sábado, 2 de julho de 2011

Oficinas movimentam as férias de julho


Circo da Cidade


principal



Oficinas de arte circense estão entre as opções para a garotada se divertir em julho, durante as férias escolares. Na terça-feira (5), o Circo da Cidade “Zé Priguiça”, unidade da Fundação Cultural de Curitiba instalada no Alto Boqueirão, inicia novas turmas para jovens vindos de escolas da Rede Municipal de Ensino e da comunidade em geral. Os participantes, na faixa etária de 7 a 17 anos, terão 40 horas de aulas até o dia 27 de julho, com atividades pela manhã e à tarde.
A responsável pelo repasse das técnicas circenses a 100 alunos é a companhia Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos, selecionada por meio do Edital de Difusão em Circo do Fundo Municipal da Cultura.
Visando ao desenvolvimento pessoal dos participantes, sem o intuito de profissionalização, as oficinas mostram como a arte do circo pode ser aproveitada no dia a dia. 
 
Na programação consta também o espetáculo “Malabarizando”, com nove sessões agendadas para alunos de escolas públicas curitibanas e entidades sociais de todas as Regionais da cidade, além de uma apresentação aberta à comunidade, que acontece às 15h do dia 23 de julho de 2011, com entrada franca. A montagem narra o cotidiano de três malabaristas que utilizam de forma habilidosa e inusitada os objetos a sua volta para realizar tarefas de suas profissões.
Serviço:
Circo da Cidade “Zé Priguiça” 
Oficinas de arte circense a cargo da companhia Coutinho e Gabardo Empreendimentos Artísticos. 
Local: Rua Benedicto Siqueira Branco, s/n – Alto Boqueirão (próximo ao Armazém da Família Jardim Paranaense) – telefone: (41) 3287-5307 
Dias e horários: dias 5, 11, 12, 13, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de julho de 2011, com aulas pela manhã (das 9h às 10h e das 10h às 11h) e à tarde (das 14h às 15h e das 15h às 16h). 

A companhia apresenta também o espetáculo “Malabarizando”, com nove sessões agendadas para alunos de escolas públicas curitibanas e entidades sociais, além de uma apresentação aberta à comunidade, às 15h do dia 23 de julho de 2011, com entrada franca. 

Domingo é último dia para visitar Safári dos Sentidos


Museu Botânico


principal





Domingo, amanhã.  é o último dia para visitar o Safári dos Sentidos, no Museu Botânico de Curitiba, dentro do Jardim Botânico. A exposição direcionada a deficientes visuais tem animais taxidermizados (empalhados) ambientados dentro de uma floresta tropical. Desde a abertura, em 5 de junho, o Safári dos Sentidos recebeu cerca de 17 mil visitantes.
Neste sábado, um dia entes do encerramento da exposição, a equipe do Museu de História Natural de Curitiba, responsável pelo acervo de animais taxidermizados, fará uma palestra sobre taxidermização, acervos biológicos e seu uso na educação ambiental. A palestra gratuita acontecerá às 15h30, no auditório do Museu Botânico.
 “O público ficou impressionado com os animais e a técnica da taxidermização, por isso decidimos apresentar mais detalhadamente um pouco do trabalho feito pela Prefeitura no Museu de História Natural”, diz o biólogo Júlio Cesar de Moura Leite.
O Safári dos Sentidos foi organizado pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Apresenta animais taxidermizados (empalhados) do Museu de História Natural, dos quais 16 podem ser tocados pelos visitantes para percepção de detalhes como tamanho, pelagem, formato e outras características. Alguns animais, como a onça, têm sonorização.
Foram selecionados bichos como Onça-pintada, Jacaré-do-papo-amarelo, Lobo-guará, Coruja, Cachorro-do-mato, Tamanduá-mirim e outros que terão placas com informações também em braile. Nome, alimentação, hábitos e curiosidades fazem parte das informações de cada bicho. Alguns animais como a onça também terão sonorização para que os cegos possam perceber todos os detalhes do animal.
O Safári dos Sentidos foi todo montado por funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com cerca de 3 mil mudas de árvores, 1.800 arbustos, e seis mil plantas de forração inclusive bromélias compõe o cenário. As plantas usadas são da produção do Horto Municipal de Curitiba, e voltarão para lá com o fim da exposição.
O corrimão e as rampas foram feitos pela equipe de funcionários da oficina da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na Barreirinha. Cerca de 40 funcionários estão envolvidos na montagem da exposição. Até mesmo a iluminação da sala foi substituída para deixar o aspecto de luz solar.
Safári dos Sentidos
Aberto até 3 de julho, das 9h às 18h.
Sala de exposição do Museu Botânico Municipal, dentro do Jardim Botânico
Palestra sobre taxidermização
Sábado, 3 de julho, às 15h30

