sábado, 19 de junho de 2010

Uma convenção com pinta de vitória.

Do blog do Fábio Campana

Milhares de pessoas de todo o Paraná tomaram conta do Centro de Convenções Expotrade de Pinhais. O enorme espaço foi integralmente ocupado pela militância. E o entusiasmo foi típico de quem acompanha a chapa favorita.

Beto Richa mostrou que é capaz de unir um conjunto muito forte de correntes políticas em torno de seu nome. A mais importante foi a de Ricardo Barros, do PP, que por enquanto é o único candidato a senador na chapa de Richa.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Credenciamento de idoso para vagas especiais é definido por lei federal



O credenciamento de idosos e pessoas com deficiência para uso de vagas especiais de estacionamento é definido por legislação federal. As resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) determinam que a credencial seja emitida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do município de domicílio do idoso ou deficiente - no caso de Curitiba, a Urbs, Urbanização de Curitiba S/A.

O CONTRAN também determina, nas mesmas resoluções, que quando o município não esteja integrado ao sistema nacional da trânsito, a credencial será expedida pelo órgão ou entidade executiva de trânsito do estado, no caso o DETRAN-PR.

Assim, de acordo com a lei, é preciso apresentar comprovante de residência, lembrando que cabe a cada município ou ao órgão estadual de trânsito garantir a emissão da credencial que tem validade em todo o território nacional. Ou seja, quem mora em Curitiba só pode fazer a credencial em Curitiba, mas poderá usá-la em vaga especial em qualquer lugar do país.

O credenciamento em Curitiba começou a ser feito em agosto do ano passado e, até a primeira quinzena de junho 24.812 idosos e 1.483 portadores de deficiência já receberam sua credencial. O atendimento feito pela URBS mereceu inclusive elogio, encaminhado por carta pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social - Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos.

Na carta, o Conselho afirma: "Foi decisão unânime dos Conselheiros endereçar cumprimentos primeiramente a esta Presidência, estendendo em seguida ao funcionário Leandro, pelo atendimento impecável, prestado aos idosos integrantes do CEDI/PR, quando dos trâmites referentes ao cartão destinados às vagas em estacionamentos. É fundamental que esse segmento da população seja por todos atendido com dignidade, fato esse demonstrado pelo funcionário em questão".

O atendimento, na Urbs, é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e, desde o início deste mês, o credenciamento pela internet ficou ainda mais fácil. Antes, o usuário preenchia seus dados e aguardava contato da Urbs para definir o dia e horário para apresentar a documentação e retirar sua credencial.

Agora, quando o usuário termina de preencher os dados, o sistema abre uma janela que permite ao cidadão escolher a data e a hora em que ele quer se credenciar.

Quando chega à Urbs com o protocolo do credenciamento feito pela internet, o idoso ou portador de deficiência recebe sua credencial rapidamente. O atendimento é feito em uma sala ampla, arejada, com cadeiras e acomodação adequada.

A credencial dá direito a uso de vagas exclusivas de estacionamento para idosos ou deficientes, e deve ser deixada no painel do carro. Mas quando a vaga for do Estacionamento Regulamentado, é preciso também preencher corretamente a cartela do EstaR, colocando-a ao lado da credencial. Estacionar em vaga do EstaR sem o cartão indicando dia, mês e hora, é infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Seminário sobre acessibilidade


Amanhã, a partir das 8h30, será realizado o I Seminário da Justiça Federal sobre acessibilidade e serviços a pessoas com deficiência. As palestras são dirigidas a instituições especializadas, escolas especiais, pessoas com deficiência, profissionais que trabalham na área, juízes, servidores, universidades e público interessado.

O evento conta com apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e será na sede da Justiça Federal, na Rua Anita Garibaldi, 888, bairro Ahú.

O objetivo do seminário é melhorar e facilitar a comunicação entre o público em geral e o poder público, instruir a população sobre as formas corretas de acionamento de serviços e "aproximar a Justiça Federal daqueles com deficiência", afirma Irajá de Brito Vaz, secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que participará do evento.

Os temas

Os temas abordados durante o seminário serão: "Reabilitação profissional", com Gabriela Elisete Knopholz, médica perita do INSS; "O papel da defensoria pública na proteção dos direitos da pessoa com deficiência", com a defensora pública da União no Paraná, Viviane Dallasta; "O papel do Ministério Público na defesa dos direitos da pessoa com deficiência", com a promotora de justiça do Estado do Paraná, Rosana Baraldi Bevervanço e por último, o juiz federal José Antonio Savaris, coordenador seccional da 4.ª Região, vai falar sobre o acesso à justiça a pessoas com deficiência.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curitiba prorroga vacinação contra a pólio até 18 de junho

A vacinação contra a paralisia infantil foi prorrogada em Curitiba até a próxima sexta-feira (18). A partir de segunda-feira (14), a vacina estará disponível em todas as unidades básicas e de saúde da família, no horário normal de funcionamento de cada uma delas.

Na campanha deste sábado (12), a cobertura da vacina foi de 90%, o equivalente a 108.332 crianças vacinadas. O Ministério da Saúde determina uma meta de pelo menos 95%. A meta em Curitiba é vacinar 120 crianças menores de 5 anos residentes na cidade.

A secretária municipal da Saúde, Eliane Chomatas, disse, ao anunciar o resultado do Dia da Gotinha, que a prorrogação se justifica porque é uma oportunidade a mais para a cidade manter o vírus da poliomielite longe das crianças. "

O ideal seria termos vacinado todas hoje, mas reconhecemos que o clima dificultou nosso trabalho", disse. Curitiba contou com 328 postos de vacinação fixos e volantes, atendendo das 8h às 17h.

Apesar de o resultado da primeira etapa da 31ª campanha nacional de vacinação contra a poliomielite não ter sido a ideal na cidade, Eliane Chomatas agradeceu o empenho de todos os pais e demais responsáveis por crianças em idade de vacinação que compareceram aos locais de vacinação desde o início da manhã.

"Não são todas as cidades que podem contar com uma adesão tão grande em suas campanhas de vacinação, o que mostra o esclarecimento da nossa população sobre a importância da prevenção de doenças evitáveis com vacinas", disse.

O prazo da prorrogação da vacina contra a poliomielite coincide com o definido para a vacinação dos profissionais de educação contra o vírus da nova gripe, a influenza A H1N1. São aguardados nas unidades de saúde professores e demais funcionários de berçários, centros de educação infantil, escolas, colégios e universidades públicas e privadas.