sábado, 8 de maio de 2010

14 mil pessoas já passaram pelos exames de saúde bucal

Cerca de 14 mil pessoas a partir de 40 anos já passaram pelas clínicas odontológicas da Prefeitura, desde outubro do ano passado para fazer o exame preventivo de câncer bucal. Deste total, 1.018 apresentaram lesões - quase todos foram casos mais simples, e apenas dezessete precisaram ser encaminhados para cirurgia em hospital. A informação é da coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal da Saúde, Lise Villani de Souza.

O Programa de Prevenção e Detecção do Câncer Bucal foi implantado há seis meses, para estimular a prevenção - principalmente dos homens com mais de 40 anos, faixa da população mais suscetível à doença. O monitoramento é considerado uma das prioridades da Prefeitura de Curitiba, e está entre as metas do contrato de gestão da Secretaria da Saúde. A expectativa é de que, até o final do ano, mais 20 mil pessoas se submetam ao exame.

Busca ativa - Em Curitiba, 106 unidades de saúde possuem clínica odontológica. As equipes podem usar várias estratégias para sensibilizar a população sobre a doença e trazê-la para fazer o diagnóstico precoce. Entre elas estão abordagens dos pacientes nas salas de espera das unidades e convites para os moradores da área de abrangência de cada uma.

O exame, feito mediante marcação de consulta, é grátis, indolor e rápido. As clínicas da Prefeitura também estão abertas para atendimento dos pacientes de dentistas da rede privada, por meio de parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Para ampliar a captação de pacientes, desde julho passado todos os 607 dentistas, 233 técnicos e 593 auxiliares de saúde bucal foram treinados para atrair os pacientes. "O treinamento foi necessário porque, até então, nossos dentistas aproveitavam a visita dos pacientes para a consulta e avaliávamos também aspectos relacionados ao câncer bucal. Agora chamamos o paciente, independente da demanda espontânea por consulta, para fazer uma investigação específica sobre sinais da doença", explica Lise.

A lesão - O câncer bucal pode aparecer no lábio, nas estruturas da boca ou em parte da garganta. Pode se apresentar por meio de feridas que não cicatrizam, inchaço, caroços, dormência, sangramento sem causa determinada ou dor contínua na garganta. Por isso, ao observar o surgimento de algum desses sinais, é importante procurar o dentista o quanto antes.

Na Unidade de Saúde, todo caso suspeito - minoria entre os pacientes examinados - é encaminhado é encaminhado para consulta com um dentista especializado em Estomatologia dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs). Lá mesmo é possível fazer a remoção de lesões de pequeno porte. As mais extensas são encaminhadas para o Hospital Erasto Gaertner.

Entre 1998 a 2004, informa estudo do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, a doença ocupou a 12ª posição entre os tipos mais freqüentes de câncer entre os residentes na cidade. Como os sintomas aparecem principalmente entre homens a partir dos 40 anos, são eles o principal alvo do programa. Entre as vítimas da doença, são diagnosticados 3,2 homens para cada mulher. Ela é a décima causa de morte entre eles, enquanto é a 36ª para elas.

A faixa etária mais frequente para o câncer bucal em Curitiba é a que vai dos 50 aos 59 anos, concentrando 32% dos casos. Entre todos os diagnósticos, porém, 93% aconteceram em maiores de 40 anos. Do universo geral de pacientes, 39,4% desenvolvem lesões na língua, 15,8% no lábio e 15,1% no assoalho da boca.

quarta-feira, 5 de maio de 2010



Doe Calor entrega 4.000 cobertores para 2.000 famílias no Boqueirão

.

A Campanha Doe Calor entregou ontem 4 mil cobertores para 2 mil famílias na Regional Boqueirão. A entrega foi feita na Escola Municipal Maestro Bento Mossurunga, no Alto Boqueirão, onde também foram repassadas 1.750 peças de roupas para 10 instituições sociais da região.


O evento contou com a presença da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, que também assistiu às apresentações do coral dos alunos da escola e do grupo de hip-hop formado por adolescentes do programa Pró-Jovem, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alto Boqueirão.


