sábado, 7 de agosto de 2010

Curitiba tem os melhores Centros de Assistência Social do Brasil

Curitiba tem a melhor rede de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Brasil. Os CRAS de Curitiba receberam nota 10 no censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, com base nas estatísticas de 2009. Apenas 16 Centros em todo o Brasil - dos quais seis são em Curitiba - receberam a nota máxima. "Colocamos a assistência social em lugar de destaque dentro da Prefeitura, aumentando o orçamento e o atendimento a família mais pobres", afirma o prefeito Luciano Ducci.

Entre as capitais, apenas Brasília e Curitiba tiveram unidades com a nota máxima. A capital paranaense teve ainda 22 unidades com nota 9 e quatro com nota 8. Tiveram nota máxima os CRAS Vila São Pedro (Xaxim), Alto Boqueirão, Pilarzinho, Pompéia e Santa Rita (Tatuquara) e Madre Teresa, no Ganchinho. Para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a nota 10 representa equipamentos considerados modelo para a rede.

A pesquisa levou em conta as atividades associadas ao Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), além de um espaço físico que garanta a execução de um trabalho social com qualidade, e recursos humanos em número suficiente para atender as famílias referenciadas, além do funcionamento em oito horas diárias, durante cinco dias da semana.

"Os CRAS de Curitiba possuem serviços complementares para a prestação de serviços com qualidade e demonstram o quanto o Município vem investindo em assistência social", disse Luciano Ducci.

Curitiba possui 45 CRAS e 10 unidades que atendem 58.293 famílias carentes, nas nove regionais de Curitiba.

A pesquisa realizada pelo Governo Federal revelou que Curitiba tem os melhores CRAS entre as metrópoles brasileiras. "Os CRAS curitibanos foram classificados como de excelência e concorreram com outros 5.139 Centros de Referência da Assistência Social de todo o País", disse Leandro Meller, presidente da Fundação de Ação Social (FAS).

"Fiz todos os cursos nos CRAS. Hoje, além de instrutora faço artesanato para vender. Consegui formar minha filha em técnica de enfermagem. Um orgulho para toda a família", disse Sidley Tercitti, 47 anos, que fez curso de tear no CRAS.

"Em Curitiba, os CRAS atuam dentro das áreas que mais precisam, perfeitamente integrados com a comunidade e com as outras políticas públicas", diz Gladys Tortatto, coordenadora técnica da FAS. "Todo CRAS está de portas abertas para a população que quer melhorar de vida e fazer um futuro melhor", explica Letícia Hillen dos Reis, coordenadora de apoio aos CRAS, da FAS.

É o que pensa Irene Vieira Silva, 42 anos, artesã e instrutora do projeto Tecendo Redes. Veja o depoimento dela:

"Minha vida mudou depois que passei a freqüentar o CRAS Xapinhal. Nossa situação financeira era complicada e nunca tínhamos dinheiro para levantar a casa. Um dia, já formada no curso de tear, fui convidada a participar de uma feira em Gramado, no Rio Grande do Sul. Apostei e levei tudo que tinha produzido.

Vendi tudo. Arrebentei a boca do balão. Voltei e fui a uma loja de material de construção e comprei toda a lajota da casa. Quando o caminhão chegou, a família ficou alvoroçada. Ninguém sabia de nada. Foi tudo escondido para fazer surpresa. E as lajotas começaram a ser descarregadas e a alegria foi geral.

Chegamos até a chorar juntos. Mas meu orgulho era maior. Ali estavam as lajotas conseguidas num tear", disse Irene.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Conselho da Pessoa com Deficiência tem novos conselheiros



O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Leandro Meller, deu posse nesta quinta-feira (05) os novos conselheiros não-governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CMDPPD). A solenidade aconteceu na sede da FAS, no bairro Campo Comprido.

"O Conselho é uma peça fundamental na garantia dos direitos da pessoa com deficiência", disse Leandro Meller. "O trabalho conjunto com a sociedade civil no Conselho estimula a troca de idéias, fortalece o atendimento e o direciona as ações, no objetivo de oferecer a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência".

