sábado, 11 de julho de 2009

Senado é “casa dos horrores”, diz Economist



Diante da profusão de escândalos, esta foi a expressão escolhida pela revista Economist para se referir à mais alta câmara legislativa brasileira.
A revista britânica lembra que três presidentes do Senado brasileiro foram afastados ou renunciaram nos últimos oito anos em razão de escândalos — Sarney pode ser o quarto –, e ressalta a discrepância de a casa ter quase dez mil funcionários para assessorar 81 senadores.
A Economist enumera a sucessão de revelações feitas nos últimos meses: atos secretos, passagens aéreas para parentes dos senadores e horas extras pagas aos funcionários da casa mesmo quando o Senado estava em recesso. Diante do envolvimento de vários senadores, diz a revista, pode até parecer injusto que Sarney esteja sob pressão para renunciar.

Beto em Cambé, mostra que faz sucesso em todo Paraná



Em continuidade a sua agenda, o prefeito Beto Richa segue viagem ao interior do Paraná durante os finais de semana. Ontem à noite, sexta-feira, ele esteve em Cambé. Mais de 800 pessoas lotam o salão paroquial da Igreja Matriz para ouvi-lo.
Estão presentes o prefeito João Pavinato, do PSDB; os deputados federais tucanos Gustavo Fruet e Luiz carlos Hauly; os estaduais Valdir Rossoni, do PSDB, e Durval Amaral e Plauto Miró Guimarães, do Democratas; além dos prefeitos José Maria ferreira, de Ibiporã; Amin Hannouche, de Cornélio Procópio e presidente da Amunorp; e o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, que foi cumprimentar Beto Richa no inicio do ato.

CPI da Petrobras será instalada na próxima terça

Líderes da base do governo decidiram instalar na terça, dia 13, a Comissão Parlamentar de Inquérito para a investigação de contratos da estatal. A afirmação foi do líder situacionista no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), que disse que José Sarney convocou a instalação da CPI para a próxima terça, 14, porque “o governo resolveu se posicionar e atender ao chamado do presidente Sarney”.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Vila Parolin comemora urbanização




Após 50 anos de ocupação irregular Beto Richa iniciou nesta quinta-feira (9) o reassentamento de famílias da margem do rio Vila Guaíra, na Vila Parolin, ocupação irregular mais antiga da cidade, com mais de 50 anos. As famílias estão sendo transferidas para casas construídas pela Prefeitura no mesmo bairro. "Esta é uma data especial. A cidade resgata uma dívida histórica que tinha com estas famílias", disse Richa. "São famílias trabalhadoras, que recebem respeito e tratamento digno. É o início de uma grande transformação para esta comunidade."

A urbanização vai beneficiar 1.507 famílias. Nesta quinta, 50 famílias foram transferidas. Destas, 22 passarão a viver em casas e outras 28 em sobrados que foram construídos pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). "O reassentamento significa uma mudança radical na condição de vida destas famílias e marca também o início do processo de transformação da Vila Parolin", disse o prefeito.

Richa esteve no local de origem das famílias reassentadas e depois visitou as casas novas, na rua Assis Figueiredo. Depois, ele foi até o barracão comunitário onde funciona a sede da Associação de Moradores local e entregou simbolicamente as chaves para representantes dos reassentados. Estavam presentes à solenidade o vice-prefeito Luciano Ducci, a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, o administrador regional do Portão, Fernando Guedes, secretários municipais e o presidente da Associação de Moradores da Vila Parolin, Edson Rodrigues.