?Ninguém precisa agradecer por estas doações, uma vez que tudo isso representa parte de nossas obrigações para com a população que tanto confia em nosso trabalho?, disse Fernanda Richa. ?Tudo isso só é possível graças ao respeito e amizade que o poder público municipal estabeleceu com a população em todas as comunidades de Curitiba?, acrescentou. A entrega das doações na Regional Boqueirão também foi acompanhada pela presidente do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), Helena Pereira Oliveira, e pelo administrador da Regional Boqueirão, Pablo Morbis.


Este foi o 10º lote de doações da campanha do agasalho 2010, promovida pela FAS, em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC). Desde o lançamento, em 6 de abril, a Doe Calor entregou 87.466 peças de roupas e cobertores que atenderam cerca de 73.300 pessoas em Curitiba.


O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Comunidade do Alto Boqueirão, Vicente Nunes dos Santos, agradeceu pelas entidades beneficiadas a entrega dos agasalhos. ?Agradecemos pelo empenho da FAS para o atendimento de milhares de famílias que serão beneficiadas por estas doações? disse. As entidades receberam fardos contendo roupas masculinas e femininas.


A aposentada Jandira Fábio dos Santos, de 61 anos de idade, moradora da Vila Pantanal, levou para casa quatro cobertores. ?Estou levando para minha família e para a família de um dos meus filhos. As roupas e os agasalhos a gente vai retirar na associação de moradores da minha comunidade que fica perto de casa?, afirmou.


Hospitais ? A presidente da FAS, Fernanda Richa, também participou, nesta terça-feira (4), do repasse de 613 cobertores e 350 peças de roupas doadas pela Doe Calor ao Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral e para Sociedade Evangélica Beneficente (SEB) de Curitiba do Hospital Evangélico. Ao Victor Ferreira do Amaral foram entregues 213 cobertores e 175 peças de roupas. A Sociedade Evangélica recebeu 400 cobertores, 175 peças de roupas e 50 jaquetas que atenderam aos pacientes do hospital.


?Temos uma grande satisfação em ter a FAZ e o IPCC como nossos parceiros nesta e em tantas outras ações de solidariedade promovidas em nossa cidade. Estes benefícios serão de grande utilidade dentro de nossa instituição hospitalar?, disse a coordenadora de voluntariado da SEB, Eunice Zacharow.


A Campanha Doe Calor continua arrecadando doações em um dos 207 postos de coleta instalados em lojas, supermercados, bancos, farmácias, academias de ginástica, nas Ruas da Cidadania, nos Faróis do Saber, em Escolas Municipais, entre outros. A Campanha arrecada roupas, calçados e, principalmente, cobertores, além de outros itens. Os postos de coleta estão identificados com a logomarca da Doe Calor.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Fernanda Richa se reúne com moradores da Vila Pantanal



A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, participou neste fim de semana da inauguração da cozinha comunitária da Associação de Moradores Vila Pantanal. A nova cozinha será usada para atender a comunidade com cursos na área de gastronomia, oferecidos pela FAS nos Liceus de Ofícios. "Agora as famílias poderão contar com um espaço para qualificação profissional adequado e bem perto de casa", disse Fernanda Richa.

A construção do novo espaço foi um pedido da associação de moradores à presidente da FAS durante encontro realizado em dezembro de 2009. "Graças à parceria com a FAS estamos conseguindo avançar em muitas coisas em nossa comunidade, e esta cozinha é somente uma das ações que conquistamos", disse o presidente da associação, Manoel Rodrigues Costa que também aproveitou para agradecer a reforma na sede da associação. "Agradecemos o apoio da Fernanda Richa, pois com sua colaboração colocamos o projeto da cozinha em prática e ainda conseguimos melhorar as instalações da sede da associação".

Desde 2005, a associação de moradores Vila Pantanal atua em parceria com a FAS e com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Alto Boqueirão no encaminhamento das famílias em situação de vulnerabilidade para o atendimento aos programas e ações executados pelo município, na região. Em contrapartida, a entidade cede a associação para a realização de atividades do programa Família Curitibana, como as ações socioeducativas com as crianças e adolescentes da comunidade.