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Justiça nos Bairros terá 400 casamentos e diversos serviços no Boqueirão


Fim de semana

principal

Mais de 400 casais participarão neste sábado às 18h, do casamento coletivo promovido pelo programa Justiça no Bairro, que reunirá uma série de serviços gratuitos na Rua da Cidadania do Boqueirão, neste final de semana.  O casamento será realizado no ginásio de esportes do Sest/Senat (Rua Salvador Ferrante, 1440). Os demais serviços estarão disponíveis na Rua da Cidadania.
Noivos há quase dois anos, o agente de administração Adenilson Rodrigues e a operadora de caixa Gisléia Laurindo da Cruz vão aproveitar a oportunidade para confirmar a união. “Surgiu esta chance e resolvemos fazer nosso casamento. É uma forma de acelerar todo processo. O programa Justiça no Bairro está facilitando a vida de muita gente”, afirma Adenilson.
Além do casamento coletivo, o Justiça no Bairro irá oferecer atendimento jurídico, confecção de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e entrada no seguro desemprego. Para ter acesso aos serviços será preciso apresentar documentos pessoais originais (certidão de nascimento e de casamento e certificado de reservista, no caso dos homens), comprovante de renda de até três salários mínimos e de residência.
A população poderá fazer também avaliação médica, obter informações sobre programas sociais da Prefeitura de Curitiba e receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O sistema Fecomércio vai disponibilizar gratuitamente as fotos necessárias para confecção dos documentos.
A coordenadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo, explica que as pessoas têm uma série de direitos, mas acabam não usufruindo. “A procura por este tipo de serviços demanda tempo. Estas pessoas que trabalham o dia todo nem sempre têm esta disponibilidade. Por isso estamos reunindo todos esses serviços em um só local e, o mais importante, durante o final de semana”, diz.
A Secretaria Municipal da Saúde vai manter uma equipe médica no local para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids e realizar atividade educativa sobre a dengue. Profissionais do Hospital Erasto Gaetner vão dar orientação sobre prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas se necessário.
A Secretaria Municipal do Trabalho, além da carteira e do seguro desemprego, vai fazer o cadastro dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. A Companhia de Habitação (Cohab) vai realizar o cadastro das moradias e a URBS vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
A Secretaria Municipal da Educação vai orientar os pais sobre as vagas em creches e escolas. O Abastecimento vai prestar informações sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família.
Outros serviços - Já a Fundação de Ação Social (FAS) disponibilizará serviços de manicure e cabeleireiro. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria do Esporte e Lazer ficarão responsáveis pelas apresentações culturais e atividades de recreação.
A secretaria do Abastecimento vai disponibilizar orientação sobre Armazém da Família, Câmbio Verde e oficinas e cursos sobre alimentação saudável.
Também será possível receber atendimento jurídico, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, regularização de visitas, reconhecimento e dissolução estável e suprimentos de idade para casar.
Serviço:
JUSTIÇA NO  BAIRRO
Data: sábado, 2 de julho, e domingo, 3 de julho
Local: Rua da Cidadania do Boqueirão
Horário: das 9h às 17h
CASAMENTO COLETIVO
Ginásio de esportes Sest/Senat
Rua Salvador Ferrante, 1440
Sábado, 18h