O projeto de urbanização da Vila Parolin inclui também a construção de uma escola com 14 salas de aula para atender alunos de 1ª à 4ª série do 1° grau da rede municipal de ensino. A obra já foi iniciada em um terreno localizado na esquina das ruas Lamenha Lins e Francisco Parolin. As famílias sairão de dois pontos da margem do rio. Um deles é próximo à rua João Fagundes Machado e outro fica nas imediações da rua Lamenha Lins.

quinta-feira, 9 de julho de 2009



127 novos ônibus



O prefeito Beto Richa entregou, ontem, no Parque Barigui, mais 127 novos ônibus para renovação da frota da Rede Integrada de Transporte (RIT). "É mais uma etapa do nosso compromisso de melhoria permanente do sistema de transporte coletivo, oferecendo à comunidade mais conforto e mais segurança", disse Richa.
Esta foi a segunda entrega de novos ônibus feita por Richa para renovação da frota neste ano, além da entrega, em maio, dos 14 ônibus da Linha Verde, numa ampliação do sistema. Em janeiro, o prefeito entregou 57 novos ônibus.
Até o fim do ano serão entregues mais 135 veículos, o que representará a renovação, a partir de 2005, de 1.120 dos 1.910 ônibus da frota da RIT, gerenciada pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O índice de renovação da frota da RIT chegará, em dezembro, a 58,3%.
A entrega dos novos veículos foi acompanhada pelo vice-prefeito Luciano Ducci, pelo presidente da Urbs, Marcos Isfer, secretários municipais, administradores regionais, frequentadores do parque,e pelos vereadores Tico Kuzma, Roberto Hinça, Caíque Ferrante, Denilson Pires e Serginho do Posto, líder interino do governo municipal na Câmara.
Richa vistoriou os novos ônibus, ligou o motor de alguns deles e conversou com motoristas e cobradores que, logo depois, já saíram para o trabalho com os novos veículos.

Agenda Beto Richa, quinta, 9 de julho

Audiência pública no Pinheirinho
10h – 12h, na Igreja Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos. Rua João Malta de Albuquerque, 341 – Pinheirinho
Entrega de casas para famílias da Vila Parolin
17h – Rua João Fagundes Machado, esquina Felício da Costa Vieira - Parolin
Começa reassentamento de famílias da Vila Parolin
O prefeito Beto Richa participa nesta quinta-feira (9) da primeira etapa de reassentamento de famílias da Vila Parolin. Serão transferidas para casas e sobrados 50 famílias que hoje moram em situação de risco na margem do rio Vila Guaíra. O reassentamento será o primeiro de um total de 677 que acontecerão até meados do ano que vem, em função do projeto de urbanização da vila, que é uma das mais antigas ocupações irregulares da cidade.
A transferência das famílias começa pela manhã. A visita do prefeito Beto Richa ao local está marcada para as 17h. Ele conversa com alguns moradores reassentados, visita as casas novas e depois participa de uma reunião com a comunidade no barracão da Associação de Moradores local.
Para esta primeira etapa de reassentamento serão liberadas 22 casas e 28 sobrados. As construções foram feitas na vizinhança da vila, em áreas que estavam livres e foram adquiridas pelo município para integrar o projeto. As casas estão localizadas na rua Assis Figueiredo, e os sobrados, com dois quartos, na esquina das ruas Brigadeiro Franco e Plácido e Silva.
As famílias sairão de dois pontos da margem do rio. Um deles é próximo à rua João Fagundes Machado e outro fica nas imediações da rua Lamenha Lins. As casas dos reassentados serão demolidas para evitar uma nova ocupação. Depois, quando a margem do rio estiver liberada, será feita a recuperação ambiental da faixa de preservação permanente.
O projeto de urbanização da Vila Parolin está sendo executado de forma gradativa, com a construção de casas para reassentamento destinadas a famílias que vivem na margem do rio Vila Guaíra, em pontos de adensamento excessivo ou de obstrução de ruas. O reassentamento é feito à medida que as casas ficam prontas.
As obras de urbanização ocorrerão na fase final do projeto e incluem demarcação topográfica; execução das redes de drenagem pluvial e iluminação pública; organização do sistema viário; pavimentação de ruas; recuperação habitacional em unidades com precariedade; execução de instalações hidráulico-sanitárias nos domicílios que não contam com este benefício. A intervenção na vila inclui ainda obras recuperação ambiental, projetos de educação ambiental e trabalho social com a comunidade

