sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Encontro Regional

Direitos da pessoa idosa em debate




O encontro, promovido pela Secretaria do Trabalho e Promoção Social do Paraná, através do seu Escritório Regiona, sob o comando da técnica da SETP e psicológa Mária das Dores (Dorinha) teve como objetivo estimular o debate, avaliação e reflexão sobre a Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, participou na manhã desta quinta-feira (25) da abertura do V Encontro Regional Temático dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado no Hotel Paraná Suíte, no Centro de Curitiba.


"O encontro teve como objetivo estimular o debate, avaliação e reflexão sobre a Rede Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. Estas 150 pessoas entre gestores e técnicos governamentais e não-governamentais da assistência social de Curitiba e Região Metropolitana enriquecem o evento e amplia o debate sobre a causa", disse Ricardo Rodrigues, Chefe do Escritório Regional de Curitiba, da SETP.
“A proximidade e o diálogo entre os órgãos governamentais e a sociedade civil são fundamentais para o aprimoramento do atendimento a pessoa idosa, contribuindo para a identificação dos principais desafios e desenvolvimento de ações e programas voltados para sua promoção social”, disse Leandro Meller.
No período da tarde, os gestores e técnicos participantes  se dividiram em quatro grupos de trabalho, que discutiram sobre quatro eixos temáticos (Compreensão e Perspectivas; avanços e desafios; participação e controle democrático; financiamento) e apresentaram cinco propostas de prioridades e estratégias para aprovação da plenária.
Durante o encontro também foram referendados os representantes que participarão da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e um representante para participar da III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Participaram do encontro o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Cornélio Capaverde; a presidente do Fórum Popular Permanente da Pessoa Idosa de Curitiba e Região Metropolitana, Mariana Zilli Calabresi e a coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias de Defesa dos Direitos do Idoso, Rosana Beraldi Bevervanço.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010


Outubro

Comércio bate recorde na criação de empregos


principal
Em outubro, Curitiba bateu o recorde na geração de empregos no comércio. Com 1.383 novas vagas, o mês passado foi o melhor para os trabalhadores do setor desde o início da série histórica em 2000. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho.
Na avaliação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), o resultado é reflexo do 2º Mutirão do Emprego Temporário realizado no dia 15 do mês passado. A iniciativa reuniu 29 empresas de diversos segmentos, ofereceu 8,7 mil vagas, foram registrados 30.207 atendimentos e 2.388 candidatos foram contratados.
“Nossa esperança é de que estes trabalhadores contratados temporariamente sejam efetivados e não fiquem no mercado apenas neste período de aquecimento de final de ano. Historicamente, 30% dos temporários acabam sendo efetivados. A Secretaria vai continuar investindo em qualificação para que este percentual seja cada vez maior”, afirma o secretário do Trabalho, Paulo Bracarense.
No Mutirão de 2010 foi registrado um aumento de 80%, em relação ao ano passado, no número de contratações efetivadas durante os dois dias do evento. Em 2009, dos 78 mil interessados que circularam pelo local, 1.333 saíram empregados.
Geral – Considerando todos os setores da economia, Curitiba criou 4.593 vagas formais de emprego, mostrando um aumento de 0,7% no número de trabalhadores formais no município. O saldo é resultado de 35.335 contratações e 30.742 desligamentos.
Com o acréscimo de outubro, a capital alcança um estoque total de 667.950 trabalhadores com carteira assinada. Apenas o setor de serviços (2.185 novas vagas) superou o número de oportunidades criadas no comércio.
Nos dez primeiros meses de 2010, o saldo do emprego em Curitiba foi de 43.791 novos postos de trabalho – variação de 7% em relação a 31 de dezembro. Na série histórica iniciada em 2000, os primeiros dez meses deste ano apresentam o maior saldo do emprego.
Dentre as capitais pesquisadas – mais de um milhão de habitantes - Curitiba foi a 6ª com maior saldo, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.

terça-feira, 23 de novembro de 2010


Aviso de Pauta

Luciano Ducci entrega casas da Cohab no Parolin


São casas novas para famílias que vivem em condições insalubres no interior da ocupação irregular mais antiga da cidade.