Curitiba é o destino preferido na busca por emprego


Região Sul

principal


Entre as cidades do Sul do país, Curitiba é o destino preferido dos profissionais na hora de aceitar uma oferta de emprego.  A conclusão é da empresa inglesa de recrutamento Hays, que fez um levantamento antes de abrir na capital paranaense a sua quarta unidade no Brasil.
A multinacional, que já atua em São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, entrevistou 1,8 mil candidatos do seu banco de dados brasileiro. Deste total, 36,2% apontaram Curitiba como a cidade mais atrativa do Sul na hora de aceitar um novo emprego. Florianópolis aparece com 31,3% da preferência, seguida por Porto Alegre (17,2%).
Mais de 77% dos entrevistados que escolheram Curitiba apontam a remuneração e os benefícios como fatores mais determinantes. Na sequência, estão a qualidade de vida (68,9%) e o desafio proposto pela contratante (64,2%).
A maior parte dos entrevistados na pesquisa é do sexo masculino (75%) e tem entre 30 e 39 anos (46,4%). Do total de participantes, 56% são de São Paulo e 46% atuam em algum cargo de gerência.
De acordo com o diretor-geral da Hays no Brasil, Luiz Valente, o crescimento acelerado da indústria metal-mecânica na região foi um dos fatores determinantes para a escolha de Curitiba para receber a nova unidade. “A Hays fez um estudo para analisar o potencial de sete cidades do país, e Curitiba ficou em primeiro lugar. A região vem apresentando crescimento acelerado e sustentável nos últimos anos”, afirma.
A nova filial começará a atuar no recrutamento de profissionais de média e alta gerência. A multinacional já atua em 31 países, com 257 escritórios. 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Escolas do Boqueirão participam do Veterinário Mirim


Meio Ambiente



principal
  • miniatura
  • miniatura
 
Alunos das escolas municipais dos bairros de abrangência da Regional Boqueirão participarão do projeto Veterinário Mirim. A iniciativa envolvendo a Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) tem o objetivo de estimular a reflexão dos alunos sobre os cuidados, bem estar e, principalmente, responsabilidades com os animais domésticos.
Cerca de 21 escolas fazem parte do projeto piloto, que deverá ser gradativamente estendidos a toda rede municipal de ensino. “As crianças são agentes importantíssimos para no processo de educação para a guarda responsável.
Quando educadas, elas podem transferir as informações para dentro de casa e comunidades, e nossa grande porta são as escolas, parceiras para o sucesso do projeto”, destaca Alfredo Trindade, coordenador da Rede de Proteção e Defesa Animal, da Prefeitura.
Neste primeiro semestre, as secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde e da Educação estiveram envolvidas na capacitação dos professores das escolas do Boqueirão.  Os professores recebem informações sobre os conteúdos a serem trabalhados com os alunos, como bem estar animal, posse responsável, zoonoses , esterizilação e outros.
O último módulo da capacitação aconteceu nesta quinta-feira (30), mas a professora Cristiane Rodrigues Sampaio, da Escola Municipal Castro, já estava trabalhando os dados com seus alunos. “Dá pra perceber que são informações desconhecidas da maioria das crianças, pois quando falamos do tema, eles demonstram certa surpresa”, disse Cristiane.
Nilza Zanon Machado, professora na mesma escola de Cristiane, tem a mesma percepção, e vê a necessidade de trabalhar o assunto com os alunos. “Eles devem saber que ter um animal dentro de casa é, antes de tudo, assumir uma responsabilidade com o bicho e também com a sociedade. Quem abandona um animal não está se livrando de um problema, está transferindo o preço também para a sociedade”, falou Nilza.
Concurso – A ideia é envolver os alunos destas escolas inventando atividades como o concurso Veterinário Mirim, onde os alunos com as melhores redações ou desenhos sobre guarda responsável ganharão prêmios, entre eles uma visita ao Hospital Veterinário da UPFR.

Secretaria promove capacitação para organizações comunitárias


Esporte


principal
Marcello Richa, força e juventude liderando na Gestão Pública e na política paranaense

