sexta-feira, 29 de maio de 2009

1ª Conferência de Segurança Pública

Publicado em 28/05/2009 às 18:23



sexta-feira, 29 de maio
Horário: 8h30


O prefeito Beto Richa está participando neste momento da abertura da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg. O evento abriu agora pouco, às 8h30, no Salão de Atos do parque Barigui. Esta é uma das etapas preparatórias da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, prevista para 27 a 30 de agosto de 2009, em Brasília. A conferência em Curitiba irá até sábado (30).

A conferência, que é promovida pela Prefeitura de Curitiba em conjunto com o Ministério da Justiça, representa um novo avanço do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). È uma forma de repensar o atual modelo de segurança pública, que tem se mostrado ineficiente. O encontro terá participação de membros do poder público, de representantes dos trabalhadores da área de segurança (policiais civis, militares e guardas municipais) e da sociedade civil organizada

Barigui terá música, brincadeiras e telão para os curitibanos acompanharem anúncio da Copa




Os curitibanos poderão acompanhar ao vivo, neste domingo (31), por um telão instalado no parque Barigui, o anúncio pela Fifa das 12 cidades escolhidas como subsedes da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil. O anúncio será feito em Nassau, nas Bahamas, a partir das 15h30. Curitiba disputa a indicação com outras 16 capitais. O prefeito Beto Richa estará no parque para acompanhar o anúncio da Fifa. "Fizemos o dever de casa e estamos muito otimistas com as chances de Curitiba. Esperamos que seja um dia de muita alegria e comemoração no Barigui", disse Richa.

A cidade foi muito elogiada em todas as visitas de inspeção da Fifa e do Comitê Organizador Brasileiro. Curitiba se destacou pela qualidade técnica do projeto, excelentes condições de infraestrutura da cidade, parque hoteleiro e um estádio, o Joaquim Américo, que requer adaptações para sediar os jogos da Copa.

Antes do anúncio, a partir das 13h, quem for ao Barigui poderá aproveitar também as diversas atividades que a Prefeitura de Curitiba programou para animar ainda mais a torcida pela cidade. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer levará brinquedos infláveis, jogos e atividades lúdicas e esportivas. A programação irá até as 17h.

Após o anúncio oficial da Fifa haverá uma edição especial do programa Música nos Parques, da Fundação Cultural de Curitiba, com uma apresentação da Soulution Orchestra, com canções de jazz, soul e rock’n’roll. A estrutura para a transmissão ao vivo, o palco do Música nos Parques e os brinquedos, jogos e atividades serão espalhados pela área próxima ao Salão de Atos do Barigui.


VEJA AS CIDADES CANDIDATAS

- Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Recife / Olinda, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

- O Brasil foi escolhido pela Fifa como sede da Copa do Mundo de 2014 em outubro de 2007

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Beto no Dia do Desafio



Beto Richa caminhou na Esteira da Fama, colocada pela Prefeitura na Boca Maldita para o Dia do Desafio, campanha mundial que estimula a prática de exercícios. Vários atletas participaram da atividade na Boca, para estimular os curitibanos na competição contra Houston na mobilização de pessoas em atividades físicas.
Para registrar as práticas, o Sesc deixará à disposição da população o telefone 0800-643-6690. Cada participante ou grupo que concluir 15 minutos de atividade física deve ligar e registrar seu movimento.

Motoristas com carteiras suspensas

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Delazari, anunciou que a polícia vai deter motoristas que não entregarem suas carteiras de habilitação suspensas pelo Detran/Paraná.Segundo Delazari, quem receber a notificação e não entregar a CNH, em 48 horas, poderá ser preso em flagrante pelo crime de desobediência. A medida, segundo Delazari, é preventiva e pretende aumentar o índice de “obediência” dos motoristas à ordem de entregar suas carteiras e passarem pelo curso de reciclagem. São mais de 100 mil notificações de suspensão da CNH enviadas aos motoristas aqui no Paraná, entre eles 20 deputados estaduais. A partir de agora, todos eles – sem exceção – poderão receber a visita de policias militares em suas casas e deverão ser encaminhados à delegacia mais próxima para responder por desobediência.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Contratos de Gestão, mais de 80% da metas foram cumpridas


O prefeito Beto Richa acaba de divulgar os resultados da primeira rodada de avaliações quadrimestrais dos Contratos de Gestão da prefeitura de Curitiba. Das 543 metas estipuladas para o período, 82% foram cumpridas.

