sábado, 25 de julho de 2009

Audiências públicas da LOA 2010 a partir de terça-feira



A partir da próxima terça-feira (28), o cidadão curitibano poderá participar das audiências públicas para a elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Curitiba para 2010. No dia 28, as consultas e debates acontecerão nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Matriz e Boa Vista. As consultas envolverão também a discussão das prioridades do plano plurianual 2010-2013.

Na quarta-feira (29), os encontros acontecerão nas Regionais Cajuru (Escola Municipal Omar Sabbag) e CIC (Administração Regional) e na Rua da Cidadania Fazendinha. No dia 30, as audiências serão nas Ruas da Cidadania Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Todos os encontros irão das 19h às 21 horas.

As sugestões feitas pela comunidade contribuirão para a elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2010. Nas audiências a população pode esclarecer dúvidas sobre os projetos municipais com técnicos de todas as áreas que estarão à disposição dos participantes. Depois, as prioridades dos bairros serão debatidas.

A população também pode participar enviando sugestões pela internet e também pela central de atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156, que funciona 24 horas. No site www.curitiba.pr.gov.br é possível participar acessando o link do Orçamento Cidadão. A elaboração da proposta da LOA é a segunda fase do programa Orçamento Cidadão, da Prefeitura de Curitiba.

A elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual é a segunda fase do programa Orçamento Cidadão, da Prefeitura de Curitiba. Agora, os curitibanos vão escolher de forma mais detalhada quais serão os investimentos do município em cada bairro, com a possibilidade de sugerir até mesmo a localização das obras.

O prazo para envio da LOA à Câmara Municipal de Curitiba é 30 de setembro.

sexta-feira, 24 de julho de 2009



Crianças fazem roteiro de férias com dicas do Disque-Turismo




Nas férias de julho, as crianças se destacam no Festival de Inverno promovido pela Prfeitura e entre usuários do Disque-Turismo, serviço que oferece informações sobre os principais pontos turísticos da cidade pelo telefone (41) 3352-8000. Nessa época, o número de atendimentos costuma a dobrar e os pequenos curitibanos são responsáveis por boa parte das ligações.

A garotada geralmente telefona em busca de informações sobre os ônibus de dois andares da Linha Turismo pelos principais pontos turísticos da cidade. Elas são fãs do roteiro e querem estar com as informações na ponta da língua para convencer pais e avós a embarcarem nos ônibus.

As informações sobre a Linha Turismo correspondem a 60% dos atendimentos do Disque-Turismo. Neste ano, o número de procura pelo serviço cresceu 60%. De janeiro a maio deste ano, o Instituto Municipal de Turismo registrou 2558 ligações, contra 1641 do mesmo período de 2008.

Outro destaque apontado nos primeiros meses de 2009 foi o aumento da procura de informações por turistas do litoral e do interior do Paraná, de onde vem a maioria dos visitantes que desembarcam em Curitiba, e também do estrangeiro.

O serviço é 24 horas, com informações em português, inglês, espanhol e francês, e recebe em média 500 ligações mensais.

Gripe A começa mudar a rotina da população


Subiu para 29 o número de mortes no Brasil por causa da Gripe A.

