sábado, 15 de maio de 2010

Prefeitura anuncia instalação do projeto Ecocidadão no Parolin


 A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, se reuniu nesta semana com moradores do Parolin para anunciar a implantação do Ecocidadão, projeto da Prefeitura que organiza em cooperativas o trabalho dos catadores de material reciclável. Serão instalados dois barracões para atender as famílias que vivem da coleta e separação de lixo reciclável.

Ela também destacou que neste sábado (15), a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e a FAS entregarão à população do Parolin uma academia ao ar livre, construída na rua Brigadeiro Franco, ao lado da praça do Ipiranga.

"No dia-a-dia e em contato direto com os moradores do Parolin, foi possível conhecer um pouco mais sobre a realidade dessas famílias, bem como suas necessidades, e constatamos que a implantação do projeto caberia perfeitamente a essa comunidade, que na sua maioria trabalha com a coleta de materiais recicláveis", explica a presidente da FAS. "Com mais esta iniciativa pretendemos melhorar a renda dos catadores e garantir uma vida melhor para ele e seus familiares".

O encontro, promovido pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Parolin, Edson Rodrigues, reuniu mais de 100 famílias na sede da entidade para agradecer as benfeitorias na comunidade e para prestar homenagem a equipe da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), pelo processo de regularização e relocação de famílias que viviam em área de risco. Também participaram do evento o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, e a presidente do Instituto Pró Cidadania de Curitiba (IPCC), Helena Pereira Oliveira.

"Graças a parceria com a Prefeitura e a FAS a realidade no Parolin mudou muito", disse Edson Rodrigues. "Hoje a nossa comunidade pode desfrutar de uma infraestrututra de verdade. Nesse quase seis anos a nossa comunidade conquistou muitos benefícios, entre eles um creche, um armazém da família e até moradias descentes, que trouxe mais dignidade para os moradores", ressaltou o presidente da associação.

Ecocidadão - O projeto Ecocidadão, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a FAS, atua em Curitiba com oito parques de reciclagem e atende mais de 300 catadores. Até 2012 a previsão da Prefeitura é implantar mais 25 Ecos na cidade.

Além de infraestrutura física, administrativa e gerencial, o projeto oferece espaços para classificação e comercialização do material coletado. Cada unidade do Ecocidadão é equipada com prensa, balança, empilhadeira e bancadas de separação de materiais. O local, conta ainda com cozinha, refeitório e banheiros.

O material coletado pelos cooperados é levado até o parque de reciclagem, onde é feito o processo de reciclagem e pesagem. Os participantes são identificados com crachás e uniformes do projeto, com colete, calça e boné na cor verde com a logomarca do brasão de Curitiba. Os catadores também utilizam equipamentos de proteção pessoal de segurança dentro e fora do parque.

O Ecocidadão também oferece um retorno ambiental, uma vez que o trabalho realizado nos parques de reciclagem diminui a quantidade de lixo descartado em rios ou esgotos por causa de separação de lixo realizada em locais impróprios e sem a supervisão adequada.

Transformação - Localizada a menos de quatro quilômetros da área central, o Parolin, uma das mais antigas e complexas áreas de ocupação irregular da cidade, mudou muito não longo desses quase seis anos. Obras, equipamentos municipais, atendimento social e a presença constante do município provocaram uma verdadeira transformação na região.

A comunidade, na divisa dos bairros Parolin e Guaíra, já não convive mais com moradias no Beco do Bassani, um trecho de 150 metros nas margens do rio Guaíra, onde viviam 17 famílias em situação de alto risco. As famílias foram transferidas para um loteamento da Cohab, com toda a infraestrutura, e o velho beco ganhou ruas e nova estrutura. A região ganhou muitas obras de urbanização e revitalização da área, como o muro de arrimo na rua Antonio Parolin Junior e Avenida do Canal e implantação de galerias de águas pluviais na rua Jackson Figueiredo.

As crianças da região ganharam creche, o Centro Municipal de Educação Infantil Parolin, inaugurado em 2006. As famílias ganharam um armazém onde é possível comprar alimentos e produtos de higiene e limpeza a preços no mínimo 30% menores do que a média dos preços do mercado convencional. A Associação dos Moradores da Vila Parolin também ganhou uma ambulância, entregue pela presidente da FAS.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto de valorização da cultura negra será implantado nas escolas

Um novo projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira será implantado na rede municipal de ensino de Curitiba. Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho, um grupo de 800 professores serão capacitados e suas escolas receberão kits de materiais que diviulgam e valorizam a história e a cultura dos afro-descendentes.

A capacitação e a distribuição dos kits são ações do projeto A Cor da Cultura, desenvolvido em parceria entre Canal Futura, TV Globo, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), Empresa Brasil de Comunicação S.A. (EBC), Ministério da Educação, Fundação Palmares e Petrobras.

O objetivo do projeto, que já foi aplicado em aproximadamente 50 municípios, é contribuir para a realização nas escolas de práticas pedagógicas inclusivas, além do cumprimento da Lei federal 10.639, que dispõe sobre as políticas públicas de valorização e preservação do patrimônio cultural afro-brasileiro.

