quarta-feira, 3 de março de 2010

Vacinação contra gripe A começa pelos profissionais de saúde

A Secretaria Municipal da Saúde distribuirá, a partir da próxima segunda-feira (8), as doses iniciais da vacina contra a gripe A (H1N1) destinadas à primeira fase da campanha de vacinação contra a doença.

Nessa etapa, que vai de 8 a 19 de março em cada serviço público e privado de saúde, serão imunizados cerca de 40 mil trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento ao público do setor em Curitiba.

O objetivo da ação é garantir que os serviços operados por esses profissionais sejam mantidos em funcionamento permanente, caso se repita em 2010 o alcance da epidemia verificado no ano passado. Naquele período foram notificados 12.525 casos e confirmados 7.845. Quarenta e nove pessoas morreram.

"Para continuar protegendo a saúde da população, é necessário que os trabalhadores encarregados disso estejam previamente resguardados da gripe", explica o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.

Prioridade 1 - As doses já estão na Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde e chegarão aos estabelecimentos de saúde por meio dos nove distritos da Secretaria. Durante doze dias, serão vacinados todos os trabalhadores das unidades básicas de saúde e de pronto atendimento ambulatorial.

Nos hospitais, terão prioridade quem atua nos serviços de internação, pronto socorro, isolamento da Influenza A (H1N1) e unidades de terapia intensiva (UTIs); nas áreas de limpeza, lavanderia e segurança; na condução de ambulâncias; e quem faz parte das equipes de coleta e análise de amostras para pesquisa laboratorial do vírus da doença.

Também farão parte desse grupo os profissionais, professores e alunos de cursos ligados à área da saúde que, apesar de não fazerem parte do corpo daquelas instituições, estejam passando por elas no período. Os indígenas, que reúnem aproximadamente cem pessoas em todo o município e abrirão a campanha ao lado dos profissionais de saúde, receberão suas doses nas próprias reservas onde moram. Elas serão aplicadas por equipes dos distritos sanitários.

Outros segmentos - A priorização desse e dos demais quatro segmentos da população para serem vacinados contra a nova gripe foi definida por acordo entre Ministério da Saúde, sociedades científicas, Conselho Federal de Medicina, Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Enfermagem, conselhos de secretários de saúde dos Estados (Conass) e dos municípios (Conasems) e grupo assessor do Programa Nacional de Imunizações.

A segunda etapa da campanha, de acordo com esse consenso, irá de 22 de março a 2 de abril e contemplará gestantes, portadores de doenças crônicas e bebês de 6 meses a 24 meses incompletos. Essa faixa é a única a necessitar da segunda dose para completar a imunização e que será oferecida de 26 de abril a 7 de maio, praticamente junto com a vacinação de rotina dos idosos.

De 5 a 23 de abril serão vacinados os jovens entre 20 e 29 anos. Os idosos receberão a sua dose entre 24 de abril e 7 de maio - data da campanha anual de vacinação da faixa etária contra a influenza sazonal. Os idosos saudáveis receberão somente a dose da gripe sazonal, enquanto aqueles que apresentarem alguma doença que os torne mais suscetíveis receberão as duas vacinas: a dose da sazonal mais a da gripe A (H1N1).

Por último, serão imunizados os curitibanos de 30 a 39 anos. Essa é faixa etária acrescentada pelo Ministério da Saúde na semana passada. Os interessados deverão procurar as unidades de saúde entre os dias 10 e 21 de maio.

terça-feira, 2 de março de 2010

Começaram as inscrições para Lei de Incentivo ao Esporte




A estimativa é que, em 2010, a Prefeitura libere R$ 1,3 milhão. "Os atletas e entidades esportivas devem tomar cuidado no preenchimento dos projetos e na apresentação dos documentos, para não serem desclassificados", alerta o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Os principais problemas são a falta de certidões negativas ou de comprovantes de residência. São necessárias oito certidões negativas: de Adimplência da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Secretaria de Estado da Fazenda, do 1º Ofício Distribuidor, do 2º Ofício Distribuidor, da Receita Federal, do Ministério da Fazenda, da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal.

Para se inscrever na Lei de Incentivo, o interessado deve entregar pessoalmente o projeto, no Departamento de Incentivo e Promoção Social da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. O projeto deve definir os objetivos que o atleta ou instituições esportivas desejam atingir em 2010. Os aprovados assumem o compromisso de desenvolver pelo menos duas ações sociais durante o período de vigência do benefício.

Secretaria Municipal do Esporte e Lazer
Endereço: Desembargador Westphalen, 1566 - 3º andar - Rebouças
Telefone: (41) 3350 3744/ 33503746.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Prefeitura construiu 79 pontes e 289 passarelas em cinco anos

Desde janeiro de 2005, a Prefeitura construiu 79 pontes e 289 passarelas. "Com o crescimento da cidade, houve a necessidade de construir travessias, para facilitar a vida de pessoas e o deslocamento de veículos dentro dos bairros da cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

Neste período, mais que dobrou o número de passarelas construídas. Em 2005, existiam na cidade 135 passarelas, entre metálicas e de madeira, atualmente são 289, foram construídos 154 novos equipamentos. Também houve neste período um aumento de 30% no número de pontes na cidade. Em 2005, eram 286 pontes, entre equipamentos de madeiras, metálicos e de concreto. Em janeiro de 2010, o número alcançou a marca de 368 pontes.

Algumas pontes foram feitas exclusivamente para a melhoria do trânsito e outras pra atendimento do pedestres. Na Linha Verde, foram construídas três pontes de concretos, que ficam no trecho entre a Pontifícia Universidade Católica e o Colégio Medianeira. "As pontes serviram para desafogar o trânsito na região, facilitar a circulação do transporte coletivo e dar mais segurança aos pedestres da região", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Outra obra de impacto no trânsito foi a construção da ponte na rua Elias Karam. Com a conclusão da obra foi aberta uma nova ligação de trânsito com a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), que vai diminuir os congestionamentos nas ruas Carlos Klemtz e Raul Pompéia. O novo equipamento é mais seguro, porque tem calçadas em paver, blocos de concretos antiderrapantes, que vão atender os moradores da região. "Fico mais tranquila porque passou com meu bebê todos os dias por aqui, e a passagem era muito perigosa, por causa da antiga ponte de madeira", afirmou Edneia Pinto, moradora da Fazendinha.

Também houve construção de várias pontes menores, importantes para os bairros. A Prefeitura de Curitiba está concluindo a segunda ponte da rua professor Dario Garcia, no Vista Alegre, que vai melhorar o acesso ao Parque Tingui. A nova travessia, em madeira, está em obra ao lado da antiga ponte. Com obra, será possível passar dois veículos ao mesmo tempo, facilitando o deslocamento dos ônibus da região.

Chuvas - Para 2010, outras 40 pontes serão implantadas e outros 156 equipamentos passarão por manutenção. As chuvas do início do ano danificaram ou destruíram algumas pontes. "A Prefeitura está trabalhando em ritmo intenso para recompor as pontes danificadas o mais rápido possível, evitando prejuízo para a população", diz Tookuni.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalhavam em duas pontes no Cajuru. Nas ruas Natal e na Esper Jorge Chueri, um dos afluentes do rio Atuba transbordou, abalando as estruturas das pontes. As equipes desmontaram a antiga ponte e agora estão construindo uma nova ponte em madeira, recuperando também as cabeceiras das pontes