sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Novas regras para fornecimento do medicamento tamiflu

Pacientes sob suspeita de estarem com gripe A e tiverem indicação de tratamento ambulatorial não precisam mais da Ficha de Notificação para retirar o antiviral Oseltamivir - comercialmente conhecido como Tamiflu - das farmácias dos centros municipais de urgências médicas (CMUM).

Os médicos que os acompanham necessitam somente preencher e assinar as duas vias do novo Formulário de Dispensação do medicamento e emitir receita simplificada com orientações para o paciente. A Ficha de Notificação do Ministério da Saúde passa a ser obrigatória somente para os pacientes hospitalizados.

"Estamos simplificando o fluxo de atendimento para facilitar a rotina tanto dos pacientes quanto dos profissionais de saúde e mantendo o rigoroso acompanhamento da evolução da doença em nossa cidade", explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, médico Moacir Gerolomo.

Como fica - O novo fluxo de encaminhamento dos pacientes decorre da Resolução 70 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Portaria 344 do Ministério da Saúde, publicadas no final do ano passado. De acordo com as novas normas, o Oseltamivir passa a ser considerado medicamento especial. Por isso, sua dispensação requer informações do paciente e do médico prescritor.

Daí a exigência da apresentação das duas vias do novo Formulário de Dispensação: uma para ficar retida pela farmácia e outra para ser encaminhada à Vigilância Epidemiológica, para monitoramento dos casos suspeitos. Tanto esse fluxograma quanto os demais documentos necessários ao atendimento dos pacientes podem ser baixados do site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), na área dedicada à gripe causada pelo vírus H1N1.

Quadro - Desde o início da pandemia de gripe, em abril do ano passado, Curitiba notificou 18.950 casos da doença. Desse total, 16.118 eram moradores da cidade, dos quais 49 apresentaram complicações e morreram. Dos dezoito pacientes internados sob suspeita de ter a doença, todos tiveram laudos laboratoriais negativos.

Nos dois primeiros meses de 2010, as unidades de atendimento da Secretaria Municipal da Saúde têm registrado cerca de 350 consultas semanais motivadas por quadros gripais. Esse número é baixo quando considerados os casos de H1N1 registrados em 2009, que chegaram a ultrapassar 5 mil apenas na semana 26 de julho / 1º de agosto.

Doença - Gripe A, Nova Gripe ou Influenza A (H1N1) é uma infecção causada por um novo Virus da gripe e que se caracteriza por febre superior a 38 graus centígrados, acompanhada tosse ou dor de garganta. Dependendo da gravidade dos sintomas ou da condição do paciente (gestantes, crianças menores de 2 anos ou pessoas com doenças crônicas), há necessidade de hospitalização e exame laboratorial. A amostra para análise, coletada somente de quem está internado, é retirada da região nasofaríngea.

Pacientes que não apresentam complicações ou risco são tratados de acordo com prescrição médica e submetidos a internamento domiciliar por uma semana. O objetivo desse cuidado é o monitoramento da evolução do quadro clínico e também evitar que o vírus se propague.

O antiviral Oseltamivir pode ou não fazer parte do tratamento, dependendo da avaliação do médico responsável pelo caso. Ele é fornecido gratuitamente pelas farmácias dos CMUMs para pacientes da rede pública e privada. A única condição para ter acesso ao medicamento é apresentar a documentação exigida pelas autoridades sanitárias: receita atual e as duas vias do Formulário de Dispensação corretamente preenchidas.

ATENÇÃO:
Documentos necessários ao atendimento dos pacientes podem ser baixados do site da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br), na área dedicada à gripe causada pelo vírus H1N1.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Vagas especiais: uso de credencial obrigatório a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira, 1º de março, carros estacionados sem credencial em vagas exclusivas para idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção estarão sujeitos a multa e remoção do veículo. Curitiba tem atualmente em torno de sete mil pessoas credenciadas para uso das vagas especiais de estacionamento.

O uso da credencial é obrigatório tanto em áreas privadas - como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo - quanto em área pública, incluindo vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR), desde que esses locais estejam devidamente sinalizados de acordo com os padrões do Código de Trânsito Brasileiro e Resoluções do CONTRAN, o Conselho Nacional de Trânsito.

A cidade tem atualmente 111 vagas de EstaR exclusivas para portadores de deficiência e 253 para idosos. Estão em projeto de implantação mais 54 vagas para portadores de deficiência e 160 para idosos.

