sexta-feira, 20 de maio de 2011

664 famílias já se mudaram para as novas casas


Bacia do Barigui


principal


Mais 36 famílias que viviam de modo precário em áreas de risco na bacia do rio Barigui foram transferidas para casas de alvenaria construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os moradores reassentados passam a viver no conjunto Moradias Corbélia, no bairro São Miguel. Após esta etapa, já chega a 80% o processo de retirada de famílias que ocupam beira de rios na maior bacia hidrográfica da cidade.
“Esta ação faz parte do projeto Viva Barigui, que é uma soma de tarefas que visam a médio e a longo prazo reverter a situação de degradação em que se encontra nossa mais importante bacia. Assim que completarmos a retirada das famílias, daremos início à recuperação ambiental das margens, com a implantação de um parque linear”, explica o prefeito Luciano Ducci.
De um total de 824 famílias que estavam ocupando margens de rios na bacia do Barigui, 664 já foram reassentadas, portanto restam apenas 160. A retirada destes moradores de 12 ocupações irregulares significa mais de 3 quilômetros de margens de rios liberadas para a recuperação ambiental.
“Ganham as famílias, que deixam condições insalubres para morar em locais seguros, e a cidade como um todo, que ganha rios preservados”, diz o presidente da Cohab João Elias de Oliveira.
A maior parte das famílias está sendo transferida para o Moradias Corbélia, empreendimento de 555 unidades, das quais 474 já foram entregues. Outras 150 foram reassentadas no Moradias Aquarela, situado no bairro Augusta, 30 foram atendidas com unidades no Moradias Ibaiti, no CIC e 10 mudaram para sobrados construídos na Vila Bom Menino, localizada no Mossunguê.
Estão sendo atendidos moradores das vilas Alto Barigui, Bom Menino, Eldorado, Morro da Esperança, Nápolis, Nossa Senhora da Paz, Nova Barigui, Nova República, Olinda, Recanto da Paz, Rigone e Sandra. Das 160 famílias que ainda serão reassentadas 81 vão morar no Corbélia, oito no Ibaiti, 34 em novos sobrados na Vila Bom Menino e 37 no Moradias Arapoti, localizado no bairro Fazendinha.
Estes quatro empreendimentos para reassentamento de famílias da bacia do Barigui estão sendo construídos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Prefeitura. No caso do Moradias Corbélia, o projeto inclui a implantação de uma escola, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS).
Além dos reassentamentos que estão acontecendo na bacia do rio Barigui, a Cohab está atuando nos quatro cantos da cidade para retirar famílias de beira de rios. Os projetos são divididos por bacias hidrográficas. A Companhia também tem intervenções na bacia do Iguaçu, do Belém, do Formosa e do Ribeirão dos Padilha.
Vida Nova
O vendedor Alexsandro da Silva, 34 anos, e sua esposa Mara, 41, deixaram a ocupação irregular Morro da Esperança, onde viveram por 20 anos. Com os três filhos o casal morava em uma casa na beira do rio em local onde eram comuns os alagamentos. “Passamos por muitas enchentes. Na última delas perdemos todos os móveis. Sempre foi uma vida bastante sofrida”, relembra ela.
Agora a realidade é outra. Nesta semana se mudaram para a casa nova no Moradias Corbélia, onde pretendem começar uma vida nova. “Estamos encantados com o lugar. É muito calmo, de vizinhança boa e principalmente seguro. O tempo de viver em beira de rio ficou para trás. Hoje temos esta casa que deixaremos para nossos filhos”, afirma ele.
A família de José Alves, 54, e Maria Leonilda, 43, também se mudou para o Moradias Corbélia, vindos da Vila Alto Barigui, onde viviam na beira do rio com os dois filhos. “Adoramos aqui, o lugar é muito tranquilo e a casa é ótima. Estamos muito felizes com o atendimento que recebemos. É um recomeço pois agora temos asfalto, esgoto e mais qualidade de vida”, disse.
Viva Barigui
Após concluída a retirada das 824 famílias, a margem do rio Barigui será recuperada e, para impedir uma nova ocupação, ganhará a implantação de um parque linear com ciclovia, canchas esportivas e equipamentos de recreação. A ação está prevista no projeto Viva Barigui, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
O projeto prevê medidas de preservação de nascentes, conservação de ambientes naturais ainda existentes na região, ordenamento das áreas de ocupação irregular às margens do rio, recomposição da vegetação nativa e, em consequência, melhoria da qualidade hídrica da bacia.
Além de atender à principal prioridade, que é despoluir os rios que compõem a bacia, a Prefeitura fará, gradativamente, obras de infraestrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigui, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.
Ao longo do Parque Linear serão aproveitados trechos do sistema viário existente e criadas novas ligações, inclusive com pistas de caminhadas e ciclovias, formando a Via Parque, uma avenida com paisagismo e arborização, dotada também de sinalização e iluminação exclusivas, que delimitará as áreas de preservação, evitando novas ocupações irregulares ao longo das margens. 