A preocupação de contrair a doença vem transformando arotina dos brasileiros. No Paraná, a confirmação de mais oito registros, na quarta-feira (22), aponta que subiu para 70 o número de casos confirmados, com uma morte. Nos estados do Sul e Sudeste há uma corrida em busca de atendimento médico, aos primeiros sinais de gripe, os hospitais públicos e postos de saúde já sentem a demanda de suspeitas e o atendimento tem demorado até quatro horas por uma consulta. Trabalhadores de uma empresa em São Paulo passam por exames depois de voltarem de férias. O site de uma denominação religiosa orienta bispos e pastores e recomenda a higienização de locais e objetos de uso comum. A diocese de Santo André faz três recomendações a padres da igreja católica: que a hóstia seja entregue na mão, que não se reze o pai nosso de mãos dadas e que o abraço da paz seja suspenso. Em Curitiba, um padre, da paróquia na Barreirinha, tomou algumas medidas preventivas para evitar o contágio do vírus H1N1: tirar as pias com água benta, usadas por centenas de pessoas a cada missa; na comunhão, as hóstias não são mais entregues diretamente na boca do fiel, para evitar o contato com a saliva; os auxiliares do padre na distribuição da eucaristia vão redobrar os cuidados com a limpeza das mãos; padre e auxiliares não vão mais beber o vinho no mesmo copo durante a celebração; além de as missas serem celebradas com as portas e janelas abertas. Também as escolas de alguns estados devem
adiar o início das aulas. Na última terça-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que
a suspensão das aulas é uma das medidas que podem ajudar a diminuir a transmissão do vírus.

Casos


Foram registrados casos da gripe A H1N1 nas regiões de Curitiba (41), Ponta Grossa (9), Cascavel (5), Foz do Iguaçu (7), Maringá (2). Londrina (1), Toledo (1), Pato Branco (1), Apucarana (1), e Umuarama (1). Além da morte que ocorreu na região de Jacarezinho . Outras 718 situações são suspeitas e 313 foram descartadas. Enquanto o contágio se alastra, o Ministério da Saúde só recomenda o uso do Tamiflu, principal remédio no combate à nova gripe, para casos mais graves, o que, para vários especialistas, pode não ter mais o efeito esperado. Os médicos recomendam o uso do medicamento no início da doença para que tenha eficácia. O Ministério da Saúde elaborou um guia que responde as principais dúvidas dos brasileiros sobre o vírus Influenza A (H1N1), causador da gripe suína. Outras informações pelo Disque Saúde (0800 61 1997). e veja as informações elaboradas
pelo ministério.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Rede de ciclovias será ampliada para incentivar uso da bicicleta




A malha cicloviária de Curitiba será ampliada. É o que prevê o Plano Diretor Cicloviário, que está em elaboração no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), e que estabelecerá as diretrizes de ampliação da rede atual, que é mais de 100km de infraestrutura cicloviária e inclui ciclovias e passeios compartilhados. Pensando não apenas no lazer, o Plano Diretor vai apontar medidas que deverão ser adotadas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte para as atividades diárias dos curitibanos.

Campanhas educativas também serão feitas, para incentivar a utilização da rede cicloviária da cidade, revelar o papel do ciclista na melhoria do trânsito e do meio ambiente e contribuir para que motoristas, pedestres e ciclistas convivam de forma harmônica e tenham segurança em seus deslocamentos.

A elaboração do Plano faz parte do programa Pedala Curitiba, que também prevê a recuperação da malha cicloviária atual, com sinalização em toda a rede existente. As calçadas feitas em asfalto desde 2005 pela Prefeitura serão analisadas e poderão ser incorporadas à infraestrutura cicloviária da cidade, conforme sua característica

Governo federal elogia biocombustível a 100% na frota de Curitiba

Ônibus da Linha Verde vão rodar com combustível à base de soja

O prefeito em exercício, Luciano Ducci, o presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, Marcos Isfer, e o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, assinaram, na tarde desta quarta-feira (22), com empresas operadoras do transporte coletivo, fabricantes de motores e chassis e produtor e distribuidor de biocombustível, acordo que garante a operação de ônibus da Linha Verde integralmente com biocombustível, B-100, sem mistura de diesel convencional.

Inédito no país e, até onde se tem notícia, também no mundo, o projeto será iniciado a partir de agosto com seis ônibus da Linha Verde. A idéia é que, na sequência, todos os 18 ônibus da Linha Verde, que fazem a linha Pinheirinho-Carlos Gomes, passem a operar com o B 100.

