sábado, 10 de setembro de 2011

Programa que dá prêmios por interação nas redes sociais chega ao Brasil


O Brasil ganhou nesta semana um programa de fidelidade nas redes sociais. Batizado de iWiin, o site distribui prêmios para os usuários que registrarem o maior número de interação nas redes. Na prática, o internauta se cadastra na página e acumula pontos ao curtir e compartilhar páginas e links em seus perfis pessoais. Os pontos são revertidos em prêmios, como aparelhos eletrônicos (iPod, iPad e câmeras digitais), descontos em estabelecimentos comerciais e até carros e viagens.


A ideia partiu do ex-CEO da OgilvyOne, Sérgio Augusto, que divulgou o programa nesta terça-feira, 6, por meio de transmissão ao vivo pelo sistema Coletiva online, do Comunique-se. Segundo o executivo, a iWiin é diferente porque os usuários não precisam comprar nada, apenas interagir. A vantagem para as empresas é a possibilidade de obter um mapa sobre os internautas que mais conversam sobre suas marcas e produtos. Para isso, precisam comprar uma cota de ‘clicks’. 


“O anunciante saberá exatamente o perfil dos internautas que curtem, compartilham e interagem com suas marcas e poderá se relacionar com esse consumidor pelas redes sociais, e-mail, telefone ou endereço”, explica Augusto.


O primeiro cliente da iWiin é a Abril Mídia, que divulgará promoções de assinaturas de revistas e outras ofertas

Soluções inteligentes para recarregar carros elétricos


THE ECONOMIST

Nisan usa bateria de carro elétrico Leaf para fornecer eletricidade à casa do proprietário do carro

do site opinião e noticia
Carros elétricos e híbridos podem representar 15% do novo mercado de carros até 2020, a depender do preço do petróleo. Isso significa que em alguns lugares muitos veículos serão plugados na tomada simultaneamente após a volta para casa depois do trabalho para serem recarregados para o dia seguinte. A súbita demanda por energia que isto gerará, além do pico noturno, poderia colocar os pequenos transformadores que servem redes locais sob considerável pressão – possivelmente a ponto de causar blecautes.
De modo a dissuadir os donos de carros elétricos a recarregar seus veículos no horário de pico e encorajá-los a fazê-lo nas horas calmas da manhã, algumas companhias elétricas estão introduzindo um esquema de preços mais baixos nas horas fora do pico para carros elétricos. Muito melhor, argumenta Alex Rogers e seus colegas da Southampton University , na Inglaterra, que os proprietários de carros sejam representados em suas interações com o fornecedor de energia local por agentes que têm a capacidade de negociar acordos em seu nome. Estes agentes negociariam uns com os outros, e com a companhia elétrica, para cobrar aos carros de uma certa região do modo mais eficiente. A inovação é que os agentes que Rogers propõe que se contrate para a tarefa não são pessoas, mas programas de computador.
Tudo que um motorista precisaria fazer quando conectasse seu carro ao ponto de eletricidade numa noite é informar ao sistema, talvez através de um teclado, quando ele gostaria de dirigir o veículo novamente e a distância estimada do seu trajeto. As negociações então aconteceriam num sistema de computadores que ligaria todos os pontos locais de recarga de veículos.
Ao fim do dia, o programa poderia agir tanto como vendedor quanto como comprador. As baterias de carros estacionados poderiam, de acordo com alguns visionários, atuar como reservatórios acessíveis pelas companhias elétricas para amenizar picos e vales da demanda.
Um projeto que está sendo desenvolvido no Japão pela Nissan, a montadora de um carro elétrico chamado Leaf, pode ser o primeiro passo nessa direção. A ideia é empregar a bateria de um Leaf para fornecer eletricidade à casa do proprietário do carro. A Nissan espera que uma bateria totalmente carregada possa abastecer a residência média japonesa por dois dias, o que ajudaria deveras em casos de blecautes ocasionados por terremotos ou furacões, ambos comuns no Japão. Se tal ideia funcionar, estaríamos a um passo de poder abastecer a rede elétrica como um todo em troca de um desconto na conta de luz.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Ibope mede a força da internet