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Internet levado a sério, muito a sério!

Vacina contra a gripe só até amanhã


Campanha



Com o desafio de ampliar a vacinação entre as gestantes, termina amanhã (20) a campanha de vacinação contra a gripe, que até as 12h dessa quarta-feira (18) havia imunizado 225.821 pessoas (90,2% da população-alvo). Dos três segmentos beneficiados, o delas é o único que ainda não chegou aos 80% de cobertura.
“É a última chance para gestantes, idosos e crianças de 6 meses a 2 anos incompletos ainda desprotegidos contra a doença procurem as unidades básicas de saúde, no horário normal de funcionamento de cada uma, e garantam um inverno livre da doença”, frisa a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.
As gestantes, por enquanto, estão perto de atingir 70% de cobertura vacinal, com 14.321 mulheres vacinadas. A situação é bem diferente dos outros grupos, que ultrapassaram os 80% exigidos pelo Ministério da Saúde para considerar eficiente a campanha de vacinação. Pessoas com 60 anos e mais ostentam 92,5% ou 177.384 doses aplicadas.Os bebês de 6 meses a 2 anos incompletos vêm a seguir, com 89,5% (33.993 doses).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PROJETO VERDE ROSA SÃO FRANCISCO - PRÓXIMO ENCONTRO: DIA 21 DE MAIO



PARTICIPE E DIVULGUE !
PASSEIO S.FRANCISCO 2011 013.jpgPASSEIO S.FRANCISCO 2011 023.jpgLogo Nova Educ meio direito.jpg

Gostaríamos de convidá-lo (a) a participar do  Projeto de Educação Ambiental do Bairro do São Francisco: Verde-Rosa São Francisco.
 
É um projeto de inciativa de duas organizações Movimento SOSBICHO e Pense Bicho, ambas de Educação Ambiental e de defesa dos direitos dos animais.
 
O objetivo do projeto é desenvolver e fortalecer as relações dos indivíduos com o espaço urbano em que vivem, buscando alternativas mais harmoniosas e equilibradas para seu cotidiano.
Para atingir estes objetivos, faz passeios e caminhadas urbanas, concertos ao ar livre, encontros em pracinhas e jardinetes, plantio de árvores e adoção de jardins públicos.
Estimula o uso de veículos não motorizados, o consumo consciente, o respeito ao patrimônio cultural, a observação e reconhecimento da natureza, o respeito a todas as formas de vida, o plantio de árvores frutíferas e nativas.
 
Nosso próximo encontro será dia 21 de maio, às 14 horas, no Jardinete Gen. Gastão Cordeiro (prolong. da Rua Inácio Lustosa), com duração de duas horas.
 
Teremos: encontro com música de violino e violão, canto coletivo e papo legal; mini-trilha para identificação de patrimônio histórico (visitaremos o Antigo reservatório da Sanepar) e um velho casarão neo-clássico; identificaremos árvores e pássaros e faremos plantio de árvores.
 
As atividades são todas gratuitas e coordenadas por educadores ambientais, professores e ambientalistas.
Para todas as idades.