O prefeito Luciano Ducci entrega nesta terça-feira (23), às 10 horas, 34 sobrados e três casas do projeto de urbanização da Vila Parolin, para famílias que vivem em condições insalubres no interior da ocupação irregular mais antiga da cidade.
As unidades têm um ou dois quartos e serão liberadas conforme a composição familiar. As 37 famílias beneficiadas fazem parte de um total de 677 que serão atendidas com uma nova moradia. Com esta entrega, 194 famílias já receberam casa nova no Parolin.
Os investimentos totais no projeto chegam a R$ 43,45 milhões, oriundos da prefeitura e governo federal. A obra integra o programa municipal de urbanização de ocupações irregulares, que atua simultaneamente em 43 vilas com benefícios para 13 mil famílias.
Serviço:
Entrega de 37 unidades habitacionais no Parolin
Data: 23.11.2010 (terça-feira)
Horário: 10 horas
Endereço: Rua Chanceler Lauro Muller, entre as ruas Brigadeiro Franco e Lamenha Lins. Próximo da Sanepar

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


Sustentabilidade

No México, Luciano Ducci recebe prêmio de cidade mais verde da América Latina

principal


Curitiba ficou em primeiro lugar no Latin America Green City Index (Índice de Cidades Verdes da América Latina), divulgado ontem na Cidade do México, durante a Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima. O índice foi feito pela Siemens e pelo grupo da revista inglesa The Economist, para apontar as cidades mais ambientalmente sustentáveis do continente.
"Esse título tem muitos significados, mas apenas uma origem: a capacidade que os curitibanos vêm demonstrando, ano após ano, de adotar uma agenda sustentável de maneira consciente e consistente", disse o prefeito Luciano Ducci, no México, ao receber o troféu do presidente mundial da Siemens, Peter Löscher, pelo desempenho de Curitiba no Green City Index.
A capital paranaense ficou à frente de cidades como Buenos Aires, Santiago, Medellín, Bogotá, Quito, Guadalajara, Monterrey, Puebla, Cidade do México, Lima, Montevidéu, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre.
"Cidade é gente. E, onde há gente, há desafios, necessidades, demandas. E essa é uma maneira de olhar a coisa. Mas, onde há gente, há potencialidades, soluções, respostas. E esse é o jeito curitibano de olhar a cidade. Eu acredito que foi isso que o estudo do Índice de Cidades Verdes da América Latina revelou", afirmou Luciano Ducci. "Outra característica importante é a adoção de boas práticas pela nossa população, ações cotidianas por parte de pessoas que entendem a importância de cada um que deseja uma cidade melhor para se viver".
A Siemens contratou a Economist Intelligence Unit (Unidade de Inteligência da Economist) para desenvolver o Green City Index. É o primeiro estudo já feito na América Latina sobre cidades e sustentabilidade com essa amplitude.
 "O Índice de Cidades Verdes da América Latina ajudará as cidades a aprenderem mais umas com as outras, e forma uma base objetiva para a troca de ideias a respeito de estratégias bem-sucedidas", disse Peter Löscher, presidente da Siemens. "Estamos propiciando para as cidades envolvidas no estudo importantes informações sobre proteção climática eficiente e fazendo parceria com elas no desenvolvimento de soluções de infra-estrutura abrangentes e sustentáveis".
 O estudo na América Latina envolveu cidades de oito países e permitiu uma avaliação de itens como transporte, qualidade do ar, energia e emissões de CO2, coleta de lixo, saneamento, água, gestão ambiental e uso do solo. "O estudo demonstra que as cidades que adotam uma abordagem holística têm uma pontuação especialmente boa", explicou Leo Abruzzese, Diretor de Projeções Globais da Economist Intelligence Unit.
O Green Index verificou se o desempenho das cidades está abaixo da média, na média, acima da média ou bem acima da média. Curitiba foi a única cidade com classificação bem acima da média.
Para Stefan Denig, encarregado do projeto Green Index na Siemens, os resultados do estudo ajudarão as cidades a compreender melhor os seus desafios em meio ambiente e a dar-lhes repostas.
"Da mesma forma, permitirá às instâncias pertinentes tomar decisões sobre como reduzir o impacto ambiental das cidades, fazendo, por exemplo, que seu fornecimento de energia, seus sistemas de tráfego ou seus edifícios sejam mais eficientes do ponto de vista energético e mais respeitosos com o meio ambiente", disse Denig.
A Economist está fazendo o levantamento na Ásia e Oceania, África e América do Norte. O da Europa já foi concluído e divulgado, com Copenhague, na Dinamarca, em primeiro lugar. Os estudos farão parte do Índice de Cidades Ecológicas, que irá comparar o desempenho ambiental de cidades de diferentes regiões do mundo.
 Cúpula: Luciano Ducci também participou no México da Cúpula Mundial de Prefeitos sobre o Clima, evento com o objetivo de promover e estabelecer um pacto afirmando que as cidades devem ter uma presença mais marcante e uma voz mais ativa nas negociações climáticas globais. Os prefeitos assinaram o Pacto Climático Global de Cidades, também chamado de Pacto da Cidade do México.
"Curitiba trabalha determinada na busca da sustentabilidade e prova que ações locais podem servir como instrumento de um grande projeto de conservação das diferentes formas de vida em todo o mundo", disse Luciano Ducci.

