quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Feira Sabores do Paraná será aberta sexta-feira em Matinhos
Feira Sabores do Paraná será aberta sexta-feira em Matinhos.Foto:SECSOs turistas que estão passando férias no litoral paranaense poderão desfrutar das delícias do campo na feira Sabores do Paraná, que acontece em Matinhos entre os dias 7 a 16 de janeiro. A feira abre o calendário do evento do ano em todo o Estado e já se tornou uma tradição e um local de visitação para os turistas.

A feira será aberta oficialmente às 19 horas pelo governador Beto Richa e o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. O calendário de 2011 da feira Sabores do Paraná prevê a realização de mais de 30 edições em caráter estadual, que abrange exposição de produtos de todas as regiões do Estado.

A feira é uma promoção do programa Agroindústria Familiar – Fábrica do Agricultor, executado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Instituto Emater.

O programa incentiva o agricultor familiar e o pequeno produtor a transformar e industrializar sua produção para agregar mais renda e gerar empregos na localidade onde se encontra.

O calendário de 2011 da feira Sabores do Paraná prevê a realização de mais de 30 edições, sendo 5 feiras de caráter estadual que abrange exposição de produtos de todas as regiões do Estado.

Na feira de Matinhos estarão em exposição mais de 1.000 itens diferenciados entre vários tipos de geleias, pates e doces; queijos, vinhos e sucos; salames e outros embutidos, além de defumados; biscoitos, bolachas e chips (mandioca, banana e batata); temperos, condimentos e pimentas; cogumelos e conservas; licores, polpas de frutas e café; mel e derivados de rapadura, massas congeladas e sorvetes.

Esta edição da feira Sabores do Paraná contará com a participação de mais de 50 agroindústrias familiares, além de expor produtos do artesanato rural e flores ornamentais, sendo 30% dos produtos oriundos do Litoral do Paraná e outros 70%, das demais regiões do Estado.

Entre as novidades da feira Sabores do Paraná – edição Matinhos 2011 – estarão à venda licores e vinhos de amora silvestre, de Ponta Grossa; cerveja e chop artesanal de Palmeira; noz macadâmia e seus derivados como sorvete e pães vindos de Uraí; vinhos bordô, casca dura e rappa de uva produzidas em Francisco Beltrão, geleias de caipirinha vindos de Rolândia.

São produtos de qualidade, feitos artesanalmente e com preços inferiores ao de qualidade similar expostos em pontos de venda tradicional. De acordo com o coordenador da feira, Eder Dalla Pria, os consumidores que vão à feira Sabores do Paraná costumam sair satisfeitos porque compram produtos saborosos, de qualidade e a preços bastante acessíveis.



Serviço:

Dia – 07 a 16 de janeiro de 2011

Hora: Das 16 às 23 horas, diariamente

Local – Ginásio de Esportes do Sertãozinho

Endereço - Av. José Arthur Zanlutt, s/n – bairro do Sertãozinho

Matinhos – PR

Entrada franca

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Governador elogia trabalho da equipe

Curitiba, 04-01-2011 - Governador Beto Richa com os novos secretários de Estado. Foto: Ricardo Almeida

Após a reunião na manhã de ontem com todo o secretariado, o governador Beto Richa posou com seus auxiliares na rampa do Palácio das Araucárias. Ao destacar a capacidade de trabalho da equipe, o governador reafirmou o compromisso de governar para todos os paranaenses. “Tenho certeza que esta equipe nos ajudará a fazer o governo sério, transparente, democrático que todos os paranaenses esperam”, disse o governador.


O crescimento do comércio em Curitiba. Três séculos de história


 Do site da Câmara Municipal de Curitiba


Curitiba tem suas histórias sobre o comércio desde o século XVIII. Diversos registros encontrados em atas da Câmara Municipal - os mais fidedignos da época – mostram sua evolução, que acompanhou o crescimento da cidade. Um dos mais antigos é de julho de 1736, que conta que a Câmara notificou os “mercadores e taberneiros” para “matricularem-se” no juízo da ouvidoria geral da Comarca, visando o pagamento de impostos (o “quinto real”) e a concessão de suas licenças de funcionamento. Todos os comerciantes se registraram. Eram oito no total.