 
 
Laelia Tonhozi
Educadora Ambiental - Coordenadora do projeto
Movimento SOSBICHO
Curitiba
 
visite o  blog e conheça o nosso trabalho e veja como foi o evento do dia 26 de março.



 

terça-feira, 17 de maio de 2011

Urbs conclui rescisão de contrato com Consilux e nomeia gestor para radares

Trânsito


principal

A Urbs concluiu nesta segunda-feira (16) o processo de rescisão do contrato com a Consilux para fiscalização eletrônica de trânsito com radares e barreiras eletrônicas em Curitiba. Com a rescisão, a Urbanização Curitiba S/A passa a ocupar formalmente todos os recursos utilizados para a execução dos serviços, o que inclui equipamentos, instalações e pessoal da empresa. Todo processo que será coordenado por um gestor de ocupação designado pela Urbs.
O controle da operação dos radares já vinha sendo feita pela Urbs desde março quando o prefeito Luciano Ducci determinou a rescisão do contrato por interesse público. 
LICITAÇÃO - O período de ocupação pela Urbs vai depender do tempo necessário à transição para um novo sistema que será implantado em Curitiba e que será objeto de licitação ainda no mês de junho. A rescisão, determinada pelo prefeito em 16 de março, seguiu todas as formalidades legais. Da sua instauração à conclusão foram 39 dias úteis.
 De acordo com a lei 8.666/93, a Lei das Licitações, ocupação é a retomada de serviço contratado, por ato unilateral da administração pública, por razões de interesse público. Ela só é feita quando se trata de serviço que não pode sofrer solução de continuidade e se dá mediante indenização.
Compreende ainda o desapossamento temporário de bens, equipamentos e recursos humanos da contratada para garantir a continuidade do serviço público, visando não prejudicar o atendimento à população de serviços essenciais que não podem ser interrompidos.

 INDENIZAÇÃO - A Consilux poderá receber até o máximo de R$ 6.595.624,59, a título de indenização, pelo período de ocupação. Esse valor, que será pago em parcelas mensais, foi calculado por perícia independente e teve por base os valores constantes nos editais de licitação e nas provas documentais apresentadas pela Consilux no processo administrativo.

Além disso, foram pagos pela Urbs à Consilux nesta segunda-feira (16) R$ 76.751,80 a título de indenização por lucros cessantes, que são os lucros que a empresa deixa de ter com a rescisão do contrato. Também nesta segunda-feira foram pagos R$ 988.311,83 por serviços de manutenção remanescentes do contrato.
 VALORES - Os serviços executados pela Consilux representavam R$ 950.445,76 mensais. Os serviços de locação, operação e manutenção de 140 radares eram no valor mensal de R$ 725.032,99. No caso das barreiras eletrônicas o valor fixo era de R$ 225.412,77 mensais. 
Todo o processo de licitação foi acompanhado por técnico do Tribunal de Contas do Estado. A avaliação técnica, que verifica se o equipamento e tecnologia oferecidos atendem às especificações do edital, foi feita pelo Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná que considerou a Consilux como única a atender todos os quesitos exigidos.
ACIDENTES – Embora tenha um dos maiores índices de motorização do país – um carro para cada 1,4 habitante – Curitiba vem registrando índices menores de acidentes nos últimos anos. Comparativo da primeira década de funcionamento de radares mostra queda significativa nos números de acidentes.
Em 1999, ano em que começaram a ser implantados os primeiros radares, a cidade tinha 684 mil veículos. Naquele ano, o Batalhão de Trânsito (BPTRan) da Polícia Militar registrou um total geral de 26.522 acidentes.
Dez anos depois, a frota era 68% maior (1,1 milhão de veículos), mas o total geral de acidentes registrados pelo BPTran ficou em 24.212, uma redução, em números absolutos, de 8,7%. Se levado em conta o crescimento da frota, a redução de acidentes foi de 45,7%.
Levando em conta a frota a redução em atropelamentos chegou a 65,8% (redução de 42,5% em números absolutos) e o total de acidentes com vítimas foi 43% menor em 2009.
Em 2010 foi registrado pelo BPTran um total geral de 25.109 acidentes, numa frota de 1,197 milhão de veículos (48 milhões de carros a mais do que em 2009). Foram 838 atropelamentos em 2010 (896 em 2009) e um total 5.878 acidentes com vítimas (6.079 em 2010).
Estes números representam, levando em consideração o aumento da frota, uma redução, em relação a 2009, de 10,3% no total de atropelamentos e de 7,2% no no total de acidentes com vítimas.

