sábado, 11 de dezembro de 2010


A melhor das capitais
Curitiba é a melhor nos aspectos sociais e ambientais

principal

Pelo segundo ano seguido, Curitiba foi premiada pelo Ministério do Turismo como o melhor destino turístico nos aspectos sociais e ambientais entre as capitais brasileiras. O prêmio, divulgado nesta quinta-feira (9) em Brasília, é baseado em critérios de avaliação da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e aponta as Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
É o segundo prêmio de turismo recebido por Curitiba nesta semana. A capital foi premiada também pela pesquisa Demanda Turística - um estudo do perfil, comportamento e opinião dos turistas que visitam a capital paranaense.
Os resultados de 2010 mostram que Curitiba, que teve uma média global de 72,7 pontos, está 13,41% mais bem avaliada que as demais capitais brasileiras – média global de 64,1 pontos. Esse avanço fica ainda mais evidente quando se compara Curitiba com todos os outros 64 destinos pesquisados, que tiveram média de 56,0 pontos.
Nas categorias premiadas, Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais, Curitiba recebeu respectivamente notas de 80,0 e 86,1.
A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, recebeu os certificados do Ministro do Turismo, Luiz Barretto na abertura do seminário “Inovações em Políticas Públicas de Turismo: Avanços e Desafios”, na última terça-feira (7)em Brasília.
As melhores práticas dos 65 destinos indutores foram escolhidas em 13 categorias: Infraestrutura Geral; Acesso; Serviços e Equipamentos Turísticos; Atrativos Turísticos; Marketing e Promoção do Destino; Políticas Públicas; Cooperação Regional; Monitoramento; Economia Local; Capacidade Empresarial; Aspectos Sociais; Aspectos Ambientais; e Aspectos Culturais.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010


Casório coletivo

Documentos, exames e casamento coletivo no Pinheirinho



                          

Os moradores da região terão atendimento jurídico, poderão solicitar carteira de identidade ou CPF, dar entrada no seguro desemprego, fazer carteira de trabalho e avaliação médica, obter informações sobre programas sociais da Prefeitura de Curitiba e ainda receber atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
No domingo, às 18h, na quadra da Rua da Cidadania do Pinheirinho, será realizado o casamento coletivo para os casais que já se inscreveram previamente.
A coordenadora do projeto, a desembargadora Joeci Machado Camargo, explica que a iniciativa facilita a vida dos trabalhadores. “Muitas vezes, a procura por este tipo de serviços demanda tempo. Estas pessoas que trabalham o dia todo nem sempre têm esta disponibilidade. Por isso estamos reunindo todos esses serviços em um só local e, o mais importante, durante o final de semana”, diz.
A Secretaria Municipal da Saúde vai manter uma equipe médica no local para medir a pressão arterial, prestar informações sobre os programas Mãe Curitibana e Mulher Curitibana, orientar sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e aids, além de atividades educativas sobre a dengue.
Profissionais do Hospital Erasto Gaetner vão dar orientação sobre prevenção dos diversos tipos de câncer e agendar consultas para os que já sofrem com a doença.
A Secretaria Municipal do Trabalho, além da carteira e do seguro desemprego, vai fazer o cadastro dos trabalhadores que buscam uma oportunidade de trabalho. A Companhia de Habitação (Cohab) vai realizar o cadastro das moradias e a Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, vai tirar dúvidas sobre o cartão transporte.
Educação e Ação Social - A Secretaria Municipal da Educação vai orientar os pais sobre as vagas em creches e escolas. O Abastecimento vai prestar informações sobre a carteirinha para compras nos Armazéns da Família.
Já a Fundação de Ação Social (FAS) disponibilizará serviços de manicure e cabeleireiro. A Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria de Esporte e Lazer ficarão responsáveis pelas apresentações culturais e atividades de recreação.
Também será possível receber atendimento jurídico, como orientações sobre divórcio, pensão alimentícia, guarda e responsabilidade, reconhecimento de paternidade e maternidade, regularização de visitas, reconhecimento e dissolução estável e suprimentos de idade para casar.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010



10 ferramentas úteis para o Twitter




Sites com ferramentas complementares ao Twitter não param de surgir. Agora, muitas coisas que antes eram improváveis no microblog são fáceis e acessíveis, como agendar tuites, encontrar pessoas com interesses em comum, comparar número de citações no Twitter, rastrear sua marca, criar comunidades, enviar arquivos, entre outras utilidades.
Veja dez dicas de sites para uma melhor navegação nessa rede social:


1) Envie arquivos pelo Twitter, basta fazer cadastro no site. O limite é de 10MB: Tweet Cube.

