sábado, 15 de outubro de 2011

Bicicletas serão integradas ao Metrô Curitibano


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A implantação do primeiro trecho da Linha Azul do Metrô Curitibano desde a CIC/Sul até o Centro da cidade abrirá espaço para as bicicletas. As canaletas do expresso no eixo Norte Sul serão transformadas em ciclovia, num trecho de quase 13 quilômetros, que vai do Pinheirinho até a região central de Curitiba.
 “Além dos ônibus do transporte coletivo, nosso metrô será integrado também à bicicleta, proporcionando um deslocamento alternativo seguro, e estimulando à cultura da bicicleta como modal”, destaca o prefeito Luciano Ducci.
A implantação dos boulevares para a integração de pedestres e ciclistas nas canaletas por onde hoje circulam os ônibus expresso foi apontada pela presidente Dilma Rousseff como um dos destaques do projeto do metrô curitibano considerado por ela um dos melhores do Brasil.
“Uma parte extremamente relevante do projeto de Curitiba é a utilização do espaço das canaletas para uma área de integração de lazer e cultura da cidade. É destaque que mostra o caráter muito adequado deste projeto, dentro da visão que precisamos investir na mobilidade urbana”, disse presidente da República no anúncio dos recursos para o metrô.
Ciclomobilidade - O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) responsável pelo projeto do Metrô Curitibano está projetando estacionamento para bicicletas nas 13 estações de embarque e desembarque do metrô. Assim, quem estiver pedalando na ciclovia e quiser continuar o deslocamento usando o metrô poderá guardar a “magrela” dentro de uma estação.
Com cerca de 120 metros de largura por 21,5 de comprimento, cada estação poderá ter cerca de 35 vagas para bicicletas, totalizando 455 vagas de estacionamento ao longo do trecho do metrô. Além das bicicletas, o Ippuc também está projetando estacionamento para carros e motos dentro das estações.
Na superfície, junto com a ciclovia, as canelas terão ainda equipamentos para lazer da população e paisagismo. “É um espaço urbano que será devolvido aos pedestres e aos ciclistas, uma espécie de parque linear e de convivência das pessoas”, destaca o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Novos Centros da Juventude no Cajuru e Boqueirão


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As equipes contratadas pela Prefeitura de Curitiba estão construindo duas novas quadras poliesportivas nas regionais Cajuru e Boqueirão. Na região do Conjunto Eucaliptos, já foram erguidas a nova cobertura e, na Vila Audi/União, o trabalho está na fase de construção dos pilares de apoio. As obras integram dois novos Centros da Juventude, que também terão piscinas aquecidas.
“São dois novos equipamentos dedicado aos jovens, que terão também piscinas públicas, para oferecer aulas de esportes aquáticos gratuitas para a população”, disse o prefeito Luciano Ducci. Nos dois centros da Juventude, a Prefeitura está investindo R$ 10,4 milhões, com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Urbano, do governo estadual.
O trabalho de construção dos ginásios está sendo feito em conjunto com as obras das novas piscinas e também das áreas administrativas, onde ficarão banheiros, auditório e salas de ginástica. Na parte externa dos Centros da Juventude serão construídas também pistas de skate. A previsão de entrega é para início de 2012.
Nos Centros da Juventude, haverá também anfiteatro, academia ao ar livre, campo de futebol, salas de multiuso e ginásio coberto com arquibancada para 200 pessoas, entre outras instalações. No local serão desenvolvidas aulas e atividades físicas, esportivas e culturais.
Além do Centro da Juventude Eucaliptos e Audi/União, a Prefeitura está construindo o Clube da Gente da CIC, no Diadema. Atualmente, o município oferece aulas gratuitas de natação para mais de seis mil pessoas no Clube da Gente Bairro Novo, no Sítio Cercado, na praça Oswaldo Cruz e na praça Ouvidor Pardinho.
Centro da Juventude Eucaliptos
Investimento: R$ 5,04 milhões
Benefícios: piscina semi-olímpica coberta e aquecida, anfiteatro, academia ao ar livre, campo de futebol, unidade de saúde pista de skate, salas de multiuso, anfiteatro e ginásio poliesportivo coberto e com arquibancada para 200 pessoas, entre outras instalações.
Centro da Juventude Audi/União
Investimento: R$ 5,4 milhões
Benefícios: piscina semi-olímpica coberta e aquecida, anfiteatro, academia ao ar livre, campo de futebol, unidade de saúde pista de skate, salas de multiuso, anfiteatro e ginásio poliesportivo coberto e com arquibancada para 200 pessoas, entre outras instalações.

