sábado, 24 de setembro de 2011

Luciano Ducci inaugura quadra coberta no Boqueirão

principalO prefeito Luciano Ducci participou, neste sábado (24), da inauguração da quadra poliesportiva coberta para beneficiar os 565 estudantes da Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. No total, 130 escolas da Prefeitura contam com o equipamento, que possibilita a prática de atividades esportivas e culturais em dia de chuva ou de muito sol.

“Nada em uma administração é mais importante que cuidar das crianças. Quero parabenizar a equipe desta escola, porque aqui a gente vê que as crianças são bem cuidadas e educadas. Em 2005 tínhamos poucas unidades com quadras cobertas. Mas demos prioridade às obras da educação e hoje a maioria das escolas tem esses equipamentos", disse Luciano Ducci.
"A meta da Prefeitura é inaugurar, até o fim de 2012, quadras cobertas em todas as escolas municipais com terreno disponível", afirmou a secretária da Educação, Liliane Sabbag.
A inauguração deste sábado contou com a entrada das bandeiras com alunos que participam da Guarda Mirim, apresentação da fanfarra e de dança. A quadra tem 567 metros quadrados e contou com investimentos de aproximadamente R$ 376 mil.
“Desde 2002, quando a escola foi inaugurada, esperávamos por esta quadra coberta. Hoje, nosso sonho se torna realidade. Vai melhorar a qualidade do nosso trabalho”, garante a diretora da escola, Nádia Mara Zeni de Sá.
Pai de duas meninas que estudam na Leonor Castellano, o representante comercial Maurício Pereira agradeceu a iniciativa da Prefeitura. “Quando chovia, as crianças não podiam fazer ginástica. Ficavam todas presas em sala de aula. Hoje, graças a este esforço coletiva, isso está resolvido”, comentou.
"As quadras garantem mais qualidade na infraestrutura para os estudantes", disse o administrador da Regional Boqueirão, Emilio Trautwein, presente na inauguração.
"A Prefeitura tem levado benefícios para todos os bairros", disse o secretário de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes, que também participou da cerimônia.
Dados da Unidade - A escola fica na rua Maestro Carlos Frank, 2114, e foi inaugurada em 1967 como grupo escolar Leonor Castellano, tendo como mantenedor o Estado do Paraná.
No ano de 2002, na gestão do prefeito Cássio Taniguchi, foi municipalizada e passou a se chamar Escola Municipal Leonor Castellano. Desde então, está sob a direção de Nadia Mara Zeni de Sá e vice-direção de Jocilene Domingues da Silva Ramalho.
Além das aulas regulares, a escola oferece curso de balé na educação permanente, além de reforço escolar, fanfarra, baliza, coral e atividades da Guarda Mirim.
Na escola, os alunos também podem freqüentar a biblioteca Sylvia Orthof e o laboratório de informática, com 18 microcomputadores e duas mesas educacionais.

