sexta-feira, 27 de maio de 2011

Copa 2014 - Prefeitura oferece curso para receber os turistas



O Instituto Municipal de Turismo qualificará nesta segunda (30) e terça-feira (31) mais 300 profissionais do setor na Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas. O grupo é composto por profissionais que trabalham em hotéis de Curitiba e Região Metropolitana e será dividido em quatro turmas. As palestras começarão às 8h e às 14h, no hotel San Martin (rua João Negrão, 169, Centro).
“Capacitar os futuros profissionais e também quem já atua na área é uma ação significativa para o desenvolvimento turístico da cidade”, diz a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. “Nada melhor que ter gente preparada para bem receber o visitante, ainda mais agora, que a cidade será sede de jogos da Copa do Mundo de 2014”.
A oficina do Instituto Municipal de Turismo é gratuita, existe desde 2005, e serve para envolver profissionais da cadeia produtiva do turismo e estudantes do setor na melhoria do atendimento ao visitante. O curso teve adaptações para qualificar os participantes para bem receber os turistas que vierem a Curitiba acompanhar a Copa.
A oficina: Desde 2005, o Instituto Municipal de Turismo qualificou aproximadamente sete mil profissionais. No curso, os participantes são orientados sobre como buscar informações sobre roteiros e pontos de interesse por meio de mapas, folders, nos nove Postos de Informações Turísticas (Pits) da cidade ou pelo serviço Disque-Turismo, pelo telefone (41) 3352 8000.
Por fim, o curso inclui city tour, com acompanhamento de um guia, pelo percurso dos ônibus da Linha Turismo, que passam pelos principais atrativos da cidade.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Google muda Orkut e acirra briga com Facebook


Fonte O Globo

RIO - A Google está apostando pesado no Orkut. Com o objetivo de fazer frente ao rival Facebook, a empresa quer transformar sua rede social em um canal mais eficaz de interação entre as milhares de comunidades. Para isso, a gigante da internet está levando o conceito de transmissão de conteúdo ao vivo e ainda acabou de criar páginas patrocinadas - nos moldes do YouTube, seu site de vídeos. Diferentes empresas já adotaram a ideia, como Casas Bahia, Nike, Garnier (com Ivete Sangalo) e Warner.

Em entrevista ao GLOBO, Fábio Coelho, novo presidente da Google no Brasil, revelou que o Orkut está entrando em várias frentes para reforçar o conceito de comunidade. Segundo dados da consultoria britânica comScore, o Orkut registrou 32,1 milhões de visitantes únicos em março, alta de 25% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o Facebook cresceu incríveis 207%, para 18,5 milhões. Ainda sim, o executivo não teme o avanço do Facebook no país:

- O Orkut tem mais de 85 milhões de usuários, a maior parte no Brasil. As pessoas têm um histórico de relacionamento. Orkut e Facebook têm propostas diferentes e vão conviver juntos. Estamos fazendo mudanças no conceito. Criamos as comunidades da marca.
Em uma semana, o número de usuários para (o canal das) Casa Bahia aumentou em 20 vezes. Além disso, acabamos de criar o Orkut ao vivo.

Percebemos que essa era uma demanda dos usuários. É dinâmico, e funciona bem - diz Coelho.
'O usuário não tem interesse apenas por banner'
A ideia da Google é colocar cada vez mais vídeos ao vivo no Orkut. Neste primeiro momento, haverá pelo menos uma ação por mês. O primeiro, que aconteceu na noite de terça-feira com a cantora Pitty, conquistou em uma semana mais de cinco milhões de membros. Para Coelho, há um potencial enorme. O objetivo é aumentar o nível de atividades dentro do site de relacionamento.
Nos canais pagos, o usuário também consegue mais informações sobre as marcas e acesso a promoções, por exemplo.

Dados da comScore comprovam que os usuários do Orkut têm ficado cada vez menos tempo nas páginas do site. Em março, houve queda 30,9% no tempo médio de navegação por usuário. No Facebook, a alta foi de 56%.

- O momento é muito positivo. Há mais gente entrando na internet e mais usuários em celular, por exemplo. A publicidade na internet tende a crescer. Hoje, a propaganda representa entre 8% e 10% de todo o bolo (verba) publicitário das empresas. Estamos prevendo que esses números aumentem e fiquem entre 15% e 18% em 2012. É natural que essa receita migre.

Hoje, 30% do tempo das pessoas é gasto de modo online - afirmou Coelho, lembrando que a Google Brasil cresceu 80% no ano passado.
A Google está aperfeiçoando, por exemplo, a publicidade nos serviços de email. Com isso, o usuário, ao ler uma mensagem que contenha palavras relacionadas, por exemplo, à moda, terá, em partes da página, anúncios de redes varejistas.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

O novo Governo de Beto Richa


Beto Richa vem mostrando que é um  dos melhores governos de todos os tempos da história do Paraná.