Novo site traz todas as informações do Metrô Curitibano


principalEstá no ar o novo site do Metrô Curitibano, com todas as informações sobre a Linha Azul, cujos investimentos foram anunciados nesta quinta-feira (13) pelo prefeito Luciano Ducci e pela presidente Dilma Rousseff. No endereço eletrônico (www.metro.curitiba.pr.gov.br), os curitibanos terão detalhes do novo sistema de transporte, que nesta primeira etapa terá 14,2 quilômetros de extensão.
“Este site vai trazer todas as informações sobre o Metrô Curitibano, permitindo que a população saiba mais deste novo modelo de transporte”, diz o prefeito Luciano Ducci. Nesta obra serão investidos R$ 2,2bilhões.
O site mostra que a Linha Azul vai interligar o CIC à Santa Cândida. Nesta etapa, vão funcionar 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. O internauta vai saber como será a frota do metrô, que terá 18 trens, com capacidade de transportas 1.450 passageiros.
Para quem quiser saber por onde passará o metrô, basta acessar o link Linha Azul, onde consta uma lista com cada uma das futuras estações.
As estações serão construídas em vários níveis, incluindo estacionamento para bicicletas e veículos.
Também está no site o sistema de construção do metrô, que vai usar diferentes tecnologias, com escavações com até 35 metros de profundidade. Caso o internauta queira saber como é o financiamento desta obra, pode acessar o linkRecursos.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dilma diz que metrô é um dos melhores do Brasil e Luciano Ducci anuncia obras para 2012

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A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 1 bilhão, a fundo perdido, do governo federal para a construção do Metrô de Curitiba e apontou o projeto curitibano como referência para a integração do transporte em todo o Brasil. "Reconhecemos o projeto e a visão do Metrô Curitibano. O projeto do prefeito Luciano Ducci é um dos melhores do Brasil", disse Dilma. O governo federal também oferecerá uma linha de financiamento de R$ 750 milhões para o metrô. "Hoje, 13 de outubro de 2011, é um dia que entra para a história da cidade de Curitiba. É o dia em que nós, curitibanos, conquistamos o nosso metrô", afirmou Luciano Ducci. "Vamos iniciar as obras em 2012."

"Este dia é histórico, também, porque o metrô representa o maior investimento já feito num único projeto nesses 318 anos de fundação da nossa cidade", disse Luciano Ducci. "São 2 bilhões e 250 milhões de reais. Um investimento bilionário, conquistado com uma grande parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Governo do Paraná e o Governo Federal."

O Governo do Estado também repassará R$ 300 milhões para o Metrô Curitibano, a fundo perdido. "É um projeto muito importante para a região de Curitiba", afirmou o governador Beto Richa, presente na cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui.

Também participaram os ministros Mario Negromonte (Cidades), Miriam Belchior (Planejamento), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e  Paulo Bernardo (Comunicações), o vice-governador Flavio Arns, o presidente da Assomec e prefeito de Colombo, Jota Camargo, além de deputados estaduais e federais, vereadores, secretários de Estado e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues.