do blog  Fábio Campana

Do Cesar Maia
1. Em 2000 eram 4,9 milhões os internautas no Brasil. Em 2010 foram 34,8 milhões. Em 2000 em média os internautas acessavam 7 horas por mês. Em 2010, em média, foram 32 horas por mês. Em 2010, 31% dos domicílios que tinham acesso à internet: 36% no Sudeste e 11% no Nordeste. 90% na classe A, 24% na C e 3% na D/E. 25% os brasileiros acima de 10 anos acessam a internet todos os dias. Destes, 38% para se comunicar. 32% enviam\recebem e-mails. 30% mandam\recebem mensagens instantâneas. 28% participam de redes sociais. 18% leem jornais e revistas. 11% buscam informações sobre governo. 6% interagem com governo. 6% usam Twitter. 3% têm blogs (respostas múltiplas). Dos internautas 86% acessam redes sociais (ou seja, 20% dos brasileiros de mais de 10 anos).
2. Nas eleições de 2010, a TV foi a principal fonte de informação para 72% dos eleitores. Internet vem em segundo com 12% (sendo 33% entre quem tem nível superior, 29% com renda acima de 5 salários mínimos, e 21% entre 16 e 24 anos). Depois vem o rádio com 4%, jornais 3%, conversas com amigos 2%.
3. São 28% (em 2009 eram 24%), os que acessam a internet diariamente, sendo 32% entre 16 e 24 anos, 47% os de nível superior e 66% em cidades com mais de 100 mil habitantes.
4. Entre os internautas a disputa entre Dilma, Serra e Marina foi mais acirrada durante a campanha sendo que em grande parte do segundo turno, Serra esteve na frente, e Dilma recuperou no final, quando a diferença foi a mesma do total.
5. Nas buscas pelo Google, durante a campanha eleitoral, o nome de Dilma era mais associado a temas polêmicos ou negativos que Serra (em segundo), e Marina (em terceiro com mínimas citações negativas). A ascensão de Marina, na parte final da eleição, se deveu exclusivamente ao voto evangélico. Entre os evangélicos Marina empatou com Serra.

Coleta seletiva: Idec dá dicas de ações que estão ao alcance do consumidor!



 De acordo com dados do Instituto Akatu, de cada 10 caminhões de lixo recolhidos no Brasil, apenas um vai para a reciclagem. Por conta desse número tão ínfimo, a entidade orienta que os consumidores escolham produtos com menos embalagens e que enviem tudo que puderem para a reciclagem.
imagem transparente

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lembra ainda que, além de ajudar a preservar o meio ambiente, a coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos domésticos geram renda para muita gente. "Separar os materiais reaproveitáveis em casa evita a sua contaminação e diminui os custos da reciclagem", afirma o órgão.
Porém, apesar de todos os benefícios do serviço, a esmagadora maioria das cidades não possui coleta seletiva: ela está em apenas 8% dos municípios brasileiros, sendo que 86% deles situam-se nas regiões Sul e Sudeste.
De olho nesses números, o Idec ensina que os consumidores que não possuem o serviço em seu bairro ou cidade ainda têm possibilidades de agir. "Procure uma cooperativa de catadores ou um supermercado que tenha programa de coleta seletiva", orienta. "Além disso, entre em contato com a prefeitura do seu município para cobrar que se estabeleça esse serviço na cidade".
Outras dicasMesmo os consumidores que vivem em áreas atendidas pela coleta seletiva ainda têm diversas dúvidas, como, por exemplo, de que forma separar os resíduos e se há necessidade de lavar as embalagens. Para sanar essas e outras dúvidas, o Idec organizou dicas para o consumidor fazer a sua parte em todos os cantos do Brasil:
  • Separação
Se a coleta dos materiais recicláveis for realizada pela prefeitura ou cooperativa de catadores, não há necessidade de separar cada resíduo por tipo (papel, plástico, vidro, etc), mas apenas diferenciá-lo do lixo comum.
Já os supermercados tendem a recolher o lixo separado por tipo!
  • Limpeza e acomodação
Antes de encaminhar os materiais para a coleta, limpe-os.
Já os vidros e outros objetos cortantes devem ser enrolados em jornal, para evitar machucar os trabalhadores da cadeia de reciclagem – como os funcionários da cooperativa e os coletores que recolhem os sacos na sua rua.
  • Tratamento diferente: pilhas e baterias!
Pilhas e baterias obsoletas devem ser levadas às lojas de produtos eletroeletrônicos ou a qualquer estabelecimento que venda esse tipo de produto – como os supermercados, por exemplo –, que são obrigados por lei a recolhê-las.
Quando esses materiais são jogados no lixo comum, têm grande chance de contaminar o solo e a água com os metais pesados presentes em sua composição.
  • Papel ativo: sugira e cobre!
O Idec ainda orienta que os consumidores cobrem do supermercado que frequentam outras soluções para diminuir a geração de resíduos. De que forma fazê-lo? É possível sugerir que o estabelecimento ofereça embalagens retornáveis para refeições prontas e reduza o uso de isopor.
  • Escolha consciente
Já na hora das compras, leve sua sacola retornável e diga não às sacolinhas de plástico. Caso esqueça, peça caixas de papelão aos supermercados.
E ainda "reflita sobre as suas necessidades e consuma apenas o necesário", conclui a entidade.