Com a preocupação ambiental em foco desde a década de 1970, Curitiba se antecipa outra vez, ao usar em caráter pioneiro um combustível 100% verde, não poluente, servindo outra vez como exemplo nacional. Combustíveis limpos poderão, no futuro, ser diretamente responsáveis pela redução de custos com despesas ligadas à Saúde Pública, garantindo a desejada qualidade e vida de todos, disse Ducci.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Frio aumenta atendimentos de doenças respiratórias

Dos 71,7 mil atendimentos feitos por toda a rede municipal de saúde de Curitiba (unidades básicas e de urgências) na semana passada, cerca de 29,5% foram motivados por doenças do aparelho respiratório em geral. Isso equivale a 21,2 mil consultas. O número representa o momento de procura mais intensa pelo atendimento motivado por essa queixa em 2009, não é o de maior demanda já registrado na cidade, segundo dados do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde. A secretaria faz desde 2003 o acompanhamento semanal desses agravos nos serviços médicos.

A procura pelas unidades de saúde da Prefeitura no período, a 28ª semana do ano epidemiológico, é normal para a estação, mas perde para o verificado no ano de 2003 - mesmo com a demanda adicional derivada dos casos suspeitos da nova Influenza A. Naquela época, na semana número 27, a procura chegou a 17,3 mil consultas ou 32,75% do total de atendimentos. Na ocasião, a demanda geral era menor (52,7 mil usuários) mas a rede de atendimento contava com menos unidades de saúde, o que tornou o atendimento mais lento. Desde 2005, quando o prefeito Beto Richa iniciou sua primeira gestão, 56 equipamentos foram abertos e ampliados para o setor

Festival de Férias tem atividades gratuitas até sexta-feira



A programação do Festival de Férias de Inverno, promovido pela Prefeitura Curitiba, segue até esta sexta-feira (24), em 51 espaços nas nove regionais da cidade. Na programação, que é gratuita, cinema, jogos recreativos, oficinas, esporte e outras atividades. As atividades são destinadas a crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e vão de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Desde segunda-feira (13), o Festival reuniu 8 mil jovens, que se divertiram aproveitando brinquedos infláveis, cama elástica, jogos gigantes, tênis de mesa, arremessos, pintura no rosto, perna de pau, esqui na grama, futebol de dedo, gincanas, oficinas de madeirinha, de recortes e de máscaras, e teatro.

Para participar das atividades não é preciso fazer inscrição prévia. Basta ir aos locais programados e conversar com os profissionais encarregados da programação. Outras informações podem ser obtidas nos locais do Festival.

Endereço dos locais do Festival de Férias de Inverno 2009
13 a 17 e de 20 a 24 de julho
Horário: 14 às 17h
Faixa etária: de 6 anos a 12 anos

REGIONAL BAIRRO NOVO - 3564-5853
22/07 Praça do Marupiara - Rua Irmã Vitorina Meneguetti, s/nº
22/07 Centro Comunitário Madre Tereza - Rua Jandaia do Sul, s/nº
22/07 Praça Francisco Corso - Salgueiros - Rua Netuno, s/nº esq. com Rua Marte
23 e 24/07 Centro de Esporte e Lazer do Xapinhal - telefone 3289-1060 - Rua Francisco Claudino Ferreira, s/nº - Sitio Cercado

REGIONAL BOA VISTA - 3357-4024
20 a 24/07 Associação Carinho Infantil - Vila Gália - Parque Tingui - Rua Salvador de Mauro esq. Rua São Francisco Xavier (antes de chegar na entrada do Parque Tingui virar à esquerda e 1ª à direita, no final da Rua São Salvador)

REGIONAL BOQUEIRÃO - 3276-6016 Rua 253
22/07 CRAS Amigo Curitibano - Rua Wilson Dachiaux esq. com Rua Elton Coelho Queiroz
23/07 Praça Érico Veríssimo - Associação de Moradores e Amigos da Vila Nossa Senhora do Pilar - Rua Exp. Francisco Pereira dos Santos, 510
24/07 Centro de Esporte e Lazer Agostinho Legró - telefone 3377-3180 - Rua Pastor Carlos Frank esq. com Rua Tenente Viligrant Cabrita

