sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


 3 de Dezembro

Caminhada na XV no Dia da Pessoa com Deficiência

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A Prefeitura de Curitiba e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência vão promover nesta sexta-feira (3) uma caminhada pela Rua XV de Novembro. A caminhada marcará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro. A caminhada sairá às 9h, da praça Santos Andrade.
A expectativa é reunir cerca de 2.000 pessoas, engajadas na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Entre os participantes, estarão alunos de escolas de educação especial, familiares, professores e funcionários. Neste ano, a caminhada tem como tema “A Pessoa com Deficiência tem direitos”.
“A proposta é conscientizar a população sobre os direitos e necessidades das pessoas com deficiência”, explica Irajá de Brito Vaz, secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Prefeitura de Curitiba.
A caminhada é uma promoção conjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência com as secretarias municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Esporte e Lazer, da Saúde, da Educação, do Governo Municipal e Fundação da Ação Social (FAS).
SERVIÇOCaminhada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dia 3 de dezembro
A partir das 9 horas
Concentração na Praça Santos Andrade
Mais informações: 41 3362-7284 / 3262-1330

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010


Cartão transporte

Conversão de cartões nos terminais só até dia 20


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Passageiros do transporte coletivo têm até o próximo dia 20 para fazer a conversão dos cartões nos equipamentos instalados desde setembro em todos os terminais de ônibus da cidade. A partir desta data, a conversão somente poderá ser feita na Urbs, Urbanização de Curitiba S/A ou nos postos da empresa nas Regionais da Prefeitura.
Quem não fizer a conversão poderá usar o cartão – desde que tenha crédito - para embarcar nos ônibus e estações-tubo ou passar nas catracas nos terminais, mas não terá como carregar créditos no cartão transporte, uma vez que os antigos carregadores estão saindo de circulação.
A conversão é necessária para adaptação do cartão ao novo sistema de bilhetagem eletrônica que traz uma série de benefícios aos usuários, como a carga automática de créditos no mesmo equipamento que valida a passagem e libera a catraca em estações-tubo, terminais e ônibus na hora do embarque.
O gestor de fiscalização do transporte da Urbs, Edson Berleze, alerta principalmente trabalhadores que recebem vale transporte em créditos no cartão.  “É importante que eles façam a conversão o mais rápido possível, para não ter problemas para carregar os créditos no próximo mês”, afirma. Os créditos pagos estarão disponíveis no sistema, mas não poderão ser carregados nos cartões não convertidos.
 