2) Vai viajar ou estará sem net por um tempo? Agende seus tuítes para o dia e horário que preferir: Future Tweets.


3) Encontre pessoas com interesses em comum. Com a ferramenta, você pode encontrar profissionais da mesma área que a sua, ou de sua faculdade, bairro ou cidade: Follower Wonk.



4) Crie ou participe de comunidades do seu interesse. Com o recurso, além de criar e participar de comunidades, os usuários podem convidar outros 'tuiteiros' para participar, encontrar e reunir pessoas com interesses em comum em uma só página e trocar mensagens que são repassadas para todos da comunidade: Twibes.

5) Siga quem te segue automaticamente. O serviço livra o internauta de ter que seguir todos os usuários manualmente:Tweet Hopper.


6) Monitore uma palavra-chave e receba atualizações por e-mail. É muito útil para empresas que rastreiam sua marca, produto ou serviço, mas pode ser usado para qualquer palavra-chave:Twilert.

7) Saiba quem são os políticos brasileiros que estão no Twitter e quais são os mais influentes: Politweets.


8) Compare duas palavras-chave e veja o que é mais citado. Serve para comparar influência de empresas, marcas e usuários:Twit Winner.



9) Faça enquetes usando o microblog. A ferramenta já é utilizada por várias empresas: Twtpoll.

10) Veja qual a sua posição entre os tuiteiros brasileiros e analise o crescimento e popularidade no microblog. Também é possível ver o ranking dos usuários mais seguidos e influentes: Tweet Rank.



quarta-feira, 8 de dezembro de 2010


Beto Richa anuncia mais oito nomes do seu governo



Da assessoria de imprensa do governador eleito Beto Richa (PSDB):


