quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Lula e Luciano Ducci assinam, hoje, em Brasília, o PAC de Mobilidade Urbana



O presidente Lula e o prefeito em exercício de Curitiba, Luciano Ducci, assinam, hoje, em Brasília, o Termo de Cooperação do PAC de Mobilidade Urbana para a Copa 2014. A assinatura será às 17h, no Salão Brasil do Palácio Itamaraty, e vai garantir à Prefeitura R$ 211,05 milhões para financiamento de obras de mobilidade urbana.

"Serão obras importantes, que melhorarão a mobilidade urbana para a Copa, e que ficarão como um legado para a população curitibana, garantindo mais conforto, mobilidade e segurança no trânsito e no transporte", diz Luciano Ducci.

O Plano de Aceleração Econômica de Mobilidade Urbana já previa obras como a revitalização das avenidas Cândido de Abreu e das Torres e a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade.

Novas propostas da Prefeitura de Curitiba foram incluídas neste PAC: a reforma da rodoviária e seus acessos; a extensão da Linha Verde Sul; a reforma e ampliação do Terminal Santa Cândida; e a revitalização da avenida Marechal Floriano Peixoto, no trecho da Linha Verde à divisa com São José dos Pinhais, perto Terminal Boqueirão.

"Como o projeto do Metrô Curitibano ficou, por opção da Prefeitura de Curitiba, para o PAC 2, novas obras foram incluídas no PAC de Mobilidade Urbana", diz o gestor da cidade-sede para a Copa, Luiz de Carvalho.

Uma das principais novidades neste PAC é a requalificação da Marechal Floriano, com investimento de R$ 20 milhões. A avenida, que já foi reformada pela Prefeitura no trecho da Linha Verde ao Centro, terá sua revitalização completada em toda a extensão.

A avenida das Torres será revitalizada para melhorar a ligação aeroporto/rodoviária. O investimento da Prefeitura neste projeto será de R$ 62,5 milhões, por meio do PAC da Mobilidade, no trecho da Rodoferroviária à divisa com São José dos Pinhais.

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), com investimento de R$ 58,2 milhões do PAC por parte da Prefeitura, prevê prioridade para os ônibus nos semáforos; uso de câmeras de circuito fechado de televisão para monitoramento do transporte coletivo e do trânsito em tempo real; painéis eletrônicos informando aos motoristas as condições das principais vias; mais rapidez em operações de emergência de trânsito, câmeras nos ônibus, estações-tubo, terminais e canaletas com um novo sistema de segurança no transporte coletivo; novo sistema de informação aos passageiros; aprimoramento das análises de tráfego e de condições ambientais, além de outros componentes.

A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. O investimento será de R$ 4,85 milhões.

Na rodoviária, as obras abrangem a reforma da edificação e melhorias na acessibilidade do equipamento, por onde chegarão turistas à cidade durante o Mundial de Futebol. Com investimento de R$ 35 milhões, as obras deverão melhorar as condições de entrada e saída dos ônibus rodoviários.

A continuação da Linha Verde, num trecho ao sul, depois do Pinheirinho até o anel de contorno, garantirá a urbanização com a recuperação do pavimento e implantação de calçadas. Para esta obra, serão investidos R$ 18,5 milhões do PAC. Este projeto ainda conta com uma emenda parlamentar do deputado federal Eduardo Sciarra, no valor de 30 a 40 milhões de reais.

No Terminal Santa Cândida serão feitas obras de reforma e ampliação, com investimento de R$ 12 milhões. Os projetos da Marechal Floriano, da avenida das Torres e do SIM devem ainda receber investimentos do PAC por meio de financiamento ao Governo do Estado.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Richa receberá em Washington prêmio Sustainable Transport Award, pela Linha Verde



O prefeito Beto Richa receberá hoje em Washington o prêmio Sustainable Transport Award 2010, pela implantação da Linha Verde. O Prêmio Transporte Sustentável, oferecido anualmente aos melhores projetos de transporte público do mundo, é organizado pelo Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), dos Estados Unidos, e por uma comissão com mais oito instituições internacionais, entre elas o Centro da ONU para Desenvolvimento Regional.

"A Linha Verde já é uma realidade no desenvolvimento da cidade e no avanço do transporte público de Curitiba. Este reconhecimento internacional comprova que Curitiba continua sendo uma referência mundial em soluções urbanas inovadoras", diz Richa. Também foram premiadas as cidades de Ahmedabad, na Índia; Johannesburgo, na África do Sul; Cali, na Colômbia; e Guadalajara, no México.

Ahmedabad, Johannesburgo, Cali e Guadalajara foram premiadas por projetos inspirados no sistema curitibano de canaletas exclusivas, que ficou mundialmente conhecido como BRT, do inglês Bus Rapid Transit (Ônibus de Trânsito Rápido).

Ahmedabad implantou o Janmarg, primeiro sistema BRT na Índia. Johannesburgo ganhou o prêmio pela primeira fase do Rea Vaya, primeiro BRT do continente africano e construído para a Copa do Mundo de 2010.

Cali lançou o corredor inicial do Sistema Mio, uma ambiciosa transformação do sistema de ônibus da cidade. Guadalajara implantou um sistema BRT em menos de dois anos.

"Com a Linha Verde, Curitiba dá continuidade a uma tradição de transporte sustentável. Curitiba é um dos primeiros e melhores exemplos de transporte urbano eficiente e plano de uso de solo com foco na sustentabilidade ambiental", disse Enrique Penalosa, presidente do Institute for Transportation and Development Policy.