Fonte: Infomone

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mais de 16 mil pessoas participam de desfile cívico na Cândido de Abreu


principal
Mais de 16 mil pessoas participaram do desfile cívico de 7 de Setembro, na manhã desta quarta-feira, na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. O prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa acompanharam o desfile de militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
Estudantes de escolas municipais e estaduais também participaram do evento que comemora a Independência do Brasil. Ao todo, 6.800 pessoas desfilaram pela avenida. Destes, 4 mil eram militares. "Os desfiles de 7 de setembro são sempre inesquecíveis. Mesmo com o frio e chuva muitas pessoas vieram acompanhar de perto e participar desse grande momento cívico", disse o prefeito Luciano Ducci.
"Essa é uma grande festa cívica que as pessoas gostam de participar e comemorar. Temos que manter sempre esse sentimento de amor à pátria", afirmou o governador Beto Richa. Nas arquibancadas e calçadas ao longo da Cândido de Abreu, aproximadamente 8,5 mil pessoas acompanharam os desfiles.
Vinicius Malinoski, morador do Bom Retiro, levou os filhos Bernardo de 5 anos, e Miguel, 2, para ver de perto a comemoração na Cândido de Abreu. "Essa é a primeira vez que viemos, mas fazia tempo que eu queria trazer meus filhos para participar desse momento cívico", disse Malinoski.
A festa também atraiu estrangeiros. A norueguesa Ragnhild Korfits Frank levou a filha Nora de 2 anos para acompanhar o desfile pela segunda vez. "O que ela mais gostou foi da pipoca e do desfile da cavalaria da Polícia Militar", disse Ragnhild, que há dois anos mora no bairro Mossunguê. "Viemos para ver como é comemorada a Independência do Brasil", definiu com um português carregado de sotaque estrangeiro.
O público pode ver de perto blindados usados pelo Exército, viaturas e carros especiais usados pelas forças de segurança. Para o comandante da 5ª Região Militar, general de Divisão, Willians José Soares, a comemoração do 7 de Setembro é uma grande celebração da paz. "Temos que comemorar a nossa soberania e cultuar nossas datas cívicas, lembrar dos nossos antepassados que ajudaram a construir nossa nação", explicou.
A Guarda Municipal de Curitiba também participou do desfile com 270 guardas. "O desfile mostra essa integração entre todas as forças de segurança. É muito importante estarmos presentes neste grande momento cívico", disse Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal.
O vice-governador Flávio Arns, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Valdir Rossoni, secretários estaduais e municipais, comandantes das Forças Armadas, das polícias Civil e Militar, os vereadores João do Suco, líder do governo na Câmara, Serginho do Posto e Professor Galdino também acompanharam os desfiles.  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Abertas inscrições para 15ª Maratona de Curitiba



