sexta-feira, 25 de junho de 2010

Atendimento ao público tem horário especial nos jogos do Brasil



A Prefeitura de Curitiba terá horários diferenciados de atendimento ao público durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Quando a partida começar às 11h - como nesta sexta-feira (25), quando Brasil enfrenta Portugal - o expediente será das 8h às 10h e das 14h às 18h.

Diretran orienta trânsito nesta sexta, dia de Brasil na Copa
Nos dias em que a partida iniciar às 15h30, o horário de trabalho será das 8h às 14h sem intervalo para o almoço.

Os horários valem para todas as áreas de atendimento da administração municipal, inclusive nas unidades básicas de saúde. Os Centros Municipais de Urgências Médicas, que atendem 24 horas por dia, funcionarão normalmente nos horários dos jogos.

Confira o endereço dos Centros de Urgências:

Centro de Urgências Médicas Sítio Cercado
Rua Levy Buquera, 158 - fone: 3378-6405;

Centro de Urgências Médicas Boa Vista
Avenida Paraná, 3654 - fone: 32511013;

Centro de Urgências Médicas Boqueirão
Rua Professora Maria Assumpção, 2.590 - fone: 3277-3701;

Centro de Urgências Médicas Pinheirinho
Rua Leon Nicolas, esquina com a Avenida Winston Churchill, ao lado da Rua da Cidadania;

Centro de Urgências Médicas Fazendinha
Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania Fazendinha / Portão - fone: 3314-5121;

Centro de Urgências Médicas Campo Comprido
Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3.495 - fone: 3285-1896;

Centro de Urgências Médicas CIC
Rua Senador Accioly Filho, 3370 - fone: 3314-5098;

Centro de Urgências Médicas Cajuru
Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esq. Ceilão - fone: 3261-4026.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Demonstração de cães farejadores na Rui Barbosa nesta quinta



Equipes da Secretaria Antidrogas Municipal estarão na praça Rui Barbosa nesta quinta-feira, das 9h às 17h, para levar à população informações sobre prevenção contra as drogas. Os interessados poderão ter orientações com psicólogos que atuam nos Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). A ação faz parte da segunda Semana Antidrogas de Curitiba, que vai até domingo (27), com atividades nas nove regionais.

"Na primeira edição da Semana Antidrogas, no ano passado, três dependentes procuraram nossa ajuda espontaneamente e aceitaram ser encaminhados para tratamento. Ficamos satisfeitos e esperamos poder ajudar um número ainda maior de pessoas neste ano", diz o secretário Antidrogas Municipal, Nazir Abdalla Chain.

"Além dos dependentes, recebemos neste tipo de ação desde crianças acompanhadas pelos pais até pessoas de mais idade, que procuram informações sobre como identificar se há algum usuário dentro de casa e como lidar com a situação", afirma.

Nesta quinta-feira, às 9h, no auditório da Matriz, o secretário fará a abertura da palestra Papo Legal com a Galera, com orientações para estudantes do ensino médio do Colégio São José.

A programação da Semana Antidrogas na Rui Barbosa continuará com demonstrações dos cães treinados para farejar e localizar drogas do projeto Cão Amigo. As apresentações ocorrerão às 10h, 14h e 16h.

O ônibus do programa Caravana do Bem será levado à praça. O veículo foi todo adaptado para a realização do programa, que oferece oficinas culturais para jovens nas áreas mais violentas da cidade.

O público que passar pela praça também poderá conhecer as atividades do programa Comunidade Escola, que oferece atividades esportivas e culturais nas escolas municipais aos sábados e domingos.

Como atividade recreativa, haverá jogos de mesa. Serão distribuídos folders com informações sobre os programas da Secretaria Antidrogas Municipal e cartilhas ilustradas com dicas de prevenção.

A programação da Semana Antidrogas de Curitiba tem a participação das secretarias municipais da Saúde, da Educação, do Abastecimento e da Fundação de Ação Social.

Fim de semana - Na sexta-feira (25), a programação da Semana Antidrogas será realizada somente à noite, na Escola Maria Marli Piovezan, na Regional Cajuru, das 21h às 24h

Para o sábado (26) está programada a Caminhada Antidrogas, com saída do Paço da Liberdade, na praça Generoso Marques, no Centro, às 9h30. Os participantes vestirão camisetas verde-amarelas para percorrer o trecho que vai da praça até Bondinho da rua XV de Novembro.

A caminhada terá a participação do Governo do Paraná, assim como o Domingo no Parque, que encerrará a Semana Antidrogas de Curitiba no dia 27, das 13h às 17h, no Barigui. Estão programadas atividades esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e distribuição de material informativo.

Data - A Semana Antidrogas de Curitiba marca as celebrações pelo Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura trabalha de forma preventiva no combate à violência causada pelo uso e tráfico de substâncias psicoativas.

O Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas foi criado em 1987, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, é apresentado o Relatório Mundial de Drogas contendo informações atualizadas sobre consumo, produção e tráfico em todo o mundo.

