sábado, 14 de agosto de 2010

Hoje é Dia da Gotinha contra pólio para crianças menores de 5 anos



A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, fará neste sábado (14) às 10h, na Unidade Mãe Curitibana, a abertura simbólica da segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a paralisia infantil.

A vacinação acontecerá das até às 17h, em 328 postos fixos (as unidades de saúde, que aplicam tanto as gotinhas quanto as vacinas injetáveis) e volantes (que só aplicam as gotinhas).

Além de imunizar contra a paralisia infantil ou poliomielite as cerca de 120 mil crianças menores de 5 anos residentes na cidade, na oportunidade a meta da Secretaria será também colocar em dia o calendário de vacinação dos adolescentes e dos adultos.
"Já que sempre o adulto acompanha a criança no ato da vacinação, por que não reunir os demais familiares e, juntos, tomarem as vacinas que cada um precisa", sugere Eliane.

Em todos os casos, orienta a secretária, é muito importante levar a Caderneta de Saúde das crianças e os cartões de vacinação dos mais velhos. São esses documentos que informam, a partir das últimas anotações, se há doses pendentes e que precisam ser aplicadas.

"É uma ótima oportunidade para as famílias porque no sábado, em geral, as pessoas não trabalham ou têm uma jornada mais maleável", justifica Eliane. Às 11h30, a secretária acompanhará o trabalho das equipes de vacinação da Unidade Vila Guaíra, na esquina das ruas São Paulo e Augusto de Mari (praça do Paraná Clube).

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Guardas mirins farão abordagens educativas na Semana de Trânsito



Ao invés de cálculo, redação ou história do Brasil, lições de segurança no trânsito. Ao invés de professores de jaleco branco, agentes de trânsitos da Diretran. Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, na Regional CIC, que participam da Guarda Mirim, tiveram uma aula diferente e especial nesta quinta-feira (12). O assunto foi segurança no trânsito.

A proposta é que os alunos, entre 8 e 12 anos, se tornam multiplicadores das informações recebidas, dentro da escola e também junto aos pais e familiares. A aula faz parte do trabalho educativo sobre segurança no trânsito desenvolvido pela Urbs - Urbanização de Curitiba S/A em parceria com as secretarias municipais da Defesa Social, Finanças e da Educação.

O trabalho de educação no trânsito será feito em 17 escolas municipais de Curitiba até o final deste mês, com a participação de 1.360 alunos, como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que acontecerá de 18 a 25 de setembro. Durante a programação, os guardas mirins farão abordagens educativas ao redor das escolas, sob supervisão de agentes de trânsito da Diretran e guardas municipais.

"As crianças são participantes do trânsito. Durante as aulas, elas recebem as informações sobre segurança, cidadania, respeito e meio ambiente para depois repassar aos outros. Elas são muito participativas e assimilam rápido", destaca o agente de trânsito Udelson Bueno, 50 anos, há seis trabalhando no projeto da Guarda Mirim.

Luiz Henrique Frederico, 8 anos, aluno da 4º série, era um dos mais participativos da turma. A cada slide com informações, o garoto levantava a mão e dava um exemplo que presenciou. Orgulhoso por ter sido o segundo na seleção da escola para Guarda Mirim, Luiz sabe da responsabilidade de repassar as informações aos colegas.

"Aqui, eu posso aprender mais para ensinar aos outros. Também posso conversar com meus pais em casa e, quando necessário, chamo a atenção deles. É um orgulho ser Guarda Mirim e estou sempre incentivando os outros alunos a participar", diz.

A colega Gislaine Torres de Souza, 10 anos, moradora da Vila Sandra, também estava orgulhosa. Guarda Mirim pela primeira vez, a garota sabia na ponta da língua as lições repassadas pelos agentes de trânsito.

"Quando for atravessar a rua, é preciso usar a faixa e verificar se o carro já parou no sinal vermelho. O cuidado no trânsito é muito importante para segurança de todos", acrescenta.

Cidadãos responsáveis - O principal foco do trabalho é repassar valores desde cedo as crianças. Desta forma, além de multiplicar as informações na escola e no entorno, elas serão, futuramente, ótimas motoristas e pedestres, responsáveis e atenciosas.

Para guarda municipal Jenifer Saydelles, 26 anos, o trabalho já está surtindo efeito. Além dos encontros com as crianças, são realizadas reuniões com os pais, junto da equipe pedagógica da escola. Desta forma, é possível acompanhar a evolução da turma.