“Isto é uma grande sinergia. Prova que estamos na mesma direção. Não é fácil, mas a criatividade aliada a seriedade são importantes para alcançar o melhor para Curitiba”, disse Beto.

O prefeito disse ainda que nem todas as secretarias alcançaram o mesmo patamar das metas fixadas, mas todas estão no caminho certo.
Como exemplo de meta ousada, Beto Richa citou a abertura de 10 mil vagas de creches até 2011. “Vamos superar as 9.400 vagas criadas em nossa primeira gestão”, afirmou.

Todos os relatórios serão divulgados no portal da Prefeitura de Curitiba na internet. A Prefeitura de Curitiba foi a primeira do Brasil a formalizar os Contratos de Gestão, abrindo a administração pública de forma completa ao controle popular. As avaliações serão feitas a cada quatro meses. As metas dos contratos serão revistas anualmente.

Beto bom de bola e craque na política


Beto Richa bateu bola hoje com crianças da Escola Herley Mehl, no Pilarzinho,onde lançou o programa Educação pelo Esporte, que vai oferecer atividades esportivas para alunos da rede municipal de ensino. Serão dadas aulas de futebol, que acontecerão em campos dos clubes amadores de Curitiba.

Amanhã, às 12h, Richa caminhará na Esteira da Fama, colocada pela Prefeitura na Boca Maldita para o Dia do Desafio, campanha mundial que estimula a prática de exercícios. Vários atletas participarão da atividade na Boca, para estimular os curitibanos na competição contra Houston na mobilização de pessoas em atividades físicas. Para registrar as práticas, o Sesc deixará à disposição da população o telefone 0800-643-6690. Cada participante ou grupo que concluir 15 minutos de atividade física deve ligar e registrar seu movimento.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Beto presta contas

Hoje (26), às 14 horas, a Câmara de Curitiba promove audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde. Na qualidade de gestor do Sistema Único de Saúde na esfera do governo municipal, o secretário Luciano Ducci (PSB) apresentará relatórios de receita e despesa e o montante de aplicação de recursos. Amanhã (27), será a vez da prefeitura, que presta contas sobre o primeiro quadrimestre de 2009. A audiência, organizada pela Comissão de Economia, será no auditório do Anexo II, entre 14h e 16h. O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, demonstrará o cumprimento das metas fiscais no período

Ducci na Câmara Municipal

Hoje (26), às 14 horas, a Câmara de Curitiba promove audiência pública para prestação de contas da Secretaria Municipal da Saúde. Na qualidade de gestor do Sistema Único de Saúde na esfera do governo municipal, o secretário Luciano Ducci (PSB) apresentará relatórios de receita e despesa e o montante de aplicação de recursos. Amanhã (27), será a vez da prefeitura, que presta contas sobre o primeiro quadrimestre de 2009. A audiência, organizada pela Comissão de Economia, será no auditório do Anexo II, entre 14h e 16h. O secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, demonstrará o cumprimento das metas fiscais no período

Prefeitura de Curitiba com credibilidade em alta

A Prefeitura de Curitiba é a instituição em que os curitibanos mais confiam, segundo pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas. O levantamento, feito de 8 a 10 de maio, mostrou que 66,74% dos curitibanos confiam na Prefeitura. Foram avaliadas 16 instituições. Em segundo lugar ficou a Igreja Católica, que tem a confiança de 64,35% da população. A Polícia Federal veio em terceiro, com 56,52%.A pesquisa foi feita com 605 moradores de Curitiba, com mais de 16 anos. O grau de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 4,5%. E, para variar, as últimas posições ficaram com a classe política.