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Richa entrega mais 127 novos ônibus nesta quarta

Data: 8 de julho, 10h
Local: Parque Barigui
O prefeito Beto Richa entregará logo mais às 10h00, no Parque Barigui, mais 127 novos ônibus para renovação da frota da Rede Integrada de Transporte (RIT).
Esta será a terceira entrega de novos ônibus feita por Richa neste ano. Em janeiro, o prefeito entregou 57 novos ônibus, além de 14 novos ônibus que entraram em circulação em maio, no novo eixo de transporte da Linha Verde.
Até o fim do ano serão entregues mais 135 veículos, o que representará a renovação, a partir de 2005, de 1.120 dos 1.910 ônibus da frota da RIT, gerenciada pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A

"Metrô Curitibano" em obras no Pinheirinho



Com uniformes, equipamentos de segurança e placas, o Metrô Curitibano vai saindo do papel eexibindo a sua marca, apontando os trabalhos da prefeitura de Curitiba para o início das obras. A prefeitura, com esta iniciativa, já definiu a marca que usará para indicar as obras de construção do metrô. Nesta primeira fase, as cinco equipes técnicas que trabalham no trecho CIC Sul – Santa Cândida já exibem nos uniformes, no equipamento de segurança e nas placas utilizadas a marca “Metrô Curitibano”. No local funcionará a primeira linha do metrô, a Linha Azul. Os trabalhos começaram na região do bairro Pinheirinho em direção ao Santa Cândida. A previsão é que a primeira parte do metrô fique pronta para a Copa do Mundo de 2014, que será disputada no Brasil com Curitiba como uma das sub-sedes.
A marca leva as cores do brasão de Curitiba, verde e vermelho, e tem um “M” central cercado por um “C” e um cilindro verde, que representa o túnel por onde passará o novo meio de transporte, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura.

A obra do Metrô

Segundo a prefeitura, a Linha Azul do metrô terá 22 quilômetros de extensão, entre os terminais Santa Cândida e CIC Sul. Em 19 quilômetros o sistema será subterrâneo. Na Avenida Winston Churchill haverá um trecho elevado de 500 metros, após o Terminal do Pinheirinho até a BR-476.
Segundo o projeto, depois o metrô seguirá em superfície pela rodovia até o futuro Terminal CIC-Sul. A prefeitura afirma que no local será feito um complexo que terá pátio de estacionamento, centro de controle operacional e centro de manutenção, com acessos especiais para os veículos do metrô.
Estão previstas 21 estações de embarque e desembarque ao longo da Linha Azul, com distância média de 1 quilômetro entre elas. O veículo usado no metrô terá características leves com capacidade de transportar 1.150 passageiros em cada composição, formada por quatro carros motorizados. A previsão é que o sistema transporte 500 mil passageiros por dia.
Estudos
O consórcio Novo Modal, vencedor da licitação para execução do projeto básico, é o responsável pelos estudos preliminares para a compatibilização dos projetos existentes, como topográficos, geotécnicos, geológicos, hidrológicos e de interferência, projetos geométricos, de terraplenagem, de obras viárias subterrâneas, superestrutura ferroviária, de edificações (estações, terminais, centro de controle e prédio administrativo), sistemas fixos e material rodante e elaboração do orçamento.
De acordo com a prefeitura, nos próximos dias, a empresa Ecossistema, vencedora da licitação para o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), vai começar os trabalhos, que dependiam de dados que estão sendo levantados pelo consórcio encarregado dos estudos e projetos de engenharia.
A prefeitura, em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), desenvolverá o estudo de viabilidade econômico-financeira. Já o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolverá os projetos básicos de comunicação visual e projetos geométricos, sinalização horizontal, vertical, semafórica e paisagismo da via estrutural sob a qual o metrô será implantado.