Estudantes do Boqueirão ganham quadra coberta


Neste sábado

A Prefeitura de Curitiba vai inaugurar neste sábado (24), às 9h30, a quadra poliesportiva coberta para beneficiar os 565 estudantes da Escola Municipal Leonor Castellano, no Boqueirão. No total, 135 escolas da Prefeitura contam com o equipamento, que possibilita a prática de atividades esportivas e culturais em dia de chuva ou de muito sol.
"Em 2005 tínhamos poucas unidades com quadras cobertas. Mas demos prioridade às obras da educação e hoje a maioria das escolas está equipada com esses equipamentos para as crianças praticarem atividades físicas e culturais protegidas, de forma tranqüila", diz Luciano Ducci.
A meta da Prefeitura é inaugurar, até o fim de 2012, quadras cobertas em todas as escolas municipais com terreno disponível.
A inauguração deste sábado começará com a entrada das bandeiras com alunos que participam da Guarda Mirim, apresentação da fanfarra e de dança. A quadra tem 567 metros quadrados e contou com investimentos de aproximadamente R$ 376 mil.
Dados da Unidade - a escola fica na rua Maestro Carlos Frank, 2114, e foi inaugurada em 1967 como grupo escolar Leonor Castellano, tendo como mantenedor o Estado do Paraná.
No ano de 2002, na gestão do prefeito Cássio Taniguchi, foi municipalizada e passou a se chamar Escola Municipal Leonor Castellano. Desde então, está sob a direção de Nadia Mara Zeni de Sá e vice-direção de Jocilene Domingues da Silva Ramalho.
Além das aulas regulares, a escola oferece curso de balé na educação permanente, além de reforço escolar, fanfarra, baliza, coral e atividades da Guarda Mirim.
Na escola, os alunos também podem freqüentar a biblioteca Sylvia Orthof e o laboratório de informática, com 18 microcomputadores e duas mesas educacionais.
ServiçoInauguração da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Leonor Castellano
Data: sábado (24)
Horário: 9h30
Local: rua Maestro Carlos Frank, 2114, Boqueirão

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Fernanda Richa apresenta política de assistência social a mulheres de prefeitos


Secretária da Família e Desenvolvimento Social e presidente do Provopar Estadual, Fernanda Richa  durante encontro com primeiras-damas e gestoras da assistência social da região dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Representantes de 18 municípios do Estado.Foto:Rogério Machado/SEDS
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promoveu nesta semana um encontro com primeiras-damas e gestoras da assistência social da região dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Representantes de 18 municípios do Estado participaram do evento, realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

Durante a reunião, a secretária Fernanda Richa apresentou o plano de gestão, as metas de governo, as diretrizes da nova política estadual de assistência social, a estrutura organizacional da secretaria e a equipe de gabinete e coordenadores técnicos da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

Foi o terceiro encontro de apresentação para gestoras de assistência social desde a criação da secretaria, em 28 de junho deste ano. “Antes, a política de ação social estava dispersa. Agora, assumimos atribuições que eram da Secretaria do Trabalho, repassamos outras para a Secretaria da Justiça, estamos ajustando metas e orçamento para desenvolver e implantar programas para a promoção e emancipação das famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse Fernanda Richa.

A secretária da Família também apresentou as equipes técnicas que vão comandar os escritórios regionais de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e Pitanga. “Com os escritórios regionais, descentralizamos a administração e nos aproximamos mais ainda dos municípios”, explicou a secretária.

Para a primeira-dama de Telêmaco Borba, Rita de Paula Araújo, o desconhecimento sobre as atribuições da assistência social em pequenos municípios ainda é grande. “Muitas vezes, antes de atuar, a Secretaria da Assistência Social municipal precisa educar e se fazer respeitar. Com assessoramento e apoio técnico do Estado, estamos mudando essa realidade, delimitando nossa área de atuação e sabendo apontar e valorizar nossas ações”, avaliou.

“É importante que o governo promova reuniões assim. Hoje conseguimos nos atualizar sobre o andamento dos programas da Secretaria da Família, saber quais são os planos para a assistência social no Paraná e ouvir sobre as experiências de outras cidades”, disse Telma Viana, gestora de assistência social do município de Reserva. Para ela, encontros assim aproximam a administração dos municípios do Governo do Estado.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Carambeí, Ipiranga, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Irati, Rio Azul e Teixeira Soares

