sábado, 6 de novembro de 2010


Virada Cultural

Show de Roberto Carlos e Paulinho da Viola

principal


Começa hoje, sábado, às 12 horas, a Virada Cultural, evento que vai movimentar a cena curitibana com 24 horas seguidas de programação cultural. Até às 12 horas de domingo (7) serão promovidas mais de 33 atrações com bandas, orquestras e shows com grandes artistas como Roberto e Erasmo Carlos, Paulinho da Viola, Arrigo Barnabé, Pato Fu e Hermeto Pascoal, Sandra de Sá e Mart’Nália. Os shows serão realizados em quatro palcos: Riachuelo, Ruínas São Francisco, Praça da Espanha e Praça Nossa Senhora de Salete. A programação completa pode ser conferida no sitewww.correntecultural.com.br.
A Virada faz parte da Corrente Cultural, aberta na última quarta-feira (3) com a oferta de 350 atrações em 70 espaços da cidade, entre espetáculos, exposições, debates, mostras, shows e outras atividades nas Regionais. A Corrente se estenderá até o dia 14 de novembro.
Praça Nossa Senhora de Salete
A maior atração da Virada Cultural será o show de Roberto Carlos, em comemoração aos 50 anos da RPC TV, no sábado (6), a partir das 20 horas.
Riachuelo
Paulinho da Viola será o primeiro artista a subir no palco Riachuelo neste sábado (6), às 13 horas, com a Orquestra À Base de Cordas. Às 17 horas, a atração será Sandra de Sá. Arrigo Barnabé se apresentará no mesmo palco, com a Orquestra À Base de Sopro, no domingo (7), às 0h30. E Mart’Nália fará seu show às 12 horas.
Ruínas de São Francisco
Nas Ruínas de São Francisco, a grande atração será a banda Pato Fu, que se apresentará às 00h00, na virada de sábado para domingo.
Praça da Espanha
No palco da Praça da Espanha, Hermeto Pascoal fará um espetáculo com a Orquestra Sinfônica do Paraná, das 15h30 às 16h30. O concerto de Hermeto e a Orquestras conta com a participação dos músicos Fábio Pascoal e Aline Morena.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010


Meio Ambiente

Prefeitura cadastra geradores de lixo especial



principal


Fabricantes nacionais e importadores de pneus, pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de tintas, solventes, óleos lubrificantes e lixo eletrônico devem se cadastrar até 14 de dezembro
A Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba lançou o cadastro eletrônico para fabricantes e importadores de produtos geradores de resíduos especiais, como pneus, pilhas, baterias, lâmpadas, embalagens de tintas, solventes, óleos lubrificantes e lixo eletrônico. O cadastro é obrigatório e atende à Lei Municipal 13.509/2010 que responsabiliza fabricantes, revendedores e distribuidores de resíduos especiais pelo destino e tratamento desses materiais.
Disponível no portal da Prefeitura de Curitiba –www.curitiba.pr.gov.br, o cadastro eletrônico de resíduos especiais é acessado clicando no campo Empresas, depois em Meio Ambiente. O cadastro deve ser preenchido por fabricantes e importadores até 14 de dezembro. Esta é a primeira etapa da nova lei municipal que obriga a indústria a recolher e tratar o lixo comercializado na capital paranaense.
“A responsabilidade das empresas não acabará mais na porta da loja ou nas mãos dos consumidores. Com a lei todos passam a dividir responsabilidades, cada um fazendo sua parte”, considera o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
A segunda etapa é o plano de recolhimento de lixo, que deve ser entregue na Secretaria do Meio Ambiente em até seis meses. Os planos devem constar informações como procedimentos operacionais, incluindo roteiros e frequência de coleta, acondicionamento, triagem, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final adequada entre outras metas.
Os procedimentos e meios de divulgação aos consumidores sobre os cuidados que devem ser adotados no manejo dos resíduos também precisarão ser levados em conta na elaboração do plano, que deverá ser revisado a cada quatro anos.
A coleta de lixo especial deve começar a ser feita pela indústria e distribuidores em 15 de junho de 2011. O descumprimento das normas implicará em penalidades não só aos fabricantes, mas também aos consumidores, distribuidores e revendedores, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 10 milhões.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010