Fernanda Richa percorreu as ruas da comunidade, conversou com moradores e visitou as obras de construção das casas, para onde famílias que moram as margens do rio Iguaçu serão relocadas. As novas casas, construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), vão atender 334 famílias da região. Toda a comunidade será atendida com melhorias na infraestrutura, com a implantação de rede de águas, coleta e tratamento de esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública. "Esta foi uma região muito castigada pelas chuvas e a realocação visa garantir a integridade física e social dos moradores", disse ela.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Maio terá mostra de decoração e semana gastronômica

O Instituto Municipal de Turismo é apoiador de 29 eventos esportivos, religiosos, científicos, gastronômicos e de negócios marcados para maio em Curitiba. Os destaques para os visitantes e curitibanos são a primeira edição local do Restaurant Week, circuito com a participação de 70 restaurantes da cidade, e a Casa Cor Paraná, mostra de arquitetura e decoração que terá um ambiente para divulgar as atrações turísticas da cidade.

"A Casa Cor já faz parte do calendário de eventos de Curitiba e o Restaurant Week é outro evento com bom potencial para atrair visitantes. Nas cidades onde é realizado, costuma atrair pessoas de localidades vizinhas, que querem conhecer o que os grandes restaurantes têm a oferecer", explica a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

O Restaurant Week surgiu há 17 anos em Nova York e é uma oportunidade para degustação de pratos de renomados restaurantes das cidades onde é realizado. A edição curitibana ocorrerá de 24 de maio a 6 de junho com 70 casas participantes, que oferecerão menus com entrada, prato principal e sobremesa por R$ 27,50 no almoço e R$ 39,00 no jantar, mais R$ 1 para uma instituição filantrópica.

A lista dos restaurantes de Curitiba será divulgada no site www.restaurantweek.com.br. Lá também é apresentada a história do evento, que acontece em mais de 100 cidades do mundo, incluindo, no Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Vitória.

Casa Cor Paraná - A 17ª edição da mostra de decoração e arquitetura será realizada de 21 de maio a 27 de junho na Casa de Retiros Mossunguê (rua Francisco Juglair, 171, Ecoville). O tema é Morar Verde: Sustentável Maneira de Viver.

Nesta edição, a arquiteta Danielle Branco Schmaedecke assinará o Microcine, um espaço, com equipamentos de alta tecnologia, onde serão exibidos vídeos do Instituto Municipal de Turismo para promover os principais pontos turísticos de Curitiba.

A arquiteta aposta no reaproveitamento de materiais para compor o espaço e usará madeira de demolição, painéis de bambu e vidros reciclados.


EVENTOS DE MAIO
Sábado (1)
GT3
Local: Autódromo Internacional de Curitiba (rua Iraí,16, Pinhais)
Site: www.autodromodecuritiba.com.br

Domingo (2)
3ª CAMINHADA INTERNACIONAL NA NATUREZA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Concentração: Colônia Mergulhão/Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição (rua Júlio César Setenareski)
Saída: 9h
Site: www.sjp.pr.gov.br/caminhodovinho

Até 2 de maio
45ª JORNADA SUL BRASILEIRA DE ANESTOLOGIA
Local: Estação Embratel Convention (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.sba.com.br

Dia 6
8º WORK SHOW MGM
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.workshowmgm.com.br

Até 9 de maio
EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS
Local: Museu do Jardim Botânico (rua Engenheiro Ostoja Roguski s/nº., Jardim Botânico)

Até 9 de maio
6ª EXPOBRASIL MODA SHOW SUL
Local: Pavilhão de Eventos Parque Barigui (Rodovia do Café, BR 277, km 0, Santo Inácio)
Site: www.expobrasilsul.com.br

Até 9 de maio
5ª EXPOMODA
Local: Expotrade Convention Center (rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, 10.454, Pinhais)
Site: www.rapublicidade.com.br