A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude promoveu, ontem, o Encontro de Capacitação para as Organizações Comunitárias, no auditório da sede do Serviço Social de Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), na Regional Boqueirão. Cerca de 200 representantes de organizações e entidades comunitárias participaram do evento.
“O desenvolvimento pleno das políticas públicas de esporte e lazer dependem da proximidade e parceria com a sociedade civil”, disse o secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. “Por meio dessa capacitação, buscamos tirar dúvidas, orientar e estimular a criação de novos convênios com as entidades comunitárias, que poderão fortalecer seus atendimentos e ampliar a abrangência de ações de esporte e lazer dentro das comunidades”.
A capacitação começou com a apresentação de diversos programas municipais desenvolvidos na área de esporte e lazer, com destaque para o Programa de Atendimento Sócio Esportivo (PASE).
Realizado em unidades da Prefeitura e em entidades e associações comunitárias conveniadas, o PASE desenvolve atividades físicas e esportivas com crianças e adolescentes entre 6 a 17 anos, promovendo a socialização, a melhoria da qualidade de vida e o aprimoramento de técnicas e táticas esportivas.
Durante a apresentação do programa, foram ressaltados os benefícios que as entidades conveniadas recebem, especialmente em relação ao recebimento de materiais esportivos de acordo com a atividade promovida, e realizada uma orientação em relação aos documentos necessários para a formalização do convênio no PASE.
“O objetivo é facilitar a formulação de convênios com as entidades e organizações comunitárias, criando oportunidades para diversas crianças e adolescentes participarem das ações esportivas e de lazer desenvolvidas no PASE”, disse o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak.
A coordenadora da Associação Famílias em Solidariedade, Célia Marchesine, destacou a importância da capacitação. “A parceria com a Prefeitura permite a estruturação e ampliação dos serviços e atividades promovidas nas entidades. Capacitações como essa permitem que a gente conheça programas municipais que irão beneficiar o trabalho que desenvolvemos e os encaminhamentos e trâmites legais que temos que realizar para firmar convênios”.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Guardas Municipais são reconhecidos pela ONU como policiais que promovem proteção às pessoas



Inspetor Bazzana e Professor Jarim


A IPA (International Police Association) é um órgão de intercâmbios de policiais do mundo inteiro, onde podem se conhecer e se inter relacionar tanto em serviço (cursos, seminários, congressos, estágios e intercâmbios policiais) como nas folgas (passar férias em algum país que é filiado a IPA no mundo). Nos dois casos os policiais ficam hospedados em quartéis de polícia ou nas residências de policiais filiados.
A IPA é um órgão ligado a ONU (Organização das Nações Unidas) e para se filiar a IPA no Brasil, basta ser policial federalrodoviário federalferroviário federal ou Guarda Municipal. Como a IPA é ligada a ONU, para as Nações Unidas as polícias de população são polícias civis, pois polícias militares são polícias de forças armadas (exército, marinha e aeronáutica), não são reconhecidas como polícia de segurança de população, por este motivo, policiais militares NÃO podem se filiar a IPA. Esse entendimento é fruto de acordo internacional promovido pela Organização das Nações Unidas.
Segundo o Professor Jarim só existem 4 paises que ainda mantém Polícias Militares com atuação na segurança das pessoas: Brasil, Somália, Vietinã e Gabão (Os três últimos não são filiados à ONU)
A Associação dos Inspetores esteve presente na IPA com o presidente da seção São Paulo, Professor Jarim Lopes Roseira, em um clima amistoso de troca de informações, para futuros intercâmbios e maior aproximação entre as duas entidades de classe (IPA e Associação de Inspetores).

O que é IPA?

          A IPA - INTERNATIONAL POLICE ASSOCIATION (Associação Internacional de Polícia) é uma das mais interessantes e únicas organizações sociais do mundo. Esta organização fraternal é dedicada a "unir em serviço e amizade todos os membros, ativos ou aposentados, no trabalho de cumprimento da Lei ao redor do mundo". A IPA luta para elevar a imagem da Polícia em seus países membros, e para facilitar a cooperação internacional através de contatos amigáveis entre policiais de todos os continentes. 
          Seu quadro de membros excede a 310 mil em 59 países e continua aumentando. O ingresso é aberto a qualquer policial civil dedicado ao cumprimento da Lei, ativo ou aposentado, que preencha os requisitos exigidos pela Seção Nacional da IPA no Brasil. O acesso é oferecido sem considerações de hierarquia, raça, gênero, cor, religião ou opção política.
          A IPA foi constituída originalmente pelo Sargento Arthur Troop, da New Scotland Yard, na Inglaterra em 1950. Começou com o sonho de um homem de ter todos os policiais reunidos por intermédio da amizade. Isto é demonstrado pelo lema da Associação "Servo per Amikeco", que, em idioma esperanto, significa "Servir pela Amizade".
          A IPA cria uma oportunidade para intercâmbio e contatos em níveis local, regional e internacional. É uma grande organização para seus membros e suas famílias que desejem viajar para qualquer lugar do mundo.
--Associação de Inspetores - Unindo os Oficiais da GCM/SP.