Curitiba fará parte da segunda etapa do programa que contemplará municípios de sete estados e deverá capacitar três mil educadores. "A inclusão de nossas escolas no projeto fortalece as ações etnico-raciais já desenvolvidas na rede", disse a secretária municipal da educação, Eleonora Bonato Fruet.

Durante reunião com a coordenadora do projeto A Cor da Cultura, Ana Paula Brandão, Eleonora ressaltou a importância das escolas contarem com materiais da qualidade dos desenvolvidos por meio do projeto". A metodologia e os materiais serão importantes reforços nas práticas de reconhecimento e valorização da contribuição da população negra em nossa cidade e país", disse a secretária.

Os professores serão capacitados em duas etapas. A primeira deve acontecer em agosto, período em que deverão ser entregues os primeiros kits nas escolas. Os kits são compostos por livros, DVDs, CDs, jogos educativos sobre a temática étnico-racial. "O projeto A Cor da Cultura oferece as escolas e profissionais do ensino ferramentas para a melhoria da educação e para afirmação da identidade afro-brasileira", disse a coordenadora do projeto, Ana PaulaBrandão que esteve em Curitiba para a formalização do convênio.

Na ocasião, Ana Paula conheceu algumas ações já desenvolvidas na rede municipal de ensino, entre elas a realização de seminários étnicos raciais, a aquisição de livros de literatura sobre a temática para as bibliotecas das escolas além da existência de comissões étnico raciais em cada um dos nove núcleos regionais da educação.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Comissão de licitação abre propostas de 33 funerárias

A Comissão Especial de Licitação do Serviço Funerário Municipal já abriu as propostas das empresas que disputam a primeira concorrência pública municipal do Serviço Funerário Municipal. A licitação é do tipo maior oferta de pagamento ao Município. O percentual mínimo é de 4% sobre o faturamento bruto mensal da empresa.

Foram abertas propostas de 33 empresas, 10 delas habilitadas por ordem judicial. O menor percentual oferecido foi de 5,01% e o maior, 21,30%. "A Comissão vai se reunir com a equipe contábil para analisar o que é executável ou não das propostas apresentadas", explicou a presidente da Comissão, Patrícia Brenner Lopes.

O edital prevê um limite máximo de 26 empresas que poderão ser contratadas para executar os serviços funerários dentro do sistema de rodízio para os enterros em Curitiba. "Essa licitação torna permanente a forma de realização do serviço por rodízio, impedindo a disputa e o agenciamento de funerais", destacou o diretor do Departamento de Serviços Especiais, Augusto Canto Neto.

Os recursos repassados obrigatoriamente pelas empresas cairão diretamente no Fundo Municipal do Meio Ambiente, e serão usados principalmente para o atendimento funerário de pessoas carentes e indigentes.

Todo mês a Prefeitura faz gratuitamente cerca de 100 enterros de carentes e de indigentes. São serviços que envolvem também exumações de corpos e construção de jazigos. "Com o percentual das funerárias, o município será desonerado desses custos, podendo investir em melhorias gerais nos cemitérios públicos como iluminação, segurança entre outras vantagens a todos os demais cidadãos", diz Canto Neto.

As 21 empresas que atualmente prestam o serviço têm a permissão de trabalho há mais de 12 anos. O Serviço Funerário Municipal foi criado em 1974 e regulamentado em 1987.

Propostas
P.J.Pussi e Cia Ltda - 5,01%
Medianeira Ltda - 9,84%
Cruzeiro de Curitiba Ltda - 10,90%
Stephan Ltda - 20,85%
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba Ltda - 6,78%
Vaticano de Curitiba Ltda - 14%
A América Ltda - 7,23%
Hescke Ltda - 20,11%
Nossa Senhora Aparecida Ltda - 19,73%
Noiva do Mar Ltda - 20%
Santa Felicidade Ltda - 20,63%
Santa Paula Ltda - 9,71%
Empresa Funerária Magnem Ltda - 21,30%
Funerária Cecília Ltda - 19,33%
J a J Franco e Cia Ltda (São Camilo) - 13%
da Luz Colombo Ltda - 21,2%
Bom Jesus de Pinhais Ltda - 13%
Luiz Gonzaga Ferreira e Cia Ltda (Funerária São Lucas) - 19,11%
Pinheirinho Ltda - 20,39%
Ômega - 9,50%
Bom Jesus Curitiba Ltda - 15,10%
Bom Pastor Ltda - 5,01%
Muller Ltda - 15,15%
Com liminar
Unilutos - 7,90%
São José dos Pinhais Ltda - 7,13%
M.H. Czezacki Cia Ltda - 10,20%
Menino Deus Ltda - 8,73%
Pires Ltda - 20,60%
São Francisco Ltda - 21,10%
Martins & Harold Ltda - 13,15%
Nossa Senhora de Fátima - 12,81%
Paranaense - 7,33%
Zancan & Cia Ltda - 21,13%