REGIONAL CAJURU - 3361-2330
22, 23 e 24/07 Centro de Esporte e Lazer Parque Peladeiro - Rua Antonio Moreira Lopes, s/nº - Solitude - telefone 3361-2331

REGIONAL CIC - 3212-1559
22/07 Associação Moradores Conjunto Vera Cruz 1, 2 e 3 - Rua Pedro Aleixo, esq. com Rua Galdino Ronconi (final da rua)
23 e 24/07 Escola Municipal Pró Morar Barigui - telefone 3245-0304 - Rua Arthur Martins Franco, 1803

REGIONAL MATRIZ - 3321-2707
20 a 24/07 Centro de Esporte e Lazer Plínio Tourinho - Rua Engenheiros Rebouças, s/nº - telefone 3218-5436
20 a 24/07 Praça Osório - Boca Maldita - Centro

REGIONAL PINHEIRINHO - 3212-1482
22 à 24/07 Centro de Esporte e LAzer Rua da Cidadania do Pinheirinho - Rua Winston Churchil, 2032 - telefone 3212-1482

REGIONAL PORTÃO - 3245-1100 Rua 2013
22/07 Praça Afonso Botelefoneho (Praça do Atlético) - Rua Engenheiros Rebouças, s/nº
23/07 Praça Arthur Bernardes - Av. Presidente Arthur Bernardes, s/nº
22,23 e 24/07 Centro de Esporte e Lazer da Rua da Cidadania da Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, ao lado do Terminal da Fazendinha

REGIONAL SANTA FELICIDADE - 3374-5004
20 a 24/07 Centro de Esporte e Lazer da Rua da Cidadania de Santa Felicidade - Rua Madre Clélia Merloni, s/nº - Santa Felicidade

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ibope/Band: Richa lidera para 2010 no PR



Os pesquisadores ouviram 805 pessoas somente em Curitiba entre os dias 16 e 18, com margem de erro de 3 pontos porcentuais

O prestígio do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB-PR), continua em alta na capital paranaense. Pesquisa realizada pelo Ibope, a pedido da "Rádio BandNews", mostrou aprovação de 81% para sua administração e índices que chegam perto de 70% na preferência do eleitorado para concorrer ao governo do Estado no próximo ano
Os pesquisadores ouviram 805 pessoas somente em Curitiba entre os dias 16 e 18, com margem de erro de 3 pontos porcentuais. Em um dos cenários estimulados pela pesquisa, Richa teria 63% das preferências, contra 14% do senador Osmar Dias (PDT) e 4% do vice-governador Orlando Pessuti (PMDB). O presidente do Instituto Ambiental do Paraná, Vitor Hugo Burko (PV) também foi incluído na pesquisa, mas não recebeu votação. Outros 13% declararam voto branco ou nulo e 6% não souberam responder.
No segundo cenário, Richa teria 65%, contra 12% da presidente do PT paranaense, Gleisi Hoffmann, que já declarou não ser candidata ao governo, 5% para Pessuti e 1% para Burko. Os brancos e nulos seriam 11%, enquanto 6% não souberam responder. Com Richa fora da disputa, o senador Alvaro Dias aparece representando o PSDB e somaria 30% das intenções de voto, com 26% para Osmar, 8% para Pessuti e 2% para Burko. Nessa situação, 23% optariam pelo branco ou nulo e 10% não souberam responder.
No último cenário, com o PDT fora da disputa (ou para apoiar o PSDB ou o PT), Dias teria 39% das preferências, Gleisi ficaria com 18%, Pessuti com 8% e Burko com 2%. Outros 22% votariam branco ou nulo e 12% não souberam responder. Entre os possíveis candidatos, Osmar é o que tem mais rejeição entre eleitores de Curitiba, com 29%, depois vem Dias, com 28%, e Richa, com 17%. Em relação à administração do prefeito, 81% aprovaram, enquanto 15% desaprovaram e 3% não souberam responder.