Parceria - Dilma disse que Luciano Ducci "é parceiro importante neste desafio, que no Brasil, tem sido a implantação dos metrôs. Dou os parabéns a Curitiba pela qualidade do projeto, que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, me apresentou como um dos melhores projetos do País”, afirmou.
A presidente elencou pontos que considera destaques no projeto do Metrô Curitibano. “O projeto tem o aspecto de organizar o território. Permite também, ao transportar 400 mil passageiros por dia, uma redução imensa da emissão de gases do efeito estufa em Curitiba, um aspecto que contribui muito para a qualidade de vida para a população. É destaque também a tarifa única em toda a rede de transporte, que dá uma condição mais acessível aos cidadãos”.
Outro ponto citado pela presidente é o da implantação dos boulevares para a integração de pedestres e ciclistas nas canaletas por onde hoje circulam os ônibus expresso. “Uma parte extremamente relevante do projeto de Curitiba é a utilização do espaço das canaletas para uma área de integração de lazer e cultura da cidade. É destaque que mostra o caráter muito adequado deste projeto, dentro da visão que precisamos investir na mobilidade urbana”, completou a presidente da República.
Mobilidade – Dilma considera Curitiba e o Paraná referências para investimentos que serão continuados para a Copa do Mundo de 2014. “É uma satisfação trazer o metrô como eixo de articulação a uma cidade que cada vez mais é centro de atração de uma das regiões mais fortes do País.”
Os investimentos federais na mobilidade urbana terão continuidade em Curitiba e na Região Metropolitana como parte das obras para a Copa do Mundo de 2014. “Dentro da visão da necessidade de investimentos na mobilidade urbana, o governo federal tem uma grande preocupação de deixar um legado após a Copa do Mundo. Estamos investindo aqui num conjunto de obras importantes, como a construção do corredor Aeroporto-Rodoferroviária; a requalificação do corredor Marechal Floriano, as vias de integração metropolitana, o terminal Santa Cândida, a Rodoferroviária, entre outros”, disse.
Dilma considera a busca das soluções para os espaços urbanos depende de investimentos em diversos modais de transporte. “O processo de recuperação do espaço urbano brasileiro não se dá com apenas um investimento ou um modal. Temos que usar todos. Metrô, BRT, VLT, corredores exclusivos.”

Coletiva com a Imprensa e Presidente Dilma: Metrô em Curitiba


A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, dará entrevista coletiva nesta quinta-feira (13), no Salão de Atos do Parque Barigui, às 16h30. O presidente do Ippuc, Clever Almeida, e o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, participarão da coletiva.
A entrevista será após o anúncio dos investimentos do Metrô Curitibano, que será feito pela presidenta Dilma Rousseff e pelo prefeito Luciano Ducci, às 15h.
Somente a imprensa já credenciada pela Presidência da República terá acesso à solenidade com Dilma Rousseff. A entrevista coletiva com a ministra será liberada para toda a imprensa, sem necessidade do credenciamento da Presidência.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dilma e Luciano Ducci anunciam o Metrô nesta quinta, em Curitiba



