sábado, 27 de agosto de 2011

Prefeitura lança campanha pela saúde masculina

principalTécnicos da Secretaria Municipal da Saúde e representantes da recém-criada Comissão de Saúde do Homem, do Conselho Municipal de Saúde, deram início nesse sábado (27) à campanha destinada a chamar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde. O estádio Couto Pereira, onde aconteceu o Atletiba válido pelo Campeonato Brasileiro, foi o local escolhido para lançar a ação porque, além de atrair muitos homens, o evento é o tema do folheto educativo criado para abordar o assunto.
“Entre nesse jogo: homem que é homem entra em campo por uma vida mais saudável” é o slogan da campanha que pretende fazer os homens refletirem sobre a importância do autocuidado e de serem mais assíduos nas unidades de saúde da Prefeitura. 
 
Os homens vivem 8 anos menos que as mulheres e são quem menos comparece às atividades de prevenção e promoção oferecidas naqueles locais. Entre os problemas de saúde mais comuns entre eles e que podem ser prevenidos com a mudança do estilo de vida estão hipertensão arterial, diabete, colesterol alto, câncer, obesidade, depressão, acidentes de trânsito e no trabalho, violência, doenças bucais, do cérebro e do coração. 
 
Estratégia - Os folhetos distribuídos aos torcedores são interativos. Na parte interna há um teste que sinaliza se o estilo de vida é adequado ou se precisa ser modificado a partir da soma das respostas dadas a onze perguntas. Entre os aspectos avaliados da rotina estão alimentação, prática de atividade física, sexo seguro e cultura da paz. 
 
O técnico em informática Luiz César Camargo, de 32 anos, comprometeu-se a responder o teste. Ele acredita que está bem de saúde mas admite que pode melhorar. “Minha mulher diz pra eu fazer algum esporte, mas o dia é muito corrido. Também não sei o que seria bom pra mim fazer”, comentou, analisando a segunda pergunta do teste, que trata do tema atividade física. Bárbara Daniel, a esposa, acha que o marido é “um pouco preguiçoso”. “Falta ele se tocar. Agora ele é novo e só mais tarde vai ver como é necessário se exercitar. Principalmente porque ele fuma e é muito agitado”, argumentou Bárbara, que caminha três vezes por semana. 
 
Metas - A ideia é que a campanha os estimule a procurar mais os serviços de saúde não só na fase aguda das doenças, mas para consultas preventivas e atividades de promoção - como as aulas de ginástica, as caminhadas e os encontros de reeducação alimentar que acontecem nas unidades de saúde da Prefeitura. Outra alternativa são as academias ao ar livre situadas em parques e praças. “Queremos que os homens reflitam sobre a sua saúde e comecem a ter atitudes concretas para viver mais e com melhor qualidade de vida”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. 
 
A população masculina de Curitiba é de 835.115 habitantes, correspondendo a 48% do total. Quase 70% têm menos de 40 anos. A esperança de vida está em torno dos 70 anos contra 78 das mulheres - mais assíduas nos serviços de saúde para consultas, exames e atividades de prevenção e promoção em saúde. Do total de consultas médicas realizadas nas unidades municipais de saúde, menos de 40% são para homens.