Armazém da Saúde

No Boqueirão, programa orienta cidadãos a fazer compras


principal






Pacientes da Unidade de Saúde Menonitas, no Boqueirão, participaram nesta quarta-feira (3) de uma atividade do Armazém da Saúde Curitibana, um programa da Secretaria Municipal da Saúde que visa estimular os cidadãos a adotarem hábitos de alimentação saudável. O ponto de partida do programa são as compras simuladas de réplicas de alimentos dispostos nas prateleiras de um armazém.
Participaram da atividade cerca de 30 pacientes – a maioria mulheres diabéticas, hipertensas ou acima do peso – do Núcleo de Apoio em Atenção Primária à Saúde, que se encontram todos os meses com a nutricionista Ana Paula Bonin para discutir sobre questões relativas à alimentação e trocar receitas adaptadas para quem tem restrições alimentares. O prato do dia foi uma sobremesa fácil, barata e saborosa: mousse de banana diet(confira receita abaixo).
Opostos – Um dos poucos homens a participar dessas reuniões, o aposentado Jorge Fernandes, 67 anos, é um exemplo dos benefícios que a boa alimentação pode proporcionar. Hipertenso, Fernandes conseguiu perder 7,6 quilos em pouco mais de dois meses de acompanhamento com a nutricionista da Unidade Menonitas. Ele baixou o peso de 85,5 quilos para 77,9 quilos sem abrir mão de qualquer tipo de alimento.
“Apenas aprendi que precisava reduzir as quantidades e consegui baixar do manequim 46 para o 44”, contou, orgulhoso. “Agora estou bem mais disposto”, afirmou ele, que também fez sua compra simulada e saudável no Armazém da Família Curitibana.
Já na cesta de compras da aposentada Dulce Bastos, 67 anos, havia óleo de cozinha e sal em excesso. “Uma embalagem de óleo e um pacote de sal são suficientes para uso de uma família de quatro pessoas durante muito tempo. O óleo dá para 30 dias e o sal para 50 dias”, orientou a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria Municipal da Saúde, Ângela Lucas de Oliveira, que avaliou as compras de Dulce. “Agora vou prestar mais atenção”, disse Dulce, que nunca havia se preocupado com a quantidade de sal consumida em casa.
Receita de mousse de banana diet
Ingredientes: 8 bananas (caturra/prata) cortadas em rodelas, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 xícara de chá de suco e laranja, 1 colher de chá de canela em pó, 1 embalagem de gelatina em pó incolor e sem sabor, ½ xícara de chá de água quente para dissolver a gelatina, 1 xícara de chá de creme de leite fresco e 6 colheres de sopa de adoçante culinário (equivalência do açúcar comum).
Preparo: Coloque em uma panela a banana, o suco de laranja, o suco de limão e o adoçante. Leve ao fogo e cozinhe até obter um creme pastoso. Deixe esfriar. Bata o creme de leite na batedeira até o ponto de chantilly e reserve. Dissolva a gelatina em banho Maria ou no microondas e acrescente-a ao creme já frio. Misture levemente os dois cremes (chantilly e de banana) e, por último, acrescente as raspas de laranja e a canela. Leve para gelar. Coma com moderação.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010


