sábado, 13 de fevereiro de 2010

Cuidado com a aranha marrom na volta do feriado

Examinar roupas de cama e banho, sofás, travesseiros, almofadas e calçados antes de usá-los novamente deve ser preocupação de quem vai viajar no feriadão e deixar a casa fechada por vários dias. A medida é necessária para prevenir acidentes com a aranha marrom, que normalmente vive em locais como rodapés, atrás de armários e quadros e em meio a papéis, e deixa o esconderijo quando está mais quente. A orientação é do biólogo do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Marcelo Vettorello.

A picada da aranha causa dor, queimação e inchaço, num período entre seis e doze horas. Quem apresentar esses sinais deve procurar o serviço de saúde mais próximo o mais rápido possível. Todas as unidades básicas e de Saúde da Família da Prefeitura estão preparadas para atender casos assim, com medicamentos grátis (corticóides) e acompanhamento ambulatorial. Os casos mais graves - com lesão mais extensa - são encaminhados para os centros municipais de urgências médicas (CMUM) para aplicação de soro e observação clínica.

Para que o encontro indesejável com a aranha não aconteça, ensina Vettorello, o melhor é abrir a casa e limpá-la com vassoura, panos de pó, espanadores e aspiradores e não usar produtos químicos. "O melhor é ter o hábito de limpar os locais mais prováveis da casa onde ela tende a se esconder e não lançar mão de produtos que, além de não eliminar a aranha, ainda podem causar danos à saúde das pessoas e dos animais de estimação", afirma.

Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas junto ao
Centro de Controle de Envenenamentos (CCE),
pelo telefone 0800 410 148.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

CRTs batem recorde de emissão de carteiras de trabalho em 2009

Na unidade do CRT da Regional Boqueirão foram 8.076 carteiras emitidas





Os Centros de Referência do Trabalhador (CRTs), gerenciados pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego bateram um novo recorde na emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em 2009. Os nove postos instalados nas Administrações Regionais da Prefeitura de Curitiba emitiram 47.082 carteiras, 13,8% a mais do que em 2008 (41.356). "Apesar de uma greve na Delegacia Regional do Trabalho, fizemos um esforço extra e conseguimos atender um número maior de pessoas do que no ano anterior", disse o secretário municipal do Trabalho, Jorge Bernardi.

No Boqueirão

As unidades dos CRTs das Regionais Boqueirão (8.076 carteiras emitidas) e Pinheirinho (7.685), que funcionam em Ruas da Cidadania, foram os locais com maior procura. Desde o fim do ano passado, a emissão de carteiras de trabalho passou a ser feita por um novo sistema informatizado implantado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que criou uma nova exigência: o cidadão que dá entrada com o pedido para fazer o documento, ou obter segunda via, agora é obrigado a apresentar um extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ou do Programa de Integração Social (PIS), para que as informações sejam confrontadas.
Quando os dados não coincidem exatamente, o sistema rejeita o pedido e não emite o documento. "O nome abreviado ou com escrito grafia errada ou diferente é suficiente para sistema rejeitar e com isso há uma perda de tempo", afirma Mauro Ignácio, diretor de Relações de Trabalho da Secretaria. É que além de ter que aguardar todo esse trâmite, para corrigir os dados o cidadão terá que ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e retirar um novo extrato atualizado. Quem ainda não tem PIS ou FGTS, caso de pessoas com menos de 18 anos, pode fazer na hora, nas agências da Caixa Econômica Federal.
Durante o mês de janeiro, devido ao aumento da procura pela emissão de carteiras de trabalho, principalmente por jovens que estavam no período de férias escolares, alguns CRTs adotaram um sistema de senha para atendimento. A partir de fevereiro, com a redução da procura, o atendimento voltou a ser por ordem de chegada.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego também colocou uma equipe com seis pessoas para atuar junto à Superintendência Regional do Trabalho para acelerar o processo de emissão de CTPS, que hoje é dia 15 dias úteis. A secretaria espera reduzir este prazo para 8 dias.
ONDE FAZER A CARTEIRA DE TRABALHO
>> SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO Rua José Loureiro, 574 - Centro Telefone: (41) 3901-7510 e 3901-7509.
>> CENTROS DE REFERÊNCIA DO TRABALHADOR - Ruas da Cidadania de Curitiba
Bairro Novo - 3298-6158 - 3564-6428
Boqueirão - 3276-6016 r. 212 e 215
Boa Vista - 3313-5665
Cajuru - 3361-2373
CIC - 3212-1567 e 3212-1557
Fazendinha - 3245-1100 r.2049 e 2026
Matriz - 3233-2142 e 3233-5386
Pinheirinho - 3212-1710 e 3246-6122
Santa Felicidade - 3374-5271 e 3374-5014
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: das 8h às 17h
Documentos necessários para emissão da Carteira de Trabalho

A PARTIR DE 14 ANOS COMPLETOS
>> Identidade ou Certidão de Nascimento (original e legível) e CPF;
>> 1 foto 3x4 colorida ou preto e branco, recente, de frente, com o fundo branco, sem data, sem brinco, piercing ou colar, camisa de clube de futebol, regata ou roupa decotada, e não estar sorrindo;
>> Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
>> Extrato Impresso do PIS ou FGTS - retirar em qualquer Agência da Caixa Econômica Federal - obrigatório para emissão de 1ª e 2ª via;
MAIORES DE 18 ANOS
>> Solteiro: Identidade ou Certidão de Nascimento (original e legível) e CPF;
>> Casado: Identidade e Certidão de Casamento (original e legível);
>> Divorciado ou separado: Identidade e Certidão de Casamento com averbação de divórcio ou separação (original e legível);
>> Viúvo: Identidade e Certidão de Casamento e de Óbito;
>> 1 foto 3x4 colorida ou preto e branco, recente, com mais rosto, com o fundo branco,
sem data, sem brinco, piercing ou colar, camisa de clube de futebol, regata ou
roupa decotada, não estar sorrindo, de lado ou perfil;
>> Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone);
>> Extrato Impresso do PIS ou FGTS - retirar em qualquer Agência da Caixa Econômica Federal - Obrigatório para emissão de 1ª e 2ª via;
>> Documentos opcionais: CPF, Título de Eleitor e Carteira Nacional de Habilitação.
>> Em caso de carteira inutilizada ou continuação trazer a carteira anterior.
>> A pessoa interessada em fazer a carteira deverá estar presente

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Escolas e creches servirão 250 mil refeições por dia



Os nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação têm papel fundamental para o bom rendimento dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Eles são responsáveis por garantir a qualidade do cardápio oferecido na volta às aulas nesta quarta-feira, 10. Neste ano, serão preparadas cerca 250 mil refeições diárias, 15 mil a mais que em 2009.

As refeições são servidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura, nas escolas municipais, nas creches conveniadas, nos espaços de contraturno e em algumas entidades filantrópicas atendidas pela Rede Municipal de Ensino.

Aulas na Rede Municipal recomeçam nesta quarta; veja as dicas para os pais
A nutricionista Sirlei Molletta Valaski, gerente de alimentação da secretaria, explica que o cardápio é feito uma vez por mês e o número de refeições varia em cada unidade - depende da faixa etária dos alunos e do tempo que eles passam na escola ou na creche.

As crianças saboreiam no mínimo um lanche, servido nas escolas de meio período. O número de refeições pode chegar a cinco, como nas creches, onde são servidos café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar "O desafio é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e o bom rendimento escolar", diz Sirlei. "Outra meta é promover a formação de hábitos alimentares saudáveis", acrescenta.

Para isso, as escolas e creches municipais seguem normas estabelecidas pelo Governo Federal. Há limitação no consumo de alimentos industrializados, nos achocolatados e embutidos. Somente 30% dos recursos das escolas podem ser destinados a compra destes produtos.

É proibido oferecer aos estudantes alimentos com zero valor nutritivo e calorias, gorduras e sódio em excesso, como refrigerantes, biscoitos, balas e salgadinhos. Nas escolas municipais não existe cantina comercial. As unidades também fazem campanha para que nenhuma criança leve merenda de casa. "É uma maneira de estimular a sociabilidade e os hábitos nutricionais saudáveis", explica Sirlei.