Campanha pela saúde do homem no Atletiba


Dia: 27 de agosto (sábado)
Horário: a partir das 16h
Local: estádio Couto Pereira, no Alto da Glória
principal“Entre nesse jogo: homem que é homem entra em campo por uma vida mais saudável” é o slogan da campanha que a Secretaria Municipal da Saúde lançará nesse sábado (27), no estádio Couto Pereira, antes do início da partida entre Coritiba e Atlético, marcada para as 18h. O objetivo é chamar a atenção do público masculino para a necessidade de cuidar da saúde. Os homens, que vivem 8 anos menos que as mulheres, são quem menos comparece às atividades de prevenção e promoção oferecidas pelas unidades de saúde.
“Queremos que os homens – jovens, maduros e idosos – reflitam sobre a sua saúde e comecem a ter atitudes concretas para viver mais e com melhor qualidade de vida”, argumenta a secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas. A ideia é que a campanha os estimule a procurar mais os serviços de saúde não só na fase aguda das doenças, mas para consultas preventivas e atividades de promoção - como as aulas de ginástica, as caminhadas e os encontros de reeducação alimentar que acontecem nas unidades de saúde da Prefeitura.
Na tarde do jogo serão distribuídos entre as torcidas folhetos interativos para o público-alvo refletir sobre aspectos da sua rotina - como alimentação, atividade física e prática de sexo seguro - e o impacto que essas atitudes podem ter sobre a saúde integral. A parte interna do impresso traz um teste que sinaliza se o estilo de vida é adequado ou se precisa ser modificado. Além disso, faixas com o slogan da campanha serão exibidas em campo, no intervalo do jogo.
Porcentagem - A população masculina de Curitiba é de 835.115 habitantes, correspondendo a 48% do total. Quase 70% têm menos de 40 anos. A esperança de vida está em torno dos 70 anos contra 78 das mulheres - mais assíduas nos serviços de saúde para consultas, exames e atividades de prevenção e promoção em saúde. Do total de consultas médicas realizadas nas unidades municipais de saúde, menos de 40% são para homens.
Entre os problemas de saúde mais comuns entre eles e que podem ser prevenidos com a mudança do estilo de vida estão a hipertensão arterial ou pressão alta, diabete melito, colesterol alto, câncer, obesidade, depressão, acidentes de trânsito e no trabalho, violência, doenças bucais, do cérebro e do coração.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Centros de Urgências vacinam no fim de semana


Sarampo



principal


Os oito centros municipais de urgências médicas (CMUM) de Curitiba estarão vacinando as crianças entre 1 e 7 anos incompletos contra o sarampo no sábado e no domingo (dias 27 e 28), das 8h às 17h. Confira, abaixo, os endereços dos locais de vacinação, que contarão com equipes exclusivas para aplicar a dose.
  Centro de Urgências Médicas Sítio Cercado 
  Rua Levy Buquera, 158 – fone 3378-6405
  Centro de Urgências Médicas Boa Vista   Avenida Paraná, 3654 – fone: 3251-1013
  Centro de Urgências Médicas Boqueirão 
  Rua Professora Maria Assumpção, 2.590 - fone 3277-3701
  Centro de Urgências Médicas Pinheirinho 
  Rua Leon Nicolas, esquina com a Avenida Winston Churchill, ao lado da Rua da Cidadania, fone 3212-1470
  Centro de Urgências Médicas Fazendinha 
  Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão – fone 3314-5050
  Centro de Urgências Médicas Campo Comprido 
  Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495 – fone 3285-1896
  Centro de Urgências Médicas CIC 
  Rua Senador Accioly Filho, 3370 – fone 3314-5098
  Centro de Urgências Médicas Cajuru 
  Rua Engenheiro Benedito Mário da Silva, esquina com Rua Ceilão – fone 3261-4026
Segundo a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm, o objetivo de oferecer a vacina nos CMUM é antecipar o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 95% das crianças na faixa etária até 16 de setembro. Ontem pela manhã (24), a cobertura havia chegado a 88,6%, o que representa 117.777 doses aplicadas.
A vacinação contra essa doença começou no dia da segunda etapa de imunização infantil contra a paralisia infantil ou poliomielite, na véspera do Dia dos Pais. Nos dias de semana a dose pode ser encontrada em qualquer unidade básica ou de Saúde da Família, nos horários normais de funcionamento de cada uma.