Jogos Especiais 2010

Provas começam nesta quinta-feira com 850 atletas

principal



Começa nesta quinta-feira (4) a 6.ª edição dos Jogos Especiais de Curitiba, que vai contar com a participação de aproximadamente 850 atletas de 23 instituições de atendimento a pessoa com deficiência. O evento, promovido pela Prefeitura de Curitiba, contará com 12 modalidades esportivas adaptadas para a pessoa com deficiência. As provas acontecerão do dia 4 a 18 de novembro.
A abertura do evento será no ginásio da Universidade Positivo, às 8h30, e contará com a presença do presidente da Fundação de Ação Social (FAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD), Leandro Meller; do secretário municipal do esporte e lazer, Rudimar Fedrigo e do secretário municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Irajá de Brito Vaz.
"Os Jogos Especiais visam valorizar e divulgar o potencial das pessoas com deficiência, promovendo sua inclusão social, o aumento de sua autoestima e integração por meio do esporte”, disse Leandro Meller. Os jogos fazem parte das atividades do Amigo Curitibano, programa coordenado pela FAS em parceria com as demais secretarias municipais, que realiza ações preventivas, assistenciais e reabilitadoras que visam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência
Todos os atletas que disputarão as provas são atendidos em instituições conveniadas à FAS. Além de divulgar o potencial da pessoa com deficiência, os Jogos Especiais também oferecem a oportunidade para a comunidade acompanhar as atividades e conhecerem mais sobre a pessoa com deficiência e sobre os programas e ações voltados para o seu atendimento.

"Por meio da disseminação de informações e com o apoio da população, podemos reforçar o trabalho de inclusão da pessoa com deficiência e buscar aprimorar e ampliar ainda mais sua rede de atendimento no município", diz Leandro Meller.
Outras propostas dos jogos são: incentivo a futuros profissionais no desenvolvimento de trabalhos na área, com idéias inovadoras para a construção de uma sociedade mais inclusiva, participativa e integrada junto às pessoas com deficiência e a oportunidade de identificação de novos talentos esportivos com potencial para futura representatividade no seguimento, entre outros.
Nas edições dos jogos em 2005, 2006, 2007, 2008 e 2009 participaram, em média, 900 atletas por ano, de instituições de atendimento à pessoa com deficiência, nas áreas de deficiência auditiva, intelectual, física, visual e transtornos globais de desenvolvimento (TGD).
Os jogos de 2010 têm apoio da Universidade Positivo; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná; Universidade Pontifícia Católica do Paraná (PUC/PR); Centro Universitário Campos de Andrade (Uniandrade); Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil); Faculdade Dom Bosco; Centro Universitário Franciscano (FAE); SESC Água Verde; Federação Paranaense de Golfe; Federação Paranaense de Beisebol; Clube Urca e Banda Tático Móvel.
JOGOS ESPECIAIS
De 4 a 18 de novembroGinásios da Universidade Positivo, do SESC Água Verde, Clube Urca e da praça Plínio Tourinho
Modalidades esportivas:
- atletismo
- futebol de salão
- xadrez
- bocha de areia
- natação 
- goalball 
- golfe
- vôlei
- beisebol
- polibate
- boccia
- tibool
 

terça-feira, 2 de novembro de 2010


Meio Ambiente

Aterro da Caximba deixa de receber lixo

principal


O aterro sanitário da Caximba, na região Sul, deixou de receber nesta segunda-feira (1) o lixo domiciliar de Curitiba e de 17 municípios da Região Metropolitana, que usarão aterros particulares licenciados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e credenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos.
Grande parte do lixo, cerca de 2.300 toneladas por dia, será destinada para o aterro da empresa Estre Ambiental, em Fazenda Rio Grande. Outra parte, 100 toneladas, seguirá para a Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba.
As duas empresas foram credenciadas pelo Consórcio depois de apresentar licença de operação, documento fornecido pelo IAP que habilita empreendimentos. O credenciamento dos aterros particulares é uma medida intermediária até o desfecho da licitação do SIPAR.
Mesmo com o aterro fechado, a Prefeitura de Curitiba continuará as obras que atendem ao Plano de Encerramento do aterro aprovado pelos técnicos do IAP, de drenagem, melhoria no sistema de tratamento de chorume, entre outras.
No aterro também continuam o monitoramento geotécnico e ambiental e de vigilância, medidas aprovadas pelos técnicos do IAP. A Prefeitura de Curitiba criará um parque municipal na região da Caximba, e fará projetos para aproveitamento do biogás do aterro.
“São obras que atendem a todas as exigências técnicas necessárias para garantir o encerramento adequado e seguro do aterro”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto