sábado, 30 de abril de 2011

Funções da Câmara Municipal de Curitiba


Os nossos estudantes e professores  nos pediram  e aqui estão as explicações:
A Câmara Municipal de Curitiba busca atender aos anseios da coletividade, através das suas funções institucionais de legislar sobre assuntos de sua competência, bem como de fiscalizar e controlar a administração, especialmente a execução orçamentária e a tomada de contas do Prefeito, visando, prioritariamente, o atendimento da população nas suas necessidades básicas para dignificar a vida da comunidade.
Através da função legislativa, que consiste na produção de normas legais para disciplinar as matérias constitucionalmente reservadas ao Município, exercida com a participação do Prefeito, é que se estabelecem as leis municipais, e se cumpre, no âmbito local, o princípio da legalidade a que se submete a Administração Pública no chamado Estado de Direito.
A função fiscalizadora, que não se limita aos aspectos financeiros e orçamentários, embora estes sejam os mais importantes, efetiva-se mediante vários mecanismos, expedientes e procedimentos, tais como, os pedidos de informação, a convocação de auxiliares do Prefeito para prestar esclarecimento e pela ação das comissões parlamentares de inquérito, culminando com o julgamento anual das contas do Prefeito.
A Câmara encontra-se organizada internamente através de seu Regimento Interno e da legislação referente a administração dos seus serviços, inclusive quanto ao provimento dos cargos de seu quadro de pessoal, objetivando seu funcionamento harmonioso e sistemático.
O funcionamento da Câmara, por imposição constitucional, obedece às sessões legislativas anuais ordinárias, em número de quatro, que formam a legislatura para a qual são eleitos os Vereadores. Fora da sessão legislativa ordinária, nos recessos, a Câmara pode se reunir, se convocada extraordinariamente.
Os Vereadores
Força representativa da coletividade curitibana, participam das atribuições da Câmara Municipal, através do exercício de seus mandatos, buscando os subsídios que pautam sua atuação nas reivindicações da população. O Vereador pelo contato direto com a comunidade ou pelas entidades que representam a sociedade organizada avalia as necessidades de caráter local, tais como, saneamento básico, educação fundamental, moradia, transporte coletivo, uso do solo, coleta de lixo, iluminação pública, sistema viário, combate à poluição, proteção ambiental, serviço funerário e cemitérios, prevenção de incêndios, entre outras, e denúncias quanto à prestação dos serviços públicos, e busca, pelos instrumentos competentes, a solução para os problemas e carências nestas áreas.
Esta forma de trabalho, atendendo a comunidade, investigando denúncias, fiscalizando o Poder Executivo e procurando sempre melhorar o funcionamento do Legislativo, tem trazido bons resultados e o respaldo da população. A comprovação vem com o alto índice de aceitação dos Vereadores pelos eleitores, de vez que, dos 34 que saíram candidatos à reeleição (na última eleição), disputando 35 vagas, 24 foram reconduzidos à Câmara Municipal de Curitiba.
As Comissões
A Câmara dispõe também de Comissões, que são órgãos técnicos, constituídos pelos Vereadores, destinadas a proceder estudos, emitir pareceres ou realizar investigações. As Comissões são organizadas segundo os diversos assuntos de competência do Município, podendo ser permanentes (Comissões Permanentes) ou transitórias (Comissões Especiais ou Comissões Parlamentares de Inquérito).
As Comissões Permanentes estudam os assuntos submetidos ao seu exame, emitem pareceres e, se for o caso, até preparam projetos sobre sua especialidade. O Regimento Interno da Câmara Municipal de Curitiba estabelece os normas para eleição de seus membros e os casos de sua destituição, regras para seu funcionamento, a forma de indicação dos respectivos presidentes, suas atribuições e outras normas sobre a competência exclusiva da cada comissão.
Os projetos em tramitação na Câmara são distribuídos a diversas Comissões, para cada uma opinar sobre as questões de sua especialidade, aprimorando a técnica legislativa e aprofundando a discussão sobre as matérias a serem transformadas em normas legais, a fim de que o Poder Legislativo atenda mais acertadamente à comunidade.
Administração da Câmara
A Câmara Municipal de Curitiba tem suas atribuições executivas exercidas por órgão permanente de direção administrativa e financeira, denominado Comissão Executiva, composta pelo Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário, conforme previsto no Regimento Interno.
São de sua competência, entre outras atribuições: a iniciativa de projetos de lei que disponham sobre a organização dos serviços da Câmara, criação, extinção e alteração de cargos e fixação dos respectivos vencimentos e vantagens dos servidores da Câmara, abertura de créditos suplementares ou especiais, com recursos indicados pelo Executivo ou mediante anulação parcial ou total de dotações da Câmara; expedir, mediante Ato, a discriminação analítica das dotações orçamentárias da Câmara, bem como alterá-las, quando necessário; nomear, promover, comissionar, conceder gratificações, licenças, colocar em disponibilidade, exonerar, demitir, aposentar e punir servidores da Câmara, nos termos da lei; expedir normas e medidas administrativas; ordenar a despesa da Câmara; devolver ao Executivo o saldo de caixa existente na Câmara ao final do exercício; prestar contas anualmente da gestão financeira da Câmara; elaborar a proposta orçamentária da Câmara; a iniciativa de projetos de Decreto Legislativo e Resolução; apresentar o relatório anual de atividades da Câmara, perante o Plenário, na primeira sessão ordinária da Sessão Legislativa subseqüente.
A Câmara Municipal de Curitiba possui Quadro de Pessoal próprio e Plano de Carreiras correspondente, regido pelo Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais de Curitiba e por normas específicas semelhantes àquelas aplicáveis aos servidores da Prefeitura de Curitiba.
Homenagens
A Câmara, por iniciativa dos Vereadores, presta homenagens a personalidades que se destacam em suas atividades nos vários segmentos da sociedade através dos títulos de Cidadão Honorário de Curitiba e de Vulto Emérito, dos prêmios Cidade de Curitiba, Consagração Pública, Mérito Policial e Mérito Esportivo, entre outros.
O título de Cidadão Honorário de Curitiba visa homenagear a personalidades nascidas em outras cidades em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados ao engrandecimento de Curitiba. O título de Vulto Emérito é concedido a pessoas que, nascidas em Curitiba, tenham contribuído para o crescimento e desenvolvimento da cidade.
Os prêmios Consagração Pública e Cidades de Curitiba, entregues anualmente na Sessão Solene comemorativa ao aniversário da cidade, no dia 29 de março, destinam-se a prestar homenagens, respectivamente, às empresas ou cidadãos que tenham alcançado destaque em suas áreas de atuação no ano anterior.
Os Policiais que tenham se destacado pela bravura no desempenho de suas atividades em benefício da comunidade são agraciados com o prêmio Mérito Policial. Da mesma forma, os atletas, de qualquer modalidade esportiva, em razão de sua atuação, recebem o prêmio Mérito Esportivo.
Todas as homenagens são oriundas de propostas dos Vereadores e aprovadas pelo Plenário da Câmara.