Uso da internet deve dominar debate sobre reforma eleitoral



NA REDE
Saiu na Gazeta do Povo


Sucesso de campanha de Obama nos EUA chama atenção no Brasil. Novas regras liberariam uso de Orkut, Twitter e blogs em campanhas
07/07/2009 | 17:21 | REUTERS

A utilização da internet na campanha eleitoral será um dos temas mais polêmicos na votação da proposta da reforma eleitoral que deve acontecer nesta semana na Câmara dos Deputados. O projeto, se sancionado antes de setembro, será válido para todos os candidatos na eleição de 2010.
A controvérsia, segundo o coordenador da elaboração do projeto, deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), não tocará na liberação da internet para a propaganda no pleito, mas no nível desta liberação.
• Projeto que libera campanha na internet vai a votação na Câmara
O projeto, feito por um grupo de líderes de partidos é fruto da consolidação de diversas propostas que tramitavam na Câmara. A proposta também ganhou sugestões dos partidos e de bancadas da Casa. A tramitação, no entanto, é longa, passando por debates na Câmara e depois no Senado, que enfrenta crise em função de uma sequência de denúncias sobre a gestão da Casa.
"Há quem considere o projeto muito restritivo", afirmou Dino. Ele cita como um exemplo do que poderá gerar discordâncias a proibição de propaganda paga pelos candidatos a meios de comunicação privados da rede.
O sucesso da campanha eleitoral virtual do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no ano passado, alertou os deputados para o uso da internet como meio de aproximar o candidato do eleitor.
Novidades
Com a nova regra, candidatos e apoiadores poderiam fazer campanha de forma espontânea e gratuita para o candidato que tiver preferência em, por exemplo, sites de relacionamento como o Orkut e o Twitter ou até mesmo em blogs. De acordo com a legislação vigente, a conduta não é permitida.
Mesmo antes da aprovação desta regulamentação e apesar de regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bem mais restritivas, vários políticos usam o Twitter e outros têm páginas de apoiadores no Orkut. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), por exemplo, usa o Twitter.
O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (PSDB-SP), defende a ampliação do uso da rede mundial de computadores e julga que o instrumento é "poderosíssimo" para a participação do cidadão no processo eleitoral.
"Acho que tem que permitir o uso da internet na campanha pelo cidadão (...) como um instrumento para a cidadania", afirmou, destacando o direito do eleitor de manifestar a sua preferência de candidato na rede.
Entre outros pontos, a proposta permite doações em dinheiro para candidatos pela internet e também define outros critérios para a propaganda eleitoral antecipada e o horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.
O projeto de reforma eleitoral muda dispositivos da Lei dos Partidos Políticos (1995) e da Lei das Eleições (1997) além de regulamentar resoluções da Justiça Eleitoral.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Bom Negócio forma 140 empreendedores no Boqueirão

O programa Bom Negócio, da Prefeitura de Curitiba, formou mais uma turma de empreendedores na Regional Boqueirão. Quatro turmas, somando 140 alunos, concluíram os quatro módulos do curso de capacitação de empreendedores nas escolas municipais Paranavaí (Xaxim), Francisco Hubert (Alto Boqueirão), Nossa Senhora do Carmo (Boqueirão) e Guilherme Butler (Hauer).

Como em todas as rodadas, o encerramento do curso desenvolvido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento em parceria com a FAE Business School, foi marcado por uma feira de negócios, na qual cada aluno expõe produtos e serviços com os quais trabalha. A exposição é parte do módulo de ferramentas de gestão. A partir da exposição o professor orienta os alunos sobre a melhor forma de apresentação e de atendimento.

"Ao mostrar seus produtos e serviços, o empreendedor aumenta sua rede de contatos e assim fortalece a rede de negócios da economia local, relacionando-se com novos parceiros ou fornecedores", explica Juraci Barbosa Sobrinho, presidente da Agência Curitiba.