Durante a solenidade, foram homenageados os antigos conselheiros por todo o trabalho e dedicação que ofereceram durante sua gestão. "Aqueles que assumem hoje tem a imensa responsabilidade de dar prosseguimento ao excelente trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Conselho, fortalecendo ainda mais a rede de atendimento e disseminando informações sobre os direitos da pessoa com deficiência", disse o secretário municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Irajá de Brito Vaz.

A eleição dos conselheiros não-governamentais do CMDPPD aconteceu no dia 15 de julho e contou com 14 entidades candidatas para ocupar as vagas nas áreas Auditiva; Física; Intelectual e Visual. Para participar da eleição da área não-governamental do conselho, as entidades devem ser registradas e estar com documentação em dia. Outro critério é atuar na defesa dos direitos da pessoa com deficiência.

Criado em 1993, o conselho funciona como órgão consultivo e fiscalizador das ações voltadas ao atendimento da pessoa com deficiência. Visa estabelecer prioridades na atuação e aplicação dos recursos públicos municipais e atua com a concessão de auxílios a entidades particulares, filantrópicas e sem fins lucrativos atuantes no atendimento a pessoa com deficiência

Confira a relação dos novos Conselheiros do CMDPPD:

Área Auditiva:
Associação Santa Terezinha de Reabilitação Auditiva - ASTRAU
Titular: Scheila Kátia Cordeiro dos Reis
Suplente: Heloísa Fernanda Barbosa

Área Visual:
Associação Feminina de Amparo ao Deficiente e Recém Nascido
Titular: Dircéia do Rocio Camargo
Suplente: Marisa Aparecida Carvalho Svelli

Área Física:
Associação dos Deficientes Físicos do Paraná ? ADFP
Titular: Mauro Vincenzo Cláudio Nardini
Suplente: Danilo Eisfeld Rosa

Universidade Livre para a Eficiência Humana - UNILEHU
Titular: Andréa Moreira de Castilho Koppe
Suplente: Yvy Karla Bustamante Abbade

Área Intelectual:
Escola Especializada Primavera
Titular: Fátima Heraki Floriani
Suplente: Maria Bernadeth Chemim

Associação Reviver Down
Titular: Maria Gislene Araújo Pessoa Gouvêa
Suplente: Antonio José Lisboa Carvalho

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feirantes se preparam para a Copa do Mundo em curso da Prefeitura

As secretarias municipais de Turismo, Abastecimento e Saúde realizaram ontem mais um curso de boas práticas de alimentos para feirantes das 22 feiras de artesanato nos bairros de Curitiba e da feira do Largo da Ordem.

O encontro reuniu cerca de 50 donos de barracas de alimentos, com o objetivo de repassar conceitos sobre segurança alimentar, além de preparar e qualificar os profissionais para Copa do Mundo de 2014 em Curitiba. No total, 150 feirantes vão passar pelo curso.

Esse é um novo procedimento que os feirantes que trabalham com alimentos estão atravessando. A partir de agora, as três secretarias são responsáveis pela fiscalização das feiras. Uma comissão foi estabelecida e irá percorrer os locais de produção e também as barracas nos dias de feira para garantir a qualidade dos produtos.

"Essa é uma nova era para as feiras de Curitiba. Agora, as três secretarias vão trabalhar juntas e alinhadas para garantir que os alimentos oferecidos nas feiras sejam de qualidade. Cada vez mais, o consumidor está ficando exigente e os feirantes devem acompanhar esse processo se atualizando", destacou Ana Valéria de Almeida Carli, Chefe da Vigilância Sanitária de Alimentos da Secretaria da Saúde.

Para Ana Valéria, o trabalho irá trazer ganhos para todos os profissionais. Afinal, qualidade é garantia de vendas e lucro. "As feiras são o "ganha pão" para maioria dos feirantes. Sabendo disso, eles correm atrás para se adaptar as exigências, atender aos 30 itens necessários e obter a licença. Com a licença, poderão expor e vender seus produtos", completou.

Tadeu Kawalec, o "Tadeu do Pirogue", 57 anos, participou do curso. Em 22 anos como feirante, Tadeu reconhece a importância do trabalho e concorda com o controle feito pelas secretarias.