A lista



A seguir o resultado da pesquisa: Prefeitura de Curitiba (66,74%), Igreja Católica (64,35%), Polícia Federal (56,52%), Ministério Público (49,13%), Tribunal de Contas (45,43%), Poder Judiciário (45%), Igrejas Evangélicas (41,30%), Sindicatos (40,65%), Polícia Militar (38,91%), Polícia Civil e Governo do Estado (38,26%), Governo Federal (37,17%), Câmara Municipal de Curitiba (29,13%), Assembleia Legislativa do Paraná (21,3%), Congresso Nacional (17,83%), Partidos Políticos (10%).

TCE no interior

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) realiza em Paranavaí (Noroeste do Estado), hoje (26), o seminário Transferências Voluntárias Municipais e Estaduais, com orientações sobre a execução e prestação de contas de convênios. O encontro será no Teatro Municipal de Paranavaí, entre as 8h30 e 18 horas. Informações (41) 3350-1744.

Internet vs. Mídia tradicional: mudança sem retorno

Pesquisa revela que 83% dos consumidores de mídia no Brasil produzem seu próprio conteúdo de entretenimento usando, por exemplo, programas de edição de fotos, vídeos e músicas. O público de faixa etária entre 26 e 42 anos é o mais envolvido com atividades interativas na rede.
Venício Lima
Duas pesquisas divulgadas recentemente mostram, de forma inequívoca, a dimensão das mudanças que estão ocorrendo no “consumo” de mídia, tanto no Brasil como no mundo. Elas são tão rápidas e com implicações tão profundas que, às vezes, provocam reações inconformadas de empresários e/ou autoridades que revelam sérias dificuldades para compreender ou aceitar o que de fato está acontecendo no setor de comunicações.

Internet supera TV
A primeira dessas pesquisas é “O Futuro da Mídia” desenvolvida pela Deloitte e pelo Harrison Group. A Deloitte é a marca sob a qual profissionais que atuam em diferentes firmas em todo o mundo colaboram para oferecer serviços de auditoria e consultoria. Essas firmas são membros da Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça. Já o Harrison Group é uma consultoria independente com sede nos EUA.

A pesquisa, realizada simultaneamente nos EUA, na Alemanha, na Inglaterra, no Japão e no Brasil, identificou como pessoas entre 14 e 75 anos “consomem” mídia hoje e o que esperam da mídia no futuro. A coleta de dados foi feita entre 17 de setembro e 20 de outubro de 2008 e a amostra foi dividida em quatro grupos de faixas etárias: a “Geração Y”, com idade entre 14 e 25 anos; a “Geração X”, que tem entre 26 e 42 anos; a “Geração Baby Boom”, formada por pessoas entre 43 e 61 anos; e a “Geração Madura”, que compreende os consumidores entre 62 e 75 anos. No Brasil, foram ouvidas 1.022 pessoas, classificadas nas quatro faixas etárias.

Vale a pena transcrever o que a própria Deloitte relata sobre alguns dos resultados referentes ao Brasil (cf. Deloitte, Mundo Corporativo n. 24, abril/junho 2009).

O levantamento mostra que o Brasil, com um mercado formado essencialmente por um público jovem é, dos cinco países participantes da pesquisa, aquele em que os consumidores gastam mais tempo por semana consumindo informações ofertadas pelos mais variados meios de comunicação e se mostram especialmente envolvidos com atividades on-line. Os consumidores brasileiros gastam 82 horas por semana interagindo com diversos tipos de mídia, incluindo o celular. Para a grande maioria (81%), o computador superou a televisão como fonte de entretenimento. Os videogames e os jogos de computador constituem importantes formas de diversão para 58% dos entrevistados.