"Os membros do comitê do prêmio ficaram impressionados com a Linha Verde, um corredor de transporte moderno, em conjunto com linhas de tráfego, ciclovias, calçadas e parque linear, formando uma avenida completa", disse Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e também vencedor, em 2005, do Sustainable Transport Award.

Além de Enrique Penalosa, que construiu o TransMilenio de Bogotá, também inspirado no sistema de ônibus curitibano, já venceram o Sustainable Transport Award os prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, em 2009; de Paris, Bertrand Delanoë, em 2008; de Londres, Ken Livingston, em 2008; de Guayaquil, Jaime Nebot, em 2007; de Seul, Myung-Bak Lee, em 2006.

Além do Institute for Transportation and Development Policy e do Centro da ONU para Desenvolvimento Regional, o comitê do prêmio é formado por especialistas em transporte das seguintes instituições: Environmental Defense Fund; Transportation Research Board Committee on Transportation in Developing Countries; Clean Air Initiatives for Asia; Clean Air Initiatives for Africa; GTZ (Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit), da Alemanha; EMBARQ (The World Resources Institute Center for Sustainable Transport); e International Association of Public Transport (UITP).

Linha Verde: a Linha Verde é o sexto corredor de transporte de Curitiba, cuja construção teve início em 2007. Seu sistema viário foi entregue em dezembro de 2008 e o sistema de transporte público, em maio de 2009, isto tudo no primeiro trecho, de 9,4 km, do Pinheirinho ao Jardim Botânico. O projeto completo prevê 18 km ligando os bairros Pinheirinho e Atuba.

A Linha Verde foi implantada na antiga BR 116, que foi transformada em avenida e corredor de transporte. A avenida tem dez faixas de tráfego, incluindo canaletas de uso exclusivo do transporte. As pistas ao lado das canaletas são vias rápidas. As pistas ao lado das rápidas são as locais, para acesso ao comércio e aos bairros. Há duas faixas para estacionamento.

O corredor de transporte da Linha Verde permitiu a implantação de novas linhas de ônibus. A primeira delas foi a Pinheirinho-Centro, com uma redução de 17% no tempo de viagem. Esta linha tem os primeiros ônibus da América Latina a circular apenas com biocombustível, à base de soja que, por não ter mistura de óleo diesel, é definido pelos técnicos como B100. Anteriormente, Curitiba já havia testado misturas de 5% e 20% de combustível orgânico, os chamados B05 e B20, experiências que levaram ao projeto do B100.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Trânsito perto do viaduto da Marechal terá alterações a partir de segunda

O trânsito nas proximidades do viaduto da Marechal Floriano, no bairro Hauer, vai ganhar uma nova configuração a partir da segunda-feira, com a entrada em funcionamento de dois novos semáforos e proibição de conversão à esquerda nas ruas Roberto e Artur Hauer.

Os dois cruzamentos ficam em frente ao Shopping Cidade, a uma quadra da Linha Verde e as alterações, feitas pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, vão melhorar a fluidez e a segurança do trânsito na região.

A rua Artur Hauer com sentido único da Anne Frank para a Marechal terá semáforo neste cruzamento. A rua paralela, a Roberto Hauer, teve o semáforo antigo substituído por um equipamento com nova configuração o que permitirá programação de tempo diferenciada para quem estiver na Marechal no sentido bairro e quiser mudar de pista.

Outra mudança bastante importante é a proibição de conversão à esquerda nestes dois cruzamentos. Quem estiver na Marechal Floriano sentido centro e quiser passar para a outra faixa da avenida no sentido bairro, não poderá mais dobrar à esquerda tanto na Roberto quanto na Artur Hauer. Para fazer esta travessia - que será em linha reta e sem tráfego em sentido contrário - o motorista deverá entrar à direita na Roberto Hauer, em seguida, à esquerda, na Anne Frank e, à esquerda de novo, na Artur Hauer, atravessando então para a outra faixa da Marechal Floriano.

O motorista que estiver na Marechal Floriano no sentido bairro e quiser passar para a pista no sentido Centro continuará fazendo a conversão à esquerda em frente ao Shopping Cidade, na Roberto Hauer, mas agora, graças ao novo semáforo que permite nova programação de tempo de semáforo, este retorno será feito sem trânsito em sentido contrário e com pista livre na Marechal.

As alterações no trânsito nesta região fazem parte tanto de projetos de melhoria do trânsito quanto do transporte. A avenida Marechal Floriano Peixoto será totalmente revitalizada, com processo de licitação já em preparação. Atualmente estão sendo feitas as obras de alargamento das canaletas, o que vai permitir a implantação do Ligeirão, ônibus que fará a ligação quase sem paradas entre o Boqueirão e o Centro. O Ligeirão só vai parar nos terminais Boqueirão, Carmo e Hauer e na praça Carlos Gomes, passando direto pelas estações tubo ao longo do trajeto. Futuramente, o Ligeirão vai ligar o Boqueirão ao Centro Cívico.

No caso do trânsito, as melhorias feitas nos últimos três anos nesta região são evidentes, o que inclui reforma do viaduto e abertura de novo trecho das ruas paralelas à Marechal - a Anne Frank, que hoje atravessa a Linha Verde com mão única sentido centro; e a Tenente Francisco Ferreira de Souza, que permite a travessia da Linha Verde no sentido bairro e foi reformada em toda sua extensão, até a Waldemar de Campos, também revitalizada no ano passado.