Ele conta, por exemplo, que há empresas em que menos de um terço dos funcionários converteu o cartão. “Usar os equipamentos ainda disponíveis nos terminais vai evitar filas e contratempos para liberar créditos no mês que vem”, orienta Berleze.
Quem não precisa – Quem fez cartão transporte a partir de 16 de agosto não precisa fazer a conversão. Os novos cartões já estão liberados de acordo com o novo sistema.
Idosos e pessoas com deficiência que têm gratuidade garantida por lei também não precisam fazer a conversão agora. Como eles comparecem à Urbs uma vez por ano a conversão do cartão será feita junto com a revalidação da gratuidade.
No caso de estudantes que recebem o passe escolar (desconto de 50% na tarifa) a conversão poderá ser feita no cadastramento para obtenção do benefício para 2011, que vai começar nas Administrações Regionais em 31 de janeiro.
Como fazer – O processo de conversão é rápido e até o dia 20 de dezembro poderá ser feito a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer terminal. Basta inserir o cartão na máquina conversora e aguardar menos de um minuto até receber a mensagem “Conversão concluída com sucesso”. Em caso de dúvida basta procurar um fiscal do transporte no terminal para receber ajuda.
As máquinas conversoras foram instaladas pela Urbs no início de setembro em todos os terminais para facilitar a vida do usuário. A partir de 20 de dezembro, no entanto, eles terão que procurar um posto da Urbs para fazer a conversão do cartão. “Não há porque não aproveitar a facilidade de resolver o assunto em menos de um minuto em qualquer terminal”, afirma Berleze.
Carga embarcada – Desde 16 de agosto passageiros que utilizam cartão transporte já convertidos podem carregar o cartão em qualquer ônibus, estações tubo e terminais. É que o mesmo equipamento que valida a passagem, liberando a catraca, faz a carga automaticamente, sempre que o usuário tiver créditos liberados no sistema.
Não há alteração na compra de créditos que pode ser feita diretamente no caixa da Urbs, no bloco central na Rodoviária ou pela internet. Na  compra pela internet o usuário pode optar por guia de recolhimento do Banco do Brasil, sem pagamento de tarifa bancária; ou por boleto de cobrança pagável em qualquer banco, com acréscimo da taxa bancária atualmente em R$ 1,50.
A chamada carga embarcada tira de circulação cerca de 140 equipamentos de carga de créditos que estavam instalados em praças e terminais e eram alvo de vândalos e depredadores prejudicando os usuários que eram obrigados a procurar outro carregador. Houve casos em que vândalos destruíram peças cuja montagem exigiu dias de conserto para reposição.
Com a carga embarcada estes equipamentos deixaram de ser repostos e saem definitivamente de cena até o fim deste ano.
Serviço:
Conversão do Cartão Transporte
Quem precisa converter seu cartão transporte
Usuários que tenham feito cartão antes de 16 de agosto de 2010
Quem não precisa converter seu cartão transporte
Idosos e pessoas com deficiência que têm gratuidade no sistema. Estudantes que têm passe escolar que serão usados até 30 de dezembro
Onde converter o cartão
Até 20 de dezembro, em equipamentos conversores instalados em todos os terminais de transporte
Depois de 20 de dezembro, na sede central da Urbs na rodoviária e nos postos  da Urbs nas Administrações Regionais
Como converter o cartão nos terminais
Insira o cartão no equipamento conversor e aguarde a mensagem: Conversão concluída com sucesso.
Tempo para conversão
Apenas um minuto
Onde carregar créditos no cartão
Cartões convertidos: diretamente no mesmo equipamento que valida a passagem e libera a catraca no embarque.
Cartões ainda não convertidos: Até o dia 30 de dezembro, nas máquinas de carga ainda instaladas nos terminais. Depois de 30 de dezembro não será possível fazer a carga destes cartões antes da conversão.
Informações
Nos terminais, o cidadão pode pedir ajuda, se necessário, ao fiscal de transporte. Informações pelo telefone 156