Beto Richa anuncia novos nomes da equipe de governo
O governador eleito do Paraná, Beto Richa, anunciou, ontem. os nomes de oito novos integrantes de sua equipe de governo. Além de Fernanda Richa, anunciada para a Secretaria da Família e de Desenvolvimento Social, estes são  os novos integrantes do governo Beto Richa:
Cassio Taniguchi — PLANEJAMENTO
Engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
Um dos responsáveis pela implantação da Cidade Industrial de Curitiba nos anos 1970, foi diretor-presidente da Urbs, empresa de Urbanização de Curitiba, e presidente Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.  Nos anos de 1995/96 foi secretário de Estado do Planejamento. Foi prefeito de Curitiba por dois mandatos, entre 1997 e 2004.  Natural de Paraguaçu Paulista (SP), tem 69 anos
Faisal Saleh — TURISMO
Empresário em Foz do Iguaçu, fundou o Instituto Polo Internacional Iguassu, que reúne instituições para fomentar a integração e o desenvolvimento da região da fronteira.  Participou da criação e da direção do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, do Iguassu Convention & Visitors Bureau, da Câmara de Comercio Paraguaio- Americana e do Centro de Importadores e Comerciantes Del Alto Paraná, entre outras insituições ligadas à integração e ao turismo. Nasceu em Ponta Grossa.
Fernanda Richa — FAMÍLIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Bacharel em Direito, presidiu a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba (2005-2008 e 2009-2010), o Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Municipal da Assistência Social e o Conselho Deliberativo do Fundo Municipal de Apoio ao Deficiente (FAD). Foi vice-presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Curitiba. Nasceu em Curitiba, tem 47 anos.
Jonel Nazareno Iurk — MEIO AMBIENTE
Natural de Ponta Grossa, é engenheiro civil, mestre em Ciência do Solo. Tem experiência na área de meio ambiente, com ênfase em conservação da natureza e desenvolvimento sustentado, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, unidades de conservação, gestão ambiental e licenciamento ambiental. Foi superintendente do Ibama no Paraná entre 1995 e 1999. Tem diversos trabalhos técnicos sobre meio ambiente publicados. Tem 55 anos.
Paulino Viapiana  — CULTURA
Jornalista pós-graduado em Marketing. Foi diretor da sucursal de Brasília da revista Veja, secretário de redação do jornal Folha de S. Paulo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais na TIM Celular Sul, coordenador de Marketing na Secretaria de Estado da Comunicação Social e assessor de Comunicação e Marketing da Telepar. É presidente da Fundação Cultural de Curitiba. Nasceu em Antônio Prado (RS), tem 50 anos.
Reinaldo de Almeida Cesar — SEGURANÇA PÚBLICA
Natural de Ponta Grossa, é delegado de Polícia Federal, bacharel em Direito, pós-graduado em segurança Pública. Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal. Foi chefe da divisão de cooperação internacional da PF e responsável pelo escritório central da Interpol no Brasil. Trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Foi advogado e professor de Direito Penal na UFPR, chefe de Gabinete do Governador do Paraná e Secretário de Administração e Negócios Jurídicos da Prefeitura de Ponta Grossa. Tem 45 anos.
Ricardo Barros — INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Engenheiro civil, foi prefeito de Maringá (1989-1993), vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná e membro do Conselho Superior de Infra-Estrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado federal e, desde então, reeleito sucessivamente. Em 2010, recebeu 2.190.539 votos para o Senado. Nasceu em Maringá, tem 51 anos.
Tarcisio Mossato Pinto — IAP
Natural de Jacarezinho, desde 1984 é funcionário público de carreira do Instituto Ambiental do Paraná, onde trabalha na área de licenciamento e fiscalização ambiental na região do Norte Pioneiro. Coordenou os Estudos de Impacto Ambiental das usinas termelétricas de Figueira e Canoas 1 e 2. Contabilista, foi chefe do escritório regional do IAP em Jacarezinho Tem 44 anos.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010


Brinquedos para 1.320 crianças da Vila Pantanal



principal  O repasse beneficiou os meninos e meninas das famílias cadastradas na Associação de Moradores da Vila Pantanal. “Mais uma vez estamos garantindo um Natal mais feliz para todas as crianças de nossa região”, disse a líder comunitária Rosa Cristina da Costa Diniz.
A presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira, afirmou que até o momento cerca de 500 instituições sociais já foram beneficiadas com doações de brinquedos. “Estamos atendendo a centenas de instituições sociais parceiras, para que todas as crianças recebam os presentes até o Natal”, disse.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


Edital do Enem será divulgado em janeiro


A UFPR oferecerá para o próximo ano 5.540 vagas (35,1% a mais do que era ofertado até 2007, quando a instituição oferecia 4,1 mil vagas), em 95 cursos de graduação. Este ano, pelo  edital que deve ser publicado em janeiro, o aumento das vagas se deve à abertura do curso de Agronomia em Palotina, do curso noturno de Terapia Ocupacional, de Tecnologia em Gestão Pública e Informática Biomédica.

Do total de vagas, 5.016 serão preenchidas pelo resultado do vestibular e 524 pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). "O Sisu tem como base o Enem (Exame Nacional o Ensino Meio). Será lançado edital a parte, provavelmente no mês de janeiro. Os interessados deverão fazer a inscrição e o próprio MEC irá fazer a seleção", explicou o coordenador o Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von der Heyde.

Cotas

Vinte por cento das vagas são de inclusão racial, para estudantes negros. Outros 20% são de inclusão social, para pessoas que fizeram ensino Fundamental e Médio exclusivamente em escolas públicas. Em cada curso, há ainda uma vaga destinada a pessoas com deficiência
.

domingo, 5 de dezembro de 2010