Até 9 de maio
10ª FEIRA NACIONAL COURO & MALHAS
Local: Marumby Expocenter (avenida Presidente Wenceslau Brás, 1046, Vila Guaíra)
Site: www.rapublicidade.com.br

De 5 a 7
2º CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE GESTÃO PÚBLICA
Local: Federação das Indústrias do Estado do Paraná (rua Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico)
Site: www.congressogestaopublica.com.br

Dia 12
BRAZIL PROMOTION ROAD SHOW CURITIBA
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.freeshop.com.br

De 12 a 14 de maio
5º CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO TRIBUTÁRIO DO PARANÁ
Local: Hotel Four Points Sheraton (avenida Sete de Setembro, 4211, Batel)
Site: http://ietre.com.br/congresso/

De 13 a 15
9ª FRANCHISING FAIR 2010 - FEIRA NACIONAL DE FRANQUIAS
Local: Cietep (rua Comendador Franco,1341, Jardim Botânico)
Site: www.franchisingfair.com.br

De 13 a 15
ESPECIAL SAÚDE DA MULHER 2010
Local: Expo Unimed Curitiba (rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)
Site: www.especialsaudedamulher.com.br

De 13 a 15
CONVENÇÃO SHEIHO NO EI
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)

De 14 a 23
FEIARTE - 22ª FEIRA INTERNACIONAL DE ARTESANATO
Local: Pavilhão de Eventos Parque Barigui (BR 277, Rodovia do Café, km 0, Santo Inácio)
Site: www.diretriz.com.br / www.feiartepr.gov.br

Dias 15 e 16
MOTOVELOCIDADE
Local: Autódromo Internacional de Curitiba (rua Iraí,16, Pinhais)
Site: www.autodromodecuritiba.com.br

Dia 15
JOVEM RADICAL CURITIBANO
Local: Parque Barigüi (BR 277, Rodovia do Café, km 0, Santo Inácio)
Site: www.curitiba.pr.gov.br

De 20 a 22
22º CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA DO ESPORTE
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.rveventos.net

De 20 a 23
XV SALÃO NOIVA SUL - 2010
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.noivasul.com.br

Dias 21 e 22
10º CONGRESSO PARANAENSE DE CLÍNICA MEDICINA
Local: Associação Médiaca do Paraná (rua Cândido Xavier, 575, Água Verde)
Site: www.sbcmpr.com.br

De 21 a 23
3 HORAS
Local: Autódromo Internacional de Curitiba (rua Iraí,16, Pinhais)
Site: www.autodromodecuritiba.com.br

De 21 de maio a 27 de junho
CASA COR PARANÁ 2010
Local:Casa de Retiros Mossunguê (rua Francisco Juglair, 171, Ecoville).
Site: www.casacor.com.br

De 24 a 28
FEMADE 2010 - FEIRA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DA MADEIRA,
MÓVEIS E SETOR FLORESTAL
Local: Expotrade Convention Center (rodovia Deputadi João Leopoldo Jacomel, 10.454)
Site: www.hanover.com.br

Dia 26
DIA DO DESAFIO - NÃO FIQUE PARADO - MEXA-SE
Local: Ruas da cidade
Site: www.curitiba.pr.gov.br

De 26 a 29
15º CONGRESSO SUL BRASILEIRO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
Local: Estação Embratel Convention Center (avenida Sete de Setembro, 2775, Rebouças)
Site: www.sulco2010.com.br

Dia 28
DIA DO DESAFIO/DIA MUNDIAL DO BRINCAR
Local: Ruas da Cidadania, Praças de Esportes e Boca Maldita
Site: www.curitiba.pr.gov.br

De 28 a 30
2º PASSO DE ARTE SUL
Local: Teatro Positivo (rua Professor Viriato Parigot de Souza, 5300, Campo Comprido)

De 28 a 30
3º CONGRESSO BRASILEIRO DE ACUNPUTURA -
Local: Centro de Convenções de Curitiba (rua Barão do Rio Branco, 370, Centro)
Site: www.ibratescola.com.br

De 31 de maio a 6 de junho
RESTAURANT WEEK 2010
Local: vários
Site: www.restaurantweek.com.br