Cardápio especial para alunos com problemas de saúde

A Prefeitura de Curitiba oferece merenda diferenciada para estudantes com problemas de saúde. Nas creches, essa postura foi adotada em 2003. Nas escolas, desde 1998 a merenda diferenciada era preparada para os diabéticos. Em junho de 2008, o atendimento foi ampliado e todos os alunos com problemas de saúde passaram a ganhar a merenda especial.

O médico da criança deve encaminhar o diagnóstico para as escolas e creches. Em seguida, os estudantes são cadastrados para que o cardápio especial seja providenciado diariamente.

Nas escolas municipais, 102 estudantes recebem dietas especiais - 80% deles são diabéticos e há casos de intolerância à lactose e de doença celíaca. Nas creches, 141 crianças são atendidas com cardápio especial - 112 têm intolerância à lactose, duas, doença celíaca, duas, diabetes e o demais, alergias diversas (tomate, corantes, etc).

A Secretaria Municipal de Educação tem cinco nutricionistas que trabalham internamente e fazem a supervisão dos cardápios. Como parte da merenda é terceirizada, há ainda o apoio das nutricionistas das empresas para o controle e o preparo dos alimentos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Dicas para os pais na volta das crianças às aulas



As férias para os 140 mil alunos matriculados nas escolas e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as creches da Prefeitura, estão chegando ao fim. As atividades serão retomadas na quarta-feira, 10 de fevereiro.

A separação dos pais, o novo espaço, amiguinhos e educadores desconhecidos costumam deixar os pequenos inseguros e a choradeira é inevitável. Os pais podem colaborar para que os filhos consigam se adaptar com tranquilidade para ter um bom ano escolar.

Nas creches da Prefeitura, que atendem crianças de zero a cinco anos de idade em berçário, maternal e pré-escola, as primeiras orientações são feitas bem antes do início das aulas. A diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça, explica que o trabalho começa já no período de matrículas.

Os pais são recebidos pelas diretoras e conhecem a estrutura física dos CMEIs, as salas de atendimento, espaços de lazer, de amamentação. Também são orientados sobre o cardápio que será oferecido aos filhos, o trabalho das educadoras e os projetos pedagógicos. "Para que a criança se sinta bem na creche, os responsáveis também precisam ter segurança. Essa conversa é o primeiro passo para formar uma relação de confiança entre os pais e a escola", diz Ida.

Crianças têm ritmos diferentes, portanto o período de adaptação ou readaptação do bebê na creche será variável. Se possível, é melhor que ele não fique o dia inteiro no novo ambiente logo de início. "Na primeira semana, o ideal é fazer com que ela permaneça por um tempo menor. No primeiro dia, a sugestão é de duas ou três horas. O tempo vai aumentar conforme a reação da criança", diz Ida.

Maiores: Crianças um pouco maiores também podem ter dificuldade de adaptação na volta às aulas. A diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação, Nara Luz Salamunes, sugere algumas medidas que podem ser adotadas pelas famílias. "A educação é responsabilidade de todos", diz Nara.

A orientação da Secretaria Municipal da Educação para as escolas é que convidem os pais a conhecer o local e a rotina dos filhos na unidade. O convite tanto pode ser feito para o primeiro dia de aula, quanto em outro período mais adequado no calendário de atividades. "É uma medida que aproxima a comunidade da escola, conforme determinação do prefeito Beto Richa", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Para Nara, os pais precisam compreender que a escola também é um espaço para a família e devem visitá-la sempre que possível. "Conhecer a sala de aula, as dependências do prédio, a área de lazer, conversar com a equipe pedagógica e trocar informações com a professora é muito importante".


Dicas para um bom ano letivo

Crianças nas creches
- A adaptação deve ser gradual e o melhor é que a criança não fique o dia inteiro na creche na primeira semana. No primeiro dia, o ideal é ficar no máximo três horas. Se ela se sentir bem, aumentar o período gradualmente.

