quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Nova loja Vitrine Curitiba começa a atender no Centro


A Fundação de Ação Social (FAS) e o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) inauguraram  a loja Vitrine Curitiba, que funcionará na Rua Monsenhor Celso, 31, no Centro. A nova loja venderá o artesanato produzido pelos grupos participantes de programas de trabalho e geração de renda da FAS. Serão comercializados artigos de vestuário feminino e infantil, além de acessórios e itens de decoração, entre outros.
 
“Este será um ponto para comercializar a produção dos grupos de artesãs, visando promover a emancipação destas pessoas para que possam ganhar definitivamente o mundo do trabalho”, afirmou o presidente da FAS, Leandro Meller. Parte dos recursos obtidos com a venda dos produtos será destinada aos programas e projetos sociais.
 
“Esta loja será um novo espaço onde o principal produto é a solidariedade”, afirmou a presidente do IPCC, Helena Pereira Oliveira. Também participaram do evento, o Arcebispo Dom Moacyr José Vitti, a vereadora Julieta Reis, o arquiteto Fernando Canalli, entre outros.
 
Os produtos foram aprovados pelos convidados e também por clientes que conheceram o novo espaço. “Gostei de tudo que está à venda nesta loja. São produtos que reúnem simplicidade e sofisticação”, disse o empresário Marco Franco.
Vitrine Social – Um dos programas de trabalho e geração de renda ofertado pela FAS é o “Vitrine Social”, que é iniciado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), onde os grupos participam de atividades que vão da sensibilização até a qualificação profissional, resultando na finalização dos produtos que serão colocados à venda.
 
Ao longo do programa, as participantes recebem orientações técnicas para o desenvolvimento de habilidades, bem como para a confecção dos produtos. “Todo o trabalho é feito com respeito às vocações individuais, cultivando nas participantes valores éticos e repassando noções técnicas voltadas ao empreendedorismo”, afirma a Diretora de Trabalho e Geração de Renda da FAS, Ana Maria Ghignone.
 
Durante o processo, as artesãs também recebem orientações de designer sobre qualidade de produtos, além de outras informações que ajudam a qualificar os trabalhos e a sua colocação junto ao mercado de varejo. O programa, desde a fase inicial até a finalização dos produtos, tem duração média de dois anos.
 
Empório Metropolitano – Outra ação de geração de renda da FAS é o “Empório Metropolitano”, que oferece apoio ao desenvolvimento socioeconômico do pequeno produtor artesanal, manual ou semi-industrial, com cursos e treinamentos nas áreas de produção e gestão, tais como: marketing, formação de preços, custos e controle de estoques.
 
É critério importante para se tornar um produtor participante do Empório Metropolitano é participar do processo de formação específico e ser micro e/ou pequeno produtor, formal ou informal, de produtos artesanais ou semi-industriais.
 
Serviço:
A “Vitrine Curitiba” fica na Rua Monsenhor Celso, 31 – Centro. O horário de funcionamento da loja vai das 9h às 18h30 de segunda à sexta-feira. No sábado a loja ficará aberta até as 13h.
 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Curitiba dá a largada para a Copa de 2014