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010


Qualidade de vida

Pesquisa mostra que academia ao ar livre reduz sedentarismo


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As academias ao ar livre têm ajudado curitibanos a sair do sedentarismo, aponta uma pesquisa feita pela Prefeitura de Curitiba em 20 dos 33 equipamentos de ginástica da cidade, no período de 3 a 13 de novembro. Os resultados da pesquisa, ainda preliminares, mostram que as academias ao ar livre estão tirando da inércia curitibanos com sobrepeso ou obesos. Das 330 pessoas entrevistadas, 33% voltaram a fazer exercício.
“O estudo demonstra como estes equipamentos motivam as pessoas a melhorarem a qualidade de vida. Uma em cada três pessoas saiu da inércia e começou a fazer exercício por causa das academias”, disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, ao divulgar os primeiros números da pesquisa, nesta terça-feira (30).
O levantamento foi feito por técnicos do programa Centro de Referência da Qualidade de Vida e Movimento da Secretaria do Esporte e Lazer, especializado em pesquisas esportivas, e núcleos regionais. Durante 10 dias, foram contadas quantas pessoas estão usando as academias, fazendo a apuração de hora em hora, além de 330 entrevistas.
O resultado mostra que ao dia, em média, 212 pessoas fazem exercício em uma das 33 academias. Isto representa que ao final de um ano, serão registradas 210 mil pessoas fazendo atividade física. “Este número deve crescer, porque, até o fim de dezembro, serão 60 equipamentos e, em 2011, Curitiba contará com 130 academias ao ar livre”, afirmou Fedrigo.
O resultado da pesquisa mostra que a construção de uma academia em um bairro motiva as pessoas a fazerem mais exercício, gastando mais tempo praticando uma segunda atividade física. Das 330 pessoas entrevistas, 72% estão fazendo um exercício em paralelo aos das academias. A maioria faz caminhada (45,9%), seguido da ginástica e musculação, ambos com 11%. “Caminhada é um exercício muito fácil, que pode ser praticado em qualquer bairro da cidade”, disse Fedrigo.
Outro motivo que estimula a caminhada é a distância dos equipamentos. A maioria das pessoas (44,2%) vive a mais de 10 quadras de uma academia ao ar livre. Os demais vivem de 3 a10 quadras (36,7%), de uma a 3 quadras (12,4%) ou moram na mesma quadra (6,7%).
Entre os entrevistados, há um predomínio da presença feminina, 64%, contra 36% de homens. Os dados demonstram que as mulheres começam a se cuidar antes dos homens. Enquanto elas passam a fazer exercício entre 18 e 49 anos, os homens só vão se cuidar quando estiverem atingindo a idade da aposentadoria, a partir dos 59 anos.
A pesquisa também procurou saber o que motiva as pessoas a procurarem este equipamento. A maioria procura melhorar a saúde (43,4%). Outro motivo que predomina é a necessidade de perder peso (16,9%), seguido do condicionamento (12,8%), qualidade de vida (10,6%) e sair do sedentarismo (6,1%).
O sobrepeso também foi alvo da pesquisa, quando se apurou o Índice de Massa Corporal (IMC). Dos entrevistados masculinos, 53,8% registraram sobrepeso, 15,4% estão obesos, 29,1% estão com peso ideal e 1,7% estão magros. Entre as mulheres, 40% deles estão com o peso ideal, 40,5% estão com sobrepeso 18,6% são obesas.
Outro dado interessante é que quanto maior o grau de instrução do entrevistado, melhores são os índices de IMC. Há 24,4% das pessoas com ensino fundamental obesas. Este percentual cai para 13,1%, quando se mede entre as pessoas com ensino superior.
Melhorias futuras – Com base desta pesquisa, a Prefeitura pretende fazer algumas adequações nas academias ao ar livre, como o plantio de árvores e melhoria da iluminação. “A pesquisa também mostrou que a necessidade de construção de academias especializadas para crianças e pessoas com deficiência”, disse Rudimar Fedrigo.
Números da pesquisa
32 academias entregues
28 academias em obras
130 academias serão instaladas até o fim de 2011
1 em cada 3 pessoas saiu do sedentarismo
Usuários: 36% homens e 64% mulheres
43,4% fazem exercício para manter a saúde
16,9% fazem exercício para perder peso
44% das pessoas vivem pelo mais de 10 quadras das academias

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CENSO 2010
Gazeta do povo de hoje

Brasil tem 190 milhões de pessoas

População cresce 12,3% em dez anos contra 15,6% na década anterior. Taxa de pessoas que vivem em áreas urbanas sobe para 84%
Publicado em 30/11/2010 | POLLIANNA MILAN, COM AGÊNCIAS

A população brasileira aumentou nos últimos dez anos, mas cresceu em um ritmo menor do que na década anterior. O país tem 190.732.694 de pessoas, ou seja, cresceu 12,3% contra 15,6% entre 1991 a 2000. Este é o resultado definitivo do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado ontem.