Abertas as inscrições para Feira do Bom Negócio


Agência Curitiba


Estão abertas as inscrições para a Feira do Programa Bom Negócio, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, na Praça Osório.
A feira será um espaço para formação de parcerias, intercâmbio de experiência, exposição e divulgação dos produtos e/ou serviços dos empreendedores do Bom Negócio, da Prefeitura de Curitiba.
Os interessados em expor seus trabalhos devem levar a documentação necessária e preencher o cadastro de credenciamento na sede da Agência Curitiba, na rua Barão do Rio Branco, nº 45, 7º andar - Centro, das 9h às 12h e das 14h às 18h.
Somente poderão participar da feira empreendedores formais que concluíram e receberamos certificados do Programa Bom Negócio e que atenderem às condições do edital público. As inscrições dos empreendedores deverão ser realizadas por categoria: indústria, comércio e serviços. O empreendedor deverá optar por somente uma categoria.
Documentos para inscrição
Na hora da inscrição, os participantes devem apresentar o certificado de participação no Programa Bom Negócio ou declaração de conclusão do curso emitido pela Gestão do Programa; fotocópias do RG e CPF; fotocópia de comprovante de residência em seu nome com expedição de no máximo 90 dias; fotocópia do Contrato Social ou Ato Constitutivo e sua última alteração, comprovando o ramo de atividade; fotocópia do Cartão do CNPJ válido; certidão Conjunta Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União (www.receita.fazenda.gov.br/certidoes/pessoajuridica.htm), certificado de Regularidade do FGTS (www.caixa.gov.br); certidão negativa de tributos estaduais e municipais, documentação fotográfica do produto com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 e fotografias impressas.
Se o interessado for produtor ou artesão, deverá levar documentação fotográfica do processo de produção do produto com no mínimo 3 (três) e no máximo 5 fotografias impressas e declaração de autenticidade e procedência de seus produtos. O empreendedor que se inscrever na categoria serviços fica dispensado da apresentação de fotografias dos produtos e do processo de produção.
Serviço:
Feira do Programa Bom Negócio 
- Local: Praça Osório
- Dias: 18 e 19 de novembro 2011
- Horário de funcionamento: na sexta-feira das 10h às 20h e no sábado das 9h às 18 horas
- Inscrição e entrega de documentos entre os dias 18 e 2 de setembro, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Rua Barão do Rio Branco, nº 45, 7º andar - Centro
* Mais informações no site da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A:
www.agenciacuritiba.com.br , pelo endereço eletrônico bomnegocio@agenciacuritiba.com.br
ou pelos telefones (41) 3221- 9900/9918/9919.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cuidados ao usar o banco pela internet



imagem transparente


A tecnologia trouxe a possibilidade de ir ao banco por uma página na internet. Um serviço que a maioria dos bancos oferece aos clientes com segurança e pode economizar a caminhada e o tempo até uma agência bancária. 
Como funciona:
• O cliente acessa a página do banco na internet e digita os dados da agência, a conta e a senha eletrônica.
• Após ter os dados confirmados, pode fazer pagamentos, transferências, ver o saldo em conta e outros serviços, dependendo do banco.
• Alguns bancos dão uma tabela de senhas (em cartão ou num aparelhinho chamado token) para os clientes fazerem transferências ou pagamentos pela internet. Este tipo de senha tem várias combinações de números diferentes, por isso é uma garantia a mais de segurança.
Vantagens de usar o banco on line
Há uma certa comodidade para quem tem internet em casa pois acessar o banco pelo site é uma forma de evitar filas e ganhar tempo. Com possibilidade de  pagar boletos ou outras contas, sem sair de casa.
O que é DDA?
Significa Débito Direto Autorizado, um sistema criado para evitar o desperdício de papel. Então, se você escolher por pagar suas contas pelo DDA, vai poder acessá-las de forma eletrônica (internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros), sem precisar receber boletos impressos.
24 horas por dia
Uma agência bancária tem um horário de determinado de funcionamento. Na internet, é possível ver as informações da conta durante todo o dia e à noite. Pagamentos e outros serviços podem ser feitos em períodos estendidos também, dependendo do banco.
Dicas de segurança
Alguns cuidados na hora de usar a internet são muito importantes para manter a segurança do seu dinheiro. Confira algumas dicas:
- Antes de acessar o site do seu banco, confira as informações de segurança que ficam geralmente no rodapé ou links laterais;


- Evite acessar o serviço de internet do banco em lan houses, computadores comunitários ou públicos;


- Tenha certeza de que o site é confiável, veja se o site do seu banco tem certificado de segurança;
- Instale um programa antivírus em seu computador;


- Desconfie de e-mails de cobrança ou prêmios enviados supostamente pelo banco, pois podem ser vírus. Não abra e-mails de quem não conhece e cuidado com promessas duvidosas com o famoso “clique aqui”;
- Não dê sua senha para ninguém nem peça ajuda para estranhos, ligue para a central de atendimento do seu banco em caso de dúvidas;


- Ao digitar os dados no site do banco, confira se seu nome aparece corretamente; 


- Antes de fechar a página do site clique em “sair” ou “encerrar sessão”, para que você saia do site com segurança.