quarta-feira, 27 de abril de 2011


Contra gripe

Saúde vacina 120 indígenas da Kakané Porã


principal

  •  


  •  
  • miniatura

  • miniatura
  • miniatura
Os 120 habitantes da única aldeia indígena de Curitiba – a Kakané Porã, no Caximba - foram vacinados contra a gripe ontem (26). Eles receberam a visita de uma equipe da Unidade de Saúde Caximba, na Regional Pinheirinho, que permaneceu no local até o final da tarde.
Assim como as gestantes, os bebês entre 6 meses e 23 meses e os idosos, os índios formam o público-alvo d a campanha nacional de imunização 2011.
A coordenadora de Vigilância em Saúde do Distrito Sanitário Pinheirinho, Cristina Yano, explicou que o objetivo da ação foi acelerar a vacinação na área. “A meta foi facilitar a vida dos moradores da aldeia que, independente da idade, precisam se proteger porque fazem parte do grupo de pessoas mais vulneráveis à doença”, disse.
Além dos indígenas, a unidade do Caximba é responsável pelo monitoramento de saúde de mais 3 mil moradores da área.
Para dar exemplo, a líder comunitária Maria Neuza Chagas dos Santos, esposa do cacique Carlos Alberto Ubiratã, foi a primeira a se apresentar na fila do posto de vacinação improvisado na entrada da aldeia. Ela chegou ao local acompanhada do vizinho William Pedroso, de 11 anos, que também tomou a sua dose.
“Vamos lá, minha gente, que não dói nada e é pelo bem da nossa saúde. Meu marido vai tomar a dele assim que voltar”, dizia, convidando os demais moradores para tomar a vacina.
Desde o início da manhã dessa segunda-feira (25), primeiro dia da campanha, foram vacinados em Curitiba 14.723 pessoas (5,9% do total em cada segmento). A meta é imunizar até 13 de maio cerca de 200 mil pessoas em todos os grupos.
A vacina pode ser encontrada nos seguintes locais. Atenção para as datas e horários:
- Unidades municipais de saúde – Unidades básicas e de Saúde da Família aplicarão a dose no período normal de funcionamento de cada uma.
- Tenda da Boca Maldita – será um posto de vacinação exclusivo para idosos e gestantes e que estará em funcionamento somente de 25 a 30 de abril, das 9h às 17h. Bebês precisam ser levados às unidades de saúde porque a dose é aplicada na perna, exigindo que o procedimento seja feito em sala exclusiva.
- Centros municipais de urgências médicas (CMUMs) - exclusivamente nos finas de semana da campanha (dias 30 de abril e 1º, 7 e 8 de maio, das 9h às 18h).
- 50 endereços - no dia 30 de abril, data definida pelo Ministério da Saúde como dia nacional de mobilização, a dose será oferecida em 50 pontos da cidade. Entre eles estarão as unidades de saúde Ouvidor Pardinho, Mãe Curitibana e a tenda da Boca Maldita (somente para idosos e gestantes). Os endereços estão disponíveis no site www.curitiba.pr.gov.br e pelo telefone 156.