Curitiba vai representar Brasil em concurso nos EUA


Mãe Curitibana



principal

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, recebeu, ontem, em Brasília, o certificado de primeiro lugar do concurso nacional sobre cuidados e atenção à saúde materno-infantil, promovido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) . O Programa Mãe Curitibana conquistou a maior referência para Opas e vai representar o Brasil na etapa continental do concurso que será realizada em Washington, nos EUA.
O Mãe Curitibana é modelo para as cidades como São Paulo e estados como Pernambuco e Rio Grande do Sul, e também para o Rede Cegonha, programa do governo federal. “O programa já tem filhos e filhas espalhados por todo país e prêmio me deixa muito feliz, mas seu maior sucesso é certificado pelas mães e filhos curitibanos”, disse Ducci.
O programa garante exames de pré-natal, parto seguro, atenção a mãe e ao bebê durante toda a gravidez até 40 dias após o nascimento. Passado esse tempo, a mulher recebe alta e a criança é automaticamente vinculada ao Programa do Lactente.
Parto - Nas unidades do Mãe Curitibana, além da assistência médica à gestante e ao bebê, acontecem oficinas mensais - para futuros pais e para casais que já têm filhos e ainda precisam de orientações para cuidar do bebê.
“Toda mãe sabe, no início da gravidez, onde será seu parto. Mais que isso, faz visitas acompanhadas a esses locais, o que traz segurança principalmente para aquelas que terão um filho pela primeira vez”, disse a secretária de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas que acompanha o prefeito na premiação em Brasília.
A integração entre os diferentes níveis de serviços - unidades de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios - continua após o parto. Antes da alta, todas as mães e seus bebês têm sua primeira visita à unidade de saúde marcada pelo próprio hospital ou maternidade, que tem acesso on line às agendas das unidades de saúde onde a dupla está cadastrada.
200 mil - Desde a criação, 200 mil mulheres e seus bebês foram acompanhados pelo programa. Cerca de 85% das gestantes vinculam-se até o 4º mês de gestação e apenas 13% são diagnosticadas como de médio ou alto risco. Quase 70% dos partos – que representam cerca de 60% das gestantes da cidade - são normais.
No ano passado, 89,6% das pacientes vincularam-se no início da gravidez e puderam fazer sete ou mais consultas de pré-natal. No período foram ofertadas 22.657 consultas contra 17.100 em 1998 – ano anterior à implantação do programa. Na época, 66,4% fizeram sete consultas ou mais.
Nesse período também caiu o número de gestantes com menos de 20 anos de idade. Enquanto em 1998 19,8% das mães tinham menos de 20 anos, essa taxa caiu para 14,2% em 2010.
Resultados O programa contribui, de forma significativa, na redução da mortalidade infantil e materna. De 1998 para 2009 a mortalidade infantil caiu de 16,64 por 1000 nascidos vivos para 8,97 / 1000. O dado de 2010, preliminar, é idêntico ao do ano anterior e coloca Curitiba na posição de cidade com o menor indicador entre as capitais.
A redução da mortalidade materna também merece destaque. De 60,5 por 100 mil nascidos vivos entre 1994 a 1999 e de 43,9 por 100 mil entre 2000 e 2005, o indicador desceu para 38,6 por 100 mil nos últimos 5 anos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

