sábado, 23 de maio de 2009

Contrato de Gestão tem reunião na terça-feira


Será na próxima terça-feira, dia 26, a reunião do secretariado para a avaliação do Contrato de Gestão da Prefeitura de Curitiba.O CG foi lançado pelo prefeito Beto Richa no dia 6 de janeiro. Cada secretaria vai apresentar um balanço das metas apresentadas pelo prefeito no início do ano. Um dos compromissos assumidos pela equipe é a redução de 15% nos gastos com custeio (gastos com pessoal, material de consumo e serviços de terceiros).
Na última quarta-feira, em Belo Horizonte, Beto prefeito passou para Aécio Neves, em primeira-mão, os resultados da primeira rodada de avaliações do contrato, que serão divulgados por aqui só na terça-feira.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Reforma política

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), deve colocar em apreciação, na semana que vem, o requerimento que pede urgência na votação da reforma política na Casa, que foi apresentado, ontem, pelos lideres partidários. A intenção é iniciar a votação da matéria em junho, especialmente os dois pontos mais polêmicos: o financiamento público de campanha e o voto em lista fechada, proposta que não encontra consenso, especialmente entre os partidos menores. “Isso é um tiro na democracia, porque não é a população que vai escolher seus representantes”, disse o líder do PR, Sandro Mabel (GO). Será criada também uma comissão especial para estudar as propostas sobre reforma política antes da votação em plenário

Plantando Verde, dá frutos!

ÁRVORES NATIVAS

Alunos de escolas municipais de Curitiba fazem nesta sexta-feira (22), no parque Barigui, o plantio de árvores em comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade. A ação também faz parte do movimento internacional Onda Verde (The Green Wave), em que crianças de todo mundo farão o plantio de árvores em diversos países. “A biodiversidade é a origem de nossos alimentos, remédios, ar e água pura, precisamos cuidar dessa riqueza para não comprometer a existência e o desenvolvimento da humanidade”, destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto. A programação começa às 14h, no Salão de Atos, e será divida em etapa infantil e adulta.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Um ano de monitoramento: prevenção e prisões


O maior número de ocorrências acontece na região central e está relacionado ao uso, porte e tráfico de drogas e outras substâncias ilícitas". Lembrou ainda que a Guarda Municipal já encaminhou à polícia mais de 130 pessoas flagradas com drogas nesse período.
A Prefeitura de Curitiba mantém 77 câmeras para monitoramento de segurança. As imagens são acompanhadas 24 horas por dia por guardas municipais. No Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec), na Praça Osório, que monitora a região central, atuam também policiais militares e agentes da Diretran e da Secretaria do Urbanismo.
Nas Ruas da Cidadania, o monitoramento é feito exclusivamente por guardas municipais, nos Núcleos Regionais da Defesa Social. Entre as ocorrências mais comuns registradas e atendidas pela Guarda Municipal e os outros órgão, aparecem casos de furtos ou roubos, pichação, porte ilegal de arma, vandalismo, exploração de crianças e adolescentes, tentativa de arrombamento, panfletagem pornográfica, entre outras. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Beto e Curitiba na Copa do Mundo



A movimentação do prefeito Beto Richa para garantir a presença de Curitiba no roteiro das cidades que abrigarão os jogos da Copa do Mundo em 2014, foi elogiada ontem na Câmara Municipal  No encontro, Richa fez um relato dos preparativos de Curitiba como candidata a uma das sedes da Copa do Mundo. O anúncio das cidades será feito pela Fifa no próximo dia 31, no congresso da entidade, nas Bahamas.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Fernanda Richa entrega de mais quatro mil cobertores


Fernanda Richa entrega mais quatro mil
cobertores da campanha Doe Calor


O prefeito Beto Richa e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa, entregaram nesta segunda-feira (18) 4.000 cobertores para duas mil famílias da Regional CIC. A entrega foi feita na Casa da Comunidade Vila Verde, pela Campanha Doe Calor, promovida pela Prefeitura, por meio da FAS e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC).