A presidenta Dilma Rousseff e o prefeito Luciano Ducci anunciam, amanhã, quinta-feira (13), no Salão de Atos do Parque Barigui, às 15h, os investimentos para as obras do Metrô Curitibano. O governador Beto Richa e outros ministros participarão da solenidade.
“O Metrô Curitibano é mais um avanço de um sistema de transporte que é referência para o mundo, e será um novo marco para o desenvolvimento da nossa cidade”, diz Luciano Ducci. “É, também, uma conquista que mostra o poder de articulação dos curitibanos em todos os níveis, Prefeitura, Governo do Estado, União e sociedade civil, todos juntos, trabalhando neste importante projeto para a cidade”.
A solenidade não será aberta ao público. Após o evento, entrevista coletiva com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, também no Salão de Atos, por volta de 16h30. O presidente do Ippuc, Clever Almeida, e o secretário estadual do Planejamento, Cassio Taniguchi, participarão da coletiva.
Leia tudo sobre o metrô curitibano no Leia Mais:
Linha Azul
A primeira linha do Metrô Curitibano é a Linha Azul, ligando o extremo Sul da cidade (CIC), ao Norte (Santa Cândida). As duas pontas da Linha Azul são portas de integração com a Região Metropolitana, municípios já beneficiados com a Rede Integrada de Transporte.
A primeira etapa da Linha Azul do metrô terá 14,2 quilômetros de extensão, ligando o extremo sul ao centro da cidade. Neste trecho, estarão 13 estações desde a CIC-Sul, próximo à Rua Nicola Pelanda, até a Rua das Flores, no Centro. O investimento nesta etapa do Metrô Curitibano será de R$ 2,25 bilhões.
Recursos
A Prefeitura de Curitiba inscreveu o projeto do Metrô Curitibano no Programa de Aceleração do Crescimento da Mobilidade (PAC da Mobilidade) do Governo Federal. A proposta da cidade atendeu aos requisitos exigidos e está adequada às diretrizes estabelecidas pelo governo por ser um projeto estruturante, ter relação com os Planos Diretor e de Mobilidade Urbana, demanda suficiente, promover o aumento da capacidade de transporte, a integração com outros modais e também com a Região Metropolitana de Curitiba.
No PAC da Mobilidade, Curitiba foi contemplada com cerca de R$ 1 bilhão a fundo perdido. A composição financeira será completada numa parceria com o Governo do Paraná, que investirá R$ 300 milhões, e mais recursos advindos de financiamentos e de parceria público-privada. Outros R$ 250 milhões são esperados através de isenção de ICMS.
Frota
A frota do metrô na primeira etapa será de 18 trens, compostos por cinco carros cada, com capacidade para transportar 1.450 passageiros por viagem. Cada carro equivale a um ônibus biarticulado. Na primeira fase, o metrô vai ter condições de transportar 400 mil passageiros por dia num sistema rápido, seguro, sem interferências, não poluente e com menos ruído.
Sistemas construtivos
O Metrô Curitibano usará três sistemas construtivos ao longo dos 22,4 quilômetros da Linha Azul completa: Elevado, Cut and cover (túnel raso) e Túnel NATM (New Austrian Tunneling Method).
No primeiro trecho, na região da CIC, o metrô será em sistema elevado numa extensão de 2,2 quilômetros.
Em seguida, 7,3 quilômetros serão construídos pelo sistema de Túnel Raso, com profundidade de até 17 metros. Esse sistema segue até perto da estação Água Verde.
O método construtivo nesse sistema consiste da execução das paredes laterais, seguida da remoção da terra e só então a construção das estruturas definitivas, como paredes, lajes e pilares.
A parte mais profunda do sistema terá 12,9 quilômetros, com profundidade entre 17 e 35 metros. Esse sistema seguirá da estação Água Verde até o Centro na primeira fase e até o Terminal Santa Cândida, na segunda fase.
Estações
Das 21 estações da Linha Azul, somente uma será elevada, a Estação CIC -SUL, primeira estação após o pátio de manobra. Esta estação ficará localizada na BR-476 entre a Rua Nicola Pellanda e a Rua Izaac Ferreira da Cruz. No local será construído um terminal de integração, com o objetivo de aliviar os Terminais Pinheirinho e Capão Raso.
O primeiro nível dessas estações, além do acesso dos passageiros, c o n t a r á com um amplo estacionamento para veículos e bicicletas. O objetivo é criar atrativo de integração para atrair motoristas de carros para o novo modal.
Canaletas viram Boulevard para pedestres e ciclistas
Com a implantação do metrô sob as canaletas, hoje exclusiva para o tráfego dos biarticulados do sistema expresso, o espaço onde passam ônibus será destinado para uso das pessoas. As canaletas serão transformadas num boulevard, com calçadão de pedestre, ciclovia, paisagismo especial com flores e arborização e implantação de equipamentos de lazer.
Expansão
A Linha Azul completa usará o mesmo trajeto da linha expressa do eixo Norte/Sul. Em toda a sua extensão, desde o Terminal CIC Sul (no cruzamento do Contorno Sul com a BR 116) ao Terminal Santa Cândida, no Norte da cidade, a Linha Azul terá 22,4 quilômetros. Ao longo do trajeto, serão 21 estações de embarque e desembarque de passageiros, espaçadas em média a uma distância de 1 quilômetro.
ESTAÇÕES E TERMINAIS DA FASE 1
1.Estação CIC Sul -Terminal CIC Sul
2.Estação Pinheirinho – Terminal Pinheirinho
3.Estação Santa Regina
4.Estação Capão Raso – Terminal Capão Raso
5.Estação Hospital do Trabalhador
6.Estação Portão
7.Estação Morretes
8.Estação Santa Catarina
9.Estação Água Verde
10.Estação Bento Viana
11.Estação Osvaldo Cruz
12.Estação Eufrásio Correia
13.Estação Rua das Flores
ESTAÇÕES E TERMINAIS DA FASE 2
14.Estação Passeio Público
15.Estação Alto da Glória
16.Estação Juvevê
17.Estação Cabral – Terminal Cabral
18.Estação Holanda
29.Estação Boa Vista – Terminal Boa vista
20.Estação Cidadania
21.Estação Santa Cândida – Terminal Santa Cândida