10 maneiras de economizar na conta do celular



imagem transparente


Todo mês é a mesma coisa: a fatura do celular chega e, com ela, o susto. Novamente você estourou o plano de minutos, usou torpedos demais ou fez mais interurbanos do que imaginava. Muita gente não consegue imaginar como seria vida hoje sem um telefone celular, mas nem por isso precisa exagerar no uso deste meio de comunicação.
Para evitar o susto no final do mês a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Proteste - Associação de Consumidores deram algumas dicas de como manter a conta do celular dentro do esperado.
Uma dica fundamental, segundo a Anatel, é que, antes de contratar um plano ou aderir a uma promoção, o usuário deve observar o seu histórico de consumo como, por exemplo, o uso médio de SMS, de dados, ligações locais ou DDI. Mesmo que você já tenha um plano contratado, vale a pena observar o seu histórico e, quem sabe, mudar para um plano mais adequado ao seu perfil.
Veja as 10 dicas que vão ajudar você a economizar na conta do seu celular:
  • Regra básica: evite conversas longas no celular, a não ser que tenha plano ilimitado.
  • Identifique seu perfil de consumo e pesquise qual plano é mais adequado para o seu orçamento.
  • Solicite uma vez a cada seis meses, gratuitamente, a comparação entre os valores gastos nos últimos três meses em seu plano e o gasto que teria, nos mesmos meses, em outros planos da operadora.
  • Cuidado ao acessar a internet pelo celular: atualizações de programas instalados nos aparelhos podem fazer conexões automáticas e consumir sem que você perceba. A maioria dos planos é ofertada em MB (megabites) ou Gb (Gigabites), o que torna a missão de saber o quanto você gastou impossível. Por isso, é recomendável o uso de softwares de controle.
  • Verifique se o seu plano de internet é de acesso ou de dados, lembrando que o plano de acesso, diferentemente do plano de dados, não permite download gratuito; sempre que possível, use a conexão Wi-Fi.
  • Antes de aderir a promoções, procure conhecer as condições e características da oferta, seu prazo de validade e principalmente quanto custará o serviço depois que a promoção terminar.
  • Identifique na sua agenda qual a operadora dos seus amigos; por exemplo: João operadora X ou Maria operadora Y. Isso facilita ao usuário ter conhecimento se pode ou não ficar mais tempo com aquela pessoa na linha. Ou se você trabalhar com mais de uma operadora, sempre opte por fazer ligação para celular entre a mesma operadora.
  • Escolha a operadora dominante entre seus amigos e familiares com os quais você costuma falar mais ao telefone.
  • Se for apenas passar um recado ou fazer uma pergunta rápida, mande um SMS. É mais barato do que fazer uma ligação.
  • Saiba sempre a quantidade de torpedos e minutos que o seu plano oferece e quanto você ainda tem disponível durante o mês.
    Cuidados
    De acordo com a advogada da Proteste, Tatiana Viola de Queiroz, é importante que, sempre ao aderir uma promoção, o consumidor guarde o folheto ou e-mail que recebeu ao tomar conhecimento da oferta. Só assim ele poderá cobrar que a prestadora cumpra com que foi acordado.
    Segundo o Idec, é importante conhecer os direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Regulamento do Sistema Móvel Pessoal, que pode ser acessado no site da Anatel (www.anatel.gov.br).
    É importante também que o consumidor entenda a sua fatura e, se tiver qualquer dúvida referente a valor ou termo na sua conta, entre em contato com o SAC (serviço de atendimento ao cliente) da sua operadora para saná-la.


    Fonte: Infomoney

    Marcello Richa e FHC sobre política para a juventude


    Projeção nacional
    O presidente nacional da Juventude do PSDB (JPSDB) Marcello Richa afirmou que a renovação dos quadros do partido é possível com a participação de jovens no debate político a partir da utilização de ferramentas como a internet. Ao lado do ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, Richa participou na noite da última terça-feira (20) de encontro na sede do Instituto FHC (iFHC), em São Paulo.
    “A internet é o meio de democratizar e aumentar a participação do jovem nas questões políticas e partidárias. Ficamos felizes em ver que o presidente Fernando Henrique Cardoso continua na vanguarda de iniciativas importantes para os jovens, como o debate em relação às drogas e pela criação do Observador Político”, disse Marcello Richa.
    FHC levantou questões sobre o acesso de informações políticas a jovens e com espaço a ser ocupado na estrutura partidária, em centros acadêmicos e no movimento estudantil. O ex-presidente da República apresentou também o portal Observador Político (www.observadorpolitico.org.br), ferramenta abrigada no iFHC, que busca estimular a democracia digital e a discussão sobre temas relevantes da agenda brasileira e mundial.
    Segundo ele, o site pode ser um canal de comunicação e uma ferramenta para atrair com o jovem internauta para o as questões políticas. O evento reuniu a militância tucana e presidentes estaduais da JPSDB entre eles, Edson Lau Filho do Paraná e Paulo Mathias de São Paulo.