"Nós podemos notar a evolução dos guardas mirins nos encontros com os pais. Eles dão feedback de como as crianças assimilaram as informações e colocaram em prática. Alguns pais contam que a criança chamou a atenção dele por estar fazendo algo irregular. A intenção é essa, criar fiscais e também garantir o respeito no trânsito", diz Jenifer.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Operação limpeza na beira do Barigui após retirada de famílias


A Prefeitura retirou num só dia 20 toneladas de lixo e entulho da margem do rio Barigui, no trecho entre as ruas Ivo Zanlorenzi e Heitor de Alencar Furtado, no Mossunguê, onde estão sendo retiradas 27 famílias para reassentamento no Moradias Ibaiti, na CIC.
A operação de limpeza foi iniciada logo após a saída das primeiras famílias, na terça-feira (10), e continua nesta quarta-feira (11).

"A limpeza das áreas é uma operação de rotina, após a saída das famílias das margens dos rios. Depois, a faixa de preservação do rio, que normalmente encontra-se muito degradada, será recuperada, com o plantio de árvores e grama, para recompor a condição natural do terreno", explica o prefeito Luciano Ducci.


As famílias reassentadas são da Vila Bom Menino, uma das 43 áreas de ocupação irregular da cidade que integram o programa de urbanização da Prefeitura. O programa atende cerca de 13 mil famílias e, destas, 5,4 mil estão saindo das margens de rios.

A operação de retirada de lixo da margem do Barigui envolve 21 funcionários do Departamento de Limpeza Pública da Prefeitura e inclui, numa segunda etapa, a demolição das casas onde moravam as famílias reassentadas, para evitar que a faixa de preservação do rio seja ocupada novamente. Este trabalho é feito por equipe contratada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

No caso da Vila Bom Menino, a grande quantidade de lixo e entulho retirada pode ser explicada pela concentração, na quadra onde foi feito o reassentamento, de famílias que têm na coleta de material reciclável a sua fonte de sustento. São 17 famílias que dependem desta atividade e que, no novo local de moradia, serão integradas ao programa Eco Cidadão.

Junto com a limpeza da margem do rio, equipes da Cohab e da SMMA fazem o trabalho de educação ambiental com as famílias, para evitar que a área limpa receba novo despejo de entulhos. "A orientação é para que os moradores que permanecem na Vila não joguem lixo na faixa de preservação e no próprio rio, pois esta atitude traz prejuízos ao meio ambiente e acaba atraindo ratos e insetos, além de contribuir para a ocorrência de enchentes e alagamentos", diz o diretor do Departamento de Limpeza Urbana, Nelson Xavier.

O presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, ressalta outro aspecto importante do trabalho de conscientização desenvolvido com as famílias, que visa evitar uma nova ocupação da margem do rio. "Mantemos uma fiscalização freqüente nas áreas desocupadas e esperamos contar com a colaboração dos moradores para manter o local livre, pois uma nova ocupação faria o programa de urbanização de vilas voltar à estaca zero", explica.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Na homologação da primeira licitação do transporte, Luciano Ducci destaca avanços



O prefeito Luciano Ducci destacou nesta segunda-feira (9), durante a homologação da primeira licitação do transporte coletivo de Curitiba, os avanços para o sistema. "É um momento histórico, pois estamos concluindo a primeira licitação de um sistema que funciona há quase 60 anos", disse Luciano Ducci. "A licitação é resultado de um processo participativo, que resultará em benefícios diretos aos passageiros do transporte público e mais transparência aos contratos."

Na cerimônia de homologação, assinada pelo presidente da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), Marcos Isfer, foi anunciada a autorização para a compra de mais 100 novos ônibus, que irão aumentar a frota do transporte coletivo.

"A sustentabilidade social, ambiental e econômica são os pilares dessa licitação, combinando menor custo e a qualidade do serviço prestado aos cidadãos. A licitação dará ainda mais qualidade ao um sistema que já é referência dentro e fora do país", disse Isfer.

Os contratos com os três consórcios vencedores - Pontual, Pioneiro e Transbus - serão assinados nos próximos 30 dias. A previsão é de que as 11 empresas que integram os consórcios iniciem os serviços licitados 90 dias depois da assinatura dos contratos.

O Consórcio Pontual é formado pelas empresas Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Marechal, Auto Viação Mercês e Auto Viação Santo Antonio; o Consórcio Transbus é integrado pelas empresas Auto Viação Redentor, Araucária Transporte Coletivo e Expresso Azul; e o Consórcio Pioneiro pelas empresas Viação Cidade Sorriso, Viação Tamandaré, Auto Viação São José e CCD-Transporte Coletivo.