"As equipes de controle de qualidade percorrem as barracas nas feiras todos os dias. Isso é importante para o público saber que o alimento oferecido é de qualidade. Isso também é fundamental ao feirante, afinal, todos dentro do padrão, não corremos o risco de afastarmos clientes", afirmou Tadeu, que monta sua barraca todos os dias nas feiras livres durante a semana e aos domingos, na feira do Lago da Ordem.

A também feirante Josimara Cordeiro do Prado, 42 anos, já realizou algumas modificações no seu local de produção bolinhos de bacalhau e espetinhos para estar de acordo com as normas. Ciente do processo, Josimara faz coro ao colega e reconhece a relevância da avaliação.

"O acompanhamento das secretarias serve para os feirantes melhorarem. Todos se adequando, é certeza de que as feiras continuaram sendo um sucesso entre os curitibanos e pessoas de fora da cidade", afirma.

Copa do Mundo

Na avaliação dos representantes das Secretarias de Turismo, Abastecimento e Saúde e dos próprios feirantes, a capacitação ganha um peso maior por causa Copa do Mundo de 2014. Todos sabem que a cidade irá receber milhares de turistas nacionais e estrangeiros e que as feiras devem ter uma grande procura.

"Há alguns anos, durante um fórum internacional de meio ambiente em Curitiba, muitos estrangeiros foram à minha barraca conhecer o pirogue. É gratificante receber pessoas de fora e mostrar que temos qualidade e somos de primeiro mundo", afirma o feirante Tadeu Kawalec.

Para Ana Valéria, da Secretaria da Saúde, as feiras já fazem parte do roteiro turístico de Curitiba e atraem cada vez mais pessoas. Com a multiplicação desse número durante o Mundial, todos precisam estar qualificas para atender a demanda.

"Os feirantes são receptivos e sabem que esse é o melhor caminho. Estamos trabalhando de forma intensa e próxima dos feirantes buscando sempre melhorar", afirmou Ana Valéria.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Prefeitura investirá R$ 8 milhões na segunda fase da revitalização da Marechal Floriano




O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou nesta terça-feira (3) o edital de licitação para a segunda etapa da revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo. O prefeito também assinou o edital para obra na Rua do Herval, no Cristo Rei. "São obras que vão trazer avanços para os moradores das regiões onde estão localizadas", disse Luciano Ducci.

A avenida Marechal Floriano Peixoto será revitalizada no trecho entre as ruas Arthur Hauer, próximo à Linha Verde, e Waldemar Loureiro de Campos, no Terminal do Carmo. A obra terá extensão de 3.480 metros, valor global de aproximadamente R$ 8 milhões e deverá começar em 10 de janeiro de 2011.

"Vamos encaminhar todo o processo licitatório e começar a revitalização depois do Natal e do período de liquidações para preservar o comércio da região da Marechal Floriano", disse Luciano Ducci.

A obra incluirá recape e fresagem das pistas lentas. Também serão feitos cerca de sete quilômetros de calçadas em bloco de concreto tipo "paver", adequações de drenagem, correções geométricas e sinalização horizontal, vertical e semafórica.

Outra novidade é a implantação de uma ciclofaixa na Marechal Floriano. Estão previstos ainda investimentos na iluminação pública na avenida. O trecho da Marechal entre a Linha Verde e o Centro já foi revitalizado.

Cristo Rei - Nesta terça-feira (3), o prefeito também lançou o edital para a abertura da Rua do Herval no trecho entre as ruas Prefeito Ângelo Lopes e Fioravante Dalla Stella, no bairro Cristo Rei. Será retirado o jardinete que bloqueia a passagem de veículos. A abertura da rua foi pedida por moradores em audiência pública.

"A abertura da rua vai melhorar o trânsito e a segurança na região", disse o prefeito Luciano Ducci. O trecho da obra é de 200 metros. A rua receberá serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação asfáltica, calçadas em asfalto, sinalização vertical e horizontal e iluminação pública.