"É com grande alegria que participo da entrega destes agasalhos a vocês que participam intensamente de todas as ações administrativas da Prefeitura. Queremos neste dia agradecer a todos os parceiros que, junto com a Prefeitura, celebram esta ação solidária que atende as famílias mais necessitadas de todas as regiões da cidade", disse Beto Richa.
O vereador Francisco Garcez destacou a ação social da prefeitura, lembrando a sensibilidade de Fernanda Richa e o seu empenho em "minimizar o sofrimento da nossa gente com iniciativas como esta que vem no momento em que antecede a chegada das temperaturas mais rigorosas".

Cada família recebeu dois cobertores. Também foram atendidas mais 15 instituições sociais da região. Cada instituição recebeu 26 fardos contendo agasalhos, roupas masculinas, femininas e para crianças, além de pares de luvas e calçados.

"Muitas famílias sabem que podem buscar seus benefícios nas Associações de Moradores, Clube de Mães e outras instituições parceiras da FAS", afirmou Fernanda Richa. O repasse será feito para as famílias cadastradas nos núcleos da FAS da Regional. "Com a solidariedade dos curitibanos, fazemos mais esta entrega para levar conforto a famílias que precisam deste apoio importante", acrescentou.

A dona de casa Maria Irani da Silva, de 52 anos, entrou na fila para retirar seus cobertores. "Estas cobertas chegaram em boa hora, porque tenho o marido doente na cama e precisando de mais cobertores", disse.


segunda-feira, 18 de maio de 2009

Beto Richa entrega moradias para 64 famílias


O vereador Francisco Garcez comemorou a entrega feita pelo prefeito Beto Richa, no final da semana passada, de moradias para 64 famílias inscritas no cadastro da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os apartamentos são do empreendimento Residencial Paris,,que fica na Rua Tijucas do Sul, a principal do Bairro Novo, no Sítio Cercado. A obra foi executada em parceria como a Caixa Econômica Federal. "Estamos colocando em prática, em Curitiba, o maior programa habitacional dos últimos 20 anos e, com isso, podemos atender diferentes segmentos da população. Quem se inscreve na Cohab, tem a oportunidade de receber um imóvel de ótimo padrão e quem mora em condições inadequadas, em áreas precárias, também está sendo atendido com as obras de urbanização em andamento", disse Richa. (Fotografia/SMCS

domingo, 17 de maio de 2009

Beto Richa brilha em Maringá



Beto Richa esteve em Maringá, na mais concorrida reunião política da última década na cidade. Deputados, ex-deputados, prefeitos e vereadores da região se reuniram para ouvir o prefeito da capital. Mais de mil pessoas lotaram o espaço na Expoingá para aplaudir Beto Richa, numa espécie de convocação para sua candidatura ao governo do Paraná no ano que vem.
A reunião ganham importância porque foi um acontecimento na cidade do principal adversário de Beto Richa, o senador Osmar Dias, que por lá passou na semana passada e não conseguiu mobilizar as forças políticas em torno de seu nome. É também a cidade do deputado federal Ricardo Barros, principal coordenador da campanha de Osmar Dias, que mandou um representante ao ato.

Leite com indícios de fraude é apreendido em três Estados

O Ministério da Agricultura apreendeu cerca de 100 mil litros de leite por indício de fraude na produção em três Estados. A ação dos fiscais ocorreu em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com avaliação de informações referentes à recepção de matéria-prima, produção e comercialização de produtos acabados, bem como o controle de estoque de ingredientes e aditivos utilizados na fabricação dos produtos desenvolvidos pelas empresas. As equipes ainda recolheram amostras que serão analisadas pela rede oficial de laboratório e os resultados vão determinar o destino do leite apreendido

Oposição abre CPI da Petrobras no Senado

Pouco caso do governo, juntando à rebelião de aliados, permitiu ontem que a oposição conseguisse pôr de pé o plano de abrir uma CPI para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras. Surpreendido com a leitura de requerimentos para criação de duas CPIs contra a petrolífera estatal no Senado, o Palácio do Planalto desencadeou uma operação para retirar as assinaturas e abafar as investigações. À noite, porém, o saldo indicava a derrota do governo, que não conseguiu abortar as CPIs.