sexta-feira, 14 de janeiro de 2011


Ação Social

Prefeitura lança campanha de donativos SOS Rio

principal
A Prefeitura de Curitiba lançou ontem (13) a campanha SOS Rio, para arrecadar donativos para os desabrigados pelas enchentes nas cidades do Rio de Janeiro.
Serão arrecadados água mineral (lacrada), roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal, como sabonete, pasta e escova nova de dente, fraldas descartáveis e absorventes femininos.
Os donativos podem ser entregues nas Regionais/Ruas da Cidadania, na sede central da Prefeitura de Curitiba e na Fundação de Ação Social (FAS). Lotes de grande quantidade de donativos podem ser informados pelo 156, para que a coleta seja providenciada pela FAS.
"Convocamos os curitibanos para um grande gesto de solidariedade em favor das pessoas que estão vivendo este momento tão difícil no Rio de Janeiro", disse o prefeito Luciano Ducci.
A chuva forte atingiu principalmente as cidades da região serrana do Rio, como Petrópolis, Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo, onde o número de mortos já passou de 400. O número de desabrigados ou desalojados ainda é impreciso, mas estima-se que seja de mais de 7 mil pessoas.
"A população de Curitiba sempre deu apoio em todas as campanhas beneficentes ou de solidariedade. Temos certeza que mais uma vez os curitibanos darão uma importante contribuição solidária", disse a presidente da FAS, Marry Ducci.
Postos de Arrecadação
PREFEITURA DE CURITIBA
Avenida Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
FUNDAÇÃO DE AÇÃO SOCIAL
Rua Eduardo Sprada, 4.520 - Campo Comprido
REGIONAL BAIRRO NOVO 
RUA DA CIDADANIA
RUA TIJUCAS DO SUL, 1700 – SITIO CERCADO
REGIONAL BOA VISTA 
RUA DA CIDADANIA
AV. PARANÁ, 3600 – BOA VISTA
REGIONAL BOQUEIRÃO   
RUA DA CIDADANIA
TERMINAL  DO CARMO - BOQUEIRÃO
REGIONAL CAJURU
RUA LUIZ FRANÇA, 2032 – CAJURU
REGIONAL CIC  
RUA MANOEL VALDOMIRO DE MACEDO, 2460 - CIC
REGIONAL MATRIZ  
RUA CIDADANIA
PRAÇA RUI BARBOSA - CENTRO
REGIONAL  PINHEIRINHO 
RUA DA CIDADANIA
RUA WINSTON CHURCHILL, 2033 - PINHEIRINHO
REGIONAL PORTÃO 
RUA DA CIDADANIA
RUA CARLOS KLEMTZ  S/Nº - FAZENDINHA
REGIONAL SANTA FELICIDADE 
RUA DA CIDADANIA
VIA VENETO, S/N

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Boa Nota Fiscal


Preservação de área verde dá desconto no IPTU


A entrega de 544 mil carnês para pagamento do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Curitiba começaram a ser entregues na segunda-feira (10). Destes 544 mil imóveis, aproximadamente 107 mil terão algum tipo de desconto ou isenção total. No próprio carnê que o contribuinte receber virá a informação de quanto é o desconto e o motivo da redução.

Uma das formas de desconto é em razão do programa Boa Nota Fiscal. Ao pedir a nota fiscal do Imposto Sobre Serviços (ISS) o contribuinte acumula créditos que podem gerar até 30% de desconto no valor do IPTU. Ao todo, 1.207 imóveis serão beneficiados em razão dos créditos do Boa Nota Fiscal. Destes, 975 são de pessoas físicas e os outros 232 de empresas.

A pessoa que possuir área verde no imóvel também recebe desconto no IPTU. Para isso, o imóvel precisa ter sido analisado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. "O desconto pode ser de 10%, no caso de uma araucária adulta, mas pode chegar a até 100% se for um grande bosque preservado", explicou Altevir Bello dos Santos, diretor do departamento de rendas imobiliárias.

No caso de araucárias o limite de desconto é 50%, cinco árvores. Mesmo que o imóvel tenha mais araucárias somente cinco serão computadas para o desconto. No total, 16.913 imóveis vão receber algum tipo de abatimento no IPTU por causa de áreas verdes.

Aposentados e ex-combatentes

Aposentados com idades acima de 65 anos, que ganham até três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel, a residência, também recebem desconto. É abatido o total de R$ 33.100 do valor do imóvel para o cálculo do IPTU.

Ex-combatentes da 2ª Guerra Mundial têm isenção total do IPTU no imóvel onde residem. Hoje são 98 contribuintes nesta situação. Donos de imóveis no setor histórico ganham descontos, dependendo do grau de conservação. O abatimento pode chegar a até 100%.

Os contribuintes que moram em casas de até 70 metros quadrados, com padrão de construção simples e valor final abaixo de R$ 33.100 têm isenção total do IPTU. "A Prefeitura não envia os carnês para essas pessoas, apenas uma carta informando que não precisam pagar o imposto", explicou Altevir Santos. Atualmente são 77.600 imóveis nesta situação.

Terrenos vagos

Imóveis em construção têm redução de alíquota de IPTU por um período de até 2 anos. "É um incentivo para que os contribuintes construam no terreno e não o deixem vago", definiu Altevir Santos.







terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Atividades de contraturno serão ampliadas nos colégios estaduais
A participação da comunidade nas atividades das escolas estaduais foi defendida pelo secretário de Estado da Educação, o vice-governador Flávio Arns, em entrevista à rádio do governo nesta segunda-feira (10). “Vamos investir em parcerias para oferecer atividades de contraturno e profissionalização aos estudantes da rede pública”, disse. De acordo com Arns, já estão em andamento negociações com o Senac, Senai Sesi, Senar e a Fecomércio, além das cooperativas paranaenses.

A contratação dos servidores e professores também deve ganhar agilidade. O secretário informou que cerca de 30 mil contratos para professores e funcionários serão realizados em janeiro. “Queremos, na sequência, contratar os professores e funcionários aprovados no concurso de 2007, com validade até 2012, e reduzir a necessidade das contratações de temporárias”, explicou.


Arns definiu como meta fazer uma boa gestão da educação, com professores e funcionários concursados nas escolas, plano de carreira, salário e condições de trabalho aos profissionais. “Vamos valorizar professores e funcionários, confiando nessas pessoas que dão o melhor de si para que a educação seja de qualidade”, afirmou.


Arns informou também que haverá investimento na qualidade da formação inicial e continuada dos professores, e a parceria com as instituições de ensino superior tende a ser ampliada neste governo. A implantação de 500 escolas em período integral está prevista até o final do atual mandato.