sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cartilha de Prevenção às Drogas e à Violência,


O prefeito Beto Richa (PSDB) participou do lançamento oficial da Cartilha de Prevenção às Drogas e à Violência, no prédio da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. O evento faz parte da Semana Antidrogas de Curitiba, para marcar o Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, no dia 26 de junho, criado pela Organizações das Nações Unidas (ONU). A cartilha foi elaborada pela Secretaria Municipal Antidrogas.
A cartilha reúne informações sobre a violência causada pelo tráfico e o uso indevido de drogas. “Ações preventivas são essenciais. Depois que o mal é instalado, é difícil libertar o usuário das drogas. O uso e o tráfico são os maiores causadores da criminalidade em nossa cidade. Procuramos fazer nossa parte e unir esforços com a sociedade para esse combate”, disse Richa. A cartilha é utilizada nos encontros de prevenção promovidos

Tecnologia da Informação (TI

Uma viagem de 4,8 mil km em busca de TI
A fama nacional de Curitiba como cidade que usa a Tecnologia da Informação (TI) no planejamento e gestão já ultrapassou fronteiras. Depois da Costa Rica, onde a cidade já foi apresentada em um encontro municipalista, chegou a vez da Venezuela, país cuja capital, Caracas, fica a mais de 3,5 mil quilômetros de Brasília e mais 1,3 mil até Curitiba. Uma missão técnica de Los Guayos, cidade de 160 mil habitantes localizada na região central daquele país, iniciou quarta-feira (24) uma visita a Curitiba. Eles conheceram o Instituto Curitiba de Informática (ICI), ao qual cabe a execução da política de TI do município. A equipe tinha à frente o prefeito da cidade, Aníbal Dose, acompanhado por sete
assessores e uma intérprete. A recepção no ICI
foi conduzida pelo diretor-presidente, Jacson Carvalho Leite, que, na Sala de Situação, iniciou a apresentação das soluções do ICI para Curitiba.
O assessor de Mercado, Márcio Villela, e os especialistas da Sala de Situação demonstraram os sistemas e ferramentas utilizados no planejamento da administração da cidade e na execução de planos e obras pela Prefeitura. Os destaques entre os serviços foram a Central 156 e a Central de Relacionamento Municipal, ao lado de eficazes ferramentas como geoprocessamento e
Business Intelligence (BI).

Prevenção ao Uso de Drogas e Violência

A semana foi bastante agitada e cheia para o secretário Antidrogas de Curitiba, Fernando Francischini. Foram dezenas de atividades programadas durante a 11ª Semana Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, que começou no último dia 19 e terminou nesta sexta-feira (26), data em que se comemora também o Dia Internacional de Luta Contra o Abuso e o Tráfico de Drogas. A programação começou na segunda (22), passou por prédios públicos e sete escolas municipais, onde foram realizadas apresentações de cães farejadores treinados para localizar drogas. Na sexta (26), na Praça Rui Barbosa, serão montadas barracas com atividades de prevenção e apresentação dos animais do Projeto Cão Amigo.
No sábado (27), das 11h30 às 14h30, a equipe da secretaria passará pelo PolloShop do Alto da XV, entregará folders e mostrará a importância da prevenção contra as drogas. O Domingo com a Família, no Parque Barigui, no dia 28, vai encerrar a Semana Antidrogas. As atividades começarão às 10h e vão até as 16h. Estão programadas atividades

esportivas, culturais e de lazer para toda a família, além de barracas com banners e a distribuição de material informativo.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Paço Municipal terá curso de capacitação



A Agência Curitiba de Desenvolvimento e a Federação do Comércio Varejista do Estado do Paraná (Fecomércio) vão promover no próximo mês o curso de capacitação do programa Bom Negócio, da Prefeitura, nas dependências do Paço da Liberdade. A edificação histórica foi reformada recentemente pela Fecomércio, em parceria com a Prefeitura, e agora abriga o Centro Cultural Sesc.
A palestra inaugural do curso deve acontecer no dia 16 de julho e as aulas da primeira turma, com 50 alunos, a partir de 21 de julho. As inscrições serão feitas após a palestra inaugural. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico bomnegocio@agenciacuritiba.com.br, ou pelo telefone (41) 3221-9900, 3221-9918.