Novos ônibus Expresso na linha Leste/Oeste


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Entram em operação na linha Leste-Oeste 26 novos ônibus biarticulados,  ligando o Campo Comprido ao Centenário. Os maiores ônibus do mundo entram para a Rede Integrada de Transporte no ano em que o Expresso completa 37 anos de implantação. O sistema, que criou o que o mundo conhece hoje como BRT (Bus Rapid Transit), evolui em qualidade com veículos de 28 metros de comprimento e capacidade para 250 passageiros.
Os 100 mil passageiros que diariamente utilizam a linha Centenário/Campo Comprido ganham conforto, agilidade e segurança com os novos ônibus.
A entrada em operação dos mega expressos na Leste-Oeste marca também a renovação da frota de ônibus em Curitiba que passa a contar com um novo padrão de biarticulados iguais aos Ligeirões, que já circulam nos eixos Boqueirão e Linha Verde. Os Ligeirões são azuis. Os expressos são vermelhos, mas os novos ônibus têm também 28 metros de comprimento.
Conforto e tecnologia - O investimento nos novos veículos é de R$ 26 milhões. Os ônibus, com chassis Volvo e carroceria Neobus, têm novo desenho aerodinâmico. Contam ainda com bancos mais largos, assentos exclusivos para idosos e portadores de deficiência, espaço diferenciado para cadeirantes, botão de alerta em que o cadeirante pode avisar o motorista de que vai desembarcar, e balaústres em relevo próximo aos bancos especiais, facilitando sua identificação por portadores de deficiência. As janelas panorâmicas, com vidros escurecidos, garantem melhor controle da luminosidade e mais conforto interno.
Fechamento e abertura de portas são precedidos tanto por avisos sonoros quanto por avisos luminosos, permitindo entendimento também de passageiros portadores de deficiência auditiva.
Novas Estações – Para receber os maiores ônibus do mundo, a estação da praça Eufrásio Correia foi ampliada em 10 metros. Os passageiros das linhas expressas Centenário-Campo Comprido e Santa Cândida-Capão Raso que utilizam a estação Eufrásio Correia já podem embarcar e desembarcar com mais rapidez e segurança. As estações foram ampliadas, passando de 52 metros para 62 metros de extensão.
 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Curitiba tem 1.140 novos carros por semana nas ruas




principalA Secretaria Municipal de Trânsito criada pelo prefeito Luciano Ducci será responsável por garantir a mobilidade segura e ordenada de uma cidade que recebe 1.140 carros por semana nas ruas. A capital paranaense tem um carro para 1,4 habitante. Esta é a proporção entre automóveis e pessoas em Curitiba. 

A capital brasileira com maior índice de motorização per capita do país tem uma frota de 1.237.602 veículos, apontam dados do Detran do mês de agosto, para uma população de 1.751.907 calculada pelo último Censo do IBGE. 
Em 1998, primeiro ano da vigência do novo Código de Trânsito Brasileiro e da municipalização do trânsito, que criou a Diretran e órgãos similares em todo o País, Curitiba tinha praticamente a metade dos carros que tem hoje. Eram 655.383 veículos circulando na cidade para uma população de 1.530.777 habitantes em 1998.

Adequar o crescimento da frota aos limites de uma cidade com 432 quilômetros quadrados de área e 11,2 milhões de metros de pista de rolagem (segundo dados do Sistema Viário do Ippuc) exige informação, planejamento, engenharia, educação e fiscalização. “Curitiba recebe cerca de 1.140 carros novos por semana. Temos a maior frota entre as capitais, proporcionalmente ao número de habitantes e a tendência é de crescimento. Investir na garantia da mobilidade segura e em alternativas de tráfego é a tarefa da Prefeitura que será coordenada pela Secretaria de Trânsito”, afirma o prefeito Luciano Ducci. 

Em uma década (2001/2010) a frota de veículos de Curitiba cresceu 65,7%. Entram em circulação por mês, neste ano de 2001, perto de 5 mil novos carros. Somado a isso, quatro dos municípios paranaenses com maior crescimento da no último ano estão na Região Metropolitana.Em Araucária a frota cresceu 12,6% em 2010; em Colombo, 12,1%; mais 11,6% em São José dos Pinhais e 10,3% de Pinhais.

Obras Viárias – A Prefeitura investe em obras de infraestrutura para a melhoria das ruas e avenidas e para a garantir a segurança e fluidez do tráfego. O Anel Viário, investimento de Curitiba em parceria com o governo do Estado, está em franca expansão. Já estão concluídos os primeiros 15 quilômetros de calçadas, obras de drenagem e implantadas ciclovias ao longo dos 25 quilômetros do Anel Viário. 

O investimento na obra que será alternativa de tráfego ao redor do centro de Curitiba é de R$ 36 milhões, beneficiando oito bairros: Rebouças, Alto da XV, Alto da Glória, Centro Cívico, Bom Retiro, Mercês, Batel e Água Verde, numa obra que terá, ao seu final, 50 quilômetros de calçadas, 25 quilômetros de drenagem e outros 25 Km de infovia.

Outros grandes investimentos da cidade em mobilidade urbana se integram também à Região Metropolitana e preparam a Curitiba para a Copa do Mundo de 2014. São aproximadamente R$ 360 milhões distribuídos em 15 grandes obras em várias regiões, seguindo um cronograma planejado para não causar transtornos à população.

Entre as obras estão a trincheira Bacacheri/Bairro Alto, Linha Verde Norte, binário Chile/Guabirotuba, Anel Viário, Rua 24 Horas, avenida Marechal Floriano Peixoto (fase 1), e as avenidas Toaldo Túlio e Fredolin Wolf. A Rua 24 Horas, um dos principais pontos turísticos da cidade foi reformada e modernizada e está em processo de reabertura.

Outra obra pronta é a avenida Toaldo Túlio, completamente refeita com novo asfalto, iluminação, calçadas e ciclovia. Junto com a Fredolin Wolf, que está com 60% das obras concluídas, formará uma nova ligação viária entre a BR 277/Santa Felicidade e os parques Tingui, Tanguá e Ópera do Arame.

Nos investimentos para a Copa do Mundo, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do governo federal estão ainda previstos a extensão da Linha Verde Sul, com a duplicação BR 116 iniciada neste mês pela concessionária OHL. Outra obra que deve iniciar ainda este ano é a da requalificação do corredor da avenida Marechal Floriano Peixoto, fase 2. O projeto foi analisado e aprovado pela Caixa e agora está sendo preparado o edital de concorrência.
Pelo PAC da Copa serão investidos um total de R$ 222.210.526,32 em sete grandes obras de mobilidade em Curitiba.