Justiça no Bairro na Rua da Cidadania do Boqueirão


Fim de semana



principal
Neste sábado (2) e domingo (3), a Rua da Cidadania do Boqueirão receberá mais uma edição do programa Justiça no Bairro. Entre 9h e 17h, os moradores da região, que não têm condições de procurar por serviços básicos durante a semana, poderão receber atendimento jurídico, tirar carteira de identidade, CPF, dar entrada no seguro desemprego e fazer carteira de trabalho.
A população poderá fazer também avaliação médica, obter informações sobre programas sociais da Prefeitura de Curitiba e receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O sistema Fecomércio vai disponibilizar gratuitamente as fotos necessárias para confecção dos documentos.
Para ter acesso aos serviços será preciso apresentar documentos pessoais originais (certidão de nascimento e de casamento e certificado de reservista, no caso dos homens), comprovante de renda de até três salários mínimos e comprovante de residência.
A coordenadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo, explica que as pessoas têm uma série de direitos, mas acabam não usufruindo. “A procura por este tipo de serviços demanda tempo. Estas pessoas que trabalham o dia todo nem sempre têm esta disponibilidade. Por isso estamos reunindo todos esses serviços em um só local e, o mais importante, durante o final de semana”, diz.
A Secretaria Municipal da Saúde vai manter uma equipe médica no local para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS, e realizar atividade educativa sobre a dengue.
No sábado, às 18h, acontecerá o casamento coletivo, que reunirá mais de 400 casais. “Por conta do frio, vamos fazer o casamento no ginásio de esportes do Sesc, que fica ao lado da Ruda da Cidadania”, explica a desembargadora Joeci.
Profissionais do Hospital Erasto Gaetner vão dar orientação sobre prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas para os que já sofrem com a doença.
A Secretaria Municipal do Trabalho, além da carteira e do seguro desemprego, vai fazer o cadastro dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. A Companhia de Habitação (Cohab) vai realizar o cadastro das moradias e a URBS vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
A Secretaria Municipal da Educação vai orientar os pais sobre as vagas em creches e escolas. O Abastecimento vai prestar informações sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família.
Outros serviços - Já a Fundação de Ação Social (FAS) disponibilizará serviços de manicure e cabeleireiro. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria do Esporte e Lazer ficarão responsáveis pelas apresentações culturais e atividades de recreação.
A secretaria do Abastecimento vai disponibilizar orientação sobre Armazém da Família, Câmbio Verde e oficinas e cursos sobre alimentação saudável.
Também será possível receber atendimento jurídico, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, regularização de visitas, reconhecimento e dissolução estável e suprimentos de idade para casar.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Obras de Luciano Ducci, prefeito do PSB em Curitiba

Nos comerciais do PSB, veiculados nas emissoras de rádio e TV, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, destaca as obras realizadas na capital do Paraná. “É assim que o PSB administra. Com novas obras que garantem e mais qualidade de vida para todos”, mostra o prefeito citando a construção de creches, escolas, postos de saúde, armazéns da família, pavimentação de ruas, entre outras obras e programas. As inserções começaram na semana passada e seguem nessa semana.

Vereadores aprovam LDO com orçamento de R$ 5,03 bilhões


Investimentos



A Câmara dos Vereadores de Curitiba aprovou nesta segunda-feira, 27, em primeiro turno, a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) que prevê um orçamento de R$ 5,03 bilhões para 2012. As áreas com maiores investimentos são a de Saúde (R$ 987,9 milhões), Educação (R$ 821,5 milhões) e Obras (R$ 426 milhões). O orçamento de 2012 será 8% maior que o atual - R$ 4,66 bilhões.
A proposta será votada pelos vereadores, em segundo turno, nesta terça-feira, 28. Assim que aprovada segue para sanção do prefeito Luciano Ducci. “A LDO recebeu 15,4 mil sugestões, além das emendas dos vereadores. O texto aprovado contempla toda série de obras, projetos e programas necessários para Curitiba em 2012”, disse o líder do Governo, vereador João do Suco.
Obras - Entre os investimentos estão a construção de sete mil casas pela Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba), o desalinhamento das estações tubo entre o terminal Santa Cândida e a praça do Japão, a macrodrenagem do rio Barigui, a criação de duas novas ruas da cidadania, uma no Cajuru e outra no Tatuquara.
Também estão previstos R$ 296 milhões em obras de pavimentação, na implantação, revitalização e manutenção das vias. Na área da Educação estão previstas a construção de 18 quadras cobertas, a reforma e ampliação de 25 escolas, a construção de dez novas creches e a ampliação e reforma de outras 25.
A despesa bruta total do município será de R$ 4,94 bilhões. Com isso haverá uma reserva de contingência de R$ 84 milhões. Esse valor serve como uma poupança para o município.
Audiências - No início do segundo semestre começam as discussões para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), onde as propostas aprovadas na LDO serão detalhadas. Assim como na LDO, prefeitura e Câmara de Vereadores farão novas audiências públicas para discutir a LOA, que deve ser encaminhada para a Câmara até 30 de setembro.
As audiências fazem parte de um processo de consulta popular muito interessante e proveitoso na elaboração do orçamento. Elas acontecem nas regionais, na Câmara de Vereadores e ainda através da internet, urnas, correios.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Clima e doenças emergentes