O sistema de comércio já dava seus primeiros sinais de organização desde a fundação da vila. A figura do almotácel – fiscal encarregado de aferir os pesos e medidas utilizados no comércio – aparece nas atas desde o início da colonização. Era nomeado pelos vereadores, geralmente com mandato de dois meses.     Em 1729, o “cappitam” Manoel da Rocha Carvalhais e Sebastião dos Sanctos Pereira são eleitos almotáceis “para o bom funcionamento desta República”, de acordo com o termo de vereança do dia 2 de novembro de 1729.
O controle do comércio seguia em uma sociedade ainda bastante rural, mas que ia se organizando para formar Curitiba. No dia 27 de fevereiro de 1802, outro registro das atas relata que os “vendeiros” da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba apresentaram suas licenças à Câmara Municipal. Aos que não obtiveram licença até o final do último semestre foram impostas condenações. Em julho de 1824, por meio de edital, a Câmara ordenava a população para “ninguém vender Arroz, Laranjas e Bananas sem ser na rua, mercado ou nas 'cazinhas'". As “cazinhas” foram o primeiro conceito de mercado público de Curitiba e estavam situadas nas proximidades da catedral, onde hoje é a atual rua Saldanha Marinho.

Em abril de 1856, a Câmara discutia a construção de um novo mercado. Foi lida uma portaria do presidente da província ordenando à Casa que encaminhasse uma remessa da planta e do orçamento aproximado da Praça de Mercado da capital para a Assembléia Provincial. Foi construído em 1860, na hoje conhecida Praça Zacarias. Em 1874, um novo o substituiu, na praça Generoso Marques, onde hoje está o antigo prédio do Paço Municipal. Teve outra sede no Batel, que foi demolida em 1937. A cidade ficou sem uma central pública de abastecimento até 1958, quando foi inaugurado o atual.
Horários de funcionamento
Os horários de funcionamento do comércio também sempre foram motivo de discussão na Câmara. Em abril de 1920, foi sancionada a lei que determinava que padarias deveriam fechar aos domingos às dez horas da manhã, podendo abrir somente na segunda-feira. A lei número cinco, de fevereiro de 1936, fixava como obrigatório o domingo como dia de descanso semanal aos açougueiros. Nos feriados, os açougues deveriam fechar ao meio-dia e, caso caísse no sábado, estes estabelecimentos ficariam abertos até as 22 horas.
No dia 4 de março de 1986, foi sancionada nova lei sobre o horário de funcionamento do comércio, que passou a ser das nove às 19 horas de segunda a sexta-feira e das nove às 13 horas aos sábados. No entanto, os supermercados poderiam funcionar somente de segunda a sábado, das oito às 21 horas. A lei mais recente a respeito do funcionamento dos estabelecimentos comerciais é de 1990 e excluía deste horário estabelecimentos como o Shopping Popular e a Rua 24 Horas.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Governador determina ações para reduzir criminalidade e medidas emergenciais para saúde
Curitiba, 03-01-2011 - Governador Beto Richa determina ações para reduzir criminalidade. Na foto reunião com o  secretário de Segurança Pública, o delegado federal Reinaldo de Almeida César. Foto: Orlando Kissner. As duas primeiras reuniões de trabalho do governador Beto Richa nesta segunda-feira (3) foram com os secretários de Segurança Pública, o delegado federal Reinaldo de Almeida César, e o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. Richa determinou ao secretário de Segurança a adoção de medidas para reduzir os índices de criminalidade violenta no Paraná. Na área de saúde, Richa aprovou o início de um plano emergencial para combater a dengue no Paraná.

“É preciso reduzir as taxas de homicídios, de latrocínios, de crimes violentos, crimes patrimoniais. Para isso vamos trabalhar no sentido de integrar as forças de segurança do Estado, com as forças federais, órgãos de inteligência, forças armadas, tendo em vista a perspectiva da posição geográfica do Paraná, que exige uma atenção especial, seja com o porto de Paranaguá, e de outro pela fronteira com o Paraguai”, disse Almeida César. “As ações serão norteadas com base em um planejamento que irá considerar as áreas onde os índices de criminalidade são mais altos, principalmente aqueles ligados ao tráfico de drogas”, afirmou o secretário.