Fernanda Richa abre Conferência de Assistência Social

Secretária da Familia e Desenvolvimento Social e presidente da Provopar Fernanda Richa, participa da abertura da IX Conferência Estadual de Assistência Social.Foto:Rogério Machado/SEDS

A abertura da IX Conferência Estadual de Assistência Social reuniu gestores, trabalhadores, beneficiários, conselheiros, e representantes dos municípios, ontem (10) no Teatro Positivo, em Curitiba. Com o tema “Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores”, o encontro tem como objetivo avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), visando a valorização dos trabalhadores e a qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.
“Esta conferência se dá em um momento histórico para todos que acreditam que a proteção social é um dever do Estado e responsabilidade de todos nós”, disse a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa.
Para a secretária, a promulgação da lei do Sistema Único de Assistência Social é fundamental para vencer o desafio da superação das desigualdades sociais e do rompimento dos ciclos de pobreza e exclusão. “O Brasil conta agora com uma legislação que está à altura do papel que se espera da proteção social na transformação do País”, disse.
“As conferências são importantes espaços para a elaboração de estratégias e prioridades das políticas sociais. É promovendo a articulação com os demais setores do governo e da sociedade que avançaremos na consolidação do Suas como um sistema único, homogêneo, descentralizado e participativo”, afirmou Denise Colin, secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, na abertura do evento.
Durante a conferência, que continua nesta terça-feira (11), os participantes serão divididos em grupos de trabalho, para debater e formular propostas voltadas às estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas, o reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais, o fortalecimento da participação e do controle social e a centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
Os delegados eleitos na IX Conferência Estadual de Assistência Social levarão as propostas à Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece entre 7 a 10 de dezembro, em Brasília

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Articulação Política pela Sustentabilidade

Seminário abre Semana da Alimentação

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A partir de hoje,  a Prefeitura de Curitiba vai realizar uma série de eventos para celebrar a Semana Mundial da Alimentação. O slogan das ações é "Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos". A abertura das atividades será marcada por um seminário, hoje e amanhã (segunda e terça-feira) no auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal. 
A abertura do seminário “Ações Educativas Promotoras de Práticas Alimentares Saudáveis nas Diferentes Fases do Ciclo da Vida” será às 9 horas. As palestras e mesas redondas são abertas ao público em geral e gratuitas.
"Queremos com o seminário divulgar e disseminar a discussão em torno da alimentação saudável. Estamos vivendo uma transição nutricional, nossa população hoje que sofre carências nutricionais é bem menor do que as pessoas que sofrem com excessos alimentares", diz a chefe da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal do Abastecimento, Silvia Maria Bramucci da Rocha.
No seminário também serão expostas ações educativas realizadas pela Prefeitura de Curitiba e pela iniciativa privada que favorecem opções alimentares mais saudáveis. O seminário e as ações da Semana Mundial da Alimentação foram organizados pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea-Curitiba).
"A discussão que será promovida no seminário vai mostrar a importância de uma alimentação saudável em todas as fases da vida, desde a gestação até a melhor idade. A intenção é trazer informações técnicas sobre nutrição e as experiências práticas desenvolvidas em Curitiba", disse a presidente do Comsea, Edilceia Domingues do Amaral Ravazzani.
Em paralelo ao seminário, será realizada uma mostra sobre ações nutricionais realizadas pela Prefeitura em equipamentos públicos, como escolas, creches, no programa Comunidade Escola e no próprio Mercado Municipal. Essa mostra será realizada dos dias 10 a 14 ao lado do auditório do Setor de Orgânicos do Mercado Municipal.