    quarta-feira, 21 de setembro de 2011

    Beto Richa sanciona lei que concede reajuste salarial para professores


    Governador Beto Richa durante assinatura que estabelece reajuste salarial de 5,91% para professores da rede estadual de ensino. A ação do Governo do Estado vai beneficiar mais de 70 mil professores e tem como objetivo equiparar a remuneração dos profissionais do magistério aos vencimentos básicos dos demais servidores que possuem nível superior. - Curitiba/PR, 21.09.2011 - Foto Jonas Oliveira/AENoticias



    O governador Beto Richa sancionou nesta quarta-feira (21), em solenidade no Palácio das Araucárias, em Curitiba, a lei nº. 681/11, que concede um reajuste salarial de 5,91% para professores ativos e aposentados da rede estadual de ensino. A medida beneficia 84.165 professores.
    Segundo o governador, o aumento faz parte do processo de equiparação da remuneração dos profissionais do magistério aos vencimentos básicos dos demais servidores do Estado que possuem nível superior. Richa disse que este é segundo aumento que o Governo do Estado concede aos professores paranaenses neste ano, o que significa um aumento total de 12,79% nos vencimentos.
    “A valorização do profissional da educação e o ensino de qualidade são prioridades absolutas do Governo. É a partir da educação que se forma o cidadão do amanhã. Não medimos esforços para hoje celebrar um momento importante para a sociedade paranaense e garantir um ensino de excelência para toda a rede estadual de ensino”, disse o governador.
    A lei foi aprovada no dia 30 de agosto pela Assembléia Legislativa estabelece o pagamento de uma parcela de 3% de reajuste aos professores na folha de setembro, retroativo do mês de julho. Outros 2,83% serão incorporados aos salários em outubro. “Isso garante um aumento cumulativo de 5,91% porque a segunda parcela incide sobre a remuneração reajustada”, explicou o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns. Em maio, os professores, junto com os demais servidores públicos estaduais, receberam reajuste salarial de 6,5%.
    O objetivo do governo é elevar em 26% os salários dos professores estaduais. Desta forma, a remuneração destes profissionais ficará equiparada a dos demais servidores do Estado que tem nível superior. O reajuste concedido através da lei sancionada pelo governador faz parte deste processo. “Nosso compromisso é fazer a equiparação em quatro parcelas, conforme estabelecido com os professores”, afirmou Arns.
    Ele ressaltou que o governo está fazendo todo o esforço necessário cumprir os compromissos assumidos e registrados no Plano de Governo. “O governo está corrigindo uma injustiça feita com os profissionais do magistério e fazendo o seu papel em debater em conjunto com a classe sindical avanços que todos buscamos, que é a valorização do professor”, disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato), Marlei Fernandes.
    PAGAMENTOS - Além de sancionar o reajuste salarial, o governador Beto Richa autorizou o pagamento em setembro de promoções e progressões para 21.852 professores e funcionários das escolas do Estado. A dívida com os servidores é referente aos anos de 2009 e 2010 e o valor a ser pago chega a R$ 13,5 milhões.
    Richa lembrou que a administração atual também quitou R$ 102 milhões em contas de água e luz que deixaram de ser pagas pela gestão anterior. Outra despesa assumida pelo governo foi o pagamento de verbas rescisórias de professores contratados no ano passado através do Processo de Seleção Simplificado (PSS). No total, foram pagos R$ 41,3 milhões em janeiro.
    “Quando iniciamos o mandato a situação financeira do Estado estava ruim e há um esforço muito grande por parte de toda a equipe de Governo em organizar o caixa. Conseguimos uma economia de 18% nos gastos de custeio e iniciamos a recuperação das contas para garantir investimentos e melhores salários aos servidores”, disse Richa.
    O vice-governador Flávio Arns também lembrou dos investimentos liberados para a construção, reforma e ampliação de escolas, que chegam a R$ 130 milhões, e do processo de descentralização de obras em colégios estaduais, com o apoio das prefeituras. “Além disso, aumentamos os recursos para transporte escolar, com investimento de R$ 58 milhões, o dobro do ano passado”, disse.
    Para o presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, deputado Valdir Rossoni, a data é para ser comemorada, porque o governo está honrando aquilo que se comprometeu a fazer. “A valorização da educação e dos servidores é um compromisso assumido que está sendo cumprido. Por isso, todos temos que comemorar”, disse. Ele afirmou que o legislativo deve devolver cerca de R$ 40 milhões para o governo até o final do ano. “São mais recursos para investimentos”, declarou.
    Estiveram na cerimônia o líder do governo no legislativo estadual, deputado Ademar Traiano, e os deputados estaduais Plauto Miró Guimarães, Rose Litro, Mara Lima, Marcelo Rangel, Augustinho Zucchi, Duílio Genari, Professor Lemos, Teruo Kato e Hermas Junior. Também participaram da solenidade os secretários Luiz Carlos Hauly, da Fazenda, e Luiz Eduardo Sebastiani, da Administração, além de chefes de núcleos de educação, servidores e professores.

