quarta-feira, 31 de março de 2010

Passageiros aprovam rapidez e conforto do novo Ligeirão




Passageiros que usaram o Ligeirão, que liga o bairro Boqueirão ao Centro da cidade, nesta terça-feira (30), segundo dia de circulação do novo ônibus, elogiaram a economia de tempo e o conforto da viagem.

O Ligeirão, novo expresso articulado, tem capacidade de transportar até 40 mil pessoas por dia útil, saindo do terminal Boqueirão em direção à praça Carlos Gomes. Com o novo ônibus, é possível encurtar o tempo de viagem, entre o Boqueirão e o Centro, em pelo menos 15 minutos.

Um dos passageiros que ganharam tempo para ir ao trabalho foi o representante comercial, Aloir Fernando de Moraes, 54 anos. "A viagem é mais rápida. Esta economia de tempo não tem preço. Chego antes e posso me dedicar a outras tarefas", disse Moraes, ao desembarcar na praça Carlos Gomes. Segundo ele, o tempo da viagem foi a metade da linha convencional.

Esta agilidade é porque o novo ônibus tem apenas três paradas: nos terminais Carmo e Hauer e na estação Cefet. Também durante o trajeto, o Ligeirão pode ultrapassar os ônibus das linhas normais do expresso Boqueirão, em função do desalinhamento das estações-tubo.

A agilidade da viagem foi comemorada também pelo trabalhador Marcelo Strawinski, 25 anos. Cadeirante, ele conta que o ônibus é confortável e seguro, com espaço adequado para a sua cadeira de roda. "A acessibilidade é muito boa", elogiou.

Para a vendedora Ingrid Domingues, 31 anos, a viagem rápida é sinônimo de mais tempo junto à família. "Moro no Xaxim e desde ontem tenho usado o Ligeirão para ir ao trabalho e voltar para casa. Posso chegar mais rápido em casa e descansar mais cedo", disse.

Outro usuário que está feliz com o Ligeirão é o aposentado Lionoro Magnésia, 80 anos. "Agora vou cansar menos para ir médico. Faço tratamento todo dia na Santa Casa. Hoje cheguei cedo na consulta. Gostei bastante da novidade que a Prefeitura deu à população", disse.

Ligeirão - O novo ônibus tem como pontos de chegada e saída o terminal Boqueirão e a praça Carlos Gomes, os mesmos pontos de chegada e saída do expresso Boqueirão convencional, que faz 17 paradas. A estimativa da Urbs é que parte dos usuários do expresso Boqueirão migre para o Ligeirão. A previsão é que pelo menos 40 mil dos 70 mil passageiros usem o novo ônibus.

O Ligeirão também será uma excelente opção para quem se desloca neste trajeto pelos ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico. É que os ligeirinhos compartilham seus trajetos - paralelos aos eixos - com o trânsito em geral, enquanto o Expresso, que é o caso do Ligeirão, segue pelas canaletas.

O Ligeirão Boqueirão fará 15 viagens por hora o que significa um ônibus chegando a cada quatro minutos, com aumento de 10,4% na oferta de ônibus nos horários de maior movimento - início da manhã e fim da tarde. A linha estará em observação permanente para adequações e aumento de frota que se fizerem necessários, levando em consideração, por exemplo, a migração de passageiros dos ligeirinhos.

Maior capacidade - A entrada do Ligeirão em operação representa um aumento de pelo menos 50% na capacidade da canaleta. Onde antes poderiam passar dois ônibus em sentido contrário, agora podem passar três. Para que isso fosse possível foi preciso reformar toda a avenida Marechal Floriano Peixoto que, desde o ano passado, passou a abrigar também a linha expressa Pinheirinho-Carlos Gomes, da Linha Verde Sul.

A partir da reforma, as canaletas ganharam trechos de ultrapassagem, o que foi possível com o desalinhamento das estações que antes ficavam frente a frente nos dois lados da canaleta e agora ficam alguns metros adiante. Assim, mesmo que um ônibus - Boqueirão ou Pinheirinho-Carlos Gomes - esteja parado na estação, o Ligeirão poderá seguir em frente, fazendo a ultrapassagem, sistema que poderá futuramente ser levado a outros eixos. Além do Boqueirão e Linha Verde, Curitiba tem mais quatro eixos de transporte Norte (formado pelas avenidas Paraná e João Gualberto); Sul (Winston Churchill, República Argentina e Sete de Setembro); Oeste (Padre Anchieta) e Leste (Affonso Camargo).

A implantação do Ligeirão é um novo avanço no sistema de corredores exclusivos implantado em 1974, à época inédito no mundo. Atualmente existem, em todo o mundo, 60 sistemas semelhantes, 13 deles na América Latina.

Manteremos o diálogo, o respeito e o governo em parceria com a população, afirma Ducci



O médico Luciano Ducci foi empossado ontem como prefeito de Curitiba, em substituição a Beto Richa. Luciano Ducci foi vice-prefeito de janeiro de 2005 até esta terça-feira. A solenidade de posse foi na Câmara Municipal de Curitiba.