- A ida do bebê para a creche não precisa ser motivo para sofrimento. Caso ele tenha algum irmão, primo ou amigo que estude na mesma unidade, ele poderá ter um tempo para brincar juntos.

- As educadoras são orientadas para bem acolher as crianças e as atividades pedagógicas são realizadas com base na adaptação. Juntos, irão conhecer todos os espaços da creche, os brinquedos e os livros.

- A mãe, pai ou responsável devem conversar com o bebê. Mesmo que ele ainda não fale, explique que ele não está sendo abandonado, que você voltará mais tarde para pegá-lo.

- As crianças das creches da Prefeitura dividem o dia em várias atividades: brincadeiras, refeições, soninho, leitura. Com o tempo, passam a ter menos insegurança, pois a rotina diminui a ansiedade.

- Ir para creche não é motivo para abandonar o leite materno. As mães podem chegar a qualquer hora do dia para amamentar os bebês no local. Ou, então, podem levar o leite tirado em ordenha manual.

- Os pais devem reservar um tempo para brincar com a criança em casa, depois da creche. Assim, ela não terá a sensação de que nada mudou depois que ela foi para a escolinha.

Crianças nas escolas
>> Incutir na criança o hábito de rotina organizada, respeitando os horários de refeição e de sono.

>> Não deixar a criança esperando na hora de levá-la e principalmente de buscá-la na escola.

>> Prestigiar os eventos e festas comemorativas da escola como forma de valorizar o espaço de estudo da criança.

>> Acompanhe os cadernos e a agenda escolar da criança. Verifique se seu filho está conseguindo fazer os exercícios e a lição de casa. Na hora da tarefa, os pais podem incentivar e orientar, mas não devem resolver as questões para os filhos.

>> Incentive a leitura. Leve seu filho a bibliotecas ou aos Faróis do Saber.

>> Estimule a criança a ler em voz alta. Mesmo que ela não saiba ler com fluência, dê um livro em sua mão e a estimule a contar uma história.

>> Leve seu filho a espaços culturais. Visite museus, teatros, cinemas.

>> Limite o tempo que a criança passa em frente à televisão e selecione a programação que ela pode assistir.

>> A internet é um veículo que oferece uma rica comunicação, mas é preciso avaliar os sites que a criança acessa e observar com quem ela se comunica.Troque mensagens escritas com seu filho.

>> Brinque de escolinha e deixe que a criança seja a professora ou o guarda da escola. Imite o comportamento dos coleguinhas. Descubra com isso o que ela vem aprendendo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dez mil luminárias darão mais segurança aos bairros




A Prefeitura de Curitiba vai trocar dez mil luminárias da cidade por equipamentos de alto rendimento, nos próximos dois meses. A substituição equivale a iluminar uma cidade inteira, com cerca de 30 mil pessoas, como Guaíra, no Oeste do Paraná. "A instalação de novas luminárias faz parte do programa de iluminação pública da Prefeitura de Curitiba, que tem como prioridade proporcionar mais segurança nos bairros da cidade", explica o prefeito Beto Richa.

Entre as regiões beneficiadas, estão as vilas do Barigüi, no bairro CIC, onde já foram trocadas as primeiras 200 luminárias. A troca das luminárias está acontecendo nos 75 bairros de Curitiba. As equipes estão trabalhando em ruas de grande movimento, naquelas por onde transitam os ônibus do transporte público, e nas vias residenciais. "A meta é colocar equipamentos de alto rendimento em ruas onde a iluminação pública foi implantada há mais de 20 anos, cujas luminárias estão defasadas", afirma o secretário de Obras Públicas, Mário Tookuni.

O diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins, explica que os novos equipamentos direcionam 100% dos fachos de luz para o chão, evitando dispersão da iluminação. "Com isto, não há ofuscamento, permitindo que as pessoas possam olhar para o céu e ter a sensação de ver mais estrelas", explicou Martins.

Os novos equipamentos usam lâmpadas de 100 watts, com potência 42% maior que as antigas luminárias. Outra vantagem é que os equipamentos são mais resistentes à ação de vândalos. Desde janeiro de 2005, a Prefeitura de Curitiba já trocou 46 mil luminárias.