RESCISÃO DE CONTRATOS COM A CONSILUX – VALORES
1 - Lucros cessantes no valor de R$ 76.751,80 pagos nesta segunda-feira (16)
2 - Valores remanescentes do contrato, de R$ 988.311,83 pagos nesta segunda-feira |(16).
2. Danos emergentes, no valor de até R$ 6.595.624,59 que serão pagos em parcelas mensais durante o período de ocupação.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Arte na Faixa conquista mais um prêmio nacional


Cultura


principal
  • miniatura

O projeto Arte na Faixa, iniciativa da Prefeitura Municipal por meio de parceria entre a Fundação Cultural de Curitiba e a Urbs – Urbanização de Curitiba, recebeu a Medalha de Bronze do Clube de Criação de São Paulo, uma das premiações mais respeitadas do mercado publicitário brasileiro. Em outubro de 2010, o projeto já havia conquistado a Lâmpada de Bronze do Festival da Associação Brasileira de Propaganda, no Rio de Janeiro.
Criado no ano passado pela Agência Master, o Arte na Faixa tem como proposta fazer das faixas de pedestre de Curitiba um suporte artístico, transformando o local, que muitos nem notam, em espaço de valorização da arte.
Em 19 de setembro de 2010, na Semana Nacional de Trânsito, 20 faixas dos principais cruzamentos da capital foram pintadas por 20 artistas dos mais diferentes estilos. O resultado foi uma exposição urbana que mexeu com a cidade, tendo por objetivo conscientizar a população sobre a importância das faixas de pedestres.
A intervenção reuniu nomes como Rogério Dias, Denise Roman, Edílson Viriato, Nelson Hohmann, Andréia Las e Rettamozo, ao lado de cartunistas como Ademir Paixão e Solda, mais os grafiteiros Paulo AUMA, Valdecimples e Café, além dos artistas urbanos Olho Wodzynski e Dimas.
O talento dos 20 artistas participantes contribuiu para o sucesso do projeto. Sem investimento algum em mídia tradicional, o Arte na Faixa ganhou destaque em jornais, revistas, rádio e na internet e, principalmente, contribuiu para educar os curitibanos, alertando para os riscos de atropelamentos.

domingo, 15 de maio de 2011

Antidrogas orienta pais



principal


A Administração Regional de Santa Felicidade foi palco de mais um encontro da Rede de Colaboração Curitibana e Metropolitana da Secretaria Antidrogas. Mais de 100 pais e mães receberam orientação dos profissionais da secretaria sobre o risco do consumo de drogas.
O diretor do Departamento de Prevenção e Reinserção Social da secretaria, Antonio Luiz Corat, representou o secretário, Hamilton Klein. “Somente com esta conversa franca é que conseguiremos conscientizar os pais sobre a importância deste tema. A informação é fundamental para identificar e lidar com o flagelo das drogas”, disse Corat.
O evento contou com palestras de psiquiatra, psicólogo e técnico em informática, que abordaram temas relativos a políticas públicas de prevenção às drogas, classificação e ação das substâncias psicoativas e reinserção social.
Destaque para o trabalho de prevenção que a Secretaria Antidrogas vem desenvolvendo em parceria com igrejas, associações comunitárias e entidades beneficentes. “Estamos unindo forças e levando o trabalho da secretaria a todos os setores da sociedade”, afirmou Corat.
Todos os participantes receberam material educativo e certificados de participação.