"Assumo a Prefeitura de Curitiba com a certeza que será mantido o excelente trabalho feito até agora nesta administração, que nos últimos anos conquistou a confiança dos curitibanos", disse Ducci. "Manteremos o diálogo, o respeito e o governo em parceria com a população."


Ducci disse que o ritmo de obras na cidade não vai parar. "Curitiba é um canteiro de obras, com mais de 7.000 obras feitas desde 2005, e não vai deixar de ser assim, seja nas grandes obras viárias, de meio ambiente, saúde, transporte e, principalmente, na área social", disse Ducci, que estava acompanhado da esposa Marry e do filho Ricardo.

O novo prefeito disse também que irá manter a relação de respeito com os servidores municipais e com a Câmara Municipal. "Temos obrigação de manter os avanços nesta relação e melhorar ainda mais."

Na solenidade, Ducci fez o juramento de respeito às Constituições Federal a Estadual e à Lei Orgânica do Município. Depois, assinou o termo de posse.

O vereador Mario Celso Cunha, em nome da Câmara Municipal, ressaltou a trajetória de Luciano Ducci, que entrou na Prefeitura por concurso público, há 22 anos, como médico pediatra, e desde então ocupou diversos cargos na vida pública. "Esperamos do novo prefeito a continuidade de um grande trabalho, que tem um alto índice de aprovação dos curitibanos. Ducci é humilde, determinado, experiente e competente", disse Mario Celso, que continuará como líder do governo municipal na Câmara.

Participaram da cerimônia os vereadores de Curitiba; o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Nelson Justus; os deputados Valdir Rossoni e Reni Pereira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Hermas Brandão; o deputado federal Affonso Camargo Neto; e a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, bem como diversas autoridades estaduais, municipais, lideranças comunitárias e servidores municipais.

Luciano Ducci nasceu em Curitiba, em 23 de março de 1955. É casado com a também médica Marry Ducci, com quem tem dois filhos, Renata (22 anos) e Ricardo (18 anos), ambos estudantes de medicina. Ducci é médico pediatra com área de atuação em Pneumologia Pediátrica e servidor de carreira da Secretaria Municipal de Saúde desde 1987.

Nesse período, Ducci atuou como médico pediatra em unidades de saúde da Prefeitura, coordenou a implantação do serviço de Vigilância Sanitária e coordenou a área de Assistência à Saúde.

Foi diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, cargo do qual se afastou para assumir, de volta à Prefeitura, a Secretaria Municipal da Saúde. Desempenhou a função até 2002, período em que implantou iniciativas premiadas, como o programa de atenção materno-infantil Mãe Curitibana e o Alfabetizando com Saúde, de alfabetização de adultos por meio de conteúdos de saúde. Desincompatibilizou-se do cargo em 2002, para se candidatar a deputado estadual.

Eleito deputado, deixou a Assembleia Legislativa em 2004 para compor a chapa encabeçada por Beto Richa à Prefeitura de Curitiba, parceria que se repetiu em 2008.

De 2006 a 2010, além de vice-prefeito, Ducci acumulou o cargo de secretário municipal da Saúde. Com a posse de Luciano Ducci, a superintendente de gestão do órgão, Eliane Chomatas, será a nova secretária da Saúde. Beto Richa desincompatibilizou-se porque é pré-candidato ao Governo do Estado.

terça-feira, 30 de março de 2010

Curitiba dobra índice de acessibilidade no transporte



O índice de acessibilidade no sistema de transporte coletivo de Curitiba mais do que dobrou nos últimos cinco anos. Elevadores, rampas, faixas elevadas e sinalização diferenciada nos terminais e estações-tubo e um aumento de 44% para 86% no percentual de ônibus equipados para atendimento a pessoas com dificuldade de locomoção têm garantido melhor mobilidade a 2,4 milhões de passageiros/dia. A meta é acessibilidade em 100% do sistema, que conta com 364 estações-tubo, 1910 ônibus e 21 terminais.

No ano passado, a Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, empresa que gerencia o sistema de transporte em Curitiba, concluiu a reforma, para obras de acessibilidade, em 18 dos 21 terminais de transporte da cidade. As obras incluíram calçadas e pistas internas, novas instalações sanitárias, adaptadas para deficiente, protetores de pedestres e nova sinalização horizontal (pintura no chão) e vertical (placas).

Pinheirinho e Cabral

Outros dois terminais - Pinheirinho e Cabral - estão em obras de ampliação, feitas pela Prefeitura e, no caso do Cabral, pelo governo do Estado como contrapartida ao município pela integração do Terminal Guaraituba de Colombo. Em outro terminal, o Capão da Imbuia, onde também foram feitas obras de melhoria da acessibilidade, o projeto prevê a reconstrução em área próxima, permitindo a ampliação do terminal. O projeto está pronto e a prefeitura busca financiamento.