Defesa Civil de Curitiba alerta para riscos de acidentes durante o inverno

As temperaturas baixas durante o inverno trazem preocupações e exigem cuidados para a saúde. Muitas pessoas usam aquecedores elétricos e a gás para esquentarem os ambientes. Outros colocam latas com álcool e colocam fogo para aquecer os cômodos ou usam velas. A prática não é recomendada e pode causar incêndios.

De acordo com o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro, os aquecedores elétricos e a gás também precisam ter manutenção constante para não causar acidentes. "Diferentemente do gás de cozinha, que solta cheiro quando há vazamento, o gás dos aquecedores é inodoro. A pessoa não sente que está vazando e pode acontecer a chamada 'morte branca'", disse Ribeiro.

A visita regular de técnicos para fazer uma vistoria nos equipamentos é fundamental para a manutenção, pois a queima inadequada do gás libera monóxido de carbono. Isso pode causar intoxicações e até explosões.

Álcool e velas
Durante o inverno algumas pessoas usam "truques" para se esquentar, como acender velas ou usar latas com álcool para aquecer o ambiente. "Isso pode acabar causando incêndios", afirmou o coordenador técnico da Defesa Civil Municipal.

Saúde
Apesar do frio, uma das formas de se evitar doenças no inverno é deixar os ambientes bem ventilados. As janelas das casas devem ficar abertas durante os dias para o ar circular. "Com os ambientes fechados, sem ventilação, as doenças proliferam, como a gripe e meningite, por exemplo", definiu.

Outra dica é usar creme hidrante para evitar queimaduras na pele causadas pelo frio.

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o inverno em Curitiba será frio e seco. Há previsão de formação de geadas e as temperaturas devem variar, em média, entre 9.ºC e 22ºC em Curitiba. O inverno termina no dia 23 de setembro.

Cuidados com aquecedores a gás

- devem ser instalados em lugares ventilados e devem obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão;

- devem passar por uma manutenção, no mínimo anual, para a regulagem dos queimadores e seguir a correta instalação, conforme manual do equipamento;

- a chama dos queimadores deve apresentar coloração azul. Se a chama dos queimadores apresentar coloração amarela é sinal que estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa, produzindo então o gás monóxido de carbono e, neste caso, há risco à saúde.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Luciano Ducci entrega casas na Vila Parolin para 35 famílias que moravam nas margens de rio





O prefeito Luciano Ducci entregou, ontem, novas casas do empreendimento Moradias Parolin para 35 famílias que viviam em situação de risco, nas margens do rio Vila Guaíra. As unidades foram construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com recursos da Prefeitura e do governo federal. Ao todo 677 famílias estão sendo reassentadas na Vila Parolin - 101 já haviam recebido a casa nova e deixado a beira do rio.

"Nosso objetivo é que ninguém mais more em barracos na beira do rio. Para isso estamos trabalhando bastante, para realizar esta transformação que a população daqui merece", disse o prefeito.

Outras 830 famílias da vila receberão em suas casas obras de infraestrutura, totalizando 1.507 famílias atendidas. O projeto prevê também a construção de uma escola com 14 salas de aula e a recuperação ambiental do rio Vila Guaíra, hoje comprometido pela ocupação indevida das margens. O investimento total nas obras é de R$ 43,4 milhões.

A solenidade de entrega contou com a presença do presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, do administrador regional do Portão, Fernando Guedes, dos gerentes da Caixa Econômica Federal Adriano Borges e Suely Perez, do presidente da Associação de Moradores da Vila Parolin, Edson Rodrigues, do pastor Rodolfo Helmut e do vereador Roberto Hinça.

Mais que um evento - O presidente da Cohab, João Elias de Oliveira destacou a importância da entrega das casas. "Muito mais do que um evento, isto é uma celebração da vida, da mudança de vida destas pessoas, que passarão a viver de maneira mais digna e com a auto-estima elevada. A Vila Parolin surgiu há 50 anos, porém nos últimos cinco, a comunidade pode acompanhar um grande progresso", afirmou.


Edson Rodrigues foi homenageado pela prefeitura com uma placa de honra ao mérito, devido ao apoio dado no projeto de urbanização da Vila Parolin. "Nós não somos mais favela, agora somos um bairro. Graças ao trabalho da Cohab e da Prefeitura, em parceria com a Caixa. Além das casas nós também já ganhamos escola, creche, unidade de saúde. A Prefeitura leva as obras para quem mais precisa", disse.


Após a entrega das chaves foi realizada uma visita às obras de construção do CRAS Parolin e também de uma escola municipal. "São equipamentos públicos que chegam para dar mais qualidade de vida para a população", disse o prefeito.

Tamanho - As casas do Moradias Parolin tem de um a três quartos e cada família, de acordo com sua composição, recebe uma unidade adequada às suas necessidades. Para elas, será uma mudança de condição, pois passarão a morar em casas de alvenaria, em um empreendimento regular do programa habitacional do município, com direito garantido a uma escritura.
Das 35 unidades entregues, 22 localizam-se na rua Plácido e Silva com a Nunes Machado e 13 situam-se na rua João Parolin com a Montese.