Audiências públicas da LOA 2010 a partir da próxima terça

A partir da próxima terça-feira (28), o cidadão curitibano poderá participar das audiências públicas para a elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de Curitiba para 2010. No dia 28, as consultas e debates acontecerão nas Ruas da Cidadania do Pinheirinho, Matriz e Boa Vista.

Na quarta-feira (29), os encontros acontecerão nas Regionais Cajuru (Escola Municipal Omar Sabbag) e CIC (Administração Regional) e na Rua da Cidadania Fazendinha. No dia 30, as audiências serão nas Ruas da Cidadania Santa Felicidade, Boqueirão e Bairro Novo. Todos os encontros começarão às 18 horas.

As sugestões feitas pela comunidade contribuirão para a elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2009. Nas audiências a população pode esclarecer dúvidas sobre os projetos municipais com técnicos de todas as áreas que estarão à disposição dos participantes. Depois, as prioridades dos bairros serão debatidas.

A população também pode participar enviando sugestões pela internet e também pela central de atendimento da Prefeitura, pelo telefone 156, que funciona 24 horas. No site www.curitiba.pr.gov.br é possível participar acessando o link do Orçamento Cidadão. A elaboração da proposta da LOA é a segunda fase do programa Orçamento Cidadão, da Prefeitura de Curitiba.

A elaboração da proposta da Lei Orçamentária Anual é a segunda fase do programa Orçamento Cidadão, da Prefeitura de Curitiba. Agora, os curitibanos vão escolher de forma mais detalhada quais serão os investimentos do município em cada bairro, com a possibilidade de sugerir até mesmo a localização das obras.

O prazo para envio da LOA à Câmara Municipal de Curitiba é 30 de setembro.

Ampliação de estações-tubo agiliza operação do Inter 2

Até o fim deste ano, os usuários da Linha Direta Inter 2 serão beneficiados com um atendimento mais eficiente e rápido, graças à ampliação das estações-tubo no itinerário percorrido pelos ônibus articulados.

Os trabalhos de ampliação estão sendo executados nas estações-padrão que ficam perto da Assembléia Legislativa, no Centro Cívico; na rua Teffé e também na Praça da Bandeira, ambas no bairro Pilarzinho. A capacidade de embarques e desembarques, nestas estações, aumentará em aproximadamente 30%.

O benefício estende-se também às estações maiores do Xaxim, Salgado Filho, Colégio Militar, Praça das Nações e Agrárias. Nesse caso, a capacidade de embarque e desembarque será de 80% a 100% maior que atualmente. As estações-tubo serão também ampliadas nos terminais Capão da Imbuia, Cabral, Hauer, Campina do Siqueira, Capão Raso e Portão, todos servidos pela linha Inter 2.

"As obras, além da ampliação propriamente dita das estações-tubo, incluem ainda a reconstrução das calçadas dos entornos de cada unidade, a instalação de rampas de acesso e de elevadores para facilitar o deslocamento de pessoas deficientes, a substituição de catracas, de vidros, luminárias, comunicação visual e a completa recuperação das estruturas metálicas", explica a gestora da Área de Mobilidade da Urbanização de Curitiba S/A (URBS), arquiteta Olga Prestes.Olga disse ainda que os trabalhos nas estações e terminais são feitos de forma a não prejudicar a circulação de passageiros nesses locais.

O gestor de Operação de Transporte da URBS, Luiz Filla, diz que as adaptações feitas nos terminais e nas estações-tubo em fase de ampliação, atendem à legislação federal que garante maior mobilidade e acessibilidade aos deficientes. "Curitiba sempre esteve na dianteira, com relação a esse problema, e os deficientes sempre mereceram destaque porque representam uma parcela interessante de usuários".