A credencial para uso de vagas especiais é fornecida pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A e deve ser solicitada pelo site (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), clicando no banner Credenciamento de Vagas Especiais.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro o uso de vaga especial sem credencial é infração sujeita a multa - atualmente em R$ 53,20 - três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo. A fiscalização é feita por agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs.

Direito - A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do CONTRAN. Têm direito à credencial, com validade em todo o território nacional, pessoas que já tenham completado 60 anos de idade, que sejam portadoras de necessidades especiais ou tenham dificuldade de locomoção. Ela deve ser fornecida pelo órgão ou entidade de trânsito da cidade onde reside o idoso, portador de necessidades especiais ou pessoas com dificuldade de locomoção, ou seja, as credenciais fornecidas pelas Urbs se destinam apenas a moradores de Curitiba. Em média, estão sendo fornecidas 100 credenciais por dia.

A credencial é feita para o idoso, portador de deficiência ou pessoa com dificuldade de locomoção, independente de que ele seja ou não motorista. Ela deve ser deixada no painel do carro com a frente voltada para cima. A utilização indevida, como empréstimo a terceiros, cópia, rasuras ou falsificação, implicará no cancelamento da credencial e penalidades previstas em lei.

No caso do EstaR, a credencial garante o uso da vaga mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nestas vagas será necessário deixar no painel, além da credencial, o cartão do EstaR devidamente preenchido. O cartão do EstaR custa R$ 1,00 a hora e pode ser adquirido na Urbs, com agentes de trânsito nas ruas e em outros 54 endereços. (Veja os locais de compra no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando sobre Estar na barra à sua esquerda e em seguida em Preços e Locais de Venda).

No total, Curitiba tem 11,7 mil vagas de EstaR , sendo 3,4 mil não pagantes, reservadas por exemplo a táxis, pontos de ônibus, ambulâncias, de pisca-alerta em frente a farmácias, panificadoras, hospitais e pontos de embarque e desembarque.

Como fazer - O cadastro para obter a credencial deve ser feito pela internet no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Uma vez preenchido o cadastro, a Urbs agenda por e-mail ou pelo no próprio site a data em que o idoso ou portador de deficiência deverá comparecer para autenticação da documentação e retirada da credencial.

Devem ser apresentados Carteira de Identidade e comprovante de residência (correspondência, fatura de luz ou telefone, carnê do IPTU, etc que contenha o CEP da rua).

Se o credenciado idoso for o motorista será preciso apresentar também a Carteira Nacional de Habilitação. Portadores de deficiência que sejam motoristas devem apresentar também laudo médico do Detran ou declaração médica atualizada constando o grau de deficiência.

A Urbs fica na avenida Presidente Affonso Camargo, 330, no prédio central da Rodoferroviária e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h pela Área de Fiscalização de Trânsito, Unidade de Estacionamento Regulamentado.

Serviço:

O uso de vagas especiais sem credencial estará sujeito a multa e remoção do veículo a partir do dia 1º de março de 2010
A credencial é obrigatória em áreas privadas - hospitais, shoppings, supermercados e universidades por exemplo - e nas ruas incluindo vagas do EstaR.

A credencial emitida pela Urbs - válida em todo o território nacional - é apenas para idosos com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção que morem em Curitiba.

O pré-cadastro é feito pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br clicando sobre Credenciamento de Vagas Especiais. Nesta página o cidadão encontra todas as informações sobre como proceder e documentos necessários.

Relação dos postos de venda/EstaR

Conveniado

Endereço

Banca
Geraldo
Staub

Marechal Deodoro
esquina com Tibagi.

Gervásio
Skora

Rua Amintas de Barros,04.

Revistaria
Lustosa

Rua Inacio Lustosa,91.

Panificadora
Saint
Germain

Rua Padre Anchieta, 2075.

Papelaria Paper s

Rua Trajano Reis,18.

Banca
Vilela

Rua Westphalen
esq. com Andre de Barros.

Bazar
Cotegipe

Av. Sete de Setembro,1865
(Mercado Municipal).

Banca
Penha

Praça Tiradentes s/nº.

Banca
do Ruy

Marechal Deodoro
esq. com João Negrão.

Banca
do Milton

Rua General Carneiro,1491
(Mercado Municipal).

Distribuidora
Tche Doces

Rua Andre de Barros, 371.

Papelaria
João Haupt

Rua Barão do Cerro Azul, 124.

Loterias
Cruzeta

Rua Marechal Floriano, 1909.