A coordenadora do Bom Negócio, Joana Sguassábia, conta que a partir da experiência da feira de negócios formam-se muitas novas parcerias de pequenas empresas nos bairros. "Às vezes a empresa encontra um novo modelo de embalagens, ou um novo tipo de display para expor produtos nas lojas, ou mesmo passa a prestar serviços em conjunto, como um fotógrafo que virou parceiro de uma empresa que produz lembrancinhas para eventos", lembra ela.

Parcelamento de multas de trânsito começa nesta semana

Motoristas que tenham multas vencidas - por infrações cometidas em Curitiba e com veículo registrado no Paraná - já podem fazer o pagamento parcelado. O parcelamento, feito pela Urbs, Urbanização de Curitiba S/A, começou nesta segunda-feira (6) e, ao contrário de anos anteriores, poderão ser parceladas multas vencidas em qualquer data e não apenas do ano anterior.

O pagamento poderá ser feito em até quatro parcelas, com valor mínimo de R$ 50,00 cada uma. O licenciamento do veículo só será feito após o pagamento da última parcela.

Não foi definida data para o fim do parcelamento mas o motoristas já podem aproveitar a oportunidade e pagar multas atrasadas. A verificação das multas pendentes e a definição do número de parcelas serão feitas pela internet. O motorista deve entrar no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) buscando, na barra à esquerda, a área de trânsito e clicando sobre a palavra multas, procurando então por parcelamento de débitos vencidos. Ao entrar no sistema será solicitado o número do Renavam e motorista terá orientação de como proceder para definir o número de parcelas e imprimir o boleto. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária.

Não poderão ser parceladas multas vencidas mas que estejam em processo de recurso. No entanto, neste ano, poderá ser feito o parcelamento das multas que foram parceladas em anos anteriores e que não tenham ainda sido quitadas.


Serviço:

O que pode ser parcelado

Multas vencidas em qualquer data desde que seja por infração cometida em Curitiba e com veículo registrado no Paraná


Multas que chegaram a ser parceladas em anos anteriores mas não foram pagas desde que por infração cometida em Curitiba e com veículo do Paraná


Parcelas

No máximo quatro parcelas com valor de, no mínimo, R$ 50,00


O que não pode ser parcelado

Multas a vencer

Multas em processo de recurso


Como pagar

O boleto para pagamento deve ser impresso acessando o site www.urbs.curitiba.pr.gov.br , procurando por Trânsito / Multas / Parcelamento de Débitos Vencidos.

Onde pagar

Em qualquer agência bancária

Impostos: mais pobres pagam 53,9%, mais ricos pagam 29%

Você já sabe quanto se paga por impostos no Brasil, e o que se recebe em contrapartida em serviços públicos prestados?. Mas quem paga, e quanto?


A versão resumida: o IPEA afirma sem rodeios que a carga tributária é altamente regressiva no país, com os mais pobres trabalhando quase o dobro de dias dos mais ricos só para pagar impostos.

Isso mesmo. Como mostra a tabela acima, quem ganha menos de dois salários mínimos trabalha 197 dias para pagar impostos. Quem ganha mais de 30 salários mínimos trabalha 106. Se a classe média se revolta, com razão, diante da carga tributária, os pobres já deveriam estar invadindo os palácios em nome de uma reforma tributária radical.

Os números também são um banho de água fria em nossos caudilhos defensores da eterna expansão do Estado como solução para todas as desigualdades. No Brasil, a expansão do Estado continua pesando, proporcionalmente, mais no orçamento dos pobres do que dos ricos.

