sábado, 4 de setembro de 2010

Carteira de trabalho pode ser feita durante o feriadão, no Centro Cívico

Jovens de Curitiba e Região Metropolitana em busca do primeiro emprego poderão fazer a carteira de trabalho durante o feriadão de 7 de Setembro, na tenda da Secretaria do Trabalho e Emprego de Curitiba na feira de serviços gratuitos "Paraná em Ação", no Centro Cívico.

A feira, promovida pelo governo estadual, está montada em frente ao Palácio Iguaçu. O atendimento começou nesta sexta-feira (3) e será feito até o dia 7 de setembro, terça-feira, das 9h às 17h.

"Desde que começou a greve na Delegacia Regional do Trabalho, Curitiba é que vem dando conta de confeccionar as carteiras da capital e Região Metropolitana nas Ruas da Cidadania da Prefeitura. Agora estamos participando do Paraná em Ação, em parceira com o governo estadual", diz o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Cesar Tadeu Bassani.

Vanessa Lima aproveitou para levar os filhos André, de 14 anos, e Andressa, 16, para fazer a carteira de trabalho nesta sexta-feira (4). "Eles estão procurando emprego ou algum estágio. Achei muito bom o atendimento, rápido e fácil", disse Vanessa.

Na barraca da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego também é possível dar entrada na segunda via da carteira de trabalho, mas é preciso levar um boletim de ocorrência da polícia informando que o documento foi roubado ou extraviado.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Luciano Ducci autoriza construção de 9 creches e asfalto novo em 91 ruas



O prefeito Luciano Ducci assinará nesta quinta-feira (2) editais de licitação para construção de 9 creches, pavimentação de 90 ruas de saibro, e construção de um Armazém da Família e de uma quadra coberta. Luciano Ducci também assinará ordem de serviço para início de obra na Alameda Júlia da Costa. A assinatura será às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura.

"São obras importantes, que melhoram a infraestrutura nos bairros e melhoram a qualidade de vida para os moradores", disse Luciano Ducci.

As obras de pavimentação que serão licitadas beneficiarão 22 bairros, onde as ruas de saibro serão pavimentadas com asfalto definitivo. Estas obras serão feitas com recursos de emendas parlamentares dos vereadores.

As nove creches abrirão 1.600 novas vagas na educação infantil e serão construídas nos seguintes bairros: Cachoeira, Pilarzinho, Cajuru, Ganchinho, Campo de Santana, Augusta, Alto Boqueirão e duas creches no Sítio Cercado.

O Armazém da Família será o CIC/Barigui, no bairro CIC. A quadra poliesportiva coberta será construída na Escola Municipal Jaguariaíva, no Bacacheri.

A obra de revitalização da Alameda Júlia da Costa será em dois locais, no trecho da Francisco Rocha à Major Heitor Guimarães, nos bairros Bigorrilho e Campina do Siqueira. A obra complementa a implantação do binário Júlia da Costa/Princesa Isabel.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ecotecnologia: Mitsubishi apresenta carro elétrico em Curitiba, nesta terça-feira


A Mitsubishi Motors apresenta nesta terça-feira (31), em Curitiba, o i-MiEV, primeiro veículo totalmente elétrico produzido em série no mundo por uma grande montadora e que une a tecnologia de ponta da indústria automobilística mundial à preocupação ambiental.

A apresentação será às 14h30, no gabinete do prefeito Luciano Ducci, seguida de um test-drive. Diretores da Mitsubishi Motors também estarão na apresentação.

O i-MiEV é um veículo elétrico que não emite ruídos nem poluentes, pode ser recarregado em uma tomada convencional, além de ter autonomia de até 160 quilômetros.

Produzido no Japão desde 2009 pela Mitsubishi Motors, o veículo já é vendido no varejo desde o início de 2010. Neste ano, passará a ser comercializado na Europa. No Brasil, o carro está em fase de testes pré-lançamento.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prefeito anuncia gratificação de 50% para servidores de escolas especiais



O prefeito Luciano Ducci assinou neste sábado (28), durante a entrega das obras de reforma da escola de educação especial Ali Bark, decreto que prevê o pagamento de gratificação de 50% para todos os servidores que atuam nas escolas de educação especial. "Esta é uma forma de valorizar a dedicação e o importante trabalho dos profissionais que atuam com crianças especiais", disse o prefeito.

O decreto beneficia auxiliares de serviços escolares e inspetores das escolas de educação especial Ali Bark, Helena Antipoff e Thomas Edison de Andrade Vieira. "Este era um sonho antigo que está sendo concretizado", disse Polyana Leme Lorbianski, inspetora da escola Ali Bark que chorou durante o anúncio do prefeito. "Realmente uma conquista. Nosso trabalho é grande e árduo, mas feito com muito amor", disse. Luciano Ducci anunciou ainda, para 2011, a construção de uma cancha coberta e uma biblioteca na escola Ali Bark.

A secretária Eleonora Fruet citou seu pai, o ex-prefeito Maurício Fruet, que fundou a escola Ali Bark em 1985, durante a sua gestão. "Meu pai sempre dizia que pra gente ser feliz nesta vida é preciso ter um grande ofício ou um grande amor. A história da escola Ali Bark passa pelos dois", disse ela, reconhecendo o papel importante de cada um dos funcionários que trabalham com crianças especiais.

Reforma

A Escola Municipal de Educação Especial Ali Bark foi totalmente reformada, durante as comemorações de seus 25 anos de funcionamento. Foram investidos R$ 398 mil em reforma dos blocos de sala de aula, refeitórios e consultórios.

As salas de aula receberam novas coberturas, forro e revisão elétrica. Foram ampliadas as salas da secretaria, direção e vice-direção.

Os banheiros sofreram modificações para terem condições de acessibilidade, a cozinha experimental recebeu novo piso, oficina de reciclagem e bebedouro e, no refeitório houve a readequação do espaço, com inclusão de terraço coberto e solário. Também foram reformados a lavanderia e o vestiário.

Os consultórios foram remodelados e a escola recebeu uma cobertura metálica entre os dois blocos, para abrigar as crianças no embarque e desembarque do transporte especial.

Escola Ali Bark

A Escola Ali Bark atende 138 alunos com deficiência intelectual na faixa etária entre quatro e 30 anos. O objetivo é o desenvolvimento e a socialização do cidadão, consolidando o respeito às diferenças. A escola oferece educação infantil, ensino escolar e educação para o trabalho.

Participaram da solenidade de entrega das obras e assinatura do decreto a diretora da escola Tânia Mara Rivaben Ferreira; a viúva Munira Bark acompanhada pelos filhos Zoraide e Fátima; o secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência Irajá Brito Vaz e o presidente da FAS - Fundação de Ação Social Leandro Meller.