Tele Posto
Visconde

Rua Visconde de Nacar, 1224.

Allcel
Comercial

Rua Emiliano Perneta, 424.

Distribuidora
Dolly

Rua Lourenço Pinto, 126.

Acesso
A Internet
Ericson

Rua Marechal Floriano, 1930.

Armando
Armarinhos

Av. Republica Argentina, 1751.

Papelaria
Gloria

Av. Sete de Setembro, 5516.

Revistaria
America

Rua Dr.Faivre, 318.

Fennix
Presentes

Rua Prudente de Morais,1293.

Banca
Benedito
Araujo

Rua Des.Motta
esq. com Carlos de Carvalho.

Distribuidora
Tio Patinhas

Rua Marechal Floriano, 170
- 3º andar.

Hiperfarma


Av. Sete de Setembro,4225.

Banca
Aquarios

Rua Doutor Faivre, 738.

Cutelaria
L. S.

Rua Tibagi, 692.

Brincadeira
de papel

Rua Comendador Araujo, 96.

Boutin
Agricultura e
Jardinagem

Rua Francisco Torres, 799.

La Casa
di Pasta

Rua Lamenha Lins, 177.

Pimentel
e Muraoka

Av. República Argentina, 2329.

Banca
Marcos
Manoel

Rua Marechal Deodoro
esq. com Conselheiro Laurindo.

Papelaria
Itamarati

Av. República Argentina, 1902.

Sandra
Regina
Modas

Av. Candido Hartmann,590.

Calçados
Cairo

Rua Riachuelo,363.

Empório
Central
Curitiba

Pça. José Borges de Macedo, 180.

Papelaria
Sato e
Guilherme

Doutor Pedrosa,45.

Elispel
Embalagens

Av. Sete de Setembro,1957.

Casa da
Reprografia

Rua Conselheiro Araujo, 86.

Fonseca
Taques &
Taques

Rua Mariano Torres, 356.

Gicatrina
Guloseimas

Rua Visconde de Nacar, 1359.

Coração
de Mãe

Av. Sete de Setembro,3346.

Global
Loterias

Rua Chile, 1389.

Momiji
Mercearia

Av. Sete de Setembro, 1865
boxes 299/301,
Mercado Municipal.

Silvia K S
Copiadora

Rua Doutor Faivre, 740.

Emily
Revistas e Presentes

Av. Republica Argentina, 1571.

Panificadora
Pãozinho
da Hora

Av. República Argentina, 2557.

Revistaria
Valência

Rua Doutor Faivre, 1127.

Casa
União

Av. República Argentina, 1321.

Zucca Arte
Massas
Alimentícias

Rua da Paz, 677.

Global
Loterias

Av. Sete de Setembro, 1802.

Café com
Bolachas

Rua Amintas de Barros, 270.

Pastelaria
Trindade

Av. República Argentina,3001.

Juliana
Taborda
Papelaria

Rua Santa Catarina, 30.

Cosmetica
Farmacia

Rua Dep. Antonio Baby,87.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Abertas inscrições para torneios de handebol, streeball e vôlei

Os três torneios terão equipes masculinas e femininas, que vão concorrer nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulto. Em cada uma das modalidades há regras especiais. As provas de handebol de areia terão equipes com cinco atletas, um a menos que no handebol tradicional. A competição de vôlei de praia vai reunir duplas, em partidas relâmpagos. As disputas de streetball acontecerão acompanhadas com músicas de hip hop.

As inscrições nos torneios são gratuitas e poderão ser feitas por telefone (3350-3706 / 3704), pelo email (esporte@smel.curitiba.pr.gov.br) ou pessoalmente na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na rua Desembargador Westphallen, 1566, no Rebouças.

Corrida de ruas - O Departamento de Esportes da Prefeitura também informa que as inscrições para o campeonato de Corrida de Rua, começarão no dia 4 de março.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Beto Richa é pré-candidato do PSDB ao Governo do Paraná

Está confirmado pelo PSDB: Beto Richa é pré-candidato ao Governo do Paraná nas eleições de outubro deste ano. Ontem o diretório dos tucanos se reuniu no Hotel Bourbon para acompanhar o encontro do partido, quando os 45 membros do diretório estadual confirmaram, pelo voto, quem representaria do PSDB nas eleições deste ano.
Desde setembro do ano passado, os tucanos aguardavam a escolha definida, ontem, por quase a totalidade dos 42 membros do diretório regional com direito a voto, que se apresentaram para votar. Ao todo, são 45 membros. Três não compareceram: o senador Álvaro Dias, Eleonora Fruet (secretária de Educação de Curitiba) e Nelson Garcia (secretário de Estado do Trabalho, que alegou motivos de saúde para não comparecer ao encontro).