A licitação previu a operação de todas as linhas de transporte coletivo de Curitiba. São 250 linhas do sistema principal e 52 complementares - Linha Turismo e Sistema Integrado de Transporte do Ensino Especial (Sites). São do sistema principal as linhas Expresso, Direta (Ligeirinho), Interbairros, Troncais, Alimentadoras, Convencionais e Circular, divididas em três lotes. No total, é previsto o atendimento, em dias úteis, de 1.836.704 passageiros, com uma frota operante de 1.399 ônibus. A frota total tem 2.372 ônibus. O sistema tem 21 terminais e 315 estações-tubo.

A licitação prevê outorga de concessão de R$ 252 milhões, com prazo de concessão de 15 anos renováveis por mais dez anos desde que sejam feitos investimentos relevantes em bens reversíveis ao sistema de transporte coletivo de Curitiba.

Entre as obrigações das empresas constam a melhoria da velocidade média operacional; maior conforto aos passageiros; busca de inovações tecnológicas priorizando o meio ambiente e o bem estar do usuário; capacitação de seus funcionários; até 2012, 10% da frota deverá rodar com 100% de biocombustível; e de seguro de vida para os passageiros que usarem o transporte coletivo.

Dentro do novo sistema, o metro quadrado por passageiro dentro dos ônibus aumentará de 6 para 8. Outra novidade é a criação de um serviço especial para atender pessoas com dificuldade de locomoção, como obesos mórbidos e deficientes físicos.

"A Urbs colocará dois ônibus por Regional para buscar em casa e transportar até um terminal mais próximo passageiros que se enquadram nessa categoria de atendimento especial", disse o diretor de Transporte da Urbs, Fernando Ghignone, presidente da Comissão de Licitação

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Secretaria do Trabalho assumirá Agências do Trabalhador

A partir do próximo ano, o Município de Curitiba será responsável pelo gerenciamento do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, no âmbito do Sistema Nacional de Emprego - Sine. A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego promoveu uma reunião de planejamento estratégico, nesta sexta-feira (6), para definir ações de qualificação profissional e discutir o atendimento da população nas Agências do Trabalhador (Sines), nas ruas da cidadania, e nos Centros de Referência do Trabalhador (CRT).
"A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego cresceu no número de pessoas e de serviços prestados, e queremos estar preparados para essa nova tarefa", disse o secretário municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Bracarense.

Na maior parte do país, o serviço é gerenciado pelos governos estaduais, mas algumas cidades já assumiram o trabalho. Para o secretário, a municipalização do serviço é uma tendência. "Quem conhece as demandas de trabalho das cidades são os gestores municipais. Quando o gerenciamento é estadual é aplicada uma mesma política para cidades muito grandes como Curitiba e tão pequenas como Doutor Ulysses, por exemplo. No entanto, cada cidade tem necessidades específicas", afirmou.

Participaram da reunião funcionários e diretores da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, todos os supervisores das Agências do Trabalhador das ruas da cidadania e todos os supervisores dos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs).

Os Sines nas Ruas da Cidadania são responsáveis pela intermediação de mão de obra e pelo seguro desemprego. Os CRTs fazem as carteiras de trabalho.

A reunião de planejamento estratégico foi realizada no Salão de Atos do Parque Barigui e teve a coordenação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).

A reunião também serviu para os funcionários da secretaria definirem estratégias de como suprir novas demandas da economia. "A cidade está crescendo e algumas características de desenvolvimento econômico implicam em mudanças do tipo de trabalho a ser realizado. Precisamos adequar a Secretaria a essas novas exigências profissionais e novas demandas sociais", afirmou Paulo Bracarense.

Na reunião foram traçadas metas de curto prazo, para serem realizadas até 2012, e também de longo prazo, para daqui a 20 anos. "Estamos organizando ações para o Emprego Verde e Trabalho Decente, que são duas plataformas da Organização Internacional do Trabalho (OIT)", definiu Bracarense.

Questões sobre trabalho informal, erradicação do trabalho infantil e qualificação dos trabalhadores para vagas disponíveis em Curitiba também foram discutidas na reunião. Curitiba e região metropolitana têm a segunda menor taxa de desemprego do país, com 4,8%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região metropolitana de Porto Alegre tem a menor taxa de desemprego, com 4,7%.