domingo, 21 de novembro de 2010


Para que serve o Twitter?

via blog do Luis Nassif

Para que serve o Twitter ? Com a palavra o editor chefe do The Guardian.
Durante palestra no Royal Symposium o editor-chefe do The Guardian, Alan Rusbridger, elencou 15 razões que explicam a importância do Twitter para o jornalismo, a saber:
1. É uma forma incrível de distribuição – Não se distraia com a limitação dos 140 caracteres, os melhores tweets oferecem links para o conteúdo. O Twitter é uma ferramenta de distribuição instantânea, um meio onde podemos divulgar a informação de forma rápida.
2. É onde as coisas acontecem primeiro – As chances dos leitores saberem de uma notícia primeiro no Twitter é grande, isso porque o compartilhamento, a filtragem ocorre de forma colaborativo e por milhares de pessoas.
3. É um motor de busca, rival do Google – Em alguns aspectos é melhor utilizar o Twitter para descobrir as coisas do que o Google, isso porque o Google é baseado em algoritimos e o Twitter nas pessoas
4. O Twitter agrega – Rusbridger brinca e diz que o Twitter não é apenas busca (conforme item acima) ele pode ser também o seu feed de notícias personalizadas. “Você pode sentar e deixar que outras pessoas, que você admira ou respeita, encontre conteúdo relevante para você”, pontua.
5. É uma grande ferramenta de comunicação – A sabedoria da multidão pode ajudar os jornalistas no processo de elaboração de suas materias. “Eles sabem mais do que nós”, diz.
6. É uma forma fantástica de marketing – Se as pessoas gostarem do que leem, veem ou sentem irão repassar a informação para suas redes. Rusbridger não cita o termo “viralização” mas destaca esse aspecto, focando no poder do Retweet e ampliação do alcance de determinada informação.
7. É uma série de conversas – O Twitter possibilita uma reação imediata aos seus comentários. O mais importante não é a transmissão, e sim, a comunicação.
8. Diversidade – O Twitter dá “voz” a qualquer pessoa, enquanto a mídia tradicional a poucas.
9. Muda o tom da escrita – A plataforma fortalece o tom pessoal das conversas, mais humor, mistura-se o comentário analítico com o fato.
10. Igualdade – O Twitter tem a capacidade de reunir em torno de pessoas “desconhecidas” uma legião de seguidores. Um nome reconhecido pode atrair, inicialmente, muitos seguidores. Porém, uma pessoa “desconhecida”, a depender da qualidade e tema dos seus tweets pode atrair “iguais”.
11. A valoração de notícias é diferente – As escolhas dos jornalistas nem sempre refletem o interesse do público, e este, a depender da sua movimentação no Twitter pode pautar o mainstream midiático ou demandar dos jornalistas mais dedicação a determinado assunto.
12. Alarga a atenção – O Twitter não é apenas um fluxo efêmero de informação. Ao usuário escolher uma determinada hashtag, por exemplo, indica aos jornais a escassez de informação que possuem sobre determinado tema.
13. Cria comunidades – Ou melhor, comunidades se constituem em torno de questões específicas. Podem ser comunidades fortes e/ou fracas, temporárias ou duradora.
14.Muda a noção de autoridade – Os usuários “aceitam” informações não apenas das autoridades – nós, os jornalistas – mas, sobretudo, daqueles que elas julgam confiavéis e importantes para elas.
15. É um agente de mudança – O Twitter é uma síntese de como a mídia colaborativa mudou as rotinas das empresas e a relação com o público. “Fechar os olhos para essa ‘mídia livre’ é um erro muito grave”, finaliza