Vida nova - A catadora de papel Antonina Pavilack Ribeiro, 58 anos, já se mudou para a casa nova, onde vai morar com o marido e o neto. Após a solenidade, Dona Nina, como é conhecida na comunidade, recebeu a visita do prefeito. "Esta é uma obra maravilhosa. São melhorias que vão nos dar uma vida melhor. Vamos morar em um lugar limpo, organizado. Isso com certeza vai nos trazer mais saúde e alegria. Agradeço a todos que trabalharam pela gente", disse.


Tereza Vitória Inácio, 70 anos, também recebeu as chaves de sua nova casa. Ela, que é moradora local há três décadas, vai poder se dedicar ao plantio de uma horta. "Há anos que eu luto para fazer uma horta, mas quando chove, o rio sobe e destrói com tudo. Agora vou poder plantar temperos e ervas medicinais no terreno da casa nova. Estou feliz demais, vou começar uma vida nova", disse.


Outra que está contente por receber sua nova moradia é Leuzina Lara Costa, 72 anos, dos quais 15 foram vividos na mesma casa de madeira, com os fundos para o rio. "O lugar é o mesmo, mas as paredes todas já tive que trocar mais de uma vez, porque apodreceram com os alagamentos", conta. Sobre a vida de agora em diante, a esperança é de dias mais calmos. "Estou muito contente, nem acredito que vou para um lugar melhor. Morar numa casa nova dá gosto de cuidar, manter bonita, porque não estarei mais preocupada com as enchentes. Espero levar outra vida", afirmou Leuzina.


HISTÓRICO

A Vila Parolin é a mais antiga área de ocupação da cidade, surgida no início da década de 50. O começo da ocupação, de acordo com moradores antigos, se deu ao longo da antiga via férrea ? um ramal da Rede Ferroviária Federal que cortava a região sul da cidade, hoje desativado. Com o tempo, a ocupação se expandiu para outros terrenos próximos e acabou se consolidando.

PROGRAMA


A revitalização da Vila Parolin integra o programa de urbanização de favelas e reassentamento de famílias em situação de risco, realizado pela Prefeitura e Cohab, em parceria com o governo federal. ?É o mais amplo programa de urbanização já realizado em Curitiba, com atuação simultânea em 43 vilas e benefícios para cerca de 11 mil famílias?, explicou Luciano Ducci.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Polícia apreende sete balões gigantes e detém sete pessoas

Sete balões de aproximadamente 6 metros de altura cada um foram apreendidos na madrugada do domingo por policiais da Força Verde no Boqueirão, zona Sul de Curitiba. Sete pessoas foram detidas. No local, os policiais também recolheram materiais usados para a confecção de balões, como papel seda, parafina e arames.

“A soltura de balões é comum nesta época do ano, devido às festas juninas, e particularmente este ano, por conta da Copa do Mundo”, explica o comandante da Força Verde, tenente-coronel João Alves da Rosa Neto.

A polícia acompanhava as atividades da equipe de baloeiros, que se autodenominava Art Stilo, há três meses. “O grupo tinha os balões prontos para comemorar o jogo da seleção brasileira contra a Costa do Marfim”, diz o tenente Cléber Piovesan, que participou da ação.

De acordo com o policial dois balões estavam esticados no quintal da residência, prontos para soltura. Os outros estavam dentro da casa, junto com os materiais para confecção de balões. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, para onde foram encaminhados os detidos, lavrou sete autos de infração, que devem gerar multas de até R$ 10 mil por balão.

A soltura de balões é crime, pois pode provocar acidentes e destruição do meio ambiente. “Eles colocam em risco aeronaves, fios elétricos, residências, veículos, postos de combustíveis, além de matas e campos”, explica o tenente.

A Força Verde coloca o número 0800 643 0304 à disposição da população. O telefone pode ser usado para denúncias de soltura de balões, bem como de qualquer outro crime ambiental. A ligação é gratuita, e a denúncia, anônima.

A Força Verde discute periodicamente ações de combate à soltura de balões com outros órgãos públicos – Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Defesa Civil Estadual, secretarias de Meio Ambiente e da Agricultura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Copel, Sanepar, Infraero.

“Temos um objetivo comum e, por isso, trabalhamos em conjunto, sempre em prol da população”, afirma Rosa Neto. Para combater a ação de baloeiros, utiliza-se inclusive monitoramento via internet.

INCÊNDIO – Na madrugada deste domingo, um grave incêndio causado por um balão destruiu o Parque da Catacumba e o Morro dos Cabritos, na Lagoa Rodrigo de Freitas, área de preservação situada em zona nobre do Rio de Janeiro. Segundo os bombeiros, que ainda trabalham no local, o incêndio está controlado desde às 3 horas da manhã, mas por causa dos fortes ventos, há possibilidade do fogo retornar