Mas se por um lado o crescimento da população foi menor, por outro aumentou a taxa dos que vivem em áreas urbanas nesta última década: subiu de 81% para 84%. O Paraná, com relação à média nacional, é um estado mais urbano (85,31%), mas mesmo assim tem um dos nove municípios brasileiros que computaram uma quantidade de habitantes de mais de 90% vivendo em áreas rurais.
É o caso de Antonio Olinto, na Região Sudeste do Paraná: tem 7.351 habitantes e apenas 687 pessoas que estão na cidade. O restante mora no sítio. O município foi habitado essencialmente por colonos poloneses e deve resistir à urbanização assim como outros três municípios do Rio Grande do Sul (Chuvisca, Itati e Barão do Triunfo), dois de Pernambuco (Curral de Cima e Barra de Santana), um de Alagoas (Limoeiro de Anadia), um do Amazonas (Careiro de Várzea) e um do Piauí (Aroeiras do Itaim).
Gênero
Em Balbinos, 88% são homens
Da redação, com agências
Para a felicidade das mulheres que vivem em São Paulo, é neste estado que se concentram nove dos dez municípios com maior proporção de homens. A primeira colocada no ranking é a cidade de Balbinos, com um porcentual de 88,2% de homens. A população da cidade cresceu 199,47% desde o Censo 2000 com a instalação, em 2005, de duas penitenciárias. Há dez anos, Novo Progresso, no Pará, tinha o título de cidade com maior concentração masculina (60,31% da população). Balbinos não figurava nem entre as dez cidades dominadas pelos homens.
Outros municípios do estado também figuram na lista: Pracinha (72,83%), Lavínia (70,46%) e Iaras (65,81%). Segundo o IBGE, o resultado está associado à agricultura e a fatores como instalação de fábricas.
No Paraná, a cidade com maior porcentual de homens é Manfrinópolis: 53,73% da população é masculina. Na contramão, Santos (SP) é o município com maior porcentual de mulheres (54,25%). A predominância feminina, neste caso, está associada também ao processo de envelhecimento da população. Como as mulheres vivem mais do que os homens, a partir de uma determinada faixa etária aumenta a participação feminina. No Paraná, Curitiba é a cidade com mais mulheres: elas representam 52,34% da população.
No Brasil, elas são maioria: 97.342 162 contra 93.390.532 homens. A relação é de 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. Essa superioridade feminina se repete em todas as regiões do país, com exceção da Região Norte. Lá são 8.004.129 homens contra 7.861.549 mulheres.
“Estas cidades essencialmente rurais não devem mudar seu perfil, são exceção e foram as que resistiram à urbanização porque elas dependem essencialmente do que produzem”, afirma o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Pontifícia Univer sidade Católica do Paraná (PUC-PR), Carlos Magno.
Para o professor de curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ansel­mo Chaves Neto, além da questão econômica, há também a cultural. “É um povo tradicionalmente ligado à agricultura e não pensam em sair dali até porque sabem que se venderem a propriedade, dependendo do local, não vão conseguir muito dinheiro para viver com conforto na cidade”, diz.
Catarinenses
Da Região Sul, Santa Catarina foi o estado que teve a maior taxa de crescimento anual nos últimos dez anos. Cresceu 1,66%, en quanto o Paraná subiu 0,88% e Rio Grande do Sul chegou a 0,49%. O presidente do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, explica que os catarinenses receberam mais migrantes (inclusive dos dois estados vizinhos) e tiveram uma taxa de fecundidade maior entre as mulheres, o que explica o crescimento mais elevado. “Há também a questão do emprego. A população tem encontrado uma boa oferta de trabalho em cidades interioranas de Santa Catarina. Joinville, por causa do seu polo industrial, teve um crescimento maior que o de Londrina e passou a ser a terceira maior cidade da Região Sul, deixando o município paranaense para trás”, explica.
Das cidades do Sul que perderam e ganharam população (veja no mapa desta página), no Paraná 21 municípios contabilizaram mais habitantes que os Censos anteriores e serão beneficiados com mais verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), enquanto outros 11 irão perder porque tiveram decréscimo no número de habitantes. Os dados do IBGE, principalmente por causa do FPM, estão sendo contestados por 24 municípios. Sinval Santos explicou que o instituto tem 30 dias para analisar, mas já garantiu que não haverá recontagem.
Multiplicação
A população do município de Balbinos (SP) foi a que mais cresceu nos últimos dez anos no país: passou de 1.313 para 3.932 habitantes, numa alta de 199,47%. Já no Paraná, a cidade que mais teve aumento de habitantes foi Tunas do Paraná, na região metropolitana de Curitiba, saltando de 3,6 mil habitantes em 2000 para 6,2 mil este ano (73,3%). “No porcentual da população é a que mais cresceu, mas não é um número absoluto tão expressivo assim. É porque a cidade é pequena e a migração de poucas famílias para lá, por exemplo, pode aumentar na proporção total de habitantes. Mas se pensarmos na segunda que mais cresceu, que é Pontal do Paraná, ela teve um saldo mais significativo de novos moradores (6,5 mil)”, explica Carlos Magno. Segundo ele, provavelmente há indícios de migração para o litoral por causa das notícias sobre o novo porto que deve sair em Pontal
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segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Trânsito e 3ª Idade

