sábado, 9 de abril de 2011


Solidariedade

Crianças da Regional Boqueirão ganham 2 mil brinquedo

principal







Trinta e cinco entidades sociais, entre clube de mães e associações conveniadas à Fundação de Ação Social (FAS), na Regional Boqueirão, receberam nesta sexta-feira, 8, dois mil brinquedos doados pelo ParkShopping Barigui. A entrega foi realizada em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
A superintendente da FAS, Ivana Busato, que representou a presidente Marry Ducci no evento, parabenizou a iniciativa do shopping. “Só temos a agradecer essas pessoas de bom coração. Com certeza, cada brinquedo desses fará a diferença na vida da criança que irá recebê-lo”, disse Ivana.
A entrega simbólica dos brinquedos às crianças ocorreu no Centro de Educação Infantil - Lar Dona Nenê. Também participaram a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira, e a coordenadora de atendimento do shopping, Priscila Niehues Sotero. A doação é resultado da campanha de Natal “Ajudantes de Papai Noel”, feita pelo shopping junto aos seus clientes em 2010.
Kit doce - A Associação dos Moradores e Amigos Nossa Senhora do Pilar recebeu 130 brinquedos, que serão distribuídos juntamente com um kit de doces e chocolates na véspera da Páscoa para crianças com idades entre 2 e 12 anos. “Temos crianças que os pais não têm condições nem de comprar pão. Toda a ajuda e doação é sempre muito bem-vinda”, disse a presidente da associação, Aura Tavares da Silva.
Teve criança que já saiu do evento com o brinquedo nas mãos. Letícia de Souza, de apenas um ano e meio, ganhou um tico-tico. “Nossa, o presente me surpreendeu, não esperava. É um brinquedo que ela irá usar bastante”, disse a mãe da menina, Kátia Regina de Souza, 27 anos.
Campanha – Durante a campanha realizada pelo shopping em dezembro de 2010, os “Ajudantes de Papai Noel” foram crianças de até 12 anos, que doaram os brinquedos próprios ou novos. Todos os participantes receberam um certificado do Papai Noel pela ajuda na realização de um Natal mais feliz e solidário.

sexta-feira, 8 de abril de 2011


Beto bom de bola

O governador Beto Richa entrou em campo hoje para o Jogo da Solidariedade, na Arena do Atlético, evento que reuniu craques do passado, como Zico, Romário e Raí, para arrecadar fundos para as vítimas das enchentes no litoral paranaense. Ele jogou os primeiros 20 minutos da partida que atraiu um público de 22 mil pessoas. Não fez feio em campo e mostrou que está com a popularidade em alta.
Além dele, o filho Marcello Richa, secretário municipal de Esportes, participou do jogo. Joel Malucelli, também entrou em campo no final da partida.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Gradis melhoram segurança na travessia da canaleta


