sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mutirão do Emprego oferecerá mais de 6.000 vagas de trabalho

A Prefeitura de Curitiba vai promover um novo Mutirão do Emprego, na Praça Rui Barbosa, no Centro, na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, das 9h às 17h. Desta vez o objetivo é preencher o maior número possível de vagas não preenchidas no Sistema Nacional do Emprego (Sine) em Curitiba, que chegam a 6.000 por mês. "Os mutirões do emprego que promovemos em 2009 alcançaram excelentes resultados de empregabilidade. Por isso reforçamos esse modelo e fizemos novas parcerias com empresas e entidades que atuam na área de recursos humanos", afirma o prefeito Beto Richa.

Os números do sistema público do emprego mostram que o ano de 2010 começou com o mercado de intermediação de mão-de-obra bastante aquecido em Curitiba. Em janeiro, a Agência do Trabalhador recebeu 14.954 inscrições de trabalhadores e teve 9.662 vagas de emprego abertas. Destas, 1.800 foram preenchidas. "O Mutirão é um esforço extra para promover um encontro entre as pessoas que procuram emprego e as vagas disponíveis, que são muitas na nossa cidade", explica o superintendente da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, Paulo Rossi.

O Mutirão do Emprego será promovido em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego e terá apoio do Ministério do Trabalho e Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Cmert). Quem for à praça Rui Barbosa deverá levar documentos pessoais (carteira de identidade e de trabalho e o CPF).

Empresas interessadas em oferecer vagas no Mutirão devem procurar a Central de Vagas do Sine (41) 3883-2211.

300 VAGAS EM BARES E RESTAURANTES

O Mutirão do Emprego terá uma barraca dedicada à oferta de vagas para o segmento de bares e restaurantes. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), que representa mais de 15.000 estabelecimentos em Curitiba e Região Metropolitana, vai participar do Mutirão oferecendo 300 vagas para atendentes, balconistas, garçons, chefes de cozinha, cozinheiros, chapeiros, saladeiros e manipuladores de alimentos, entre outras funções.

Além das vagas de emprego, a Abrasel-PR vai cadastrar pessoas interessadas em fazer cursos de capacitação gratuitos para atuar neste segmento. "Vamos abrir um restaurante-escola, na região central de Curitiba, para oferecer cursos profissionalizantes e assim melhorar a qualidade de serviços oferecidos em bares e restaurantes de Curitiba", explica a coordenadora de recrutamento e seleção da Abrasel-PR, Indiara Michele Cordeiro. "Além do objetivo de curto prazo, que é preencher as vagas que são abertas normalmente no segmento com profissionais qualificados, a longo prazo, estamos de olho no movimento turístico ligado à Copa do Mundo de 2014 em Curitiba", afirma ela.

Os cursos que serão oferecidos pela Abrasel-PR serão de três meses de duração, em média, e serão gratuitos. A Abrasel-PR tem 600 estabelecimentos associados em Curitiba e região metropolitana.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Novo parquinho lembrará o Granada, balão que decolou do Passeio Público e caiu na Catedral

As crianças terão um motivo a mais para visitar o Passeio Público de Curitiba. A Prefeitura começou nesta semana a construção de um novo e moderno playground, que terá um balão gigante, carrossel e um conjunto de brinquedos especiais ocupando 1.380 metros quadrados no centro do Passeio Público. "É um presente para as crianças e um estímulo para que as famílias frequentem o mais antigo parque da cidade", declara o prefeito Beto Richa.

Com uma altura de 5,39 metros do chão ao topo, o balão feito em metal é uma referência aos 100 anos do vôo do balão Granada, pilotado pela espanhola Maria Aida, em 21 de abril de 1909. O Granada alçou vôo do Passeio Público e caiu na torre da Catedral. Maria Aida foi resgatada e aclamada pelo feito audacioso para a época. "É um pedaço da história do Passeio Público registrado de maneira lúdica", diz a arquiteta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente responsável pelo projeto do playground, Laressa Chornobay.

O balão será a maior atração do novo espaço, e ficará no centro de um complexo de brinquedos. As crianças poderão entrar na cesta do balão que ficara elevada 1,5 metro do chão. Alguns dos antigos brinquedos do atual playground do Passeio serão recuperados para acompanhar as novas atrações.

Uma das reformas será na plataforma de cimento. De lá, sairá uma passarela metálica interligando aos brinquedos. O complexo terá seis escorregadores, de níveis de altura e formas diferentes, como espiral, tobogã e com pistas para escorregar em dupla.

Para subir na plataforma, a criança poderá usar a escada de metal, de corrente ou garras de escalada. Segundo a arquiteta, as opções também ajudam a estimular os sentidos das crianças. "São materiais e formas diferentes que deixam as brincadeiras mais estimulantes", diz Laressa.

Em volta do complexo serão instalados outros brinquedos, como dois conjuntos de gangorras e de balanços, um carrossel e uma centopeia. A centopeia é formada por arcos de metal com botas estilizadas nas laterais, imitando a forma do animal. As crianças podem passar agachadas por dentro dos arcos.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Prefeitura investiu mais de R$ 30 milhões em segurança



A Prefeitura de Curitiba tem feito um grande investimento para melhorar os aspectos ligados à segurança na cidade, a despeito das obrigações do Estado e da União nessa área. Foram investidos mais de R$ 30 milhões no setor nos últimos cinco anos. "A segurança é uma das questões que mais preocupam a população atualmente, por isso temos feito todos os esforços para melhorar a estrutura de apoio e as condições de trabalho dos guardas municipais", afirma o prefeito Beto Richa.

Curitiba mantém um dos maiores efetivos de guardas municipais entre as capitais, em proporção ao número de habitantes. Desde o início de 2005, foram nomeados 730 guardas municipais, o que elevou o efetivo para 1.745 profissionais - um aumento de 65% em 5 anos. Em dezembro foi concluído um curso de formação e 186 de novos guardas foram incorporados. Em 2010 e 2011 serão chamadas duas novas turmas de 150 guardas aprovados em concurso público.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Alerta sobre os riscos da leptospirose

A rede municipal de saúde está dando atenção redobrada aos pacientes com sintomas compatíveis com os da leptospirose - doença grave transmitida por uma bactéria eliminada na urina do rato e que tem sua disseminação favorecida nos períodos de chuva. O alerta, dirigido a todas as equipes já em outubro do ano passado pelo coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, o médico Leonardo Soares, visa ao diagnóstico precoce e à adoção da terapêutica compatível o mais rápido possível, evitando o agravamento dos casos.Apesar do cuidado antecipado, neste ano já foram notificados 110 casos e confirmados 18, com cinco óbitos.