principal
Já estão abertas as inscrições para a 15ª Maratona de Curitiba, que será realizada no dia 20 de novembro e contará com provas de 42 quilômetros; 10 quilômetros e caminhada de cinco quilômetros. Os atletas poderão realizar suas inscrições até o dia 13 de novembro nas lojas Track&Field do Shopping Mueller e Park Shopping Barigui, ou por meio do site www.webrun.com.br.
“A Maratona de Curitiba já é uma prova tradicional em Curitiba, fazendo parte do calendário de eventos da cidade e oferecendo a população uma grande oportunidade para a prática de atividades físicas e esportivas”, diz o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa.
Organizada pela Latin Sports em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a Maratona de Curitiba contará com o atleta Vanderlei Cordeiro de Lima como padrinho e terá a largada na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico. A previsão é que cerca de seis mil corredores participem do evento.
A largada da maratona está prevista para as 6h20 para os cadeirantes e deficientes visuais, às 6h30 para a elite feminina e às sete horas para a elite masculina e demais pelotões. Já a largada dos dez quilômetros será às 7h30 para o feminino e masculino, e na sequência acontecerá a largada da caminhada.
No total, a Maratona de Curitiba irá distribuir R$ 19.800 mil em prêmios (R$ 4.000 para o primeiro colocado; R$ 3.000 para o segundo; R$ 1.500 para o terceiro; R$ 1.000 para o quarto e R$ 400 para o quinto na categoria geral masculino e feminino). Haverá distribuição de troféus para os primeiros colocados por faixa etária e medalhas de participação para todos que finalizarem a prova.
Em homenagem aos atletas locais, também haverá premiação em dinheiro ao melhor atleta curitibano por faixa etária. Ganham o prêmio de R$ 250 os atletas que correram todas as etapas de corrida do Campeonato da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude realizadas em 2011 e que tenham sido os primeiros colocados em sua categoria na Maratona.
Entrega de Kits – A entrega dos kits dos corredores acontecerá do dia 16 a 19 de novembro. Os kits devem ser retirados das 10h às 22 horas, nas lojas Track&Field do Shopping Barigui, para os atletas inscritos nos cinco ou dez quilômetros, e no Shopping Mueller, para os inscritos na maratona.
Serviços:
Inscrição para a 15ª Maratona de Curitibahttp://www.webrun.com.br/home/c/inscricoes-para-maratona-caixa-de-curitiba/3466 ou nas lojas Track&Field do Shopping Mueller e Park Shopping Barigui
*O valor da inscrição para a Maratona de Curitiba é de R$ 70, enquanto para a corrida de 10 quilômetros é R$ 60 e para a caminhada R$ 50.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Dentistas da rede municipal terão reajuste de 21%