Linha Verde Norte

O contrato com recursos para a Linha Verde Norte é o BID 3, de US$ 137 milhões (cerca de R$ 280 milhões). Semelhante à primeira etapa da Linha Verde, implantada desde o Terminal Pinheirinho até antes do Centro Politécnico, o trecho da Linha Verde que será implantado terá uma canaleta para uso exclusivo dos ônibus, pistas marginais e vias locais, formando um trinário, como acontece nos demais eixos estruturais da cidade. O trecho, onde a antiga BR 116 dará lugar a uma avenida urbana, terá 8km de extensão, partindo do ponto sob a passarela do Centro Politécnico até o Atuba.
Estão previstas ainda obras de ampliação dos viadutos das Avenidas Afonso Camargo e Vitor Ferreira do Amaral e quatro trincheiras. Além do binário formado pelas ruas Agamenon Magalhães e Roberto Cichon, serão implantados binários junto a três estações (Atuba, Solar e Fagundes Varela). As três estações que já têm a infraestrutura necessária (PUC, Torres e UFPR), terão as estações implantadas. O novo trecho da Linha Verde terá ainda mais seis estações de embarque e desembarque.

Prefeituras da RMC discutem novos ramais da linha férrea


Técnicos de Prefeituras da Grande Curitiba, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do Governo do Estado, e da Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Paraná (DNIT) reuniram-se nesta terça-feira (23), na sede da Comec. Na reunião foi debatido o Termo de Cooperação Técnica que deverá ser assinado pelas prefeituras da Região Metropolitana, que serão beneficiadas pelas propostas do Plano Diretor Multimodal, projeto em elaboração que está sendo coordenado pelo DNIT. A expectativa da Comec é que o Termo de Cooperação seja assinado no mês de julho.
O encontro foi mais uma etapa do complexo trabalho de discussão da proposta que pretende tirar de Curitiba, Pinhais e Almirante Tamandaré o ramal ferroviário existente, numa extensão de 41,2km, e implantar dois ramais, a leste e oeste. A desativação deverá eliminar os conflitos viários, melhorar a mobilidade em Curitiba e na Região Metropolitana, reduzir os acidentes e a poluição sonora e promover uma melhoria ambiental e social nos municípios atingidos.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Prefeitura transfere famílias da beira do córrego Alto Boqueirão para casas novas





Hoje, moram ali 199 famílias, sem infra-estrutura e saneamento (80% das casas têm ligação clandestina de água e luz). A Vila Nova é uma das 41 áreas onde a Prefeitura está desenvolvendo projetos de urbanização e reassentamento de famílias que vivem em situação de risco. O projeto global beneficiará 10,4 mil famílias, das quais 4,8 mil serão atendidas com obras de melhoria e estruturação urbana e 5,6 mil serão reassentadas.
Segundo técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) que elaboraram o projeto de intervenção na Vila Nova, isto ocorre porque a área está localizada numa região baixa, e próxima a um ponto de estrangulamento do córrego Alto Boqueirão, um afluente do rio Iguaçu. Em função destas dificuldades, a Vila não havia recebido melhorias anteriormente.
O projeto de urbanização prevê uma Vila Nova totalmente reformulada. Para executar a obra, a Prefeitura desapropriou o terreno da ocupação e reservou ainda duas outras áreas para fazer o reassentamento de 124 famílias. Destas, 35 serão transferidas para o Moradias Jandaia até o final desta semana e outras 89 serão atendidas no empreendimento Moradias Nilo, que está sendo construído em terreno localizado ao lado da Vila Nova.
Na área onde está localizada a ocupação ficarão 75 famílias, mas apenas três delas permanecerão no mesmo local onde estão hoje. As demais 72 serão remanejadas dentro da área e receberão casas novas de alvenaria. As obras na Vila serão feitas de forma gradativa, a medida que as famílias forem reassentadas no Moradias Jandaia e no Moradias Nilo.
Para melhorar a condição das famílias que permanecerão no local, o terreno receberá uma cota extra de aterro e implantação das redes de água, energia elétrica, drenagem, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, será corrigido o estrangulamento do córrego Alto Boqueirão, na ponte da linha férrea que passa nas imediações.
O projeto preserva a faixa que margeia o córrego e prevê a recuperação dos danos causados pela ocupação indevida desta margem, com o plantio de árvores para recomposição da vegetação.