Fonte: Procon RJ

Polícia apreende 4 quilos de haxixe e contrabando na Rodoviária



principal

Operação conjunta


Mais de R$ 15 mil em produtos contrabandeados do Paraguai e quase quatro quilos de haxixe foram apreendidos no início da manhã desta quarta-feira (24) na Rodoferroviária de Curitiba, em operação conjunta da Secretaria Municipal Antidrogas, Urbs, Polícia Militar e Departamento de Narcóticos da Polícia Civil.
As equipes se reuniram por volta das 6 horas e, com ajuda de cães farejadores, vistoriaram quatro ônibus provenientes de Foz do Iguaçu e um que vinha de Florianópolis (SC). Ninguém foi preso, já que as malas com drogas e contrabandos foram todas abandonadas nos ônibus. A ação foi elogiada por passageiros que estavam no local.
“É fundamental o trabalho de Prevenção às Drogas realizado pela Secretaria Antidrogas Municipal, em parceria com outros órgãos. Estamos fortalecendo a confiança da população nas forças de segurança. Essas operações serão realizadas de forma contínua e sem qualquer tipo de aviso”, afirmou o secretário Antidrogas, Hamilton Klein.
O administrador da Rodoviária, Elcio Antonio Alves dos Anjos, contou que a operação foi tranquila e que teve apoio de passageiros. “Muitos inclusive agradeceram o fato de acontecer uma fiscalização, assim se sentiram mais seguros”, disse. A operação, destacou Elcio dos Anjos, contou que a operação foi preventiva. Fizemos de forma aleatória, de surpresa mesmo, a fim de garantirmos segurança e comodidade para quem transita pelo terminal”, afirmou.
“O objetivo era verificar se havia drogas nas bagagens e tivemos êxito” afirmou o subtenente Luiz Henrique de Andrade, Comandante do Posto da Rodoferroviária. Ele lembra ainda que as operações devem continuar a partir de agora. “Quem tiver com intenção de contrabandear qualquer tipo de ilícito, deve estar ciente de que estamos fiscalizando, realizando abordagens”.
Resultado - Foram apreendidos 4 kg de haxixe (dividida em oito tabletes de meio quilo cada) sete aparelhos de videogames X-box, seis aparelhos Nintendo wii e 14 jogos originais para uso neste tipo de aparelho. “A droga foi encontrada em uma mala no bagageiro, e os materiais em outras duas malas abandona no maleiro de um dos ônibus”, conta o subtenente. “Os responsáveis não foram localizados, provavelmente abandonaram o local”, acrescenta.
A Secretaria Antidrogas utilizou cães farejadores para a localização da droga, que após apreendida foi levada para a Denarc. Os materiais apreendidos, frutos de contrabando, foram encaminhados à administração da Urbs para procedimentos adequados ao caso.
A parceria entre os órgãos de segurança pública atuantes nesta área é muito importante, segundo o subtenente Luiz Henrique, para o sucesso das ações. “Estamos agindo intensamente nesta área para trazer mais tranquiliade às pessoas que por aqui circulam. Temos conseguido alguns flagrantes e realizado centenas de abordagens na rodoferroviária e nas imediações”, destacou

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Resultado para médicos e prova para professores e educadores


Concursos


Está disponível no site da Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br ) o resultado da avaliação psicológica do concurso público que vai contratar médicos e auxiliares de enfermagem. Os candidatos podem consultar o resultado clicando em concursos públicos, que está entre os serviços mais acessados do site. Os candidatos ainda podem apresentar recurso (devolutiva), antes da divulgação do resultado final do concurso, que sai no dia 1º de setembro.
No próximo domingo (28), acontecerão as provas dos concursos para profissionais do magistério – docência I, educadores e auxiliares de serviços escolares. Candidatos aos cargos de professores e educadores farão prova objetiva e discursiva. Auxiliares de serviços escolares farão apenas prova objetiva. Os portões fecham às 8h, a prova começa às 8h30 e vai até 12h30. Serão três os locais de prova - Unibrasil, Faculdades Curitiba e Colégio Estadual do Paraná. O ensalamento também está disponível no site da Prefeitura de Curitiba e para ter a informação, o candidato deve informar o CPF.
Transição – Os 637 servidores inscritos no procedimento de transição farão a prova no dia 4 de setembro. Houve mudança na data para que a data da prova da transição não coincidisse com a data do concurso da educação. A prova será realizada na Escola Municipal Papa João XXIII, na rua Itacolomi, 700, no bairro Portão (próximo ao Shopping Total). Os candidatos poderão entrar a partir das 8h e os portões estarão fechados às 8h45. A prova será aplicada entre 9h e 12h.
Haverá prova objetiva de conhecimento, de acordo com o cargo, com questões de português, matemática, conhecimentos gerais e específicos. Os editais da transição correspondente a cada carreira podem ser acessados no RH 24 Horas (http://rh24h.curitiba.pr.gov.br ). A nota mínima para a aprovação no Procedimento de Transição é 5 e não há limite de vagas.
O procedimento de transição foi aberto para os profissionais do magistério, educadores, educadores sociais e os cargos da lei 11.000, que hoje estão na Parte Especial. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011