Acompanharam a assinatura dos editais o secretário Municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni, do administrador da Regional Matriz, Luiz Hayakawa, e do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver Almeida

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Defesa Social promove capacitação dos 1.713 guardas municipais

A Secretaria da Defesa Social de Curitiba está promovendo mais um curso de capacitação dos 1.713 guardas municipais. A previsão é que todos os profissionais da corporação passem pela série de cursos de capacitação até agosto de 2011. Ontem, começou o curso de capacitação técnica sobre drogas, no Salão de Atos do Parque Barigui. A primeira turma conta com 250 guardas municipais que vão adquirir conhecimentos técnicos sobre as drogas mais comuns e a identificação de usuários.

Após o término do primeiro dia de aulas teóricas, os guardas visitaram o Museu do Centro Antitóxicos de Prevenção e Educação (CAPE). O curso está sendo ministrado por profissionais da Divisão Estadual de Narcóticos do CAPE da Delegacia de Narcóticos (DENARC).

O processo faz parte da nova filosofia da Secretaria da Defesa Social que busca colocar os guardas municipais nas ruas, praças e espaços públicos da cidade. O objetivo é aproximar os profissionais da população e realizar ações ostensivas.

"É fundamental atualizar e rever as situações para preparar o guarda municipal. O profissional deve sempre estar pronto para combater o crime e ao mesmo tempo atender a população. Com esse objetivo, sempre estaremos realizando cursos periódicos para capacitar nossos profissionais", diz Marcus Michelotto, secretário municipal da Defesa Social.

A série de cursos de inclui capacitação técnica sobre drogas, técnicas de abordagem, jornada formativa de direitos humanos, operações policiais de baixa intensidade, curso de armamento e tiro, entre outros. Ao longo do processo, os profissionais vão se deparar com as situações encontradas no dia a dia das ruas como forma de preparação.

"Cada guarda municipal vai repassar todos os procedimentos e conhecimentos. Nós estamos colocando os profissionais nas ruas para poder ficar mais próximo da população. O objetivo é ser uma polícia a serviço da comunidade", explica Odgar Nunes Cardoso, diretor do Departamento da Guarda Municipal de Curitiba.

"As informações repassadas vão ajudar os guardas a identificar e localizar as drogas. Eles também vão aprender sobre os efeitos fisiológicos, Isso irá ajudar a prever a reação dos usuários", disse a palestrante do curso desta segunda-feira Maria Cristina Venâncio.

A segunda turma, com 250 guardas municipais, começará o curso de capacitação técnica sobre drogas nesta quarta-feira (4).

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A equipe Capis Sport, de Curitiba, é a grande campeã da Corrida das Nascentes do Iguaçu


A equipe Capis Sport é a grande campeã da Corrida das Nascentes do Iguaçu, na categoria masculina. A equipe venceu a prova com o tempo de 5 horas e 14 minutos. A Capis Sport também venceu em 2008 e 2009. Na categoria feminina, venceu a equipe Hidra. A Corrida das Nascentes, neste domingo (1), teve largada às 6 horas, de Piraquara.

A tradicional Corrida de Revezamento das Nascentes, organizada pelas secretarias municipais do Esporte e Lazer e de Assuntos Metropolitanos, em sua 6ª edição, teve 1.320 competidores, em 132 equipes, entre categorias masculinas, femininas, mistas e veteranas. O número de corredores é maior do que em 2009, quando 1.200 atletas disputaram a prova.

O trajeto da corrida foi de 91,5 quilômetros. O corredores percorreram trechos cortados pelo Rio Iguaçu, passando ainda pelos municípios de Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro, finalizando em Curitiba. No percurso, os competidores passaram por trechos de níveis médios e difícil, inclusive regiões rurais. A cada dez quilômetros foi feito o revezamento dos participantes. Equipes de apoio fizeram o trajeto de carro e fiscalizaram a participação dos atletas.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo, a Corrida das Nascentes, além de promover a prática da atividade física, ainda possibilita a integração e a promoção do espírito de equipe. "A maratona realça a característica especial das provas de revezamento, como a disputa em equipe para um melhor rendimento nos trechos. Este aspeto é fundamental para que a disputa seja bem sucedida".