Relacionadas entre si, as mudanças climáticas globais e as mudanças do uso do solo podem alterar a abrangência geográfica de determinadas doenças infecciosas. Nesse contexto, um grupo de pesquisadores brasileiros está estudando as alterações do mapa epidemiológico de duas doenças infecciosas emergentes na Amazônia Ocidental. O objetivo é desenvolver um sistema de alerta precoce para as doenças, viabilizando a adaptação aos impactos negativos das mudanças ambientais sobre a saúde humana.

 O Projeto Temático , financiado pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), é coordenado por Manuel João Cesário, professor do programa de mestrado em Promoção de Saúde da Universidade de Franca (Unifran). Em estágio inicial, os estudos serão concluídos no fim de 2014. 

De acordo com Cesário, o projeto monitora as mudanças ocorridas no mapa epidemiológico da bartonelose e da leishmaniose cutânea na região da tríplice fronteira, entre Brasil, Bolívia e Peru. As duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor: os mosquitos flebotomíneos do gênero Lutzomyia. A bartonelose, doença emergente originária dos Andes, é causada pela bactéria Bartonella bacilliformis e provoca fraqueza, anemia, febres e calafrios. A doença, também conhecida como “verruga peruana”, pode se apresentar na forma conhecida como “bartonelose verrucosa”, produzindo lesões que se assemelham a tumores de pele. A leishmaniose, zoonose comum a humanos e cães, é causada por protozoários flagelados do gênero Leishmania e pode adquirir a forma visceral ou cutânea.

 Esta última, também conhecida como “úlcera de Bauru”, gera lesões na pele e pode se manifestar como lesões inflamatórias nas mucosas do nariz ou da boca. “O objetivo do estudo é desenvolver um sistema de alerta precoce para essas doenças diante das profundas mudanças socioambientais que essa região está enfrentando. Além dos impactos das mudanças climáticas globais e do desmatamento, há impactos causados por mudanças sociais profundas em virtude de grandes projetos de desenvolvimento e intensos fluxos migratórios na região”, disse Cesário à Agência FAPESP. A leishmaniose cutânea, abundante em regiões mais próximas da costa brasileira, ainda não chegou à região estudada, mas está avançando para o oeste. A bartonelose, por outro lado, é prevalente no Peru e, em tese, não existe no Brasil, nem na Bolívia. Mas está avançando para o leste. “Houve um crescimento importante da bartonelose entre 2004 e 2005 e especula-se que isso teve relação com o fenômeno El Niño, que muda o regime de chuvas e de temperatura na região durante alguns meses do ano.

Essa mudança pode ter algum impacto na reprodução dos vetores e, com mais mosquitos, a transmissão é facilitada e a doença aumenta. Entretanto, ainda não temos certeza se a doença avançou porque os vetores mudaram de lugar ou se apareceram novos vetores”, explicou. No entanto, é improvável que as mudanças sejam causadas por um só fator, de acordo com Cesário. Um dos objetivos do projeto é investigar, nos próximos anos, quais são os fatores mais importantes para o avanço das doenças em novas áreas. “A região que estudamos tem sofrido mudanças socioeconômicas consideráveis, com a construção das estradas BR 364 e BR 317 e a implantação de duas hidrelétricas, que levaram para Rondônia mais de 100 mil pessoas nos últimos três anos. Por conta dessas duas grandes obras, a população do município de Porto Velho, que era de 500 mil pessoas, subiu cerca de 20% nesse período”, disse Cesário. A construção de estradas, por outro lado, afeta a cobertura do solo, segundo o professor.