Programa A Voz do Brasil poderá ter horário flexibilizado

A transmissão do programa A Voz do Brasil poderá ter horário flexibilizado. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto que altera o Código Brasileiro de Telecomunicações e permite a transmissão do noticiário entre as 19h e as 22h, em vez de obrigatoriamente às 19h, como é hoje. 


A proposta ainda precisa ser aprovada no plenário da Casa. A flexibilização, no entanto, será válida apenas para emissoras comerciais e comunitárias. As emissoras educativas e as da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e das assembleias legislativas e de câmaras municipais continuam com a obrigação de transmitir A Voz do Brasil no horário atual.


 O projeto também define a divisão do tempo que cada Casa do Legislativo terá no noticiário. Atualmente, são 25 minutos para notícias do Poder Executivo, cinco para o Judiciário e 30 para o Legislativo. O projeto mantém os horários, apenas divide o tempo do Legislativo em dez minutos para notícias do Senado e 20 para as da Câmara. 


A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país. Criado no governo Getúlio Vargas, em 1935, com o nome de Programa Nacional, transmitia apenas notícias do Executivo. Em 1938, com o nome de Hora do Brasil, passou a ter veiculação obrigatória. 


Apenas na década de 60 o Legislativo passou a ter direito a meia hora do noticiário. O projeto é de autoria do Senado. Depois de aprovado na Câmara, seguirá para sanção presidencial. Fonte: A Tarde

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Leilão de móveis restaurados destina renda a projetos sociais

principal

A Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) promovem neste sábado (27) o Leilão de Móveis Restaurados Casa Klemtz. Serão ofertados móveis antigos restaurados pelos alunos do Liceu de Ofício. O evento acontece a partir das 15 horas, na Casa Klemtz, na rua Carlos Klemtz, 523, Fazendinha.
“São lindos móveis que trazem a criatividade e sensibilidade de pessoas que buscam por novas oportunidades de trabalho, garantida pela capacitação e qualificação de uma atividade profissional”, afirma a presidente da FAS, Marry Ducci.

O leilão terá lotes com estantes, mesas, cadeiras, armários, namoradeiras, cômodas, gaveteiros, além de outros móveis antigos também restaurados. Toda renda obtida com a venda dos móveis será destinada a projetos sociais do IPCC.
“Os recursos serão usados para compra de cadeiras de rodas, fraldas, cobertores e outros itens de primeira necessidade para atender famílias em vulnerabilidade social”, explica a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira.
Visitação - Os interessados poderão conferir os móveis que estarão no leilão já nesta quinta (25) e sexta-feira (26), em horário de visitação que vai das 9h às 21h, na Casa Klemtz.
A FAS mantém 27 Liceus de Ofícios, duas unidades de qualificação e cinco centros de qualificação profissional conveniados, com cursos para pessoas a partir de 16 anos. O Liceu de Oficio da Casa Klemtz oferece, entre outros, cursos de Estofador de Móveis; Assistente de Hotelaria; Costura Industrial; Reparador de Aparelhos de Eletrodomésticos; Decoração de Festas; Confecção de Enxovais e Desenvolvimento de Habilidades e Competências.
 

