sábado, 22 de agosto de 2009

Projeto Nossa Vizinhança vai reurbanizar principais ruas das noves regionais


A primeira etapa do projeto Nossa Vizinhança começará a ser implantada nas Regionais Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Nesta fase, ruas importantes nas três regionais serão reurbanizadas. A proposta de início das ações do projeto que vai fortalecer ruas das nove regionais de Curitiba foi apresentada e debatida com os administradores regionais nesta sexta-feira (21), no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, com a participação dos administradores regionais, o presidente do Instituto, Cléver Almeida, e o secretário de governo, Rui Hara.

"Todas as ruas integrantes do projeto receberão melhorias na iluminação, revitalização do pavimento e melhorias nas calçadas", diz o prefeito Beto Richa. Depois desta fase, um trecho das ruas reurbanizadas ganhará outros elementos como bancos e totens, que identificarão as ruas do Nossa Vizinhança. Desde que haja parcerias, ruas transversais às vias escolhidas em cada regional poderão até ser transformadas em espaços para a promoção de atividades culturais e econômicas na região, como feiras e outros eventos. Para identificar as ruas que serão ambientadas de forma diferenciada, será feito um levantamento junto a cada uma das nove regionais. O assunto também será debatido com a comunidade local.

"Serão escolhidas ruas que já são importantes em cada uma das regionais, já têm forte concentração de comércio, perto de equipamentos da Prefeitura e são muito utilizadas pela população dos bairros que integram a regional. Com o Nossa Vizinhança, ruas que são uma referência para a comunidade em cada regional, terão um ambiente diferenciado", explica o presidente do Ippuc.
O supervisor de planejamento do Instituto, Ricardo Bindo, afirma ainda que a ideia é melhorar os padrões dos locais mais utilizados pela comunidade em cada Regional. "O projeto vai reforçar a característica de centro local e apontar uma espécie de Rua XV em cada regional da cidade", disse Bindo.

A primeira rua a ter obras licitadas será a avenida Toaldo Túlio, importante via da Regional Santa Felicidade. A licitação será lançada nos próximos meses e a expectativa é que os trabalhos comecem em 2010. As obras previstas vão reorganizar a via, beneficiando pedestres, ciclistas, transporte coletivo, transporte comercial e transporte individual. Os trabalhos de reurbanização deverão acontecer ao longo dos cerca de 4km de extensão da avenida, desde a rua Domingos Strapasson até a BR-277. Será feita a fresagem e recapeamento da via e será construído remanso para o estacionamento de veículos dos dois lados, respeitada a localização das árvores. As calçadas serão recompostas e a rua receberá nova sinalização viária.

As outras ruas já confirmadas e que terão intervenções são a avenida Marechal Floriano Peixoto, na Regional Boqueirão, e a rua Izaac Ferreira da Cruz, na Regional Bairro Novo. Nos caso destas regionais, as licitações serão lançadas em 2010. As ruas do Nossa Vizinhança nas regionais Matriz, Cajuru, Boa Vista, Pinheirinho, CIC e Portão ainda não foram definidas. Além da identificação das seis ruas que faltam, a partir de agora, serão feitos os levantamentos necessários em cada regional para detalhar o trecho que terá as obras e quais serão as intervenções.

Participaram da reunião no Ippuc, os administradores regionais da Matriz, Omar Akel; Boqueirão, Pablo Morbis; Cajuru, Cesário Ferreira Filho; Boa Vista, Janaína Lopes Gehr; Santa Felicidade, Inês Ultramari Hartl; Pinheirinho, Fernando Roberto Janz; CIC, José Dirceu de Matos; e Bairro Novo, Elci Dulce Sfredo. O administrador da Regional Portão foi representado por técnicos da Regional.



sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Projeto apresentado aos vereadores: Metrô fará parte da Rede Integrada de Transportes



Os vereadores de Curitiba conheceram os detalhes e puderam fazer questionamentos ao projeto da primeira linha do Metrô Curitibno, que neste momento passa pela elaboração dos estudos e projetos de engenharia, do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente. A apresentação ocorreu durante a sessão extraordinária desta quarta-feira (19) na Câmara Municipal de Curitiba e foi feita pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Cléver Almeida, que compareceu à tribuna ao lado do assessor de projetos especiais da Prefeitura, Maurício Sá de Ferrante.

