sábado, 21 de agosto de 2010
Obras da Cohab mudam cenário na Vila Pantana
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Instituto de Turismo capacita equipe da Central 156 para a Copa
Os 140 tele-atendentes da Central 156 da Prefeitura estão participando da Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas, promovida pelo Instituto Municipal de Turismo em parceria com o ICI - Instituto Curitiba de Informática. A açã
o envolve os profissionais na cadeia produtiva do turismo de Curitiba buscando a melhoria do atendimento aos visitantes."Esse é um trabalho para capacitar e melhorar a qualidade do servidor. A equipe da Central 156 desenvolve um papel muito importante. O bom atendimento depende muito das informações necessárias para repassar aos turistas. É isso que estamos fazendo com a oficina", destaca o analista de turismo Joel Walderci Mota, coordenador da oficina.
Segundo Elisangela Rocha Maia, coordenadora do serviço 156, a oficina é uma extensão do trabalho contínuo de capacitação. Parcerias com as secretarias municipais são constantes e necessárias para repassar e atualizar as informaçõ
es das ações desenvolvidas pela Prefeitura.
"Nós trabalhamos conforma a demanda. Por exemplo, quando vai ter a distribuição dos carnês do IPTU, a Secretaria de Finanças realiza uma oficina para capacitar a equipe da Central. Como Curitiba se transformou em referência no turismo, tanto de lazer como de negócio, sempre estamos atualizando nossa equipe para manter a qualidade de atendimento", afirma.
A qualificação dos colaboradores também visa a preparação para Copa do Mundo, já que Curitiba é uma das cidades sedes. "Todos os trabalhos do Instituto são para desenvolver e
qualificar o turismo da cidade agora, também, focando no Mundial", diz Joel.
Os encontros da Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas ocorrem no ICI, onde funciona a Central 156, e são divididos em duas partes. Primeiro, os participantes assistem uma palestra sobre os pontos turísticos da cidade e tiram dúvidas. No segundo momento, todos terão a oportunidade de fazer o passeio pela Linha de Turismo.
Para Katianney Bortolan, 26 anos, há 4 trabalhando na Central 156, a oficina tem um papel importante para manutenção da qualidade do serviço. Como supervisora de atendimento, ela sabe que essa é uma oportunidade para esclarecer dúvidas e aumentar o conhecimento sobre os pontos turísticos.
"Com a Linha de Turismo, houve um aumento do turismo e das ligações, principalmente nos finais de semana. Essa capacitação é bem importante. Desta forma, nós conseguimos compreender como é o funcionamento do turismo na cidade, sanar dúvidas e estarmos preparados para repassar as informações corretas", diz.
Linha de Turismo
De janeiro a julho de 2010, a Central 156 já recebeu 5.206 ligações com pedidos de informações sobre turismo de Curitiba. A Linha de Turismo está no topo da lista com mais de 50% das solicitações. "A Linha de Turismo é o carro-chefe dos nossos atendimentos ligados ao turismo. Curitiba está cada vez mais conhecida e, consequentemente, mais visitada. E, o primeiro passo dos visitantes é buscar a Linha para poder conhecer os principais pontos da cidade", aponta Elisangela. A coordenadora de atendimento Katianney aguarda com ansiedade a oportunidade de realizar o passeio na Linha de Turismo. Sabe que será um complemento da Oficina. Mas, como nunca fez o percurso, irá aproveitar para conhecer alguns pontos turísticos. "Será uma oportunidade muito boa. Pois, nós poderemos conhecer os principais pontos turísticos da cidade e, desta forma, passar as informações aos turistas com mais conhecimento de causa", explica.
As solicitações ligadas ao turismo que a Central 156 recebe também são referentes a eventos, transporte, horários, opções de lazer, litoral, hospedagem, alimentação, Natal, agenda cultural, feiras livres e de artesanato, entre outras.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Luciano Ducci entrega casas no Uberaba para famílias que moravam em ocupação irregular
Na opinião de Ducci, "com o programa habitacional do município e as ações integradas de outras secretarias da Prefeitura, como as de Saúde, Educação e Abastecimento, estamos promovendo uma verdadeira transformação nesta região da cidade. Assim, as famílias ganham dignidade e podem criar seus filhos com segurança".
A entrega das unidades aconteceu no próprio conjunto, com a presença do presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, do administrador regional do Cajuru, Cesário Ferreira Filho, do gerente em exercício da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Gilberto Luiz Pereira, e dos vereadores Serginho do Posto e Emérson Prado.
As 38 unidades entregues às famílias fazem parte de um total de 82 casas e sobrados que compõe o Moradias Alexandra. O empreendimento foi especialmente projetado para receber as famílias da Vila Menino Jesus, onde os alagamentos freqüentes eram o principal problema. A ocupação está na área de abrangência da bacia do rio Iguaçu e a transferência das famílias atingidas pelas enchentes está sendo feita de forma gradativa.
Maria de Lourdes Domingues Gouveia levou pouca coisa para a casa nova. Isto porque, depois de enfrentar alagamentos por 20 anos na Vila Menino Jesus, a maior parte dos seus móveis estava sem condições de uso. "Deixei tudo lá. Quero começar aqui uma vida nova, com tudo novo", falou ela, depois de receber a visita do prefeito no sobrado onde vai morar. "Estou muito feliz", falou.
A aposentada Tereza Batista Desidério, de 74 anos, recebeu a chaves da casa das mãos do prefeito, que depois foi conhecer o imóvel. Viúva, ela morou durante dez anos na ocupação e, agora, terá um lugar seguro para morar. "Lá, era área de risco. A cada chuva, a água chegava na minha porta, Gosto de saber que terei o meu cantinho. A casa é boa e tem terreno para fazer uma hortinha e um jardim", disse ela.
O Moradias Alexandra tem casas e sobrados. As unidades têm tamanhos diferenciados, com até três quartos, e sua destinação foi definida em função da composição familiar detectada no cadastro sócio-econômico feito pela Cohab antes do início das obras. "O cadastramento é uma rotina nos projetos da Companhia e permite que o atendimento a cada família reassentada seja feito de forma específica, atendendo às particularidades de cada caso", diz o presidente da Cohab.
O empreendimento Moradias Alexandra integra um programa amplo de urbanização e reassentamento que está sendo desenvolvido pela Cohab em 43 vilas com benefícios para 12 mil famílias. Deste total, cerca de 5 mil moram na beira de rios e estão sendo gradativamente transferidas para casas e sobrados.
A construção de unidades do Moradias Alexandra significa um investimento de R$ 2,52 milhões. Os recursos para as obras são da Prefeitura e de uma linha de financiamento federal, chamada Pró-Moradia, que utiliza verbas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A liberação do financiamento ocorre por meio da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura contratou o recurso e será responsável pelo retorno ao agente financeiro.