Diariamente 2,3 milhões de usuários utilizam o sistema de transporte. Desse total, em média mil passageiros são cadeirantes, enquanto outros 1,5 mil usam muletas para seus deslocamentos. O índice de usuários com deficiência física é de 0,1%, em relação ao número total de passageiros.

A reforma das estações faz parte de um conjunto de melhorias na linha do Ligeirinho Inter 2, a mais movimentada do sistema, com cerca de 80 mil passageiros por dia. Em janeiro, o prefeito Beto Richa entregou 14 ônibus articulados com capacidade para 170 passageiros, substituindo 14 ônibus comuns com capacidade para 110 passageiros.



Melhorias -

A Linha Inter 2 tem 70 ônibus e até o fim deste ano, 40 deles serão articulados. Isso significará um aumento de 31% na oferta de lugares na linha. A reforma nas estações vai permitir que os articulados possam abrir as três portas o que representará além de mais lugares, maior rapidez no embarque e desembarque.

O Ligeirinho Inter 2 tem um percurso circular cobrindo a cada viagem 38 quilômetros em 12 bairros da cidade, passando por Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Morte suspeita interdita hospital


Da Gazeta do Povo

Pandemia

Um homem de 24 anos pode ter sido a primeira vítima da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, na região de Curitiba. O vigilante José Ricardo Maia faleceu por volta das 8 horas da manhã de domingo no Hospital e Maternidade Pinhais. O Brasil registrou até o momento 15 mortes causadas pela gripe A. O país tem 1.175 casos confirmados da doença. No Paraná, são 56 confirmações.

O hospital, único do município de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi interditado ontem à tarde para desinfecção e os quatro funcionários que tiveram contato direto com o paciente foram afastados: são dois enfermeiros, um médico e um auxiliar de enfermagem.

Os funcionários ficarão sem trabalhar até o resultado do exame que apontará se Maia tinha ou não o vírus Influenza A. Uma amostra de sangue do paciente foi encaminhada ao Rio de Janeiro ontem. O prazo inicial para a entrega é de três dias, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que pode demorar mais porque a demanda nos laboratórios é grande.

O hospital tem 40 leitos e atende em média 120 pessoas por dia. Os cerca de 20 pacientes que estavam internados permaneceram no hospital ontem à tarde – apenas as novas consultas foram encaminhadas para outros locais. Segundo o diretor-técnico do hospital, Artur Zanellato, por ordem do Centro de Epidemiologia do estado o hospital vai reabrir hoje normalmente, após ser desinfectado.

“Os funcionários da recepção vão trabalhar com máscaras até que saia o resultado do exame. Também vamos ficar atentos aos sintomas”, diz. Zanellato afirma que não há motivos para pânico, porque o paciente com suspeita de gripe A ficou isolado o tempo todo. “Não há riscos de ele transmitir um possível vírus para os outros”, explica. Por outro lado, a secretária de Saúde de Pinhais, Vilma Serra, chegou a afirmar ontem que o hospital ficaria interditado (sem novos pacientes) até que se confirmasse se o caso foi ou não de infecção pelo vírus A (H1N1).

Sobe para 23 o número de casos da gripe A em Curitiba

Mais quatro casos de Influenza A foram confirmados em Curitiba esta semana, elevando para 23 o número de infectados pela doença no município. A informação é do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde.

Tire suas dúvidas sobre a nova gripe
Dessas pessoas, três estiveram em viagem recente a países de risco e retornaram manifestando os sintomas (febre com tosse ou dor de gargamta), enquanto a quarta adquiriu a doença aqui mesmo. Todas já cumpriram o período de isolamento e retomaram suas atividades de rotina.