"Agentes" estreiam nas ruas nesta segunda-feira

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Voluntários, idosos vão atuar junto com agentes da Urbs na conscientização de motoristas e pedestres

O primeiro grupo de “agentes de trânsito" da Terceira Idade de Curitiba começará a atuar  hoje (29). Eles são voluntários que atenderam ao chamado do Município para participar, no fim de outubro, de um ciclo de palestras sobre cuidados e segurança no trânsito e, agora, passam a acompanhar abordagens educativas feitas por agentes de trânsito nas ruas da cidade, funcionando como multiplicadores de informação.
Iniciativa da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e da Secretaria Municipal da Saúde, o ciclo de palestras feito nas nove Regionais da cidade contou com mais de mil participantes e teve como objetivo aumentar a segurança do idoso no trânsito.
Nas abordagens educativas
O primeiro grupo, de dez idosos, participará, na segunda-feira (29) de abordagens educativas na rua Manoel Valdomiro de Macedo, perto da Rua da Cidadania da CIC, das 9h às 11h. Na terça-feira (30), outro grupo vai atuar em abordagens na Via Vêneto, entre as ruas Marcos Mocelin e Santa Bertila Boscardin, em Santa Felicidade. As abordagens serão adiadas em caso de chuva.
Os idosos vão atuar na conscientização de motoristas, durante as abordagens educativas, junto com Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, e usarão camisetas e bonés da campanha de respeito à faixa de pedestres.
Até o dia 15 de dezembro outros grupos de idosos participarão de abordagens semelhantes que serão feitas nas demais Regionais. A idéia é que os “Agentes” da Terceira Idade participem também de abordagens feitas ao longo do próximo ano, como na volta às aulas, por exemplo.
A participação de idosos nas abordagens é um fator a mais na conscientização de motoristas e pedestres e na segurança dos próprios idosos que, nas palestras e no convívio com os agentes de trânsito e agentes de educação e mobilização da Urbs, assimilam hábitos e cuidados de segurança no trânsito.
As dicas vão desde a observação e obediência à sinalização de trânsito, até o uso de calçados confortáveis e o conhecimento das próprias limitações físicas, como o tempo necessário para a travessia segura de uma rua.
O ciclo de palestras iniciado no fim de outubro foi aceito com entusiasmo pelos idosos que participam de grupos de convivência nas regionais. No total, 1.080 idosos participaram dos eventos e em torno de 100 deles foram selecionados para atuar em abordagens educativas.
Serviço
Abordagens educativas com Agentes de Trânsito da Terceira Idade
Hoje- (29)Das 9h às 11h – Na rua Manoel Valdomiro de Macedo, perto da Rua da Cidadania da CIC
Terça-feira (30)
Das 14h30 às 16h30 – Via Vêneto, entre as ruas Marcos Mocelin e Santa Bertila Boscardin