terça-feira, 26 de abril de 2011


Transporte

Ligeirão é destaque no Equador entre melhores práticas do mundo


principal
O ônibus da Liinha Direta Expressa, o Expresso Ligeirão, será destaque do Congresso de Sistemas Integrados e Bus Rapid Transit (SIBRT) aberto nesta segunda-feira (25) em Guayaquil, no Equador. O ônibus será apresentado pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, nesta terça-feira (26) a gestores e técnicos de transporte das principais cidades da América Latina, no painel “A evolução do transporte em Curitiba: Expresso Ligeirão”.
O encontro, que segue até quinta-feira (28), terá também a segunda Assembléia Geral da Associação Latino-Americana de Sistemas Integrados e BRT (Bus Rapid Transit). A associação tem sede em Curitiba, cidade berço do transporte integrado em vias segregadas, que são as canaletas do Expresso.
Além da experiência curitibana, serão apresentados sistemas desenvolvidos em outras cidades da América Latina, que tiveram Curitiba como modelo, entre elas Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO) no Brasil e Pereira e Bogotá, na Colômbia.
Participam do encontro gestores de transporte de 10 países da América Latina, Europa e Ásia. Temas como transporte sustentável e mobilidade estão na pauta do encontro e da apresentação do Expresso Ligeirão.
Oito paradas - Reconhecido como mais uma prova da capacidade curitibana de buscar soluções eficientes, o Expresso Ligeirão entrou em operação em Curitiba em 2009, no eixo Linha Verde fazendo a linha Pinheirinho-Carlos Gomes.
Os ônibus desta linha fazem apenas oito paradas e circulam em eixos (Linha Verde e Marechal Floriano Peixoto) que permitem ultrapassagem. Com o Pinheirinho-Carlos Gomes, o tempo de viagem é de 25 minutos, dez minutos a menos do que com o Expresso tradicional pelo Eixo Sul, que é de 25 minutos.
Em março de 2010 o Expresso Ligeirão começou a circular na linha Boqueirão. Enquanto o Expresso tradicional faz 19 paradas no trajeto de 10,3 quilômetros entre o Terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, o Ligeirão faz apenas cinco, fazendo a viagem em 20 minutos – 15 minutos a menos do que o Expresso tradicional.
Na apresentação que fará em Guayaquil, Marcos Isfer vai mostrar mais um avanço do transporte curitibano. A partir de agora, os ônibus do Expresso Ligeirão serão na cor azul, facilitando a identificação para o usuário dos eixos, já acostumados com o Expresso vermelho, implantado em 1974.
Além da cor, a partir de agora as linhas do Expresso Ligeirão passam a ser feitas por ônibus de 28 metros de extensão – os maiores do mundo – com capacidade para 250 passageiros. Isso significa 47% mais do que o Ligeirão anterior (ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros).
Biocombustível - Referência internacional em transporte urbano, Curitiba também apresentará no Congresso em Guayaquil o que, para os curitibanos, já é algo incorporado ao cotidiano: a existência de uma frota de ônibus movida exclusivamente a biocombustível.
A experiência começou na Linha Verde, em agosto de 2009 com seis ônibus articulados. A partir de agora os 24 ônibus que compõem a frota do Expresso Ligeirão, passam a operar apenas com biocombustível com uma redução de 50% na emissão de poluentes. A meta é chegar ao final de 2012 com 140 ônibus do projeto B 100 (100% bio). 