O secretário de Saúde informou que o ano de 2010 foi o pior em número de casos de dengue, com 32.368 casos confirmados da doença e pelo menos 15 mortes. “Os municípios de Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Sarandi e Jacarezinho, onde há uma epidemia de dengue no momento, são prioridade zero nessa tarefa”, afirmou o secretário. Outros 51 municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) muito alta também precisam de intervenção urgente do Estado no sentido de auxiliar o município e a sociedade local no combate à doença.
Curitiba, 03-01-2011 - Governador Beto Richa determina ações para reduzir criminalidade. Na foto reunião com o  secretário de Segurança Pública, o delegado federal Reinaldo de Almeida César. Foto: Orlando Kissner.
As medidas emergenciais na área de saúde, para os próximos 90 dias, incluem aquisição emergencial de nebulizadores costais, capacitação de agentes das unidades de saúde, e gestão junto ao Ministério da Saúde para autorizar um plano emergencial de repasse de recursos aos municípios mais afetados. Também serão feitas ações de levantamento rápido do índice de infestação e normatização da atuação de estabelecimentos comerciais como ferros-velhos, entre outros, para que tenham um plano de gerenciamento que ajude a conter a infestação. 

Beto Richa, quer equilíbrio nas constas e suspende pagamentos do governo estadual por 90 dias

01-01-2011-Posse do governador Beto Richa no Palácio Iguaçu em Curitiba.Foto:E Bressan-AEN"
O anúncio já confirmado pelo Chefe da Casa Civil, Durval Amaral,  deve ser ratificada pela assinatura hoje de um decreto suspendendo os pagamentos.  "A medida como preventiva é uma medida de austeridade, de respeito ao erário. A partir da suspensão dos pagamentos, a equipe de governo vai analisar a validade desses pa­­­gamentos”, disse Durval Amaral
.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011



NOVO GOVERNO TENTA AJUSTAR CONTAS E ATRAIR INVESTIMENTOS
Gestão de Beto Richa terá hoje o primeiro dia útil, com missão de se reaproximar de empresas e solucionar rombo no Orçamento
veja a matéria completa no site do Bem Paraná  (Jornal do Estado)  http://www.bemparana.com.br/arquivos/uploads/2222.pdf