    Órgãos públicos abrem 10 concursos para jornalistas em todo o Brasil



    Órgãos públicosde todo o País abriram dez concursos com nove vagas e oito cadastros reserva para jornalistas. Os salários variam entre R$ 1.341 e R$ 4.391,18. Todas as seleções exigem graduação em Jornalismo, exceto o concurso da Prefeitura e Câmara de Vacaria (RS), que aceita não diplomados.

    O maior salário é pago pelo DAER -Departamento AutônomodeEstradas de Rodagem (RS), R$ 4.391,18. A região Sul concentra o maior número de vagas: 5 vagas e 8 cadastros reserva. A maioria das vagas é para assessor ou analistade comunicação, mas há seleção para diagramador e gestor de atividades (formado em Jornalismo).

    Veja os detalhes dos concursos:
    Centro-Oeste
    MS Prefeitura de Corumbáinscrição até 23/09/2011. Provas dia 6 de novembro de 2011. 1 Vaga - Gestor de Atividades – R$ 1.592,59
    Informações: 
    www.corumba.ms.gov.br
    Sul
    PR Prefeitura de Jesuítasinscrição até 26/09/2011. Provas dia 30 de outubro de 2011. 1 Vaga – Jornalista  - R$ 1.345,83-www.saber.srv.br 

    PR Prefeitura de Ponta Grossainscrição até 26/09/2011. Provas dia 16 de outubro de 2011. 1 Vaga - Jornalista - R$ 1822.45-Carga Horária : 6h
    Observações: Gratificação no valor de R$ 590,91. Informações:www.fafipa.org/concurso
    RS - CRC - Conselho Regionalde Contabilidade -inscrição até 10/10/2011. 1 vaga e 1 cadastro reserva - R$ 1.772. Informações: www.fbc.org.br 

    RSPrefeitura e Câmarade Vacariainscrição até 29/09/2011. 1 vaga e 1 Cadastro Reserva R$ 1.341,75. Informações:www.fundatec.com.br
    RS - DAER -Departamento Autônomode Estradas de Rodagem -inscrição até 27/09/2011. 1 vaga - R$ 4.391,18. Informações:www.fdrh.rs.gov.br
    SC - CRA - Conselho Regionalde Administração -inscrição até10/10/2011. Provas dia 06 de novembro de 2011. 6
     cadastros reserva - R$1.804,22. Informações:www.funjab.ufsc.br/concursocrasc 
    Sudeste
    MG Prefeitura de Perdigãoinscrição até 18/10/2011. 1 vaga -R$ 1.589,86. Informações: www.imperialconcursos.com.br
    SPCâmarade Itapeviinscrição até 30/09/2011. 1 Vaga – R$ 3780,00. Informações: www.camaraitapevi.sp.gov.br
    SPPrefeitura de São Vicenteinscrição até 07/10/2011. Provas dia 20 de novembro de 2011. 1 Vaga Diagramador - R$ 1.753,13. Informações: www.zambini.org.br

    terça-feira, 20 de setembro de 2011

    Fernanda Richa apresenta nova política de assistência social


    Foto:Rogério Machado/SEDS

    A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social promoveu ontem  um encontro com primeiras-damas e gestoras da assistência social da região dos Campos Gerais e Centro Sul do Paraná. Representantes de 18 municípios do Estado participaram do evento, realizado no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
    Durante a reunião, a secretária Fernanda Richa apresentou o plano de gestão, as metas de governo, as diretrizes da nova política estadual de assistência social, a estrutura organizacional da secretaria e a equipe de gabinete e coordenadores técnicos da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.