Depois de apresentar os conceitos de planejamento, diretrizes que vêm sendo seguidas pelo Ippuc desde a criação do Instituto e a evolução do sistema de transporte, Almeida comparou a demanda existente hoje nos dois primeiros eixos de transporte e desenvolvimento implantados na cidade - norte e sul - a outras cidades que já oferecem o metrô aos usuários. Atualmente, nos eixos onde será implantada a primeira linha do Metrô Curitibano, são transportados quase 417 mil passageiros. Considerado o aumento da população e a atratividade do sistema, quando começar a funcionar, o metrô deverá transportar 500 mil usuários, volume próximo do que é transportado, por exemplo, pelo Metrô do Rio de Janeiro que possui duas linhas de metrô e transporta 550 mil pessoas.

"A escolha do traçado foi feita em função da demanda que temos nestes eixos. Do ponto de vista da viabilidade econômica, não dá para fazer metrô onde não existe demanda. E a escolha do metrô segue a evolução do sistema, que começou justamente nos eixos Norte e Sul. O Metrô completa a Rede Integrada de Transporte que está sendo construída há quase 40 anos. É preciso entender este momento como um momento de ampliação da capacidade do sistema, não é a derrota do nosso sistema atual de BRT (Bus Rapid Transit), que continuará existindo e será aprimorado", explicou o presidente do Instituto, que também respondeu a perguntas de quase todos os 22 vereadores presentes.

Entre os questionamentos, alguns vereadores quiseram saber da possibilidade de ocupação das canaletas, atualmente usadas pelos ônibus do sistema expresso, por carros e motocicletas. Cléver Almeida explicou que a meta não é devolver o espaço do ônibus a quem utiliza o transporte individual, já que em Curitiba a prioridade é o transporte público. A proposta pretende destinar o espaço das canaletas para a utilização de pedestres e ciclistas.

O assessor de projetos especiais da Prefeitura, Maurício Sá de Ferrante, enfatizou a importância da participação do governo federal no projeto. "Sem a participação do governo federal, não existe o metrô", disse Ferrante. O presidente do Ippuc afirmou que os ministérios envolvidos nas negociações do Metrô Curitibano, como Planejamento e Cidades, sempre estiveram de portas abertas para a Prefeitura de Curitiba. "Queremos continuar esta parceria", disse Cléver Almeida.

Desde 2005, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos, empresa de serviços de transporte ferroviário de passageiros ligada ao Ministério das Cidades, está envolvida no projeto para a construção do metrô de Curitiba. A empresa que já implantou metrôs em diversas cidades brasileiras, participou dos estudos preliminares feitos em 2005 e financia parte dos custos dos contratos em andamento para a elaboração dos estudos e projetos de engenharia e EIA/RIMA do Metrô Curitibano. A Companhia do Governo Federal também acompanha criteriosamente o andamento dos trabalhos.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Prefeito entrega centro especializado em pesquisa e planejamento do esporte

O prefeito Beto Richa inaugurou ontem o Centro de Referência do Esporte de Curitiba, no bairro Guaíra, o primeiro centro municipal e público do Brasil especializado em pesquisa e planejamento da atividade física. "O novo equipamento e a Lei Antifumo são medidas que contribuirão diretamente na melhora da qualidade de vida dos curitibanos", afirmou Richa, que nesta quarta também assinou a lei proibindo fumo em recintos fechados.

O novo espaço avaliará as condições físicas dos curitibanos. No centro serão desenvolvidas ações para melhorar a qualidade de vida e promover uma vida ativa e saudável, prevenindo dos problemas causados pelo sedentarismo, como hipertensão, colesterol alto e diabetes. "Em cada quatro curitibanos, pelo menos um está com sobrepeso. Esta situação causa doenças crônicas degenerativas", afirmou o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.