Curitiba em Dados

Serviço teve mais de 670 mil acessos em 2010



As informações disponíveis no Curitiba em Dados, ferramenta disponível no site do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (www.ippuc.org.br) e Prefeitura de Curitiba (www.curitiba.pr.gov.br) foram acessadas em 2010 mais de 670 mil vezes. O acumulado desde o início do funcionamento do serviço, em 2006, chega perto dos 3 milhões de acessos.
O levantamento foi feito pelo Banco de Dados do IPPUC e revela ainda que não são apenas os brasileiros que buscam a ferramenta. Pessoas de pelo menos 60 países já procuraram no Curitiba em Dados informações a respeito de Curitiba e do Paraná.
Ao todo são mais de 11.400 itens de informações, sendo que o maior volume corresponde a dados relativos à cidade de Curitiba. Em segundo lugar, estão os bairros e em terceiro, a Região Metropolitana.
São gráficos, tabelas, indicadores e estatísticas populacionais, econômicas, para as áreas sociais, sobre rendimento, entre outros, e ainda fotos e ilustrações, planos, leis e decretos, além do histórico dos bairros de Curitiba, características populacionais e origem de nomes de rua. Uma variedade de mapas completa o acervo - desde o antigo arruamento de Curitiba, de 1830, hidrografia, mapas demográficos, mapas dos bairros, municípios, até mapas de equipamentos urbanos como os Centros de Referência, de 2010.
O Curitiba em Dados atende a necessidade de estudantes, pesquisadores, empreendedores, técnicos que lidam com indicadores e que atuam em núcleos de informações estratégicas. Isso porque em todas as áreas, a informação é essencial. “Todos precisam de informações para um que possam fazer um bom planejamento. Isso vale para a gestão da cidade, mas também para um empreendimento, qualquer um que precise tomar decisões estratégicas”, afirma a analista de sistemas e coordenadora do Banco de Dados, Luciamara Vons.
As informações são atualizadas permanentemente por uma equipe multidisciplinar formada por sociólogos, economistas, geógrafos, pedagogos, analistas de sistema, estatísticos e desenhistas industriais - todos diretamente envolvidos na busca, organização e divulgação dos dados. As informações são pesquisadas em sites, periódicos e outras publicações e muitas delas são encaminhadas ao Banco de Dados para análise e publicação.
A ferramenta é também muito dinâmica e a informação pode ser construída, conforme a necessidade percebida ou solicitada aos profissionais do Banco de Dados. Os pedidos que chegam e representam uma pesquisa relevante são transformados em informações que são publicadas no Curitiba em Dados.
Algumas informações são incluídas integralmente, mas muitas delas são analisadas e organizadas para publicação. A informação pode ser transformada numa série histórica, desde que haja informações de épocas diferentes. A fonte na qual o Banco de Dados se baseia para elaborar novos documentos é sempre indicada.
Quando um novo indicador é incluído, ele aparece no tema novidades. Este é o caso dos dados do Censo 2010, que já estão sendo disponibilizados. À medida que o IBGE divulgue novas informações, em 2011, elas também serão analisadas e transformadas para que possam ajudar os interessados a entender a cidade de Curitiba e sua Região Metropolitana.
Saiba usar – Para acessar o Curitiba em Dados a primeira coisa a fazer é determinar a qual espaço geográfico a busca será feita - Curitiba, Região Metropolitana de Curitiba, Paraná, Brasil ou mundo. Também é possível pesquisar por bairro de Curitiba ou por regional.
Os temas voltados principalmente a políticas públicas como saúde, educação, cultura, assistência social, abastecimento, infraestrutura, esporte, meio ambiente, transporte são a próxima escolha a fazer (são 32 ao todo) e, a partir deles, é possível fazer a opção por subtema. Dentro deste grupo, a denominação de cada item começa pelo ano ou período a que se refere. Outra possibilidade é fazer a busca por palavra chave, disponível no canto superior esquerdo da página.

Luciano Ducci participa da posse do governador Beto Richa


principal

  • miniatura

O prefeito Luciano Ducci participou no sábado da posse do novo governador do Paraná, Beto Richa, e do vice-governador Flávio Arns. Richa assume o cargo no lugar de Orlando Pessuti. "Tenho certeza de que Beto Richa repetirá no governo do Estado a mesma competência e o mesmo empenho que dedicou à administração de Curitiba", destacou Luciano Ducci. "Teremos um diálogo importante com o governo estadual, que trará muitos benefícios para a população de Curitiba."
A primeira parte da cerimônia de posse aconteceu na Assembleia Legislativa, onde Richa assinou o termo de posse. Na mesa diretora da solenidade estavam o presidente da Assembleia, Nelson Justus, o primeiro -secretário da Casa, Alexandre Curi, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Celso Rotoli de Macedo, o Procurador-Geral de Justiça do Estado, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o conselheiro do Tribunal de Contas Heinz Herwig, o deputado Valdir Rossoni e o prefeito Luciano Ducci.
"Iniciamos hoje um novo tempo no Paraná, na construção de uma sociedade mais justa e igualitária", disse o governador Beto Richa. No discurso, Richa citou o trabalho como prefeito de Curitiba, cargo que ocupou de 2005 a abril de 2010, quando saiu para concorrer a governado do Paraná, ganhando a eleição no primeiro turno com 52,4% dos votos válidos.
Depois da Assembleia, Beto Richa seguiu para o Palácio Iguaçu para a cerimônia de transmissão de cargo e posse dos novos secretários estaduais. No discurso, Richa elogiou os servidores municipais e estaduais como os verdadeiros responsáveis pelo sucesso das realizações das administrações públicas no Paraná. O prefeito Luciano Ducci participou das duas partes da cerimônia de posse de Beto Richa.