Alunos de 10 escolas disputam torneio internacional de robótica


principalPatrick Juan Moraes, 13, Cristhian Sidoly de Paula, 12, e Raul Bonfim, 13, alunos da Escola Municipal Papa João XXIII, no Portão, já decidiram a carreira profissional a seguir, antes mesmo de concluir o ensino fundamental. Quando o vestibular chegar, a opção de curso dos três será a mesma: engenharia mecânica.
A descoberta precoce das vocações dos três adolescentes se deu pela participação dos meninos no projeto Robótica nas Escolas, da Prefeitura de Curitiba, desenvolvido em parceria com a indústria de brinquedos Lego. Atualmente 40 escolas municipais trabalham com algum projeto que usa os kits educativos da Lego. Um dos kits de montagem é o de Robótica.
A exemplo de colegas de outras nove escolas municipais, Patrick, Cristhian e Raul estão participando do First Lego League (FLL), torneio internacional de Robótica, para o qual desenvolveram, com peças de metal e plástico da Lego, um robô que funciona com bateria de telefone celular. A fase regional do torneio será em outubro, em Curitiba.
Os três estudantes, orientados pela pedagoga Manancita Palu, se reúnem numa pequena sala da escola, em torno de uma mesa de trabalho com várias simulações enviadas pelos organizadores do campeonato - cujo tema deste ano é a Biomedicina. Para testar as habilidades de sua criação, os meninos apresentam o robô criado e montado por eles.
O equipamento desenvolve tarefas de acordo com uma programação computadorizada, feita por outros integrantes da equipe de pequenos cientistas curiosos e confiantes na vitória da disputa regional. Peças montadas, baterias carregadas, um programa desenvolvido por computador alimenta uma espécie de carrinho, com gruas e guindastes, e que funciona de verdade.
A professora Manancita Palu explica que, graças a essa atividade, alunos com dificuldade de aprendizado, muitas vezes com problemas disciplinares, melhoram o desempenho em atividades que exigem mais desenvolvimento mental - matemática, ciências, conceitos de física, como força, peso, estabilidade - e conseguem descobrir suas verdadeiras vocações.
"Um adolescente com idade ente 12 e 15 anos, em regra, ainda não sabe que profissão escolher. Todavia, esse tipo de atividade que as escolas municipais de Curitiba oferecem aos seus estudantes, ajuda muito na hora das escolhas", afirma Manancita.
"A participação dos estudantes em campeonatos possibilita o desenvolvimento do trabalho em equipe, com o comprometimento de todos durante o processo de construção e programação, despertando neles posturas e atitudes mais confiantes diante de situações de tomada de decisão, com mais argumentação em defesa de idéias próprias", avalia a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
Pequenos cientistas - Os pequenos cientistas da Escola Papa João XXIII, que participam do torneio internacional de Robótica, contam como se deu a escolha pela carreira do futuro. Patrick, 13 anos, está na oitava série, mora no Novo Mundo e participa do projeto Robótica na Escola desde 2010.
Patrick, com ar de quem sabe o que quer, ao ser perguntado sobre que curso pretende seguir, responde com firmeza: “mecatrônica, na UTFPR. Mas como já toco guitarra e gosto muito de música, pretendo conciliar a mecatrônica com a faculdade de música”, diz.
Ele diz que para ser músico tem que ser tão criativo quanto um engenheiro mecânico. Por meio do programa de robótica, conta que conseguiu desenvolver mais a criatividade e garante que se tornou “uma pessoa mais confiante”. 
Patrick se expressa como gente grande, e por nenhum momento larga o robô que funciona com bateria de celular. O tempo todo faz questão de explicar como funciona o brinquedo que, para ele, é uma obra de engenharia.
Cristhian, 12 anos, conta que a robótica já faz parte de seu cotidiano e que a atividade ajudou a melhor seu desempenho na escolar. Raul, 13 anos, é ainda mais precoce. Já faz um curso de mecânica numa escola no centro da cidade. “Consegui meia bolsa e estudo lá três vezes por semana”.
Albenin Hala Ferreira da Silva, 15 anos, ex-aluno da Escola Papa João XXIII, também passou pelo programa Robótica nas Escolas e não largou mais a atividade. Albenin cursa o primeiro ano do ensino médio, em uma escola estadual no Bairro Novo, e se tornou se tornou o assistente da professora Manancita Palu, na orientação de novos integrantes do programa.
Saiba mais sobre o projeto Lego
   