principal

Implantado em 2009, na reforma das canaletas da avenida Marechal Floriano Peixoto, o conjunto de gradis instalado no entorno da estação-tubo Antonio de Paula tem garantido a travessia segura de pedestres. Os gradis, que ficam na região da rua Diogo Mugiatti, estão colocados de tal forma que a travessia é feita em partes, impedindo que, depois de atravessar a canaleta, a pessoa entre direto na faixa destinada aos carros.
Quem está na Diogo Mugiatti no sentido da rua Tenente Francisco para a Anne Frank atravessa a pista de carros em faixa de pedestres e em seguida atravessa por uma faixa para pedestre pintada dentro da canaleta. Neste ponto, o cidadão encontra o gradil, sendo direcionado até a estação tubo e a próxima faixa de travessia elevada por uma calçada ampla, sem obstáculos e com piso antiderrapante.
Se não existisse o gradil neste ponto, o cidadão correria risco ao descer do meio fio que neste local é mais alto em função da concretagem da canaleta, necessária para criação da pista de ultrapassagem que permitiu a implantação do sistema Ligeirão.
No sentido inverso, da Anne Frank para a Tenente Francisco, o cidadão atravessa a pista para carros em faixa elevada e é direcionado, pelos gradis, até a faixa para pedestre pintada dentro da canaleta, fazendo em seguida a travessia da pista para carros.
Comerciantes do entorno concordam que, não fosse o gradil, a travessia de pedestres seria muito perigosa. Mesmo quem se arrisca atravessando fora da faixa elevada, é obrigado a parar e dar alguns passos para contornar o gradil.
Por dia, são transportados 130 mil passageiros no eixo Boqueirão, formado pela canaleta da Marechal Floriano.
Importantes - Os gradis vêm sendo utilizados há vários anos em Curitiba e são importantes na proteção do pedestre, especialmente ao longo das canaletas.Um dos mais antigos conjuntos de gradis está em frente à Rodoferroviária, ao longo das canaletas da avenida Affonso Camargo. Ao cercar a canaleta, eles impedem inclusive a travessia da pista para os carros, obrigando o pedestre a atravessar, neste caso, nos pontos onde há semáforos.
Também há gradis no entorno das estações da Linha Verde e ao longo dos 12 quilômetros de canaletas da Marechal Floriano, reformadas a partir de 2008 em todo o trecho entre o Centro e o Boqueirão. A reforma também foi feita nas pistas para carros, com nova pavimentação, drenagem, calçadas e iluminação, nos cinco quilômetros entre o Centro e a Linha Verde. Agora, a Prefeitura vai reformar a avenida da Linha Verde até o Boqueirão.
A reforma das canaletas, com o desalinhamento das estações-tubo, que já não estão mais uma em frente à outra, permitiu no ano passado a implantação do sistema Ligeirão no eixo Boqueirão. Enquanto o biarticulado  expresso faz 19 paradas, o Ligeirão faz apenas cinco. Nas próximas semanas a linha Ligeirão, hoje feita por ônibus articulados com 170 lugares, passará a contar com biarticulados, na cor azul, com 250 lugares.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Azul é a cor

Ligeirão é destaque no Bom Dia Brasil


O ônibus Ligeirão foi um dos destaques no Bom Dia Brasil desta segunda-feira (4). O telejornal da Rede Globo adianta que “o maior ônibus do mundo” vai começar a circular neste mês de abril em Curitiba e aponta o estilo “futurista” que mais “parece um trem”.


segunda-feira, 4 de abril de 2011


Trabalho Decente

Curitiba reúne especialistas nesta segunda


principal


Nesta segunda-feira, 4 de abril, Curitiba se tornará a capital nacional do trabalho decente. O prefeito Luciano Ducci, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o governador Beto Richa, a diretora da Organização do Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Lais Abramo, e secretários do Trabalho de vários estados estarão reunidos no 1o Seminário do Trabalho Decente de Curitiba, de 8h a 14h, no Salão de Atos do Parque Barigui. Às 14h, Luciano Ducci vai assinar o Protocolo de Agenda do Trabalho Decente.
De acordo com a OIT, entende-se por Trabalho Decente “a atividade adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna”.
Referência - O secretário do Trabalho de Curitiba, Paulo Bracarense, afirmar que a capital do Paraná trabalha para se tornar referência nacional nos padrões da OIT. “A promoção do Trabalho Decente é considerada uma prioridade política do governo brasileiro e uma meta do prefeito Luciano Ducci. É uma honra receber em Curitiba, as autoridades na área de geração de empregos e renda”, afirma Bracarense.
Agenda - A programação do seminário inclui mesa redonda de discussão sobre as conferências municipais, estaduais e nacional de Trabalho Decente, experiências de implantação de agendas regionais de trabalho decente no Brasil, solenidade de lançamento da Agenda Curitiba e homenagem ao aniversário da OIT.
“O mundo do trabalho no Brasil estará concentrado em Curitiba, na comemoração da fundação da OIT em 1919. Nesses 92 anos, a Organização já conseguiu diminuir significativamente os conflitos trabalhistas em todo mundo”, explica Bracarense.
As vagas são gratuitas e limitadas. A participação pode ser confirmada no telefone (41) 3221-9950 ou no email agendacuritibatrabalhodecente@smte.curitiba.pr.gov.br. A
programação está no www.curitiba.pr.gov.br .

Uma homenagem a nossa Bela Curitiba