domingo, 28 de novembro de 2010


Linha Verde

Tráfego de caminhões equivale a 300 mil carros, agora vai acabar


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Uma análise dos registros de passagem de veículos nos radares da Linha Verde mostra que os caminhões representam no mínimo 25% do tráfego de veículos na avenida. A circulação de caminhões pela Linha Verde será restrita a partir de março de 2011.
Em outubro deste ano, passaram pelos sensores do radar instalado no cruzamento da Linha Verde com a rua Anne Frank, no sentido Porto Alegre, 1,2 milhão de veículos - mesmo número do total da frota de carros de Curitiba -, dos quais 99,2 mil caminhões. Como um caminhão ocupa o espaço médio de três automóveis, o tráfego pesado representou praticamente o equivalente a 300 mil automóveis, ou 25% do total.
O total de registros nos oito radares da Linha Verde em outubro chegou a 8,4 milhões de passagens, sendo 703 mil de caminhões. Este número não representa o total de veículos que trafegaram pela avenida uma vez que o mesmo veículo pode passar por vários radares, mas dá uma idéia do tráfego na Linha Verde.
Estes números tendem a mudar a partir de março quando a circulação de caminhões será restrita na Linha Verde. Terão circulação livre os que têm capacidade de carga de até sete toneladas. Entre sete e 14 toneladas, a circulação será autorizada apenas em alguns horários do dia e, acima de 14 toneladas a circulação será proibida.
Em casos em que o caminhão com mais de 14 toneladas precise trafegar na Linha Verde será necessária autorização da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A.
A medida está prevista em portaria da Urbs que cria a Zona de Tráfego de Cargas (ZTC) da Linha Verde e que entrará em vigor em 22 de março. Neste período, a Linha Verde será sinalizada de acordo com a nova portaria que faz uma adequação do tráfego à nova realidade da via.
Eixo de transporte - Construída em trecho urbano da antiga BR 116, a Linha Verde é uma avenida com sistema trinário – como a Sete de Setembro, Marechal Floriano, Paraná e República Argentina - formada por canaletas, vias locais e vias rápidas.
A avenida abriga o sexto eixo de transporte de Curitiba e, no trecho inaugurado no ano passado, permitiu a ampliação do sistema de canaletas de 71 km para 82 km, com a implantação de uma nova linha do sistema Expresso, a Pinheirinho/Carlos Gomes. Quando a Linha Verde Norte estiver pronta, serão mais dez quilômetros de canaleta e mais duas linhas do Expresso – a Pinheirinho/Atuba e Atuba/Carlos Gomes.
A Linha Verde é um eixo de transporte e uma avenida urbana, e não mais uma rodovia que dividia a cidade praticamente ao meio. Caminhões rodoviários que passam pela Linha Verde a caminho de Porto Alegre ou São Paulo contam com a opção dos contornos rodoviários, construídos exatamente para desviar o tráfego pesado das áreas urbanas.
Zona Central – A restrição ao tráfego de caminhões já existe em Curitiba desde 1997 para o centro da cidade. Decreto Municipal (973) estabelece horários específicos para carga e descarga de acordo com a capacidade de carga e o comprimento do veículo.
Como acontece com a portaria da Linha Verde, também o decreto que disciplina o tráfego pesado no centro prevê a possibilidade de autorização da Urbs/Diretran.
Na região central, veículos com mais de sete toneladas só podem descarregar entre 19h30 e 8h30 nos dias de semana e entre 13h de sábado e 8h30 de segunda-feira. Entre sete e 14 toneladas o horário é ainda mais restrito: das 19h30 às 7h30 nos dias de semana e das 13h de sábado às 7h30 de segunda-feira. A circulação de caminhões com mais de sete toneladas de carga é proibida em toda a área central aos horários entre 9h e 19h30 nos dias de semana e entre 9h3 0 e 13h de sábado.
Serviço:
Zona de Tráfego de Cargas na Linha Verde – Portaria 111/2010 – Urbs
Veículos com capacidade de carga de até sete toneladas e sete metros: circulação livre
Veículos com capacidade para sete a 10 toneladas e com sete a dez metros de comprimento: circulação permitida na Linha Verde de segunda a sexta-feira das 10h às 16h e das 20h às 7h e, nos fins de semana, das 14 h de sábado às 7h de segunda-feira.
Para caminhões com carga de 10 a 14 toneladas e de 10 a 14 metros de comprimento, circulação restrita aos horários entre 20h e 7h, nos dias de semana e das 14h de sábado a 7h de segunda-feira.
Veículos prestadores de serviços de utilidade pública, em serviço e com dispositivos de iluminação intermitente ou rotativa ligados, terão circulação livre, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.