principal
A Prefeitura vai conceder aos cirurgiões-dentistas do quadro municipal reajuste salarial de 21% entre os anos de 2012 e 2013, além dos percentuais correspondentes às negociações anuais (10% no primeiro ano e outros 10% no ano seguinte) e incidentes sobre os vencimentos de todos os servidores.
A proposta de reajuste apresentada aos dentistas é superior à média incorporada por trabalhadores das áreas pública e privada e reflete a atenção que a administração municipal dispensa à categoria para, dentro dos limites orçamentários, melhorar a sua remuneração.
“Nossos dentistas são parte importante do quadro da saúde pública de qualidade que faz de Curitiba referência no Brasil”, observa o prefeito Luciano Ducci. A proposta será estendida aos dentistas que ingressarem no quadro da Secretaria Municipal da Saúde a partir do concurso que a Prefeitura vai lançar no próximo dia 20.
Servidores - Curitiba conta com 646 dentistas que atendem em clínicas odontológicas em 110 unidades de saúde.
Deste total de postos de atendimento em odontologia, 107 estão em unidades básicas e de Saúde da Família, duas são Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), e uma é dedicada exclusivamente ao atendimento de pacientes com necessidades especiais.
Saúde bucal - É do trabalho das equipes de saúde bucal um dos melhores resultados registrados pela saúde pública de Curitiba. A cidade tem um dos mais baixos índices de cárie entre adolescentes com 12 anos. Em média, estudantes nessa faixa etária têm apenas 1, 2 dente com cárie ativa ou que já foram tratados ou, ainda, extraídos.
Em Curitiba são feitos cerca de 1,3 milhão de procedimentos odontológicos básicos anuais – como consultas, restaurações e curativos,  nos consultórios das unidades de saúde. São ações somadas ao trabalho educativo no ônibus do programa Cárie Zero, equipado com recursos lúdicos de educação em saúde para estimular o interesse de crianças e adolescentes pela própria saúde bucal.
Capacitação - Por meio do Cárie Zero, os dentistas também podem aprimorar conhecimentos em cursos modulares oferecidos, em média, a cada dois meses. A inserção desses profissionais na Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco – formada por profissionais de saúde, educação e ação social - foi um dos temas dos módulos promovidos em 2011.
Além do público jovem, os dentistas também atentos ao diagnóstico precoce do câncer bucal em pacientes a partir dos 40 anos – fase em que, em especial os homens, podem apresentar sinais da doença e ser submetidos a tratamento nos CEOs ou em hospital com chances de sucesso. No primeiro semestre desse ano foram realizados 25,5 mil exames.
Investimentos - Para melhorar o acesso da população às especialidades odontológicas, a Secretaria Municipal da Saúde está tratando da implantação de mais um CEO. O novo serviço de saúde funcionará no Carmo, na Regional Boqueirão, a partir do ano que vem, e dividirá o atendimento com as atuais unidades Rosário e Sylvio Gevaerd.
Nos CEOs são feitos atendimentos especializados e eletivos de pacientes encaminhados pelas clínicas das unidades básicas e de Saúde da Família. Vão para os CEOs aqueles que, depois do atendimento inicial feito na rede de atenção primária, necessitarem de intervenções específicas. É o caso da endodontia (tratamento de canal), feito depois que o dentista da unidade básica faz o atendimento inicial, elimina a dor e prepara o paciente para o procedimento.
Também a partir de 2012, os dentistas poderão contar com a ajuda das centrais de Raio X odontológico e clínica de atendimento odontológico de casos de urgência, que funcionarão junto das unidades da rede de urgências médicas.
O objetivo é manter o Raio X e o consultório abertos no contraturno do horário de funcionamento da rede municipal, que já se encarrega dos casos de atendimento de rotina e também emergencial pela manhã e à tarde. A nova estratégia vai servir de apoio ao pronto-socorro odontológico do Hospital Cajuru e conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

