terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O que fazer com remédios fora da validade que sobram?


Casos gravíssimos de contaminação da água

Pesquisadores de Curitiba descobriram resíduos de medicamentos nas águas de um dos reservatórios da cidade.

Roseli não sabe o que fazer com os remédios vencidos e os que não usa mais. São caixas e cartelas que só ocupam espaço: “O que eu faço?”, pergunta.

Muita gente tem o hábito de jogar os medicamentos que não servem mais no lixo, na pia ou no vaso sanitário. Uma agressão ao meio ambiente. Quando descartados dessa forma, os remédios acabam chegando aos rios, mares e lagos.

Um grupo de pesquisadores de uma universidade de Curitiba estuda desde 2005 a influência dos medicamentos no meio ambiente. Eles coletaram várias amostras de água de um dos maiores reservatórios usados no abastecimento da cidade. O material foi analisado em laboratório. Os resultados são preocupantes.

Embora em pequena quantidade, as substâncias presentes em anti-inflamatórios, antibióticos e anticoncepcionais foram encontradas na água. Outros testes comprovaram que elas provocam alterações no DNA de peixes e tornam as bactérias presentes na água mais resistentes.

"Os medicamentos são poluentes que não conseguem ser eliminados em estações de tratamento de esgoto e de água. Pode reverter em problema de saúde ambiental e de saúde humana mesmo", comenta a pesquisadora Cíntia Ribas de Oliveira.

Em Curitiba há um sistema de coleta especial. Em cada dia da semana um caminhão fica parado perto de um terminal de ônibus da cidade. Além de medicamentos recebe pilhas, baterias, lâmpadas. Todo o material recolhido vai para uma central de tratamento de resíduos.

“Deveria aumentar os pontos em mercados, para que não se tenha a desculpa”, aconselha a analista de finanças Cláudia Batista.


Fonte: Bom Dia Brasil

lançamento do programa Cidade Livre de Pirataria

Dia: 1 de dezembro (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Prédio central da Prefeitura de Curitiba, Centro Cívico - Salão Brasil

O prefeito de Curitiba, Beto Richa e o presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual (CNCP), Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, assinarão nesta terça-feira (1), convênio para dar início ao programa Cidade Livre de Pirataria.

A assinatura será às 15h, no Salão Brasil da Prefeitura. Com a assinatura, Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber o projeto, que será lançado oficialmente nesta quinta-feira, 3, em Brasília.

Em julho deste ano, a capital paranaense foi escolhida pelo Ministério da Justiça para ser uma das cinco cidades-piloto onde será implantado o projeto. O Cidade Livre da Pirataria envolverá os setores público e privado no combate ao comércio ilegal de produtos e também será lançado em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto (SP).

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Urbs fiscaliza vagas para idosos e pessoas com deficiência



A partir de 18 de dezembro, estacionar sem credencial em vaga exclusiva para idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção será passível de penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro - multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira Nacional de Habilitação e remoção do veículo.
O credenciamento para uso das vagas especiais está sendo feito pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A desde o fim de agosto e, até aqui, cerca 1,2 mil pessoas já fizeram sua credencial. O credenciamento deve ser feito pela internet, no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).

Uma vez preenchido o cadastro, a Urbs agenda por e-mail ou pelo próprio site a data em que o idoso ou portador de deficiência deverá comparecer para autenticação da documentação e retirada da credencial.

Podem fazer o credenciamento pessoas que já tenham completado 60 anos de idade, que sejam portadoras de necessidades especiais ou tenham dificuldade de locomoção e que residam em Curitiba. Também podem se credenciar motoristas que conduzem idosos ou portadores de deficiência.

O uso da credencial é obrigatório tanto em áreas privadas - como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo - quanto em vagas exclusivas do Estacionamento Regulamentado (EstaR).

Ao todo, Curitiba terá em dezembro 409 vagas do EstaR para idosos e 164 vagas para portadores de deficiência. No total, a cidade tem cerca de 8 mil vagas de EstaR.

Credencial - A vaga especial é um direito assegurado por lei federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2%, a portadores de deficiência.

Ao usar uma vaga especial o motorista deve deixar a credencial fornecida pela Urbs no painel do carro, com frente voltada para cima. A credencial também deve ser apresentada sempre que solicitado pela fiscalização.

No caso do estacionamento regulamentado, a credencial garante a vaga mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nestas vagas será necessário deixar no painel, além da credencial, o cartão do EstaR que custa R$ 1,00 a hora.

A obrigatoriedade de apresentar a credencial está sendo bem recebida por pessoas que precisam destas vagas. É o caso do aposentado e voluntário no Hospital Cajuru Marcio Zeni, que considera a iniciativa importante. "É muito bom, era preciso mesmo uma medida como essa. Acho que vai ajudar muito e é importante que todos respeitem essas vagas" diz ele, que já se cadastrou.

Célia Regina Winkler também aprova a medida e a forma adotada pela Urbs para fazer o credenciamento. "É muito bom ter um horário agendado, você chega aqui e é atendido logo, sem maiores problemas. Além disso a gente já vem com orientação sobre os documentos necessários e a credencial sai na hora", comemorou. Célia quer garantir o uso das vagas quando transportar a mãe, dona Izair, 86 anos, que usa cadeira de rodas.


"Encontrar uma vaga e poder deixar o carro para ajudar a mãe a desembarcar é algo muito bom", disse Célia, ao pegar a credencial. "Não tenho como parar o carro, desembarcar minha mãe e depois ir estacionar em outro lugar porque não posso deixá-la sozinha no meio da rua", afirmou.

O uso de vaga especial sem credencial ou por pessoas não autorizadas é uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro que além da autuação prevê a remoção do veículo. A utilização indevida do cartão, como empréstimo a terceiros, cópia, rasuras ou falsificação implicará no cancelamento do cartão e penalidades previstas em lei.

COMO SE CADASTRAR

A credencial emitida pela Urbs será obrigatória para uso de vagas especiais. O cadastro é feito pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br.

Em data agendada pela Urbs o solicitante deverá apresentar RG, Carteira de Motorista e comprovante de residência (contas de luz, telefone e IPTU ou correspondência que tenha o CEP da rua).

O atendimento na Urbs é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, na Área de Fiscalização de Trânsito, Unidade de Estacionamento Regulamentado, na Rodoferroviária, A Urbs fica no prédio central da Rodoferroviária, avenida Affonso Camargo, 330.

.Quem tem direito: idosos com 60 anos ou mais, portadores de deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção ou pessoas que os transportam.