Entre as ações programadas no Centro de Referência, estão a formação de grupos de caminhadas e de corridas de ruas nos bairros; desenvolvimento de novas metodologias de ginásticas; avaliações e formulações de planos de ginásticas com grupos de riscos; entre outras atividades. Atualmente, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer já desenvolve este tipo de atividade em seus 28 Centros de Esporte e Lazer, que atendem mensalmente 170 mil pessoas. A meta é dobrar o número de atendimentos até o fim da gestão.

O investimento foi de R$ 1,5 milhão na construção e compra de equipamentos da nova unidade, que tem 600 metros quadrados. O prédio tem auditório para 100 pessoas, uma biblioteca especializada, um centro de multimídia, um núcleo de pesquisa multidisciplinar com médico especialista em medicina desportiva, fisioterapeuta, nutricionista e professores de Educação Física.

Todo o trabalho será compartilhado com o setor acadêmico e organizações internacionais, que também trabalharão em pesquisas em Curitiba. O centro será base da equipe do programa CuritibAtiva, da Secretaria do Esporte e Lazer, que faz pesquisas na área de condicionamento físico dos curitibanos, que embasam as ações da secretaria no combate da obesidade, sedentarismo e das doenças crônicas-degenerativas.

Com a nova estrutura, a Prefeitura poderá ampliar as parcerias e pesquisas em comuns com outras instituições de pesquisas na área de qualidade de vida nacionais e internacionais. Atualmente, a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer desenvolve projetos em conjunto com o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (CDC), que integra o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (equivalente ao Ministério da Saúde), além de trabalhar em parceria com a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde e outras instituições. A intenção é formalizar parcerias com as universidades e faculdades de Educação Física.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Parques ganham 6.300 mudas de árvores nativas



A arborização dos parques de Curitiba foi renovada. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente terminou nesta semana o plantio de cerca de 6.300 mudas de espécies nativas de árvores, como Ipê, Aroeira, Araucária, Anjico, Tarumã e outras variedades em 10 parques da cidade. A maior parte das mudas foi direcionada ao parque Barigui, com 4.795 mudas.

Alguns plantios foram planejados para substituir árvores invasoras e das que estão no fim do ciclo e precisam ser removidas por questão de segurança. O número de árvores plantadas representa mais que o dobro das árvores retiradas. No Barigui, por exemplo, em frente ao Salão de Atos, foram plantadas 47 mudas de Pau-Ferro e Quaresmeira, no lugar dos Cinamomos.

As demais mudas foram direcionadas para a beira do rio Barigui, um local de regeneração da vegetação, que fica ao lado do pavilhão de exposições do parque e também em outros pontos.
No parque São Lourenço, das 85 mudas plantadas, 64 estão no trecho da rua Mateus Leme, contornando o parque. São Ipês que vão substituir antigas Tipuanas. No estacionamento do parque, a Prefeitura plantou 21 mudas de Aroeira.

"A remoção das árvores será feita gradativamente para não causar transtornos aos frequentadores dos parques, e também para que as novas mudas se desenvolvam um pouco mais", diz o assessor técnico do Departamento de Parques e Praças, José Roberto Holoff.

Parques beneficiados com o plantio


São Lourenço
21 mudas de Aroeira-salsa.
64 mudas de Ipê -roxo.

Atuba
200 mudas variadas de Angico, Açoita- cavalo, Tarumã, Timbó, Araçá, Pitanga, Guabiroba, Branquilho, Cocão, Pinheiro-bravo, Aroeira-salsa e Aroeira-vermelha.

Barigui
4.795 mudas de Araçá, Pitanga, Guabiroba, Ariticum, Vacum, Sibipiruna, Angico, Canela, Imbuia, Aroeira-Salsa, Aroeira-Vermelha, Pinheiro-Bravo, Pimenteira, Miguel-Pintado, Dedaleiro, Ipê-Amarelo, Canela-guaicá, Canela-amarela, Timbó, Araucária, Quaresmeira, Pau-ferro, Sibipiruna, Jerivá, Aroeira-salsa, Pinheiro-bravo e frutíferas.

Tingui
50 mudas de Araucária.

