disse Krigsner, presidente da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov.

Para o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottemberg, o museu é um espaço de defesa da humanidade. “O Brasil sempre aceitou e mostrou ser possível que brasileiros de diversas etnias e religiões vivam em harmonia”, disse. Para a ministra dos Diretos Humanos, Maria do Rosário Nunes, o novo espaço serve para que as pessoas fiquem alertas com governos totalitários. “Não podemos esquecer, porque esquecer é permitir que novas atrocidades possam ser cometidas”, disse.

O novo museu, que será aberto ao público em fevereiro, vai receber crianças de escolas e visitas monitoradas para contar este fato da história. O Museu do Holocausto de Curitiba mostra fotos, documentos, do período pré-guerra, além de informações entre os anos 1939 e 1945. Os visitantes também vão poder ver informações sobre a chegada das famílias judias ao Paraná. Tudo é interativo com terminais com computadores para a consulta digital de documentos e arquivos de áudio e vídeo.

Entre os objetos expostos peças históricas importantes, como um fragmento de Torá, cedida oficialmente pelo Yad Vashem, o Museu do Holocausto de Jerusalém. Na parte externa, pedras trazidas de Jerusalém e vitrais argentinos decoram a fachada.

Na inauguração do museu também participaram o embaixador de Israel, Rafael Eldad, o deputado federal Fernando Francischini, deputado estadual Plauto Miró Guimarães, os vereadores Emerson Prado e Professor Galdino, além entre outras lideranças políticas e religiosas.