terça-feira, 25 de maio de 2010

Curitiba é a casa da Seleção Brasileira antes do embarque para a Copa do Mundo

A Seleção Brasileira está em Curitiba para a pré-temporada antes do embarque para a Copa do Mundo da África do Sul. Os jogadores e o técnico Dunga chegaram na sexta ao CT do Caju, do Atlético Paranaense, no Umbará. A Seleção fica em Curitiba até quarta-feira. "Para Curitiba é uma honra ter a presença da Seleção, o que mostra o prestígio de nossa cidade", disse o prefeito Luciano Ducci. A Seleção embarcará na quarta para a África do Sul, onde estreará na Copa no dia 15, contra a Coreia do Norte.

A Prefeitura de Curitiba preparou uma série de ações para marcar a passagem da Seleção Brasileira pela cidade. O Calçadão da Rua XV foi decorado com lanternas verdes e amarelas e flâmulas nos 141 postes da rua relembrando os anos que o Brasil foi campeão. Todas as flores do calçadão foram substituídas por flores amarelas. O Bondinho da XV foi decorado em verde e amarelo.

A Praça Osório ganhou uma estátua de um jogador feita de recorte de chapa de aço. Ao lado, uma calçada de mármore, com os nomes dos jogadores que ganharam os 5 mundiais. Para a Copa, haverá telão na praça para transmissão dos jogos.

O chafariz da Praça Santos Andrade foi pintado artisticamente, de forma a lembrar a bandeira do Brasil. As luzes da estufa do Jardim Botânico estão em verde e amarelo.

De 25 de maio a 18 de julho, haverá no Memorial da Cidade a Exposição Pátria de Chuteiras, com um histórico de todas as Copas. Serão expostas camisas e outros objetos de jogadores. A exposição é da Associação dos Campeões Mundiais.

No sábado (22), o prefeito Luciano Ducci inaugurou o Memorial Africano, em homenagem ao continente da Copa. O Memorial fica na Praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Luciano Ducci inaugura Memorial Africano, que homenageia continente-sede da Copa do Mundo

O prefeito Luciano Ducci inaugurou, no sábado passado, o Memorial Africano, na praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, uma homenagem de Curitiba ao povo afrodescendente do Brasil e ao continente-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2010. A praça ganhou um grande portal na entrada principal e teve seus espaços de esporte e lazer revitalizados.

"Essa é uma justa homenagem a um povo que faz parte da história de nossa cidade. Curitiba tem o compromisso de mostrar que é uma só e se orgulha de todos os povos que fizeram suas etnias", disse Luciano Ducci. "O Memorial também destaca a Copa do Mundo e as ações da cidade pela presença da Seleção Brasileira em Curitiba." Na solenidade, o prefeito ganhou do ex-atacante Saulo uma camisa do Paraná Clube.

A cerimônia que teve a presença de representantes de diversos países africanos. "Essa chuva fina são as lágrimas de Zumbi dos Palmares, que morreu pela liberdade dos negros e que, nessa praça, recebe nosso profundo reconhecimento", disse o cônsul honorário da República do Senegal, Ozeil Moura dos Santos.

A abertura teve a participação do embaixador da Líbia no Brasil, Salem Ezubedi, do presidente do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial, Saul Dorval da Silva, e de um grupo da Nigéria, que esteve em Curitiba para um seminário sobre o estudo da língua iorubá.

"É uma homenagem merecida a um povo que foi escravizado no Brasil e que representa 23% da população de Curitiba. É um presente que os moradores da cidade ganham e um presente que a cidade leva para a nação africana, que luta contra o racismo e o preconceito", completou Saul.

A praça Zumbi dos Palmares, de aproximadamente 21.600 metros quadrados, ganhou um grande portal na entrada principal, com 54 colunas representando cada um dos países do continente. O projeto é do arquiteto Fernando Canalli.

Quadradas, as colunas de quatro metros de altura levam o nome do país, bandeira e a localização no continente. As descrições e desenhos são feitos em azulejos. A ideia é que cada missão oficial de países africanos em Curitiba fixe uma placa na coluna correspondente ao país.

Além das 54 colunas, outras duas, amarelas, com o dobro do tamanho e diferenciadas das demais, completam o portal. As duas colunas simbolizam a educação e a cultura. Uma delas, da educação, de aço perfurado com iluminação internada. A outra, em argamassa com desenhos africanos em baixo relevo.

Um mosaico de pedras nas cores preto, branco e vermelho forma o mapa do continente africano, com o desenho dos países. A praça tem ainda espaço para feiras de artesanato étnico.

A inauguração do Memorial Africano faz parte das obras de revitalização da praça Zumbi dos Palmares, no Pinheirinho, entre o terminal de ônibus e o Hospital do idoso. Foram feitas melhorias nas quadras de esporte e nos equipamentos de ginástica, entre outros.


"Com a revitalização dos espaços de esporte e lazer, esperamos que a população movimente essa praça todos os dias da semana e faça dela um agradável local de convívio em família", disse Luciano Ducci.