“Estudos mostram que 80% do desmatamento de florestas na Amazônia ocorre em áreas situadas a menos de 50 quilômetros de alguma estrada”, apontou. Além da explosão demográfica ocasionada pelos projetos de infraestrutura, a região, segundo Cesário, também tem sofrido mudanças radicais na cobertura do solo, que influenciam diretamente as mudanças no clima da região, com reflexos na distribuição dos vetores das doenças. “Por outro lado, as alterações no clima também influenciam as mudanças na cobertura do solo – porque a floresta fica mais suscetível ao fogo, por exemplo. É possível que tudo isso influencie diretamente na biologia desses vetores. Por isso, ao mesmo tempo em que investigamos as causas das mudanças, também investigamos suas consequências”, afirmou o cientista. Sistema de alerta – Como as variáveis são muito complexas, o projeto exige uma equipe essencialmente multidisciplinar.

O grupo reúne especialistas com experiência em áreas tão diferentes como epidemiologia, estatística e modelagem e mapeamento espaço-temporal de doenças. “Não se trata apenas de aplicar métodos epidemiológicos, mas também de trabalhar com métodos de sistemas de informações geográficas – para conseguir fazer os mapeamentos – e métodos estatísticos, para conseguir levantar as áreas de risco e, consequentemente, fazer um mapeamento de risco das doenças.

Se conseguirmos chegar a esse ponto, teremos métodos de modelagem para prever a abrangência das doenças no futuro, permitindo também traçar cenários e planejar a adaptação”, explicou Cesário. Segundo ele, se o grupo conseguir desenvolver um sistema de alerta, baseado em métodos com grande abrangência de ferramentas e de capacidade diferenciada de tratar dados, os resultados do projeto poderão servir como referência metodológica para outros estudos e os métodos poderão ser adaptados para aplicação em outras regiões e outras doenças. “Uma necessidade preliminar do projeto é ter acesso a dados climáticos da região, como temperatura, precipitação, umidade do solo e do ar e regime de ventos entre 2000 e 2012. Também estamos fazendo um levantamento dos dados de satélite relacionados a mudanças no uso do solo no mesmo período”, disse Cesário. (Fonte: Fábio de Castro/ Agência Fapesp) Fonte: Ambiente Brasil

Luciano Ducci entrega hoje a Rua 24 Horas



O prefeito Luciano Ducci entregará às 16h desta segunda-feira (27) as obras de reforma e revitalização da Rua 24 Horas. Ducci e o presidente da Urbs, Marcos Isfer, vão assinar a Ordem de Serviço que autoriza a administração da 24 Horas a iniciar a implantação das lojas de comércio e serviços em áreas definidas em um plano de ocupação desenvolvido pela Urbs em parceria com o Ippuc.
A previsão é que a Rua seja reaberta ao público em setembro deste ano, exatos 20 anos depois de sua inauguração em setembro de 1991. Com a reforma e a consequente ocupação da 24 Horas, a Prefeitura resgata um dos mais conhecidos ícones da cidade da década de 90 e garante o retorno de um ponto turístico e de encontro e lazer dos curitibanos.