domingo, 4 de setembro de 2011

Desfile do Bairro Novo reúne 7,5 mil pessoas

principal
O prefeito Luciano Ducci abriu neste domingo (4) o 8º Desfile Cívico Comunitário Bairro Novo no Sítio Cercado. A apresentação em comemoração à Semana da Pátria foi acompanhada por cerca de 5 mil pessoas e teve 2,5 mil participantes. A Regional tem cerca de 145 mil habitantes e abrange os bairros Sítio Cercado, Ganchinho e Umbará.
"Tivemos a presença de milhares de pessoas na oitava festa consecutiva promovida nesta Regional", comemorou o prefeito. Estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares dos bairros da Regional foram maioria no desfile. "A participação dos estudantes fez a diferença do desfile, assim como a participação da comunidade e das famílias, que deram um exemplo de civismo".
Participação - A vendedora Matilde Alves assiste ao desfile todos os anos e, nesta edição, foi ver a apresentação dos sobrinhos. "É importante porque traz alegria pra população do Bairro Novo, une as pessoas, é legal encontrar a vizinhança e ver nossas crianças na rua pelo nosso país", contou Matilde.
A coordenadora da fanfarra do Colégio Estadual Iara Bergmenn, Cristina Massa, falou sobre a alegria dos alunos em poder tocar no desfile. "A fanfarra tem uma importância incrível dentro da escola e esse é o momento em que eles podem fazer com que a comunidade se integre com a arte", disse Cristina. "O desfile é uma boa chance de mostrar como eles estão felizes e se sentem prestigiados e reconhecidos, principalmente com a presença do prefeito"
O aposentado Antenor Domingos também ficou contente com a presença do prefeito Luciano Ducci. "É importante ele estar sempre presente nos bairros, já que não é só o Centro que precisa de ajuda. O povo acredita no prefeito e esse desfile é importante, não pode parar".
Desfile - O desfile percorreu a rua Tijucas do Sul e começou às 9h com a apresentação das bandeiras feitas por crianças da Guarda Mirim Municipal. 
Em seguida, vieram as delegações formadas por alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região do Sítio Cercado, bandas e fanfarras convidadas, participantes de programas da Prefeitura, como 3ª idade, grupos de danças e grupos de ginástica, policiais militares e guardas municipais.
"Ficamos felizes em perceber com a participação das nossas escolas aumenta a cada ano. Isso mostra que o espírito cívico cresce nas salas de aula e acompanhará as crianças, que são o futuro da cidade", disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Muitos estudantes mostraram criatividade e desfilaram carregando miniaturas e pinturas representando os principais pontos turísticos da cidade. Também houve homenagens a personalidades, como os escritores Helena Kolody, Dalton Trevisan e Paulo Leminski.
O desfile terminou com a apresentação dos veículos de secretarias da Prefeitura, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e com a chegada de um grupo de coletores de materiais recicláveis.
O vereador Odilon Volkmann também desfilou dirigindo uma das motos do Motoclube do 13º Batalhão da Polícia Militar. Além dele, acompanharam o desfile os vereadores João do Suco, Tito Zeglin, Roberto Hinça e Denilson Pires.
Também participaram os secretários Fernando Guedes (Relações com a Comunidade), Irajá de Brito Vaz (Direitos da Pessoa com Deficiência), Horácio Moteschio (Assuntos Metropolitanos), Eliane Chomatas (Saúde), Luiz Fernando Jamur (Governo) e Osmar Bertoldi (Habitação).

Ippuc mapeia dados para Polo Logístico de Curitiba


Distribuição de cargas


    O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) fez um levantamento de dados para compor o estudo de implantação do Polo Logístico na cidade. O trabalho coordenado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento tem convênio de US$ 850 mil, com recursos a fundo perdido do Banco Interamericado no Desenvolvimento (BID).
No levantamento, a diretoria de Supervisão de Informações do Ippuc pesquisou dados de vários órgãos público como Detran, Diretran, IBGE, além de empresas privadas e o banco de dados do próprio instituto. O trabalho levou cerca de um mês e envolveu diretamente 12 funcionários.  
O mapeamento do Ippuc mostrou, por exemplo, 344 depósitos de cargas e descargas em Curitiba. No levantamento consta a distribuição por bairros e tipo de cargas. Também foram identificadas 1.586 transportadoras em atividade na cidade, além do mapeamento de áreas de EstaR para carga e descarga, localização dos grandes geradores de fluxo como shoppings e supermercados.
“O Plano Logístico de Curitiba depende da quantidade e, principalmente, da qualidade das informações, por isso o empenho da equipe foi grande”, afirma o supervisor de Informações do Ippuc, Lourival Peryel.
Ainda serão feitas pesquisas de origem e destino de veículos de carga na área urbana e a contagem classificada de veículos (particular, público e cargas) em pontos de intersecção de cruzamentos selecionados pelo Ippuc.
Ao final, o trabalho irá sugerir as melhorias que podem ser implantadas na cidade, como centros de distribuição em alguns pontos para reduzir o trânsito de cargas. Pelo estudo será feito o diagnóstico do transporte de carga que passa pela cidade e o fluxo de mercadorias que circula por Curitiba e região metropolitana.
O projeto também prevê a implantação de medidores e indicadores para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O convênio pretende transformar Curitiba num modelo de logística urbana tanto para o Brasil quanto para a América Latina.
“É a primeira vez que vejo uma cidade da América Latina preocupando-se em recuperar uma área central com um estudo desse porte e ainda buscar tecnologia de logística da distribuição urbana de cargas que permitirá baixar os custos", disse o especialista em planejamento urbano e consultor do BID Juan Pablo Antún.