    Foi o terceiro encontro de apresentação para gestoras de assistência social desde a criação da secretaria, em 28 de junho deste ano. “Antes, a política de ação social estava dispersa. Agora, assumimos atribuições que eram da Secretaria do Trabalho, repassamos outras para a Secretaria da Justiça, estamos ajustando metas e orçamento para desenvolver e implantar programas para a promoção e emancipação das famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse Fernanda Richa.
    A secretária da Família também apresentou as equipes técnicas que vão comandar os escritórios regionais de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e Pitanga. “Com os escritórios regionais, descentralizamos a administração e nos aproximamos mais ainda dos municípios”, explicou a secretária.

    Curitiba inscreve projetos para 49 creches no PAC



    principal

    Curitiba vai inscrever os projetos para construção das novas creches do plano de expansão da rede de educação infantil, do Ministério da Educação, anunciado na última quinta-feira, 15, em Brasília. O plano prevê a construção de 4.943 creches e pré-escolas em 1.466 municípios. Curitiba pode receber 49 unidades.
    A superintendente da Secretaria da Educação de Curitiba, Daniele Regina dos Santos, acompanhou o anúncio em Brasília, e disse que a prefeitura aguarda a publicação das regras do convênio para inscrição dos projetos. As creches serão construídas em terrenos doados pelo município e devem receber subvenção federal por 18 meses.
    Modelos - As creches serão construídas com recursos do PAC em dois tipos de projetos – com capacidade até 240 vagas – e vão somar às unidades já em execução pela prefeitura de Curitiba. “O anúncio complementa o projeto da Prefeitura, que prevê o atendimento da demanda manifesta por vagas em educação infantil até o final de 2012”, observa a secretária de Educação, Liliane Sabbag.
    Liliane afirma que a participação do governo federal na ampliação da educação infantil vem atender uma reivindicação dos municípios por uma divisão mais justa dos recursos da educação. “Com este impulso adicional vindo de Brasília, Curitiba acelera seu atendimento e mantém a qualidade e a estrutura da educação oferecida para nossas crianças”, diz a secretária.
    Em construção - No momento, a Prefeitura está construindo 19 creches e ampliando cinco unidades. As creches em construção e ampliação devem ser entregues até o final de 2012 e totalizarão mais 3.588 vagas para crianças de zero a cinco anos.
    Atualmente, a rede municipal de ensino disponibiliza 42.562 vagas na educação infantil. Elas estão distribuídas em 179 centros municipais de educação infantil (CMEIs), 82 escolas com turmas de educação infantil e outras 77 creches conveniadas.
    Metas - A expansão do atendimento para crianças de zero a cinco anos de idade é parte do Plano Nacional de Educação (PNE), em discussão no Congresso Nacional, e que prevê metas que valorizam a educação infantil em todo país.
    Diante das discussões, a presidente Dilma Rousseff solicitou a revisão da política adotada para a área e determinou critérios técnicos que permitem a Curitiba pleitear 49 unidades até 2014.
    “Agora os municípios podem apresentar o projeto próprio das creches que serão construídas", disse Daniele dos Santos. "Dessa forma, garantimos que as creches financiadas pelo plano manterão o padrão de estrutura, tamanho e conforto das que Curitiba já tem e das que estão em construção pela Prefeitura. Elas já são adequadas ao clima local e aos serviços oferecidos às crianças”, observa.
    Plano - O critério de distribuição de recursos e número de vagas em creches definido pelo Plano Nacional de Educação (PNE) leva em conta a população total do município e o número de crianças de zero a cinco anos já atendidas.
    As condições do PNE são de que 50% das crianças de zero a três anos sejam atendidas até 2020, enquanto 100% das crianças com quatro e cinco anos (idade da pré-escola) devem ser atendidas até 2016.
    Pelo cálculo do governo federal, que chegou ao número de 49 novas creches que serão financiadas, Curitiba tem 86.140 crianças de zero a 3 anos. Metade delas (43.070) deve ser atendida até 2020. O município já disponibiliza 30.837 vagas para esta faixa etária, portanto 12.233 novas vagas em creches devem ser abertas até 2020.
    Para a população de quatro e cinco anos em Curitiba, de 43.717 crianças, a rede municipal de ensino atende 23.914. Pela legislação vigente, as demais 19.803 vagas precisam ser criadas até 2016.