Mas o estudo do IPEA não mostra apenas isso. Para onde vai o dinheiro? Afinal, é possível argumentar que se os mais pobres pagam progressivamente mais impostos, ao menos as tentativas de redistribuição de renda poderiam devolver a eles alguma parte dessa contribuição tributária desigual. Nesse assunto, alguns destaques:

Os brasileiros gastam 1,5 dias por ano para sustentar o Bolsa Família, que beneficia 12 milhões de famílias.
Segundo dados de 2006, os gastos para a saúde pública tomam 5,2 dias por ano do brasileiros. Dentro disso está incluído um sistema universal de saúde, o SUS.
Trabalhamos em média 20 dias e meio por ano para pagar juros da dívida pública.
Em 2008, o governo federal gastou 3,8% do PIB com o pagamento de juros. O equivalente a 14 dias do contribuinte. Em 2007, as despesas federais com juros foram de 5,4% do PIB, o equivalente a cerca de 19 dias e meio do contribuinte. O resultado conjunto das três esferas de governo é que nos dá o verdadeiro número: União, Estados e municípios destinaram ao pagamento de juros, no ano passado, quase um sexto de toda a carga tributária arrecadada do cidadão brasileiro em 2008, equivalente a 20 dias e meio por ano

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Corrida da Guarda Municipal reuniu 2.300 competidores neste domingo




O atleta Fabiano Andre Lopes venceu a Corrida da Guarda Municipal, disputada neste domingo (5). Ele completou a prova de 10km em 32 minutos e 19 segundos, apenas um segundo à frente de Valdir da Silva Batista, que ficou em segundo lugar, com 32 minutos e 20 segundos. O terceiro colocado foi Marcelo Adriano de Souza, com 32 minutos e 54 segundos.
A prova reuniu 2.300 competidores. No feminino, a vencedora foi Rosangela Gavinski da Silva, com 37 minutos e 24 segundos. Em segundo ficou Dione D’Agostini,com 37 minutos e 36 segundos; em terceiro, Camila Campanho, com 40 minutos e 42 segundos.
A Corrida da Guarda Municipal az parte do campeonato adulto de corrida de rua da Prefeitura de Curitiba. As inscrições foram trocadas por peças de roupa ou cobertores para a Campanha Doe Calor, coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).
A largada da corrida foi no Passeio Público, às 8h. A corrida passou por nove bairros, saindo do Centro e passando pelo São Francisco, Centro Cívico, Alto da Glória, Juvevê, Cabral, Bacacheri, Hugo Langue e Alto da Rua XV, com chegada no Passeio Público. "A prova teve trechos de subidas e grandes retas, o que exigiu um bom preparo físico dos corredores", disse o secretário municipal da Defesa Social, Itamar Santos.
O diferencial deste ano foi a vinculação da corrida com a Campanha Doe Calor. Ao invés de uma lata de leite em pó, os corredores puderam doar blusas, calças, agasalhos, cobertores, casacos, camisetas de manga comprida ou outra peça de roupa. "A previsão é que neste ano mais de 34 mil pessoas participem de corridas e caminhadas em Curitiba", disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Rudimar Fedrigo.
Etapas do Campeonato Adulto de Corridas de Rua
3ª etapa - 5 de julho
4ª etapa - 16 de agosto
5ª etapa - 20 de setembro
6ª etapa - 25 de outubro
Outras provas de corridas da Prefeitura
13ª Maratona de Curitiba - 22 de novembro
5ª Corrida de Nascentes 30 de agosto
Festival Infantil de Corridas de Rua
5ª etapa - 2 de agosto
6ª etapa - 13 de setembro
7ª etapa - 18 de outubro