Diadema
300 mudas de Angico, Monjoleiro, Paineira, Açoita- cavalo, Tarumã, Canela-guaicá, Timbó, Araribá, Ipê-amarelo, Branquilho, Cocão, Araçá, Pitanga, Guabiroba e Pinheiro-bravo.

Lago Azul
100 mudas variadas de Angico, Tarumã, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha, Pinheiro-bravo, Timbó, Branquilho, Cocão, Vacum e Ipê-amarelo.

Ópera de Arame
23 mudas de Pau-ferro e 12 mudas de Ipê-amarelo, e 130 mudas de Angico, Canela-imbuia, Dedaleiro, Sibipiruna, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha, Capororoca, Canela-amarela, Canela-imbuia, Ipê-roxo, Pitanga, Araçá, Guabiroba.

Passeio Público
375 mudas nativas de Paineira, Araçá, Pitanga, Dedaleiro, Guabiroba, Ariticum, Vacum, Sibipiruna, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha, Pinheiro-bravo, Miguel-pintado, Ipê-Amarelo, Quaresmeira, Angico e Timbó.

Parque Caiuá
250 mudas de Angico, Monjoleiro, Açoita- cavalo, Tarumã, Canela-guaicá, Araçá, Pitanga, Guabiroba, Dedaleiro, Ingá, Ariticum, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha e Pinheiro-bravo.

Parque dos Tropeiros
150 mudas de Angico, Monjoleiro, Açoita- cavalo, Tarumã, Canela-guaicá, Araçá, Pitanga, Guabiroba, Dedaleiro, Ingá, Ariticum, Aroeira-salsa, Aroeira-vermelha e Pinheiro-bravo.

Corrida das Nascentes, em Curitiba e RMC, terá 1.180 competidores



A 5ª Corrida das Nascentes, que acontece no dia 30 de agosto num percurso que envolve Curitiba e mais seis municípios da Região Metropolitana, encerrou as inscrições na última sexta-feira, dia 14. O número de inscritos superou as expectativas, chegando a 1.180 participantes, divididos em 120 equipes. No ano passado foram 790 inscritos.

Michele Caputo, secretário de Assuntos Metropolitanos de Curitiba, credita a maior participação ao percurso diferenciado, que atrai os corredores que procuram o contato com a natureza, além do aumento no número de praticantes desta modalidade esportiva.

O trajeto da corrida é de 91,5 quilômetros, percorrendo trechos cortados pelos afluentes do Rio Iguaçu. A largada acontece em Piraquara, de onde os atletas seguirão por Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba. A chegada será no Bosque São Cristóvão, em Santa Felicidade, onde haverá um almoço típico italiano

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Alunos das creches e escolas municipais retornam às aulas a partir de hoje




Os 140 mil alunos das creches e escolas municipais estão retornando às aulas a partir de hoje. O Comitê de Controle e Prevenção da Influenza A divulgou a decisão em reunião realizada na quinta-feira. As aulas, que deveriam ter voltado em 3 de agosto, foram adiadas como precaução para evitar o crescimento no número de casos da gripe H1N1. A rede estadual também retoma as aulas nesta segunda-feira.
A recomendação de volta às aulas do Comitê foi acatada pela rede pública de ensino e vale também para todas as demais instituições de ensino.

O comitê recomendou que as gestantes que atuam nas escolas e creches da rede municipal de ensino só retornem ao trabalho duas semanas após o reinício das aulas.
De acordo com estudos científicos, as grávidas são o principal grupo de risco para complicações causadas pela gripe. Com isso, elas evitariam um contato direto com as crianças, que apresentam período maior de transmissibilidade da doença (até 14 dias).
Para tomar a decisão, o comitê considerou que as medidas de controle adotadas, entre elas o adiamento do retorno às aulas, se mostraram eficazes para diminuir a transmissibilidade e minimizar o impacto da doença na população.
Os dados apresentados na reunião mostraram tendência de estabilização do quadro da epidemia no município. Também foi considerada a necessidade de se diminuir os prejuízos sociais e educacionais provocados pelo adiamento das atividades escolares e das creches.
Nesse ínterim, foram tomadas uma série de desdobramentos que ajudam a explicar essa situação: redução de circulação de público nos ambientes coletivos das escolas e também no transporte coletivo; prescrição do antiviral a critério dos profissionais médicos em geral; elaboração de planos de controle e prevenção à doença em cada estabelecimento de ensino; e elevação da temperatura.