De acordo com o diretor do Centro, Moacir Gerolomo, a Secretaria da Saúde segue coletando para exame, nos centros de urgências médicas, amostras de secreção nasofaríngea de pacientes com vínculo epidemiológico ? ou seja, que viajaram para áreas de risco ou tiveram contato com parentes, amigos ou colegas de trabalho oriundos desses locais.

Também são prioridade para investigação aqueles que, independente do vínculo, estiverem manifestando sintomas mais fortes e duradouros de doença respiratória. As gripes sazonal e A se manifestam de maneira semelhante. O objetivo é pesquisar a possível ocorrência de casos autóctones.

Gerolomo chama a atenção para o fato de que não apenas os centros de urgência têm condições de avaliar pacientes suspeitos de terem a nova gripe. "Para quem não é paciente regular do SUS (Sistema Único de Saúde), não tem o menor problema procurar o seu médico particular ou d eplano de saúde. Esses profissionais, com certeza, saberão encaminhá-los para exame, se for o caso", frisou.

O diretor do Centro de Epidemiologia lembra que, para evitar a nova gripe ou qualquer doença de transmissão respiratória, valem os mesmos cuidados contra a gripe sazonal: manter os ambientes ventilados, proteger o rosto com um lenço (preferencialmente descartável) antes de tossir ou espirrar e, depois disso, lavar as mãos.

"São as mesmas recomendações de todo o ano, quando o frio chega, já que as pessoas costumam fechar portas e janelas para se aquecer", diz. "Assim, sem perceber, facilitam a disseminação dos agentes infecciosos da gripe sazonal, entre outras doenças", lem

domingo, 19 de julho de 2009

Curitiba deveria ser a capital da diversidade, diz Minc




Curitiba tornou-se nesta sexta-feira (17) sede mundial do Instituto LIFE, primeira certificadora internacional de biodiversidade. O lançamento do LIFE ? sigla em inglês de Leasting Initiative For Earth (Iniciativa Duradoura pela Terra) ? na cidade aconteceu no Salão de Atos do parque Barigui, com a presença do prefeito em exercício, Luciano Ducci, e dos ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Planejamento, Paulo Bernardo.

O Instituto LIFE é uma instituição do terceiro setor, resultado da união de esforços da Fundação Avina, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e a empresa Posigraf. "É uma honra Curitiba ter sido escolhida para sediar uma iniciativa inovadora e tão importante para nosso futuro", destacou Ducci.

O ministro Carlos Minc disse que o terceiro setor não dever ser o único responsável por reverter situações de degradação ambiental. "Essa iniciativa de certificação traz também o setor privado para esta responsabilidade, que é de todos nós e que agrega valor aos negócios", afirmou.

Minc elogiou também as ações da Prefeitura de Curitiba em relação ao meio ambiente, como as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal, que envolve incentivos de ganho financeiro na preservação de áreas naturais urbanas. "Essa é uma iniciativa que deve ser copiada por outras cidades", destacou. "Por essas e outras iniciativas, Curitiba merece ser a capital mundial da biodiversidade.

A Certificação LIFE é uma ferramenta pioneira internacionalmente, e foi desenvolvida para reconhecer, medir e qualificar as ações adotadas pelas empresas em prol da conservação da biodiversidade. Segundo os fundadores, a certificação é uma resposta às decisões da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, para envolvimento do setor produtivo em ações pró-biodiversidade.

Os primeiros pilotos da certificação LIFE serão feitos nas empresas O Boticário, Posigraf e MPX Energia. A meta dos fundadores é de que a certificação seja implementada mais fortemente em 2010. "As empresas que assumirem esse compromisso estarão na vanguarda de uma tendência que não tem mais volta. E essa iniciativa nasce com o apoio da cidade de Curitiba, que sempre protagoniza ações inovadoras", destaca o presidente do Conselho do Instituto LIFE, Clóvis Borges.

Além dos ministros e do prefeito em exercício, participaram do lançamento o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto, o empresário Miguel Krigsner e autoridades estaduais.