Estações - Nas estações-tubo o índice de acessibilidade chegou no final de 2009 a 80%, com a colocação de elevadores ou rampas nas 16 estações da avenida Marechal Floriano Peixoto e nas 28 estações da Linha Direta (Ligeirinho) Inter 2. Hoje, 293 das 364 estações estão equipadas com elevadores ou rampas - o que é definido de acordo com a altura da estação em relação à calçada.

Na reforma, as estações do Inter 2 foram ampliadas em 50%, com a instalação de uma terceira porta, o que agiliza o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, elas ganharam calçadas novas no entorno com pisos antiderrapantes e diferenciados, além de rampas no meio fio. Na Marechal Floriano, estações próximas a cruzamentos sem semáforos ganharam faixas elevadas para travessia de pedestre. No total foram implantadas dez faixas elevadas na Marechal.

Ônibus - A acessibilidade também aumentou nos ônibus. Desde 2005 só entram na frota curitibana de transporte veículos com todos os acessórios e equipamentos de acessibilidade, o que inclui espaço adequado para cadeirantes com lugar para acompanhante, balaústres (na cor amarela para atrair atenção das pessoas com baixa acuidade visual) e elevadores.

Também para melhorar o atendimento a idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo e deficientes físicos, os ônibus de Curitiba passaram a ter 20% do total de assentos destinados a estes passageiros. Além disso, no sistema curitibano, ônibus que param em terminais e estações têm embarque e desembarque em nível, por plataforma, o que é, também, um mecanismo de acessibilidade.

Nos últimos cinco anos entraram na frota 1.120 ônibus zero quilômetro com todos os acessórios e equipamentos de acessibilidade previstos em lei. Somados a adaptações da frota, a acessibilidade chega a 86% do número total de ônibus operando na Rede Integrada de Transporte.

Os novos ônibus também têm sistema de monitoramento por satélite (GPS), painéis eletrônicos digitais - na frente e na lateral - e os ônibus Expresso e Linha Direta (Ligeirinho) têm também sistema de áudio MP3, que possibilita informar os nomes das paradas e as mensagens institucionais.

Todos os veículos também têm motores com tecnologia Euro 3, que reduz em 60% a emissão de poluentes resultantes da queima de combustível, em relação aos veículos antigos, com motores da versão Euro 1.

Especial - Curitiba conta ainda com um serviço pioneiro no país - linhas de ônibus destinadas ao atendimento de portadores de deficiência, com o único terminal de transporte também exclusivo para deficientes no país. É o Sistema Integrado de Transporte para o Ensino Especial (Sites) que oferece 50 ônibus e atende 2,3 mil alunos de 35 escolas especiais. As linhas fazem trajetos que permitem, se necessário, buscar e deixar o aluno em casa, sem que ele tenha que se deslocar até o terminal.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Parabéns Curitiba, Parabéns Beto Richa, Conte com a gente!

Hoje, dia do aniversário, Curitiba ganhará o ônibus Ligeirão

Hoje, no dia do aniversário de 317 anos, 29 de março, Curitiba ganha, logo mais às 10 horas, o ônibus Ligeirão, a primeira Linha Direta Expressa que fará a ligação Boqueirão-Centro. O Ligeirão começará a circular às 5h41, saindo do Terminal Boqueirão em direção à estação praça Carlos Gomes.

A linha vai encurtar em pelo menos 15 minutos o tempo de deslocamento entre o bairro e o centro, passando direto por 16 das 17 estações-tubo da avenida Marechal Floriano Peixoto.

O Ligeirão só terá paradas nos terminais Hauer e Carmo, e na estação Cefet. Contando os pontos de chegada e saída, o Ligeirão fará cinco paradas, enquanto a linha Boqueirão convencional faz 19 paradas.

"São avanços significativos no sistema de transporte. Mais do que uma nova linha de ônibus, o Ligeirão representa um aumento na capacidade e eficiência do sistema, que começa pelo Boqueirão e que, futuramente, poderá ser levado a outros eixos de transporte", afirma o prefeito Beto Richa.

O Eixo Boqueirão, formado pela Marechal Floriano, opera com uma frota de 22 ônibus biarticulados e transporta, por dia útil, 70 mil passageiros em média. A estimativa é que em torno de 30 mil passageiros migrem para o Ligeirão ao longo do ano.

O número de passageiros do Ligeirão pode chegar a 40 mil por dia útil, porque a linha será também uma excelente opção para quem se desloca neste trajeto pelos ligeirinhos Sítio Cercado e Boqueirão-Centro Cívico. É que os ligeirinhos compartilham seus trajetos - paralelos aos eixos - com o trânsito em geral, enquanto o Expresso, que é o caso do Ligeirão, segue pelas canaletas.

O Ligeirão faz parte de um grande conjunto de obras e melhorias do transporte que vêm sendo feitas desde 2005, aí incluídos o eixo de transporte da Linha Verde Sul com o ônibus Pinheirinho-Carlos Gomes; a reforma de 19 dos 21 terminais de transporte, a reforma e ampliação de todas as estações-tubo do Inter 2; a renovação em quase 60% da frota de ônibus; e a licitação da operação do sistema de transporte coletivo urbano de Curitiba.