Também merece destaque o envolvimento de pais e familiares de estudantes, assim como professores e demais funcionários de todos os estabelecimentos de ensino, que agora podem retomar sua rotina em segurança mas sempre observando as condutas de prevenção.

"A decisão de recomendar o retorno às aulas reflete a eficiência das medidas tomadas nos últimos dias pelo comitê assessor da Secretaria Municipal da Saúde, que assumiu o ônus das decisões e agora colhe os bons resultados, " disse Moacir Pires Ramos, médico, representante da Sociedade Brasileira de Infectologia no Comitê de Controle e Prevenção da Nova Gripe em Curitiba, formado por 26 entidades.

"A Secretaria Municipal da Saúde está de parabéns pela condução do enfrentamento da nova gripe, em especial pela coragem de entregar aos médicos a decisão de indicar o tratamento com o antiviral específico", disse Ety Forte Carneiro, representante do hospital infantil Pequeno Príncipe no comitê.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, os professores e funcionários da rede municipal de ensino estão preparados para a adoção de medidas de prevenção e controle da doença. "Tomamos todas as medidas de precaução para orientar nosso quadro de profissionais", disse Eleonora.
Na última sexta-feira, os 15 mil profissionais da rede participaram de uma jornada de capacitação organizada pela Secretaria na escolas e creches. Na ocasião, eles assistiram a palestra com dicas para poder detectar sinais e sintomas sugestivos da doença, sobre como o vírus é transmitido, como evitar o contágio na escola e o que fazer caso um dos alunos apresente sintomas da gripe. Também receberam folders sobre a gripe H1N1 e conheceram os kits com material de higiene e limpeza (garrafas de álcool comum e em gel, água sanitária, máscaras cirúrgicas, sabonete líquido, toalhas de papel e toalhas de papel) que servirão de reforço na volta às aulas.

A nova gripe em Curitiba hoje
2.405 casos notificados


345 exames positivos para H1N1 (79,3% de todas as gripes)

Pacientes de 7 meses a 76 anos (idade média = 27 anos , com 36% das notificações na faixa 20 a 34 anos)

Esperam resultado 1.449 pacientes

18 óbitos (9 casos com doenças prévias associadas)


ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA CONTROLE DA INFLUENZA A (H1N1) NAS ESCOLAS E CRECHES
NOS BEBEDOUROS:
> Orientar os alunos para não colocarem os lábios no bico ejetor de água dos bebedouros;
> Proceder no equipamento, desinfecção com álcool 70 %, freqüentemente;
> Disponibilizar copos descartáveis de fácil acesso ao bebedouro ou orientar para trazer de casa o copo ou garrafa plástica para uso individual;
> Quando existirem dois bicos ejetores de água no bebedouro, inviabilizar o uso do bico ejetor pequeno e deixar em uso o grande curvado;
> Fixar orientações de uso na parede, na frente do bebedouro.
NOS BANHEIROS
> Intensificar a limpeza e desinfecção dos banheiros, incluindo maçanetas, torneiras, porta-papel.
NOS REFEITÓRIOS
> Lavar as mão antes das refeições.
> Orientar os alunos a não compartilhar copos, talheres, bebidas e alimentos.
> Realizar a desinfecção das mesas e cadeiras, friccionando com pano limpo embebido com álcool 70%, após o uso.
NAS SALAS DE AULA
> Disponibilizar álcool gel 70% glicerinado na entrada das salas e orientar os alunos para a sua utilização.
> Realizar a desinfecção das mesas e cadeiras, friccionando com pano limpo embebido com álcool 70%, ao final do período e/ou a cada troca de turmas.
> Os alunos devem possuir poltrona/cadeira fixa.
> Orientar os alunos a não compartilhar materiais (canetas, lapiseiras, borrachas, etc).
> Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) devem ainda reforçar a higienização frequente com álcool em gel dos brinquedos de uso comum, maçanetas/trincos, trocadores, banheiras.