Projeto entrega material esportivo a 35 instituições sociais


Jogo Limpo


principal
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
  • miniatura
Trinta e cinco instituições sociais conveniadas à Fundação de Ação Social (FAS) receberam kits esportivos do projeto “Jogo Limpo”, coordenado pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) em parceria com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude. Os kits atenderão crianças e adolescentes que participam de atividades esportivas e de lazer nos períodos de contraturno escolar e fins de semana.
“Agradecemos aos nossos parceiros que acreditaram nesta iniciativa, do projeto Jogo Limpo, que busca favorecer nossos meninos e meninas em diversas comunidades da cidade”, afirmou a presidente da FAS, Marry Ducci.
“É uma importante ação promovida em parceria entre a Prefeitura, poder legislativo e empresas para promover e valorizar nossas crianças e adolescentes, dando a eles condições para uma vida mais saudável e feliz”, disse o secretario municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa. “O esporte é o melhor caminho para a construção de uma sociedade mais digna e justa para todos”, acrescentou.
Cada instituição beneficiada recebeu um kit contendo: bolas de futebol, vôlei e de futebol de salão, além de redes e fitas de demarcação, bombas para encher as bolas, apitos; cones; jogos de camisas; coletes e bolsas, entre outros itens.
“São itens selecionados com critérios de qualidade e de acordo com as orientações de nossos parceiros”, disse a gerente de Ação Social do IPCC, Siomara Stumpf, que representou a presidente do Instituto, Helena Pereira Oliveira.
“Nossas crianças já estão comemorando por estes presentes que, para eles, representam muita diversão e possibilidades de promover mais integração social”, disse Leandrina Cartes dos Santos, da Associação Recreativa Beneficente Tia Dina, na Regional Boa Vista.
O projeto Jogo Limpo, aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMTIBA), recebe recursos de empresas e pessoas físicas por via de renúncia fiscal. A Eletrofrio Refrigeração e a Berneck Aglomerados S/A foram empresas que destinaram recursos ao projeto.
“Nossos meninos e meninas merecem todo este carinho, e desde já também agradecemos aos representantes das instituições que mantém estas ações de valorização e promoção humana”, disse a coordenadora de RH da empresa Eletrofrio, Ana Cristina Juzcok.
Para Marcos Nascimento, coordenador de atividades esportivas do Grêmio Esportivo Gente da Gente, os materiais chegam para atender as necessidades de pelo menos 170 crianças e adolescentes participantes do programa social mantido pela instituição no Tatuquara. “É um grande incentivo para a continuidade e inovação das atividades propostas pelo projeto que transforma muita gente na comunidade”, afirmou.
No ano passado, 16 instituições sociais foram beneficiadas pelo projeto Jogo Limpo. Neste ano, serão atendidas outras 35 entidades, beneficiando cerca de 1.400 crianças e adolescentes selecionados pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Instituições sociais beneficiadas com kit esportivo do Projeto Jogo Limpo:

Regional Bairro Novo:
1. Associação de Moradores e Amigos do Jardim Campo Cerrado
2. Associação de Moradores Jequitibá e Santa Lúcia
3. Conselho de Segurança Umbará
4. Associação de Moradores São João Del Rei
5. Frente da Juventude Paróquia Profeta Elias 
Regional Boa Vista:
1. Associação Comunitária Vila Leonice – Pres. Sebastião Vieira de Carvalho Filho
2. Associação de Moradores Nova Esperança – Pres. Leandrina Cartes dos Santos Ilias
3. Equipe Anjo Dourado - Responsável Joelson Luiz Junior Cardoso
Regional Boqueirão:
1. Associação de Moradores e Amigos da Comunidade Alto Boqueirão
2. Associação de Moradores Vila São Pedro e Adjacências – ASPA
3. Associação de Moradores e Amigos S.E. Ferroviária – ASMASEF
4. Associação de Moradores da Comunidade Jardim Paranaense
Regional Cajuru:
1. Associação Esporte Clube Atlético Pinheiros
2. Associação de Moradores Jardim Itiberê
3. Associação de Moradores Jardim Icarai
4. PIAC Esporte Clube
5. Associação de Moradores Marumbi II
6. Associação de Moradores Bela Vista Lorena.
Regional CIC:
1. Associação de moradores do conjunto ATENAS I
2. Associação dos moradores e amigos do conjunto Oswaldo Cruz II
3. Associação dos moradores do conjunto Vera Cruz I II e III
Regional Matriz:
1. Comunidade Terapêutica Educacional Renascer
2. UPAE - União de Profissionais para o Atendimento ao Excepcional - Escola Especial Menino Jesus
3. Associação de Moradores Vila Torres
Regional Pinheirinho:
1. Grêmio Esportivo Gente da Gente
2. Associação de Moradores e Amigos do Bairro Caximba 
3. ABENP ( Associação Beneditina da Providência ) - Projeto Abrindo Caminhos
4. ADEMOL ( Associação Desportiva Monteiro Lobato )
5. Associação de Moradores e Amigos da Vila Pompéia
Regional Portão:
1. Associação Santa Luíza
2. Instituto Salesiano
3. Associação de Moradores e Amigos do Parolim
Regional Santa Felicidade:
1. Associação de Moradores da Vila Ivaí
2. Associação de Moradores Saturno
3. Associação de Moradores e Amigos Santos Andrade