O prefeito Luciano Ducci, o governador Orlando Pessuti e o presidente do Conselho Administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, assinaram ontem  o convênio para adequar a Arena da Baixada às exigências do caderno de encargos da FIFA para a Copa 2014.
"Hoje é um momento muito especial para Curitiba, para o Paraná e para o Brasil. Esse documento que assinamos vai viabilizar Curitiba para a Copa do Mundo", disse Luciano Ducci.
O convênio formalizou o modelo de financiamento e destinação das verbas para as obras."Hoje concretizamos toda uma trajetória, desde que o Brasil foi escolhido como sede da Copa, em 2007", disse Pessuti.
O presidente do Atlético afirmou que o clube sozinho não teria condições de atender todas as exigências da FIFA. "Agrademos ao prefeito Luciano Ducci e ao governador Orlando Pessuti por esse acordo. A Copa não é do Atlético, é da cidade de Curitiba e do povo paranaense. Estamos apenas cedendo o estádio", disse Marcos Malucelli.
O prefeito também assinou mensagem que será enviada à Câmara Municipal propondo projeto de lei para o uso de potencial construtivo em projetos específicos de programas de incentivo ao esporte.
O projeto prevê a disponibilização de R$ 90 milhões em incentivo construtivo, recursos que serão captados na iniciativa privada para as obras na Arena. Não serão aplicados recursos públicos no projeto do estádio. 
A parte da adequação financeira do governo estadual será repassada à Prefeitura de Curitiba, a fundo perdido, como investimento em obras na cidade para a Copa.
Entre essas obras estão a ligação Capão da Imbuia/Cabral; obras na rua Raul Pompéia; na avenida Salgado Filho; no entorno da Arena e melhorias na micro e macro drenagem perto do estádio. O Governo do Estado repassará R$ 45 milhões para essas obras.
O incentivo construtivo é um instrumento urbanístico usado em Curitiba desde 1980. O modelo de incentivo que será usado na Arena não irá alterar o zoneamento nem o parâmetro construtivo de Curitiba.
O governador Orlando Pessuti também assinou uma mensagem que será enviada à Assembleia Legislativa. O projeto de Lei prevê a liberação de recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná para obras da Copa do Mundo.
O presidente da Câmara, vereador João Claudio Derosso, afirmou que foi dado um passo muito importante para a cidade de Curitiba. "Todos nós unidos vamos fazer uma Copa excelente em Curitiba", disse.
O vereador Mario Celso Cunha, líder do governo e presidente da Comissão da Copa na Câmara, também ressaltou a importância da assinatura do termo de adequação financeira. "Sem dúvida alguma foi o melhor caminho. Valeu o esforço das três partes envolvidas. Diante dessa negociação ninguém sai perdendo e a cidade sai ganhando", definiu.
A cidade também terá obras do PAC de Mobilidade Urbana, como as revitalizações das avenidas Cândido de Abreu, das Torres e Marechal Floriano Peixoto, revitalização da Rodoviária e implantação do Sistema Integrado de Mobilidade.
O gestor de Curitiba para a Copa, Luiz de Carvalho; o secretário estadual para a Copa, Algaci Tulio; o representante do Ministério do Esporte, Joel Benin; secretários municipais e estaduais; diretores do Atlético; e vereadores acompanharam a solenidade, na qual também foi apresentada a logomarca de Curitiba para a Copa 2014.
A logomarca foi produzida pela FIFA e é padrão para todas as 12 cidades-sedes, com mudança apenas no nome da cidade. O uso publicitário ou comercial desta marca só é permitido para quem tem relação contratual com a entidade, e cada uso deve ser previamente autorizado pela FIFA.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Copa 2014

Aviso de Pauta: Assinatura de convênio para a Copa 2014 16/09/2010 18:22:00 | Autor: IMPRENSA | Fonte: SMCS Estádio para a Copa 

Nesta segunda-feira (20/09) será assinado o convênio que formaliza a viabilidade financeira para as obras na Arena da Baixada dentro das exigências do caderno de encargos da Fifa para a Copa 2014.

 A assinatura do termo de cooperação financeira para as obras no estádio será realizada em cerimônia no espaço VIP da Arena, a partir das 14 horas, com as presenças do governador Orlando Pessuti, do prefeito Luciano Ducci, do presidente do Conselho Administrativo do Atlético, Marcos Malucelli, do presidente do Conselho Deliberativo do Atlético, Gláucio Geara, além de representantes da Fifa, CBF, Câmara Municipal e Assembleia Legislativa.

 O termo de cooperação financeira formaliza a forma de financiamento e destinação das verbas para as obras na Arena do CAP nos padrões para receber jogos da Copa do Mundo de 2014. O documento será assinado por representantes do governo estadual, municipal e do próprio clube. Após a assinatura do termo de cooperação, as autoridades presentes irão conceder entrevista coletiva para a imprensa.

 Serviço: Evento de assinatura do termo de cooperação financeira para as obras na Arena da Baixada Data: 20 de setembro de 2010 (segunda-feira) Local: Área VIP da Arena (acesso pela torre 5 – entrada pela rua Coronel Dulcídio) Horário: 14 hora