Moto na rua: todo cuidado é pouco

Deu na Gazeta do Povo

Em Curitiba, 5 em cada mil carros foram envolvidos em acidentes neste ano, proporção que sobe para 12 no caso de motocicletas
O alerta costuma ser feito até mesmo para quem apenas pensa em tirar a carteira de habilitação para moto, mesmo que ainda sem muita convicção. Há dois tipos de motociclistas: os que já caíram e os que vão cair. E na maior parte dos casos, a queda é, na realidade, um acidente de trânsito, como o “leve esbarrão” de um carro, por exemplo. Ao lado dos ciclistas, os motoqueiros são o personagem mais frágil do trânsito, envolvendo-se mais em acidentes. A proporção entre a frota e o número de ocorrências em Curitiba confirma a afirmação: 12 motos a cada mil sofrem acidente. Entre os carros, a proporção é de 5 a cada mil.
Apesar de elevado, o índice já foi maior, a exemplo do ano passado: 17 acidentes entre mil motos e de 7 em mil para os automóveis. Ou seja, as ruas da capital ficaram mais seguras este ano. De janeiro a maio de 2008 foram registradas 1,9 mil ocorrências, sendo que em 90% dos casos houve vítimas. No mesmo período deste ano, aconteceram 1,5 mil acidentes, com vítimas em 88% dos casos. A segurança aumentou também para os carros: de cinco mil ocorrências, em 2008, para 3,8 mil este ano. Entre esses, a mortalidade não ultrapassa os 60%. Na comparação entre número absoluto, houve queda de 22% no índice de acidentes para motos e de 23% entre os veículos.

Um crime a cada 1h13 minutos

Curitiba e região metropolitana tiveram o domingo mais violento do ano. Quinze pessoas foram assassinadas por arma de fogo, arma branca e agressão física de zero até as 17 horas deste domingo (5), ou seja, um crime a cada 1h13 minutos. No total, os boletins do Instituto Médico-Legal apontaram 26 casos, das 2 horas de sábado até as 17 horas de domingo.

domingo, 5 de julho de 2009

Visita à África do Sul mostra que Curitiba está preparada para ser a melhor sede da Copa


Beto Richa e Ricardo Teixeira, presidente da CBF em recente encontro no Rio de Janeiro. Beto está otimista com a realização dos jogos da Copa do Mundo em Curitiba

A equipe de técnicos da Prefeitura de Curitiba enviada à África do Sul para conhecer a experiência em sediar a Copa das Confederações 2009 apresentou um relatório da viagem ao prefeito Beto Richa, neste final de semana. "Essa competição tem uma escala menor e funciona como um teste das estruturas que receberão a Copa do Mundo. O grande exemplo trazido foi o modelo de sustentabilidade econômica do evento", afirmou Luiz de Carvalho, gestor de Curitiba para a Copa de 2014. "Verificamos também que Curitiba está bastante adiantada em relação às cidades africanas e teria condições de sediar a Copa das Confederações com poucas alterações na infraestrutura atual, com mais mobilidade e qualidade melhor a um custo menor para o cidadão."
A África do Sul será sede da Copa do Mundo Fifa 2010. Curitiba será uma das sedes da Copa de 2014. "Fomos muito elogiados pela Fifa pela iniciativa de ir à Àfrica do Sul e recebemos apoio total da entidade", afirmou Susana Costa, engenheira do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), que foi à África do Sul.

Paraná tem média de 53,5 carros roubados por dia

Um levantamento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), 6.423 paranaenses tiveram seus carros roubados ou furtados nos quatro primeiros meses do ano, o que representa uma média de 53,5 carros levados por bandidos diariamente no Estado no período.

Segundo o estudo da CNSeg, que usa a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), somente no mês de abril, a média diária foi de 55,3 carros levados no Estado, dos quais 22 em Curitiba. O número de veículos levados registrado em abril é quase 18% maior, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Justiça mais rápida e acessível

O juiz federal Danilo Pereira Junior que assumiu semana passada a direção do Foro da Justiça Federal (JF) do Paraná é especialista em Direito Tributário, o juiz já atuou na 1.ª Vara Criminal de Curitiba e também exerceu a corregedoria da Penitenciária Federal de Catanduvas. Nos seus objetivos estão a prioridade dos investimentos em informática e de todos os mecanismos que oferecem mais celeridade aos processos (como mutirões, por exemplo) e proporcionar mais acesso de todo cidadão ao Poder Judiciário. Pereira Junior critica alguns órgãos da administração pública que não resolvem os problemas dos servidores, os quais acabam indo parar na Justiça, e se mostra preocupado com o aumento da criminalidade.