    segunda-feira, 19 de setembro de 2011

    Brasil paga mais por internet e celular que Rússia, Índia e China

    Serviços de internet e celular estão em expansão no Brasil, mas a conta ainda é cara. Comparado aos habitantes de outras potências emergentes como Rússia, Índia e China, o brasileiro é o que mais paga pelas tecnologias, segundo relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência da ONU para questões de comunicação e tecnologia.

    O relatório traz dois índices: o ICT Development Index (IDI), que mede a infraestrutura dos países no que se refere à oferta de serviços de internet e telefonia, e o ICT Price Basket (IPB), que mostra o preço dos serviços em relação à renda per capita.

    No ICT Price Basket, o Brasil aparece em 96ª posição. Segundo o relatório, o brasileiro gasta, em média, 4,8% de sua renda no pagamento de serviços de comunicação. O ranking é liderado por Mônaco, cujos habitantes gastam uma proporção menor da renda com estes serviços. O último lugar é ocupado pelo Níger.

    Em termos relativos, a conta dos brasileiros é maior que a dos russos, cujo gasto com internet e celular equivalem a 1,1% do PNB (produto nacional bruto) per capita. Na China, o custo equivale a 3,1% e na Índia a 4,1% do PNB per capita.

    Os consumidores do Brasil também pagam mais que os da Argentina, Uruguai e Chile, países com renda aproximada.

    No índice IDI, o Brasil se posiciona em 64º lugar (com nota 4,22 em uma escala de 0 a 10), praticamente no meio do caminho rumo ao patamar da Coreia do Sul (8,40), a primeira colocada.

    Telefone e internet
    O relatório mostra que o mercado de telefonia fixa continua em decadência, com a substituição das antigas linhas por celulares.

    Nos países desenvolvidos, o mercado de telefonia móvel se encontra em saturação - atingindo quase 100% da população -, mas a demanda por aparelhos com banda larga está aquecida. Entre 2009 e 2010 o crescimento foi de 160%.

    De acordo com o relatório, o mundo conta hoje com mais de 2 bilhões de usuários de internet. Os países desenvolvidos lideram o crescimento (14% entre 2009 e 2010), mas a maior parte dos novos usuários vem das grandes potências emergentes como Brasil, China, Índia, Rússia e também a Nigéria.

    Em 19 países, no entanto, o acesso à internet por banda larga permanece inacessível para muitos cidadãos, já que o gasto médio corresponde a mais de 100% da renda média. Na Guiné, por exemplo, a conta para ter banda larga equivale a 2.594% do rendimento médio da população, de US$ 370.

    Segundo o relatório, quase 70% dos brasileiros com mais de 25 anos são usuários da internet. Na Coreia do Sul essa proporção atinge quase 100%.

    O relatório também destaca o desempenho "dinâmico" de países que avançaram rapidamente na oferta de serviços de comunicação, tanto na oferta de infraestrutura quanto nos preços. Entre os países destacados estão Rússia, Azerbaijão, Omã, Portugal e Vietnã.



    Do blog Bóia Quente