O projeto Lego teve início nas escolas municipais de Curitiba em 2003, com objetivo de proporcionar ambientes diferenciados para a aprendizagem. Pelo projeto, a Secretaria Municipal da Educação adquiriu 3 mil kits de montagem e 11.500 fascículos de material didático, que foram distribuídos na rede municipal de ensino.
O grande ganho do trabalho com os kits Lego nas escolas é o desenvolvimento da cognição dos alunos, da memória, do raciocínio lógico e da construção das estruturas básicas da inteligência. Os alunos também desenvolvem o senso de organização e cuidado com os materiais, um aprendizado para o resto da vida.
Conheça o torneio First Lego League (FLL)
O torneio First Lego League (FLL) é um programa global criado para envolver e incentivar jovens no mundo ciência e tecnologia, que acontece todos os anos. Com participantes entre 9 e 15 anos, a FLL utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na investigação e resolução de problemas, colocando-os em contato com o mundo da engenharia.
Cada desafio anual tem duas partes, o Projeto de Pesquisa e o Robô. Trabalhando em equipes de até 10 jovens, todos os participantes são guiados por pelo menos um adulto. As equipes têm um curto período de tempo para criar um robô autônomo que, em 2 minutos e 30 segundos, deve executar missões pré-estabelecidas.
Os eventos FLL são muito semelhantes. Os juízes assistem aos robôs nas partidas, marcando a pontuação dos jogos. Jurados revisam as apresentações do projeto de pesquisa das equipes. As equipes ganham prêmios e troféus em um ambiente de muita diversão, reconhecimento e aprendizado. Informações sobre o torneio pelo site: www.brfirst.org.

domingo, 21 de agosto de 2011


Biodiesel B100 é referência em congresso


principal

A experiência curitibana com o uso de biodiesel B100 no transporte coletivo, iniciada pela Urbs há dois anos, foi tema de um dos painéis do 6º Congresso Internacional de Bionergia, promovido pelo Sistema Fiep, que terminou nesta sexta-feira (19), em Curitiba. O congresso reuniu empresários, técnicos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas para debater temas importantes em todo o mundo, como biodiesel, energia renovável, resíduos vegetais e legislação ambiental. 
 
O biodiesel B100 foi apresentado no painel Biocombustíveis pelo gestor de Inspeção e Cadastro do Transporte Coletivo da Urbs, Elcio Karas. Ele fez um breve histórico das inovações do sistema de transporte voltadas à redução da poluição,  estacando o reconhecimento internacional conquistado pela cidade por contar com uma frota de ônibus abastecidos apenas com o biodiesel B100, sem mistura de óleo mineral. 
 
O objetivo, explicou Karas, é buscar soluções para poluir cada vez menos. Ele contou que entre 1995 e 1998 foi usado o álcool hidratado na então linha Volta ao Mundo, atual Linha Turismo. Nos dois anos seguintes, foi utilizada uma mistura de 20% de biocombustível (B20) em uma frota de 20 ônibus. Depois, entre 1999 e 2004, foi a vez do álcool anidro, MAD8, também testado em 20 ônibus. Em 2006, a experiência foi feita durante um mês com o B5, mistura de 5% de biocombustível no óleo diesel.
“Surgiu então um novo projeto, um projeto inovador”, disse Elcio Karas na palestra, explicando os desafios para uso do biocombustível a 100%. “Não existiam referências no país para uso do B100. Já tínhamos trabalhado com diversas misturas, não queríamos voltar a usar os combustíveis antigos”, afirmou.
O primeiro passo para o B100 foi buscar o desenvolvimento de ônibus que pudessem rodar só com biocombustível.
Os primeiros seis ônibus, desenvolvidos pela Scania e pela Volvo, começaram a rodar na Linha Verde em agosto de 2009. Hoje, são 30 ônibus – 24 Ligeirões e seis na linha Circular Sul - com um consumo mensal de 220 mil litros de biocombustível à base de soja. A meta é chegar ao final de 2012 com 140 ônibus movidos apenas a biodiesel B100.
"Os resultados são animadores", explicou Karas, destacando que a emissão de gás carbônico, nesta frota, é 30% menor do que nos demais ônibus. Menos poluente, o novo combustível também reduziu as trocas de óleo e filtros do motor em cerca de 50%.
Os participantes do painel mostraram-se interessados na experiência de Curitiba, inédita na América Latina e, até onde se tenha notícias, também no mundo.  A bióloga Aluana Ariane Schleder assistiu à palestra e considerou o uso do biodiesel B100 como muito importante para diminuir as emissões de poluentes na cidade. “É interessante conhecer a história de um projeto assim, saber dos anos de estudos e pesquisas que foram feitas”, afirmou.
Além do representante da Urbs, outros técnicos e especialistas apresentaram palestras sobre biomassa, mercado e energias renováveis, gás, sustentabilidade e meio ambiente, culturas energéticas, biomassa residual e geração de energia elétrica alternativa.