segunda-feira, 25 de abril de 2011


Parque Iguaçu

Cohab fará sorteio para casas e sobrados no Ganchino

principal




A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) fará, hoje, às 14 horas, reunião pública para definir, por meio de sorteio, a ocupação de 323 casas e sobrados do empreendimento Residencial Parque Iguaçu III, que está sendo construído no bairro do Ganchinho. A obra tem financiamento do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do governo federal.
Participam do sorteio candidatos inscritos no cadastro da Cohab com renda de até  R$ 930,99, que atendem os critérios estabelecidos na regulamentação nacional e local do MCMV:  famílias chefiadas por mulheres; desabrigadas de áreas de risco; em situação de precariedade habitacional; moram em imóveis alugados ou com três ou mais dependentes.
Foram identificadas no cadastro da Cohab 3.340 pessoas que se enquadram em pelo menos uma destas condições e estão aptas a serem sorteadas.  A data de inscrição não foi considerada, porque as normas do governo federal proíbem que sejam priorizados inscritos antes da criação do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em abril de 2009.
O sorteio também vai incluir candidatos para ocupação das unidades reservadas às cotas previstas na legislação municipal para atendimento de pessoas idosas; cadeirantes e portadores de necessidades especiais e em situação de vulnerabilidade incluídos na rede de proteção social do município. Cada um destes segmentos têm direito a 3% das unidades, o que significa um total de 30 vagas (10 para cada um dos grupos). Os sorteios para preenchimento das cotas são feitos a parte.
A relação dos candidatos que participam do sorteio poderá ser consultada no site da Cohab(WWW.cohabct.com.br), no link “Minha Casa, Minha Vida”, no menu do lado esquerdo da tela. Quem desejar poderá fazer a consulta por meio do Alô Cohab - serviço de atendimento telefônico gratuito que atende pelo número 0800-413233 ou nas agências de atendimento que funcionam nas Ruas da Cidadania da Matriz, Boqueirão, Pinheirinho, Bairro Novo, Boa Vista e Fazendinha, além das sedes das Regionais do Cajuru e CIC e ainda no posto da Prefeitura no Tatuquara.
Numeração - A identificação das famílias aptas a participar do sorteio foi feita por meio do sistema de informática utilizado para controlar o cadastro de inscritos da Companhia. Cada família habilitada recebeu um número criado aleatoriamente pelo sistema, que retira, também de forma aleatória, os contemplados. O sorteio inclui uma reserva para os casos de recusa à unidade ofertada pelas famílias ou falta de aprovação de cadastro pelo agente financeiro do programa (Caixa Econômica Federal).
As famílias sorteadas serão, posteriormente, comunicadas por meio de correspondência da Cohab. Elas serão chamadas para apresentar documentação que será encaminhada à Caixa para aprovação de cadastro e assinatura de contrato.
A previsão é que as unidades do Residencial Parque Iguaçu III sejam entregues no segundo semestre deste ano. O empreendimento está localizado próximo à rua Eduardo Pinto da Rocha, a principal via do Ganchinho. As famílias contarão com subsídio para aquisição das unidades e irão pagar prestação equivalente a 10% de sua renda (até R$ 93) pelo prazo de 10 anos.
Esta é quarta vez que a Cohab realiza sorteio para definição de unidades produzidas com recursos do Minha Casa, Minha Vida. O programa tem 5.901 unidades em obras em Curitiba, das quais 3.077 são destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos.
A realização de sorteio para definir as famílias contempladas está prevista nas normas do programa habitacional federal. Os critérios de acesso foram estabelecidos na portaria 140 do Ministério das Cidades e na Resolução 15 do Concitiba (Conselho da Cidade de Curitiba). Representantes da Caixa Econômica Federal e de uma empresa de auditoria externa estarão presentes à sessão pública.
Serviço
Reunião pública para sorteio de famílias para compra de casas e sobrados do Residencial Parque Iguaçu III, no Ganchinho.
Data: 25.04.11(segunda-feira)
Horário: 14 horas
Local: Auditório da Cohab - rua Barão do Rio Branco, 45 - 3º anda