Dia Mundial da Alimentação
No dia 16 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. A data foi instituída no ano de 1979 pelos países membros da FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Entre os dias 17 a 21 de outubro serão realizadas ações nas nove regionais de Curitiba para marcar a data.
O público que frequenta os restaurantes populares receberá orientações sobre alimentação saudável, nas unidades básicas de saúde serão realizadas oficinas de aproveitamento integral dos alimentos, e nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) acontecerão palestras sobre alimentação saudável.
Outras informações sobre a programação nas regionais podem ser obtidas nas Ruas da Cidadania e na Secretaria Municipal do Abastecimento. A programação do seminário “Ações Educativas Promotoras de Práticas Alimentares Saudáveis nas Diferentes Fases do Ciclo da Vida” e da Semana Mundial da Alimentação está disponível no site do Comsea (comsea.curitiba.pr.gov.br).

domingo, 9 de outubro de 2011

Mutirão do emprego bate recorde de contratações

Com 5,7 mil pessoas empregadas em apenas um dia o 3º Mutirão do Emprego Temporário de Curitiba é recorde na geração de postos de trabalho. O número é mais que o dobro das 2.388 contratações efetivadas em dois dias do evento do ano passado.
O prefeito Luciano Ducci visitou o mutirão na manhã deste sábado na Praça Rui Barbosa. “É ação da Prefeitura que mobiliza as pessoas, as empresas e gera empregos. Um trabalho permanente que garante a melhoria de vida da população”, afirmou.
No primeiro dia do mutirão, que começou na sexta-feira e segue até as 17 horas deste sábado, perto de 18 mil pessoas foram atendidas para encaminhamento ao emprego e cursos de qualificação profissional. O secretário de Trabalho, Paulo Bracarense, disse que a meta de Curitiba para este ano é a de aumentar o índice de funcionários temporários efetivados em suas empresas. “A média nacional de efetivação é de 30%. Em Curitiba já chegamos a 35% e pretendemos superar a marca dos 40%”, observou Bracarense.

Governo do Paraná adota medidas para inibir sonegação na venda de combustíveis


A Procuradoria Geral do Estado e a Secretaria da Fazenda, através de uma ação integrada, eliminaram um canal que permitiu a sonegação de mais de 220 milhões de reais em impostos sobre a distribuição de combustíveis no Paraná, nos últimos quatro anos.

Esse é o valor que um grupo de apenas cinco empresas do setor deixou de recolher no período. Dois decretos assinados pelo governador Beto Richa, que alteram o regime tributário, foram fundamentais para reverter esse processo, pois eliminam brechas como o regime especial e o chamado diferimento do pagamento de ICMS sobre combustíveis.

As antigas normas permitiam adiar a cobrança do imposto, incidente nas operações de saída de óleo derivado de xisto das refinarias da Petrobras para as distribuidoras. Com isso, as distribuidoras deixavam de recolher o imposto na operação de venda aos postos de combustíveis, e se apropriavam dos recursos. Segundo o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, o setor de combustível é uma das principais fontes de arrecadação do Estado, por isso a importância de combater a sonegação da área.

Um bom exemplo, apontado pela Secretaria da Fazenda, sobre o resultado das ações contra a sonegação está no caso de uma distribuidora de combustíveis que vinha recolhendo 500 mil reais por mês em ICMS. Depois das novas normas, a empresa passou a recolher mais de 1 milhão e 700 mil reais. De acordo com Hauly, o Estado ganha com o combate a sonegação, pois conta com mais recursos para investimentos.

No caso do álcool hidratado, as antigas normas permitiam o regime especial de recolhimento em conta-gráfica, o que dificultava a posterior cobrança do ICMS dos postos de combustíveis, quando não fosse recolhido pela distribuidora. Em um dos casos em análise na Procuradoria da Região Metropolitana de Curitiba, uma empresa com apenas dois anos de funcionamento conseguiu acumular 16 milhões de reais por meio do regime especial de recolhimento de ICMS, através da sonegação. (Repórter: Fernando Lopes)