Fita mostra conspiração contra Beto Richa




O fato político criado por adversários do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) teve novos capítulos e desmentido veementes. O filme, apresentado pelos ex-coordenadores da campanha de Beto Richa, ontem, mostrou os responsáveis, Alexandre Golinski e Rodrigo Oriente, fazendo as armaçoes. Isto foi o que deixou claro,os coordenadores ao exibirem imagens feitas pelo cidadão Rodrigo Oriente (o sombra do Fantástico), que se penitenciou da armação e entregou todo o jogo. São confissões escusas que sinalizam para a participação de membros de uma grande força política do Estado. Existem, neste episódio, impressões digitais que serão divulgadas posteriormente, após perícia técnica.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Campanha Nacional contra o uso do cerol

Os riscos são iminentes

Frota de veículos em Curitiba dobrará em 10 anos


Da Gazeta do Povo

Número de veículos em outros municípios da região metropolitana cresce a taxas ainda maiores, contribuindo para os congestionamentos na capital.

A frota de veículos dobrará em Curitiba nos próximos 10 anos, atingindo 2,1 milhões de veículos, se for mantido o ritmo de crescimento de 38,63% dos últimos cinco anos (2003-2008). Hoje a cidade já é a capital mais motorizada do país – tem 1 veículo automotor para 1,63 habitante –, com uma frota de 1.097.030 unidades para uma população de 1.828.092 – dados de 2008.
As ruas da capital estão congestionadas porque a frota da cidade e do entorno não para de crescer. Curitiba pulou de 791.286 veículos em 2003 para 1.097.030 em 2008. E a frota continua esticando. Eram 1.111.013 veículos em abril deste ano, serão mais de 1,5 milhão em 2013, passando dos 2,1 milhões em 2018, caso o ritmo se mantenha.

Estudantes conhecerão cães que atuam no combate às drogas




A Semana Antidrogas de Curitiba, que terá início nesta segunda-feira (22), terá uma programação especial para alunos de escolas municipais: a visita de cães farejadores, treinados para localizar drogas. Sete escolas receberão a visita dos cães. A atividade faz parte do Projeto Cão Amigo, da Secretaria Municipal Antidrogas. Técnicos e treinadores dos cães mostrarão aos alunos como os animais são usados no combate ao uso de drogas. A ação deverá envolver 10 mil alunos de 5ª a 8ª séries nas ações.
A Semana Antidrogas marcará o Dia Internacional da Luta Contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 26 de junho. A proposta é mostrar como a Prefeitura de Curitiba trabalha, de forma preventiva, no combate à violência causada pelo uso e tráfico de drogas.

Campanha vacina 118.119 crianças contra a poliomielite em Curitiba




A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba vacinou 118.119 crianças na campanha de vacinação contra a paralisia infantil neste sábado (20). A campanha teve início às 8h em 360 postos de vacinação fixos e volantes. A meta era atingir pelo menos 95% das 123 mil crianças de até 5 anos residentes na cidade e foi superada. A segunda etapa da campanha será no dia 20 de agosto