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Passe escolar com hora marcada vai até 3 de março


Os estudantes curitibanos com direito ao passe escolar podem agendar pela internet o atendimento para fazer o cadastro do benefício. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) montou centrais de atendimento descentralizadas, que funcionarão até o dia 3 de março, na Administração Regional do Cajuru e nas Ruas da Cidadania Bairro Novo, Boa Vista, Carmo, Fazendinha, Pinheirinho e Santa Felicidade. Depois do dia 3, o atendimento seguirá apenas no posto que funciona no bloco interestadual da Estação Rodoferroviária de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, sem a possibilidade de agendamento prévio.

Os interessados podem marcar o dia e a hora para o atendimento na página da Urbs na internet (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), onde também é possível preencher o pré-cadastro sócio-econômico, que agiliza o atendimento pessoal posterior.

Pais e estudantes aprovaram o agendamento antecipado para o atendimento. "O processo todo foi super tranquilo, bem prático", afirma a secretária Márcia Cordovil, mãe de três estudantes, atendida na Rua da Cidadania do Boa Vista.

Para ter direito ao benefício, o estudante deve se enquadrar nas faixas de renda estabelecidas em lei, estar matriculado em escolas de ensino regular de primeiro, segundo e terceiro graus, e morar a mais de dez quadras ou o equivalente a 1.200 metros da escola que frequentam.

O pedido para inscrição no cadastramento é feito mediante o preenchimento de formulário fornecido pela Urbs, assinado pelo aluno com idade superior a 18 anos ou pelo representante legal de aluno com idade inferior à oficial.

Após a aprovação da inscrição cadastral, o passe escolar é adquirido ao preço de 50% do valor da tarifa vigente, na Urbs, na proporção de 50 créditos para um mês, ou cem créditos para dois meses, contados da data da última aquisição.

Para ter direito ao passe há um limite de renda familiar que varia conforme o número de filhos estudantes: um estudante - renda de até três salários mínimos, o equivalente a R$ 1.530,00; dois filhos com direito ao passe, com renda de até quatro salários mínimos (R$ 2.040,00), e três filhos ou mais, com direito ao passe escolar, com renda familiar de até cinco salários mínimos, equivalentes a R$ 2.550,00.

Quem reside e estuda em Curitiba, pode usar apenas dois passes escolares por dia no sistema de transporte coletivo. O limite está fixado na Lei Federal número 9.394/96.

Documentação - Ao solicitar o passe, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: declaração de matrícula da escola, contendo o grau e a série frequentada, além de certidão de nascimento, CPF, cédula de identidade, carteira de trabalho ou documento similar, do estudante.

Também é solicitada a documentação do responsável legal (pai, mãe, tutor, procurador ou curador), que inclui documento de identidade, CPF e carteira de trabalho ou similar. Essa documentação é completada por algum comprovante residencial atual, em nome do aluno ou responsável legal, que pode ser o talão de luz, de telefone fixo, de água ou de imposto predial.

Também deve ser apresentada a relação de comprovantes de rendimento atualizados da família (pai, mãe ou responsáveis legais), para quem presta serviço com vínculo empregatício, inclui a carteira de trabalho, envelope de pagamento e declaração firmada pelo empregador com firma reconhecida, da qual conste a remuneração total.

Quem presta serviços autônomos deve apresentar declaração assinada pelo aluno ou responsável legal assinada por duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. Nela deve constar a remuneração total da família. A Carteira de Trabalho deve ser apresentada para comprovar que não há trabalho registrado. No caso de pensionistas, além dos comprovantes de renda já citados, deve ser anexado documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.

Defesa Civil arrecadou 3,8 mil litros de leite para Haiti

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Curitiba (Comdec-Curitiba) encerrou a campanha de arrecadação de donativos para enviar às vítimas do terremoto que atingiu o Haiti, em 12 de janeiro. Em um mês a Comdec recebeu 3.818 litros de leite longa vida; 1.296 pacotes de biscoitos; 99 litros de água mineral; 24 litros de suco pronto.

"A campanha foi um sucesso e mais uma vez mostrou a solidariedade do cidadão curitibano", afirma o secretário municipal da Defesa Social, Itamar dos Santos.